E dos exames nacionais ninguém fala?

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

e gajos que andam tres anos a *****... nao estudam nada... vao com 10 11 a exame....
chegam la... mais escolha multipla menos escolha multipla... la acertam tudo e mais alguma coisa.... tiram 13s e 14s... e sobem a media sem fzr um cu?

tb se separa o trigo do joio?

a escolha multipla não se pode fazer "ao calhas" pq cada errada desconta na nota...

Não é assim tão simples ir a exame sem saber nada e tirar um 14 ou 15 por sorte!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por HaagenDazs

e gajos que andam tres anos a *****... nao estudam nada... vao com 10 11 a exame....
chegam la... mais escolha multipla menos escolha multipla... la acertam tudo e mais alguma coisa.... tiram 13s e 14s... e sobem a media sem fzr um cu?

tb se separa o trigo do joio?

a escolha multipla não se pode fazer "ao calhas" pq cada errada desconta na nota...

Não é assim tão simples ir a exame sem saber nada e tirar um 14 ou 15 por sorte!

Por acaso, este ano, a escolha múltipla, em caso de errada, não desconta...

Mas, não é por aqui que se vai ter altas notas, porque a probabilidade de se acertar respondendo à sorte é reduzida...

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

São feitos pelo GAVE, seguindo ordens do ME.
:(:(:(.
Afinal não é a MINISTRA que fez os EXAMES??????

Estou chocado:D[}:)][}:)].

Mas quem define os critérios, quem é que dá a ordem...

Quando um barco afunda a culpa é do Marinheiro que cumpriu as ordens do Capitão?[8][8][8]

Esse raciocínio...[:0]

citação:Originalmente colocada por Methanex

citação:Originalmente colocada por 3com

Não sei como está o programa actual mas na altura que fiz os exames nacionais, tive 17 a fisica e 15 a matemática!
A minha mulher, no mesmo ano que eu, tirou 19,5 a matemática e 19,8 a quimica. Concorreu com média de 19,2 à faculdade.
Ambos sempre estudamos em escolas públicas e o nosso desempenho sempre foi superior ao pessoal das privadas, nossos amigos.
Para ser sincero, o único que teve melhor do que eu, andava numa escola muito especial, Externato Fernando Pessoa (conhecem?)! Foi com média de 20 a fisica para o exame e saiu de lá com 6....... LOL :D (tal era o grau de exigencia)
Falam da dificuldade dos exames actuais, gostava de ver a maioria a resolver os exames de matemática ou fisica de 1992 e, anteriores! ( isso sim, verdadeiros exames :) )

Volto a frisar, desconheço o programa actual mas a tendência dos últimos anos foi o facilitismo [v] ( que sou completamente contra, pois, ou sabem ou então vão para casa )
Sempre achei inadmissivel pessoal entrar para engenharias com negativa nas especificas[8)]

3com, nao sei se percebeste de uma coisa, mas uma coisa é tu teres feito um exame em 1992 e eu (por exemplo) ter feito este ano, mas o conteudo do exame de 1992 era muito diferente à nossa deste ano.

Por acaso, o teu exame de matematica tinha nºs complexos? Tinha bolzano? Tinha trigonometria?

Isso não fez sempre parte do programa de matemática [:0]
Bolzano acho que se dava no 11º.

Sinceramente não vejo qualquer dificuldade nessa materia!

PS: Não fiz exame em 92, fiz há quase 10 anos mas estudei pelos de 92 e anteriores, pois, são claramente mais dificeis e, quem souber resolve-los, resolve qualquer um dos novos!

Mas o problema é de quem afinal.

Da ministra, professores, pais ou alunos. Ou então o sistema...

Este é um exemplo de uma resposta múltipla que se pode dar.

Para mim, os professores têm que assumir uma posição de defesa dos interesses da educação.

E não colocar-se ao lado, como se não fosse nada com eles...

Gostava de os ver a reinvidicar por melhores condições para os alunos, um sistema pedagógico diferente, melhorar a qualificação da classe...

