E39 + 25tds?

inlinesixman

New member
Caros,

Estou a ponderar a compra de um série 5 E39. Depois de ver várias unidades, cheguei a um impasse. Um estava equipado com GPL e era 23i, muito bom mas entretanto foi vendido. O ideal seria a meu ver um 30d, motor que conheço bem, mas estes ainda se encontram a valores elevados e a meu ver é dinheiro a mais por um automóvel com a idade do E39. Por isso começo a ponderar as unidades 25tds, sei que existiram problemas com a bomba-injectora, mais tendo a maioria mais de 2000000 quilómetros, este problema deve estar à partida solucionado. A questão é, será este motor suficiente para o E39? Andei recentemente num E34 também 25tds e apesar de não impressionar, achei o motor muito aceitável, muito progressivo e com força em altas. A sonoridade dos 6 cilindros é um must, mesmo sendo diesel. Mas não vi o carro em AE, para quem conhecer, como se dá este motor em 5ª? E mesmo em recuperações. Não quero o carro para corridas, mas por vezes gosto de impor ritmos mais altos e em relação à dinâmica não temo, pois o E39 é excelente nesse campo, tenho é receio de ficar limitado com o 25tds (podendo estar errado). O carro será para manter por alguns anos e estimado, daí todas estas preocupações. Há alguns extras que tenho mesmo de ter, como por exemplo a suspensão desportiva, o volante desportivo, interior em pele e as belas das jantes 15! Sou muito conservador neste campo [:cool:]
Normalmente conduzo um 1.9 de 130 cavalos montado num Passat e que considero mais que suficiente para o dia-a-dia, assim como um 2.5 CRD montado numa Voyager (apenas para servir de referencia para quem conhecer estes motores).

Esta unidade agrada-me imenso, o que acham?

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/BMW/525/P7935440/

PS: Sei que já existem tópicos sobre E39, mas poucos falam sobre o motor 25tds, daí achar por bem abrir este.

Tens é que o mandar vir dos Açores [:D]

Que rebites são aqueles na última foto :confused:

Quanto ao 25 TDS, tive uma breve experiência numa e34 e agradou-me. Concordo com a tua descrição do motor...

O 30D já é um outro mundo, com os seus 50cv a mais. A nível de consumos não deverão andar longe, porque o 30D é um motor mais moderno.

Pessoalmente iria para otto com LPG. A sonoridade do 25TDS é engraçada, mas a de um I6 otto... [br:)]

Apenas uma sugestão:

Porque não esse motor no série 3? Ou seja o 325 TDS?

Anda (ainda) melhor e bebe menos!

De qualquer modo, se fosse para mim, eu ia buscar algo mais recente com esse dinheiro. Tipo um vw Bora. Procurando bem talvez até dê para o 1.9 tdi de 130 cv que conheces bem. Para o de 110 cv dá de certeza.

Apenas uma sugestão:

Porque não esse motor no série 3? Ou seja o 325 TDS?

Anda (ainda) melhor e bebe menos!

De qualquer modo, se fosse para mim, eu ia buscar algo mais recente com esse dinheiro. Tipo um vw Bora. Procurando bem talvez até dê para o 1.9 tdi de 130 cv que conheces bem. Para o de 110 cv dá de certeza.

Julgo que o 25tds só saiu no e36, falando em série 3. E entre o e36 e o e39 há uma ENORME distância.

Tens é que o mandar vir dos Açores [:D]

Que rebites são aqueles na última foto :confused:

Quanto ao 25 TDS, tive uma breve experiência numa e34 e agradou-me. Concordo com a tua descrição do motor...

O 30D já é um outro mundo, com os seus 50cv a mais. A nível de consumos não deverão andar longe, porque o 30D é um motor mais moderno.

Pessoalmente iria para otto com LPG. A sonoridade do 25TDS é engraçada, mas a de um I6 otto... [br:)]

Concordo com tudo.

A combinação ideal para o E39 é, na minha opinião, o 23i com GPL.

Excelente em fiabilidade e durabilidade e muito boa relação performance/consumo.

Para mim é dos melhores BMW de sempre.

Ora fica o seguinte, colocado ali ao lado....

2d766a8.jpg

ta51ex.jpg

dra7hl.jpg

243m3w9.jpg

o9jsky.jpg

im58hg.jpg

ixxit1.jpg

o77yq9.jpg

1zfmxw3.jpg

24x1c79.jpg

in: http://forum.autohoje.com/forum-ger...ns-de-revistas-antigas-66.html#post1067978350

Boas,

Em relação ao 25tds no E39 a minha experiência resume-se a uma centena de quilómetros feitos há talvez uma década. O que retenho dessa experiência é que o motor é muito agradável de utilizar e tem todas as qualidades em termos de suavidade e elasticidade inerentes à sua arquitectura I6.

O que disseste em relação ao 25tds num E34 se pode aplicar ao E39, sendo que o E39 ainda tem uma vantagem por ser ligeiramente mais leve em relação ao seu antecessor.

Deixo-te aqui um teste antigo apesar de não ser propriamente muito informativo sobre o motor.

