e que tal acabar com os feriados....

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

Não me lembro desse (triste) episodio!

A igreja não deixou!?!
A igreja já manda?

(Tenho de investigar sobre isso)
quer, dizer, não foi a igreja que não deixou, foi a igeja que "não deixou"
a igreja não manda, a igreja "não manda"

hehe

Claro que a igreja manda. A igreja são todos os católicos e isso é uma força muito importante em portugal. Esta força tem sido decisiva e vital.

Pensar que a igreja se resume ao clero, ou melhor, a uma certa ideia de clero que alguns sectores imaginam, é um erro. A igreja é muito mais do que a fértil imaginação do grupo folclorico anti-clerical possam imaginar.

citação:Originalmente colocada por eu

A comemoração do Natal hoje em dia pouco tem a ver com o nascimento de Jesus.

A religião foi substituída pelo consumo.

Mas essa festividade é mais do que cristã, até porque existia em várias culturas anteriores a Cristo. De certa maneira, é uma festividade que foi evoluindo ao longo dos séculos, mas que sempre esteve lá.

Como já disse o Duro, as religiões são variações de um mesmo evento, numa dada data cronologica.
O Homem depois moldou á suas culturas e também conveniências.

Concordo que existem 2/3 feriados a mais, e que alguns deveriam ser comemorados num dia adjcente a um fim de semana.
Por exemplo, 1ºMaio:
Terça->Passa->Segunda-feira antes
Quarta->Passa->Sexta-feira depois
Quinta->Passa->Sexta-feira depois

Não é produtivo interromper um dia a meio da semana. Assim teriamos 3 dias juntos para planear aquele fim de semana especial ou aquela ida hás termas ;).

Para finalizar:
Portugal deve ser então o país mais laicos e ateus tem a comemorar o Natal daqui a 3 semanas.
Tipicamente humano pensar que o mundo roda à volta da "nossa" vida. Há mais vidas do que as que trabalham de 2a a 6a, sabes?
Estarias a defender o mesmo se quisessem mudar os que calham a 6a e a 2a, e portanto dão um fim-de-semana maior (a quem trabalha em horário "normal"), para serem todos comemorados à 4a que é a meio da semana? Não estarias pois não? É que por exemplo o lixo não ser levantado um dia não faz grande mal, não ser levantado dois ou três já é pior; os correios não fazerem a distribuição um ou dois dias também é uma coisa, três ou quatro é outra, etc, etc....
Se os dias são feriados por comemorar uma DATA é para ser na data....

citação:Originalmente colocada por Torres

Como já disse o Duro, as religiões são variações de um mesmo evento, numa dada data cronologica.
O Homem depois moldou á suas culturas e também conveniências.

Concordo que existem 2/3 feriados a mais, e que alguns deveriam ser comemorados num dia adjcente a um fim de semana.
Por exemplo, 1ºMaio:
Terça->Passa->Segunda-feira antes
Quarta->Passa->Sexta-feira depois
Quinta->Passa->Sexta-feira depois

Não é produtivo interromper um dia a meio da semana. Assim teriamos 3 dias juntos para planear aquele fim de semana especial ou aquela ida hás termas ;).

Para finalizar:
Portugal deve ser então o país mais laicos e ateus tem a comemorar o Natal daqui a 3 semanas.
Tipicamente humano pensar que o mundo roda à volta da "nossa" vida. Há mais vidas do que as que trabalham de 2a a 6a, sabes?
Estarias a defender o mesmo se quisessem mudar os que calham a 6a e a 2a, e portanto dão um fim-de-semana maior (a quem trabalha em horário "normal"), para serem todos comemorados à 4a que é a meio da semana? Não estarias pois não? É que por exemplo o lixo não ser levantado um dia não faz grande mal, não ser levantado dois ou três já é pior; os correios não fazerem a distribuição um ou dois dias também é uma coisa, três ou quatro é outra, etc, etc....
Se os dias são feriados por comemorar uma DATA é para ser na data....

Exactamente.

citação:Tipicamente humano pensar que o mundo roda à volta da "nossa" vida. Há mais vidas do que as que trabalham de 2a a 6a, sabes?
Sei. Se certo melhor do que tu imaginas.

A ideia da mudança de feriados não é minha!
É prática comum em alguns paises da europa civilizada, nomeadamento no país com uma das melhores qualidade de vida e com a maior taxa de crescimento da actualidade.