Pois, já me esquecia que ... Desculpem lá, deixem-me ser evasivo pois não quero toda uma classe contra mim... [8D] [8D]

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

Tenho 6 dias para estudar toda a matéria de Filosofia do 12º ano!

Gostei de vos conhecer!

Filosofia foi um exame engraçado...

Eu sou aquele gajo que escreve 2 páginas no Exame de Português A...quando houve montes de pessoal que pediu folhas extra.

A Filosofia...bem...escrevi 8 páginas...só numa pergunta (a do esquema) foram 5 páginas...

citação:Originalmente colocada por J.R.

São feitos pelo GAVE, seguindo ordens do ME.
:(:(:(.
Afinal não é a MINISTRA que fez os EXAMES??????

Estou chocado:D[}:)][}:)].

Mas quem define os critérios, quem é que dá a ordem...

Quando um barco afunda a culpa é do Marinheiro que cumpriu as ordens do Capitão?[8][8][8]

Esse raciocínio...[:0]
O raciocínio é o MESMO de há um ano atraz.
Não mudo de opinião por este Governo não ser o MEU[:p].

Tou a LESTE.
Não sei pq há dois programas a fisica e quimica.
Não sei a origem disto.
Nãosei se as ordens foram executadas correctamente ou não.
Não sei se houve sabotagem deliberada.
Tou a LESTE.

Não sei se o GAVE é composto por ex-ministros ou por profs[:p].
citação:
Os erros afinal são da incompetÊncia do ME (Ministra) e não são dos professores...
Não consigo acompanhar este raciocínio[:p][}:)].

Não consigo ver nada de extraordinário no que se está a passar.
Erros nos exames é todos os anos. Para quem acompanha as notícias é isto que se passa.

Aqui a unica explicação que vejo é o TÓTÓ do VITORINO ter CIÚMES do PALHAÇO do MARCELO[:p][}:)][}:)].

Então a ministra anda a escrever cartas ao Marcelo???
Mas o que é isto???? Eu tb existo.... TUMBA[8)].

O GAVE é uma Direcção Geral como outra qualquer...

Com um chefe e dois sub chefes nomeados pela tutela. Com subsub chefes de Direcção nomeados pelos chefes.

As provas são submetidas a despacho da tutela...

NÃO ESTÁS A SER COERENTE.

citação:Originalmente colocada por CL

citação:Originalmente colocada por 3com

Como já ficou aqui provado, quem sabia a materia e era realmente bom aluno, safou-se a quimica!
O exame é isto mesmo, separar o trigo do joio[xx(]

Não é bem assim, ter um 12, 13 ou um 14 a Química até dá para passar à vontade, mas para alunos que estão habituados a notas de 16-19 esse é um muito mau resultado e o ME apenas repete esses 2 exames porque constatou que as notas obtidas estão muito abaixo das médias verificadas em anos anteriores (ainda com o programa anterior).

Bem... boa sorte pessoal. Vai começar! ;)

CL, mas um aluno de 16 a 19 tem que estar preparado para qualquer exame que inclua a materia leccionada e, que lhe permtiu tirar 16 a 19!

Provavelmenre os que tiveram notas abaixo do esperado ou estudaram pouco, ou afinal fora sobre-avaliados no secundário!

Penso que quimica é especifica de Medicina, vamos esperar pelas notas de entrada[8D]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Mas o problema é de quem afinal.

Da ministra, professores, pais ou alunos. Ou então o sistema...

Este é um exemplo de uma resposta múltipla que se pode dar.

Para mim, os professores têm que assumir uma posição de defesa dos interesses da educação.

E não colocar-se ao lado, como se não fosse nada com eles...

Gostava de os ver a reinvidicar por melhores condições para os alunos, um sistema pedagógico diferente, melhorar a qualificação da classe...

Pois, já me esquecia que ... Desculpem lá, deixem-me ser evasivo pois não quero toda uma classe contra mim... [8D] [8D]

Exacto, evasivo porque não podes ir mais além que isso, pois falar sobre um assunto sobre o qual se desconhece, ou pouco se sabe, pode levar a dizer asneiras...

