É ultrapassagem ou não?

Normalmente eu mantenho-me na direita passando todos os que estão no meio... Até hoje nunca fui multado, mas sei que isso pode acontecer.

Já nem falo da multa, mas no caso de um reação menos pensada do condutor que vais ultrapasar pela direita e no caso de colisão és tu o culpado. [;)]

A emoção que era ir à Arruda jantar ao Fuso, só por causa da estrada... Agora é entrar na AE e... Tédio!
Edit: O tempo não variava muito porque nesse tempo havia menos transito e a malta conduzia como se não existisse amanhã. Às vezes até se conseguia andar mais depressa do que hoje nas AE, porque haviam menos brigadas. [:D]

Por acasso conheço mas da vez que lá fui nem foi por nacional nem por AE [:p][:p]

Já nem falo da multa, mas no caso de um reação menos pensada do condutor que vais ultrapasar pela direita e no caso de colisão és tu o culpado. [;)]

Não tenho tanta certeza disso. Se estiver à direita de um carro, numa AE e ele decidir mudar de via e bater-me, quem tem culpa é ele... Quando muito eu pago a multa de estar a passar pela direita...

Teoricamente...na prática seria o outro que estaria a mudar de faixa e provavelmente sem sinalização....

Eu também pensava isso... mas depois vi duas respostas idênticas da extinta DGV a duas pessoas que colocaram a questão: é considerado ultrapassagem passar pela direita mesmo que não haja mudança de faixa. Estupido por um lado porque quem vai a pastar na faixa do meio está a infringir o CE e nós somos obrigados a 'varrer' a AE de um lado ao outro, faz algum sentido por outro porque o condutor na faixa do meio pode não estar à espera de ser ultrapassado pela direita, mudar de faixa, e a 'ultrapassagem' originar uma colisão.

Dito isto, sempre ouvi dizer que uma mudança de faixa implica certificarmo-nos primeiro, e sempre, que a faixa para a qual nos dirigimos está efectivamente livre. Sendo assim, a culpa seria sempre do gajo que vai na faixa do meio, não?

Não tenho tanta certeza disso. Se estiver à direita de um carro, numa AE e ele decidir mudar de via e bater-me, quem tem culpa é ele... Quando muito eu pago a multa de estar a passar pela direita...
Também me parece isso.

Por acasso conheço mas da vez que lá fui nem foi por nacional nem por AE [:p][:p]
De Lisboa fui sempre pela estrada e agora pela AE. Estando nas imediações já fui de outras maneiras, até a pé. [;)]

O CE não concebe a situação que aqui falamos (tirando os veículos sobre carris ou que tem ilha para largar passageiros), pois, teoricamente. os veículos circulam sempre à direita...

O IMTT remata ali a questão da forma, teórica, mais lógica.
Na prática não é, na minha opinião, a melhor.

É sempre uma situação complicada.

O CE indica que se forem em AE é ultrapassagem.
Mas desviar 2 vias para a esquerda e voltar 2 vias para a direita pode ser uma manobra perigosa.

Deveria haver duas definições bem explícitas. Ultrapassar (implica pelo menos uma mudança de via) e Passar (não muda de via).

Se alguém vai no meio e muda para a direita, ultrapassou pela direita. Mas se fosse pela direita e não mudar de faixa estaria simplesmente a passar.
...

Parece-me razoável, atendendo que o pessoal não abdica da via do meio.

Podemos chegar ao limite de, se eu colocar-me na via da esquerda, a 120 km/h, mais ninguém anda nessa autoestrada, pois ninguém poderá passar pela direita, eu não sou obrigado a passar os limites...

O CE não concebe a situação que aqui falamos (tirando os veículos sobre carris ou que tem ilha para largar passageiros), pois, teoricamente. os veículos circulam sempre à direita...

O IMTT remata ali a questão da forma, teórica, mais lógica.
Na prática não é, na minha opinião, a melhor.

Parece-me razoável, atendendo que o pessoal não abdica da via do meio.

Podemos chegar ao limite de, se eu colocar-me na via da esquerda, a 120 km/h, mais ninguém anda nessa autoestrada, pois ninguém poderá passar pela direita, eu não sou obrigado a passar os limites...