Pena que já se comecem a baralhar assuntos e a trazer ideologias
utópicas à baila. Sim, é verdade que a esmagadora maioria da população
portuguesa é "católica". Mas muitos dos "hábitos" praticados pelos
católicos hoje em dia não passa disso mesmo, para a maioria: hábito.
O Natal é um evento social e uma expressão de consumismo. Pouco mais
se celebra do que isso, e vocês sabem: é a espera pelo subsídio de Natal,
é a corrida aos shoppings para comprar prendas, são os embrulhos e as
fitas e os laços e, quase em cima da hora, as voltinhas para distribuir
as prendas e para fazer a colecta das nossas. E juntar a família para a
jantarada e para o convívio, que ainda é a única coisa boa dessa época
festiva e para a qual a cena dos presentes até serve, de certa forma,
como desculpa.

Claro que o próprio Natal é uma apropriação de um evento pagão por
parte da igreja católica, que muito tem feito para, habilmente,
fazer com que a quase totalidade dessa vivência caia em esquecimento.
Tudo na senda e na demanda pelo poder, mas não dum poder que pretende
ferir ou causar maleitas, mas antes um poder "publicitário" ou do
tipo propaganda. Digamos que se trata de outro tipo de cruzadas que
refutaram o mediatismo e a força bruta para assumirem um segundo
plano, mais discreto e mais inofensivo.

alguns poderiam acabar e ser trocados por férias...outros não!

Mas essa de trocar por férias, tendo em conta certas situações poderiam traduzir-se em injustiça para os trabalhadores!!

Tem piada que andava para lançar um tópico sobre o assunto, mas como se anteciparam, apenas posso opinar. Cá vai::)

Fazendo contas por alto, o nosso país tem cerca de 12 ou 13 feriados fixos (ainda que alguns em datas móveis, nomeadamente de carácter religioso, tipo Sexta Feirs Santa) e depois todos os Concelhos têm o feriado municipal respectivo (data do foral, do santo padroeiro, etc. etc...).;)

Cada vez mais vivemos num estado laico e em que os feriados ditos "religiosos" fazem, pelo menos boa parte deles, pouco significado, o mesmo sucedendo com muitos dos feriados não religiosos, mas isso fica ao critério de cada um, apenas a lei deve ser geral![:X]

Por outro lado, a produtividade no nosso país, fazendo a média, é baixa, perigosamente baixa até![8]

Mais alguns dias de férias seriam bem recebidos, mas eu já nem iria tão longe! Como opinião pessoal (e sou católico) diria que temos feriados a mais, incluindo religiosos.:(

Se me sugerissem uma proposta e eu fosse governante diria algo do género por cada dois feriados a menos... mais um dia de férias![^]

Assim, sugeria a /conservaçãoabolição de:

Ano Novo - mantinha-se, embora seja algo muito discutível;
Carnaval - (que não é feriado, mas usado como tal) acabava. Quem o quisesse gozar, pois que usasse um dia de férias!
Sexta-Feira Santa (ante-véspera da Páscoa, que mantinha) - também acabava;
25 de Abril - é recente, mas, para mim, não faz grande sentido, logo, acabava;
1 de Maio - dia do Trabalhador, portanto, toca a ir trabalhar!
10 de Junho - mantinha pelo seu simbolismo, para Portugal;
15 de Junho - Corpo de Deus, também saía da lista!
15 de Agosto - dia da Assunção da N. Senhora também era retirado!
5 de Outubro - Apesar de evocar algo distante (República), mantinha;
1 de Novembro - (Santos) também saía da lista;
1 de Dezembro - Restauração da Independência julgo que podia ficar;
8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição e da Mãe para mim saía;
25 de Dezembro - Natal, era intocável.

Mantinha ainda os feriados municipais e peço desculpa se me escapou algum!

Conclusão: tirava 8 dias da lista de feriados e ganhavam-se 4 dias de férias![}:)]

Agora vou fugir para não me matarem![8)]

citação:Originalmente colocada por petrus

Tem piada que andava para lançar um tópico sobre o assunto, mas como se anteciparam, apenas posso opinar. Cá vai::)

Fazendo contas por alto, o nosso país tem cerca de 12 ou 13 feriados fixos (ainda que alguns em datas móveis, nomeadamente de carácter religioso, tipo Sexta Feirs Santa) e depois todos os Concelhos têm o feriado municipal respectivo (data do foral, do santo padroeiro, etc. etc...).;)

Cada vez mais vivemos num estado laico e em que os feriados ditos "religiosos" fazem, pelo menos boa parte deles, pouco significado, o mesmo sucedendo com muitos dos feriados não religiosos, mas isso fica ao critério de cada um, apenas a lei deve ser geral![:X]

