[Antevisão] E-Type - O renascimento digno

Blacksmith

New member
Proposta de designer para a Jag sobre o novo E-Type.
670x377Image.jpg
670x377Image.jpg
670x377Image.jpg
670x377Image.jpg
670x377Image.jpg
[br:)]

Se for produzido, na minha opinião entra directo para o top dos supercarros mais distintos à venda actualmente. Tal como foi dito mudava os faróis por algo mais próximo do original, de resto é imperial.
Que saudades do tipo de jantes que está a usar nos renderings, finalmente vai reaparecer um dos ícones há muito perdidos [;)]

one-off para milionário nostálgico, guarda-se numa garagem uma vida inteira, mostra-se numas exposições, não traz nada de realmente novo no que toca a estilo que o e-type original não faça tão bem ou melhor.

E isto é um renascimento digno? Um pastiche?

Ora bem, o e-type original marcou pela estética arrebatadora, influenciador de outros modelos, até o sr. Enzo comentou na altura que nunca tinha visto nada tão belo, tinha um preço de combate e performances ao nivel de maquinaria bem mais exótica.
Era uma criação do seu tempo, contemporânea e sem tiques retro (acho que se pode dizer que não foi um redesign inspirado no XK150).

As suas esguias e elegantes linhas foram o resultado da aplicação bastante calculista de principios aerodinâmicos. Dá que pensar. Considerado um dos automóveis mais belos de sempre, e é o resultado de ciência aplicada e não de dotes artisticos (ou pelo menos em grande parte da concepção)[:D]

Hoje em dia, chega alguém que pega nas boas ideias dos outros, e aproveitando a evolução tecnológica na obtenção de formas, o máximo que consegue é um facelift timido focado apenas no show-off e bling bling.
Digno????
Não me parece.

Para ser "digno" gostaria de ver a mesma atenção ao pormenor da obtenção dos volumes e linhas passando pelo crivo de toda a evolução que existiu no campo aerodinâmico, material e tecnológico associado à obtenção de formas. Fundos esculpidos e aerodinâmica activa, por exemplo (e que já vemos emmuitos exóticos), mas aqui aplicados a um elegante e rápido GT.

E como o e-type original, algo que fosse tão marcante e influenciador como este e não apenas resumir um modelo a um exercicio de estilo sem substância ou significado.

Nesse aspecto, considero o Cx-75 algo como muito mais digno da herança formal e estética da Jag, que recordo mais uma vez, nada tem a ver com o descansar à sombra da bananeira que foram umas 3 décadas da sua existência.

Concordo com o crash. Quando olhei, sem ler o texto, pensei que tinham pegado num dos modelos originais e que lhe tinham feito algum experimentalismo (estilo Vinci Corvete), na tentativa de fazer algo novo. Parece um carro desenhado há 50 ou 60 anos.

Concordo globalmente com o que foi dito anteriormente.

Também gosto muito do Cx-75.

Mas o "render" também está muito bonito e para quem gosta do original E-Type, como eu, não estranha esta nova proposta, aliás à semelhança de outros renascidos.
Gostaria muito que a Jaguar o produzisse para as "massas" e guardasse o Cx-75 para a €lit€€€€€.[:D]

Tem bling bling, tem, mas...

Cumps!

Voltar
Superior