Só para tua informação, os professores e respectivas associações fartaram-se de avisar o GAVE sobre os possívis resultados dos exames, nomeadamente, os programas serem demasiados longos, a não existência de provas modelo(aliás, segundo professores destas disciplinas, estes novos exames "esqueceram" matérias essenciais que supostamente deveriam de ser avaliadas...), a matemática, não foi possível desdobrar as turmas, etc...

Enfim...
a arrogância do nosso ME, e respectiva ministra, que não precisa de ouvir ninguém deu nisto...

E agora enterraram-se e, mesmo assim, ainda há videntes que lhe sacodem as culpas...

Vir, agora, impotar as culpas por estes equivocos na realização dos exames aos professores, esquecendo quem os elaborou só peca por má-fé...

Mas, nada que me admire tendo em conta as opinões feitas por alguns participantes deste fórum...

3COM,

Só que foram quase todos que baixaram a média... Quase todos com excepção do André e do Amigo génio.Pq? Pq os critérios foram alterados

quer dzr... o exame a ser repetido pelo ministerio.. e estes insistem em falar em notas inflacionadas e nao sei que mais.... so se for para rir.

ja agora.... aos que tao com duvidas... informem-se se na Escola Secundaria da Maia é facil ter media de 19++
se se vai la com boa graxa...

desde quando é que um grande aluno... um genio... nao se pode enterrar num exame nacional? e um dito "normal" tirar melhor nota? é assim tao anormal?

citação:Originalmente colocada por mjm

Exacto, evasivo porque não podes ir mais além que isso, pois falar sobre um assunto sobre o qual se desconhece, ou pouco se sabe, pode levar a dizer asneiras...
Tens toda a razão. Não estou de modo nenhum qualificado para falar de problemas/soluções para a área de ensino.

E como tal, esperaria que pessoas qualificadas, como tu (suponho que és professor, não?), viessem aqui ao fórum trazer a sua sabedoria, a sua experiência, para se colocarem em perspectiva algumas soluções.

E fico perfeitamente alarmado. Só espero que isto não seja uma amostra válida da classe.

Tantas paneleirices...alteraram os critérios...os exames estão um bocado mais complicados...

Habituem-se!

Quando chegarem à Universidade é que vão ver o que é...e depois vão falar com os profs de critérios, que eles riem-se na vossa cara.

Os exames nacionais são a primeira e única preparação para aquilo que vos espera na Universidade.

Infelizmente, os exames nacionais do meu ano foram estupidamente fáceis e não me prepararam devidamente.
Achei que na Universidade tudo iria ser fácil e enganei-me redondamente.

Quem se julga inteligente por ter boas médias nos "testezinhos" do secundário vai apanhar uma grande desilusão.

Pronto, os exames este ano foram complicados...so what? Achavam que as coisas iam ser faceis a vida toda?...

O GAVE é uma Direcção Geral como outra qualquer...

Com um chefe e dois sub chefes nomeados pela tutela. Com subsub chefes de Direcção nomeados pelos chefes.

As provas são submetidas a despacho da tutela...

NÃO ESTÁS A SER COERENTE.

Subscrevo o que o Zero diz.
E agradeço a ajuda em esclarecer S.ª Ex.ª FGO[8)]

Já agora: pela falha nos concursos foi 'pedida a cabeça' do ministro. Era a oposição irresponsável do ps. Agora ficam espantados....
O André escreveu sobre isso de forma muito clara. É ler!

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por Manoel

Acontece que o exame continha erros, erros que o ME não assume. E por isso é que o exame vai ser repetido.

Já agora, foram erros crassos...

Ora aí é que bate o ponto: A Dª Lurdes e o Srº Valter lemos quando se trata de enxovalhar todos os profs (sejam bons ou maus profs) não perdem tempo. Mas para reconhecerem os erros do ME...

[8]

Desculpem qualquer coisa mas os testes são feitos na secretaria do ministerio ou feito por professores?

Os profs do gave nasceram lá. Do dia para a noite...
E trabalham sem qualquer tipo de supervisão...

[8)]

Voltar
Superior