Por outro lado, a produtividade no nosso país, fazendo a média, é baixa, perigosamente baixa até![8]

Mais alguns dias de férias seriam bem recebidos, mas eu já nem iria tão longe! Como opinião pessoal (e sou católico) diria que temos feriados a mais, incluindo religiosos.:(

Se me sugerissem uma proposta e eu fosse governante diria algo do género por cada dois feriados a menos... mais um dia de férias![^]

Assim, sugeria a /conservaçãoabolição de:

Ano Novo - mantinha-se, embora seja algo muito discutível;
Carnaval - (que não é feriado, mas usado como tal) acabava. Quem o quisesse gozar, pois que usasse um dia de férias!
Sexta-Feira Santa (ante-véspera da Páscoa, que mantinha) - também acabava;
25 de Abril - é recente, mas, para mim, não faz grande sentido, logo, acabava;
1 de Maio - dia do Trabalhador, portanto, toca a ir trabalhar!
10 de Junho - mantinha pelo seu simbolismo, para Portugal;
15 de Junho - Corpo de Deus, também saía da lista!
15 de Agosto - dia da Assunção da N. Senhora também era retirado!
5 de Outubro - Apesar de evocar algo distante (República), mantinha;
1 de Novembro - (Santos) também saía da lista;
1 de Dezembro - Restauração da Independência julgo que podia ficar;
8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição e da Mãe para mim saía;
25 de Dezembro - Natal, era intocável.

Mantinha ainda os feriados municipais e peço desculpa se me escapou algum!

Conclusão: tirava 8 dias da lista de feriados e ganhavam-se 4 dias de férias![}:)]

Agora vou fugir para não me matarem![8)]
epah o 25 de abril e o 1 de maio são intocaveis
mexias nisso e acabava tudo numa guerra civil...

citação:Tipicamente humano pensar que o mundo roda à volta da "nossa" vida. Há mais vidas do que as que trabalham de 2a a 6a, sabes?
Sei. Se certo melhor do que tu imaginas.

A ideia da mudança de feriados não é minha!
É prática comum em alguns paises da europa civilizada, nomeadamento no país com uma das melhores qualidade de vida e com a maior taxa de crescimento da actualidade.
Sim claro e foi por causa de mudarem os feriados que eles conseguiram isso...
E o ser civilizado é debativel...

A igreja sempre foi um método para controlar multidões. E tem desempenhado esse papel muito bem.
Felizmente, pouco a pouco as pessoas vão abrindo os olhos.

Quanto as feriados, tema também controverso. Por mim saiam os religiosos. Poderia haver depois ajuste ou não com os dias de férias.

Eu concordo com a troca da maioria dos feriados por dias de férias.

Preferia ter menos 5 feriados ao longo do ano e ter mais uma semaninha seguidinha de férias. Ou mesmo que ficassem dias soltos para tratar de assuntos, visto que durante um feriado nao se consegue tratar de nada.

Acho que faz todo o sentido para muitos dos feriados, não todos, claro.

E quem quiser celebrar mesmo o feriado, gasta o dia de férias extra nesse dia e pronto.

Assim de repente só mesmo o Natal e o Ano Novo é que não fazem sentido.

citação:Originalmente colocada por paio pires

epah o 25 de abril e o 1 de maio são intocaveis
mexias nisso e acabava tudo numa guerra civil...

Vou arriscar uma percentagem... 80/90% do pessoal que goza esses dias está-se a burrifar para o que esses dias representam, querem é não fazer rigorosamente nada.

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Eu concordo com a troca da maioria dos feriados por dias de férias.

Preferia ter menos 5 feriados ao longo do ano e ter mais uma semaninha seguidinha de férias. Ou mesmo que ficassem dias soltos para tratar de assuntos, visto que durante um feriado nao se consegue tratar de nada.

Acho que faz todo o sentido para muitos dos feriados, não todos, claro.

E quem quiser celebrar mesmo o feriado, gasta o dia de férias extra nesse dia e pronto.

Assim de repente só mesmo o Natal e o Ano Novo é que não fazem sentido.
exactamente.
eu trabalho os feriados praticamente todos.
E depois tiro as quintas-feiras para ir a caça.
:)

Concordo com o NiGhTb0y, se ao menos pagassem os feriados a 200% ainda valia a pena, assim, mais vale ficar mais dias de férias pagas em casa.

Ainda se trabalhasse para mim, agora para aquecer...

Converter os feriados em férias..? vais dizer k nao sabe bem no meio do ano teres feriados pra deskansares...

Sayonara

Back