Mas és obrigado a circular pela direita.

Se eles te ultrapassarem pela direita, além de ti, estão também eles a cometer uma infracção.

É sempre bom saber que estamos a ser regidos por regras de trânsito ambíguas,e à mercê da sua interpretação pelos agentes de regulação de trânsito.Quando lancei esta questão esqueci-me de mencionar que faço sempre esse trajecto (salvo raríssimas exepções) na faixa da esquerda,e mesmo assim ainda tenho de "enxotar" os mais lentos que vão à minha frente. É cada vez mais a minha convicção de que é preferível ser multado por razões inequívocas,do que por situações parvas.

Eu também pensava isso... mas depois vi duas respostas idênticas da extinta DGV a duas pessoas que colocaram a questão: é considerado ultrapassagem passar pela direita mesmo que não haja mudança de faixa. Estupido por um lado porque quem vai a pastar na faixa do meio está a infringir o CE e nós somos obrigados a 'varrer' a AE de um lado ao outro, faz algum sentido por outro porque o condutor na faixa do meio pode não estar à espera de ser ultrapassado pela direita, mudar de faixa, e a 'ultrapassagem' originar uma colisão.

Dito isto, sempre ouvi dizer que uma mudança de faixa implica certificarmo-nos primeiro, e sempre, que a faixa para a qual nos dirigimos está efectivamente livre. Sendo assim, a culpa seria sempre do gajo que vai na faixa do meio, não?

Eu não disse que a opinião desse advogado é para ser tida como garantida. É apenas uma opinião.

É sempre bom saber que estamos a ser regidos por regras de trânsito ambíguas,e à mercê da sua interpretação pelos agentes de regulação de trânsito.Quando lancei esta questão esqueci-me de mencionar que faço sempre esse trajecto (salvo raríssimas exepções) na faixa da esquerda,e mesmo assim ainda tenho de "enxotar" os mais lentos que vão à minha frente. É cada vez mais a minha convicção de que é preferível ser multado por razões inequívocas,do que por situações parvas.

Toda e qualquer lei pode ser interpretada de forma singular, duas pessoas podem não ter a mesma opinião sobre ela e divergir nas suas conclusões.
Por as leis não poderem ser feitas em "linha recta", é que dá aso a contradições e impugnações.
Qualquer pessoa que se ache lesada por uma interpretação diferente do que está no espírito da lei, pode e deve contestar.
No caso em apreço, também já o fiz em A.E. e se, me mandassem parar ou enviassem o auto para casa, eu contrapunha o mesmo recorrendo para quem de direito.

Eu sou dos que anda na faixa do meio. A da direita é para os camiões...[:blush:]
Numa AE deserta com três faixas,eu também utilizo a faixa do meio,mas não a utilizo para andar a pastar,antes pelo contrário, e de certeza que não vou empatar ninguém.

Numa AE deserta com três faixas,eu também utilizo a faixa do meio,mas não a utilizo para andar a pastar,antes pelo contrário, e de certeza que não vou empatar ninguém.

Eu ando sempre a 140-150kmh na faixa do meio, principalmente se houver trânsito.

Se andar sempre à direita apanho pessoal a 120kmh na faixa do meio e tenho de andar a atravessar as faixas todas. Assim em geral só uso duas faixas, a mais à esquerda para ultrapassar e a outra ao lado.

Mas nesse caso qual é o inconveniente de usar a faixa da direita? Em zonas de muito trânsito ainda se percebe o argumento de se estar constantemente a mudar de faixa para ultrapassar, o que é minimizado seguindo na do meio - o que embora facilite a condução não é legal. Agora com pouco trânsito não vejo nenhum alibi.

Eu ando sempre a 140-150kmh na faixa do meio, principalmente se houver trânsito.

Se andar sempre à direita apanho pessoal a 120kmh na faixa do meio e tenho de andar a atravessar as faixas todas. Assim em geral só uso duas faixas, a mais à esquerda para ultrapassar e a outra ao lado.

Embora te perceba, estás a incorrer em duas infracções graves - excesso de velocidade e condução na faixa errada. Continuação de boa sorte...

Back