Cumps

Muito obrigado pelas respostas, já li os comparativos e cada vez fico mais tentado [br:)]

O série 3 (E36) não é dos meus preferidos, acredito que tenha uma dinâmica um pouco melhor (menos peso...) mas não me parece que isso compense tendo em conta a diferença de qualidade face ao E39. O E39 será para juntar aos de casa, gosto muito do Passat mas sempre quis ter um BMW mais antigo e os E39 possuem todas as qualidades que prezo, insonorização, conforto, qualidade de construção...e estão a envelhecer muito bem para a idade!
Como já referi caso compre será para o colocar o melhor possível, carros desleixados não é comigo. Daí não ter interesse em carros do género do Bora.
A gasolina com GPL era uma opção, mas por outro lado, tenho algum receio em relação a afinações e como pretendo fazer alguns quilómetros...eu não tenho problemas com o som do diesel num automóvel familiar.
Não tinha reparado que o 525 que postei se encontrava nos Açores, de qualquer das maneiras serve de exemplo. Vou esperar alguns meses até aparecer uma unidade que de facto valha a pena. Espero mais opiniões

Já agora e como curiosidade... no E39 o 25TDS tinha 280Nm às 2200RPM... enquanto que no E36, tinha era 260NM às 2200RPM. [;)]

Muito obrigado pelas respostas, já li os comparativos e cada vez fico mais tentado [br:)]

O série 3 (E36) não é dos meus preferidos, acredito que tenha uma dinâmica um pouco melhor (menos peso...) mas não me parece que isso compense tendo em conta a diferença de qualidade face ao E39. O E39 será para juntar aos de casa, gosto muito do Passat mas sempre quis ter um BMW mais antigo e os E39 possuem todas as qualidades que prezo, insonorização, conforto, qualidade de construção...e estão a envelhecer muito bem para a idade!
Como já referi caso compre será para o colocar o melhor possível, carros desleixados não é comigo. Daí não ter interesse em carros do género do Bora.
A gasolina com GPL era uma opção, mas por outro lado, tenho algum receio em relação a afinações e como pretendo fazer alguns quilómetros...eu não tenho problemas com o som do diesel num automóvel familiar.
Não tinha reparado que o 525 que postei se encontrava nos Açores, de qualquer das maneiras serve de exemplo. Vou esperar alguns meses até aparecer uma unidade que de facto valha a pena. Espero mais opiniões

O insonorização a nível aerodinâmico e rolamento dos pneus na estrada é bom no E39 mas o motor é bastante audível no lado de dentro, tratando-se de um diesel eu diria que o é em demasia, mesmo sendo um 6 cilindros. A mim incomodava-me e nem sou muito picuinhas neste aspecto.

Sobre a questão da bomba injectora, esse problema muitas vezes só se manifesta em carros acima dos 250 mil kms, também os vedantes da bomba cedem frequência. É uma operação que dá algum trabalho a acessibilidade para a bomba é dificil e convem andar atento pois ela baba para cima do alternador.

O insonorização a nível aerodinâmico e rolamento dos pneus na estrada é bom no E39 mas o motor é bastante audível no lado de dentro, tratando-se de um diesel eu diria que o é em demasia, mesmo sendo um 6 cilindros. A mim incomodava-me e nem sou muito picuinhas neste aspecto.

Sobre a questão da bomba injectora, esse problema muitas vezes só se manifesta em carros acima dos 250 mil kms, também os vedantes da bomba cedem frequência. É uma operação que dá algum trabalho a acessibilidade para a bomba é dificil e convem andar atento pois ela baba para cima do alternador.
Curioso que não dei por isso na E34, mas como estavam mais pessoas e com alguma conversa posso ter não ter prestado a devida atenção :confused:

Este motor era no seu tempo um regalo, mais pelo conforto e agradabilidade de utilização do que pelo fulgor.

O motor está ultrapassado em muitos aspectos e a única coisa que sobra, é o encanto de ser um 6 cilindros.

Continua no entanto a ser um conjunto confortável e capaz de abater longas etapas em ritmos de cruzeiro. Não esperes que responda que um Diesel moderno, que essa está longe de ser a vocação deste carro e motor.

Dava sempre prioridade a um 23/25i. Normalmente nestas motorizações, encontram se com muitos menos kms que os 25tds, além que a manutenção de um Tds é a doer, e para os consumos tipicos deste motor, pouco compensa ser a Diesel.

cá na Madeira, tenho um familiar que tem um 525d, do ano 2000 (penso eu). Tem 90 mil km reais.... já andei no carro como passageiro, e é uma excelente máquina! muito confortável e espaçoso.

Curioso que não dei por isso na E34, mas como estavam mais pessoas e com alguma conversa posso ter não ter prestado a devida atenção :confused:
O e39 é propenso a uma condução relaxante e confortável e quando assim é o matraquear do motor faz-se notar, ainda mais tendo em conta que o carro é bem isolado do exterior e pouco propenso a ruidos parasitas.

Quando se tem um gasolinas bávaro de 6 em linha dentro do capô torna-se até interessante. O 25TDS apesar de soar muito bem entre os diesel... não é bem a mesma coisa.
Mas claro é uma opinião pessoal, podes até nem concordar, nada como conduzir para tirar a prova dos 9.

O 25TDS é durável, há motores destes com mais de meio milhão mas não é particularmente fiável e fica caro de manter. Eu procurava um modelo a gasolina com poucos kms, um 528i era possivelmente o ideal.

Eu não quero a gasolina, havia um 23i já com GPL mas era mesmo uma situação excepcional. Parece-me é que vou ter de procurar um 30d...existem alguns para venda mas são automáticos e quero manual [8b]

Voltar
Superior