E46 VS Megane II

Nunca conduzi o megane II mas tivemos cá em casa um 320d e a minha opinião sobre certos aspectos:

Direcção:
Não concordo contigo. Achava a direcção com excelente capacidade de transmitir toda a informação da estrada e precisão inigualavel ainda por cima falando de uma marca como a Renault. Falas de vibrações na direcção, isso talvez de deve a algum toque que o carro tenha levado e tenhas alguma coisa a funcionar menos bem.

Estabilidade:
Concordo com tudo o que disseste. Embora não possa fazer a comparação com o Megane, o BMW parece-me demasiado sensivel a ventos fortes.. Isto falando de carro com suspesões originais e pneu 205. O Megane é capaz de calçar a mesma largura de pneu e é um carro bem mais curto logo pode dar essa sensação, mas acredito que não passe de sensação...

Motor:
Tens talvez dos motor mais fraquinhos da BMW, foi o primeiro Diesel de baixa cilindrada construido pela marca alemã e apresenta muitas lacunas que foram sendo corrigidas até aos dias de hoje.
É dos carros com piores baixas que já conduzi portanto acredito que o Megane se superiorize em algumas situações.

Resumindo, são carros diferentes... o BMW é para quem gosta e vive a condução. O Megane é provavelmente um melhor carro de dia-a-dia e é dessa comudidade que sentes falta...
Precisamente.

Disseste que não concordas com a minha análise da direcção, no entanto disseste o mesmo que eu, era isso que queria dizer, a direcção transmite muita informação, inclusive (quase) que qualquer irregularidade da estrada, e ai prefiro a filtrada do megas, gostos.

Concordo com tudo o que disseste, e acredito piamente que com umas jantes 17" e uns amortecedores novos (os actuais não estão maus, mas convenhamos, têm já bastante uso) a estabilidade melhore seriamente.

Edit: em relação às prestações, o megane, como disse, é melhor a manter velocidades a baixas rotações, mas em modo "R" ( ou será M?!) o 320d não lhe dá hipóteses.

Última edição:
Todos os 320d q conduziste (estou a presumir que foram uma mão cheia deles) são particularmente sensiveis a ventos laterais?

Mt sinceramente terás tido um azar mt grande... recordo o comportamento de um 320d de 136cvs q conduzi durante todo o verão de 2001 e acredita que na altura ficou-me no goto como um dos carros com melhor comportamento que tinha conduzido.

E atenção, o carro era de 99, tinha portanto 2 anos, e já contava com pouco mais de 100000kms...

Queres um conselho de amigo? Faz rapidamente uma séria avaliação do estado das suspensão, direcção e ligações ao solo.

Era capaz de apostar que algo se passa.

Neste caso não há grandes espaços para opiniões, o e46 é um automóvel que fica a anos luz de um renault megane II.

A sério, verifica o estado do carro, algo se passa.
Com o meu 5, e já (re)conduzi depois de comprar o meu para ver se certas coisas eram normais.
A avaliação foi feita ao longo da primeira semana de utilização, afinal ter um pai e vários amigos mecânicos ainda serve para qualquer coisa lol [;)]
O carro está bom (não está perfeito nem novo), ponto. Quando mudar pastilhas tenho que mudar discos,o sensor de nível de óleo apresenta sintomas comuns de desgaste dos restantes 320d da altura, a ficha de airbag por baixo do banco do passageiro faz mau contacto, o tecido do banco do condutor apresenta algum desgaste no apoio do lado esquerdo, os amortecedores devem estar a 50% e as borrachas dos vidros fazem um barulho cronico que me informaram que se resolve com Einszett gummy, mas isso é normal do uso, fora isso está irrepreensível.

Última edição:
Cheguei a ler, ou algum jornalista da Turbo ou algum leitor do Consultório Técnico(?) da AutoFoco, que o BMW é realmente sensível a ventos laterais, por isso não é uma opinião única. Não posso entrar em comparação com o Megane porque nunca experimentei nenhum 320D E46. Contudo, é importante ter em conta o facto de já não ser uma suspensão e pneus novos (penso eu), o que acaba por interferir ainda mais com essa característica.

Cheguei a ler, ou algum jornalista da Turbo ou algum leitor do Consultório Técnico(?) da AutoFoco, que o BMW é realmente sensível a ventos laterais, por isso não é uma opinião única. Não posso entrar em comparação com o Megane porque nunca experimentei nenhum 320D E46. Contudo, é importante ter em conta o facto de já não ser uma suspensão e pneus novos (penso eu), o que acaba por interferir ainda mais com essa característica.
Os pneus são novos, mas como disse não são os melhores, ainda por cima tendo em conta que são jantes 15", os amortecedores são de facto para mudar lá para o ultimo trimestre de 2010 se tudo correr bem.
Talvez a susceptibilidade aos ventos fortes superior ao megane, como disse o Hugosenna, não passe de ilusão, uma vez que a própria direcção do renault é bastante filtrada, mas é um facto que o sinto.

Ainda não me dissera é o que acham da média para o carro em questão?

Última edição:
Só conheço os bmw's das gamas seguintes ao E46, como tal não vou falar do modelo em específico que compraste.
Mas em todos os bmw's em que já andei (de toda a geração bangle) nenhum sofre com ventos laterais nem com as vibrações. Diria que é defeito da tua unidade, os carros parecem lapas na estrada e a direcção é precisa, "pesada" (dependo do modelo) e sem vibrações.
Já o megane II que tive durante quase 5 anos, lembro-me de uma viagem que fiz com ele para Lisboa (ia no passageiro e foi das poucas que fiz em AE), apanhei um medo desgraçado devido aos ventos laterais.:sh)

Nunca conduzi o megane II mas tivemos cá em casa um 320d e a minha opinião sobre certos aspectos:

Direcção:
Não concordo contigo. Achava a direcção com excelente capacidade de transmitir toda a informação da estrada e precisão inigualavel ainda por cima falando de uma marca como a Renault. Falas de vibrações na direcção, isso talvez de deve a algum toque que o carro tenha levado e tenhas alguma coisa a funcionar menos bem.

Estabilidade:
Concordo com tudo o que disseste. Embora não possa fazer a comparação com o Megane, o BMW parece-me demasiado sensivel a ventos fortes.. Isto falando de carro com suspesões originais e pneu 205. O Megane é capaz de calçar a mesma largura de pneu e é um carro bem mais curto logo pode dar essa sensação, mas acredito que não passe de sensação...

Motor:
Tens talvez dos motor mais fraquinhos da BMW, foi o primeiro Diesel de baixa cilindrada construido pela marca alemã e apresenta muitas lacunas que foram sendo corrigidas até aos dias de hoje.
É dos carros com piores baixas que já conduzi portanto acredito que o Megane se superiorize em algumas situações.

Resumindo, são carros diferentes... o BMW é para quem gosta e vive a condução. O Megane é provavelmente um melhor carro de dia-a-dia e é dessa comudidade que sentes falta...

O 318 tds não tinha um 1.6 diesel? Ou esse não era da bmw?

As vibrações de que falo não são anormais, é característico, como por exemplo num 911 quase que consegues sentir a textura da estrada, mais parecido a uma direcção não assistida percebes? No megane não se sente nada de tão filtrada que é, digamos que preferia um meio termo.

Compreendo o que queres dizer com filtrada no mégane, agora embora isso não tenha nada a ver com estabilidade, pessoalmente não concordo, odeio aquelas direcções filtradas de meganes, astra, peugeots, etc, aquela manteiga que só se sente que é direcção porque o carro vira quando viramos o volante. A direcção é mesmo do que mais gosto no bmw!

Por 20.000€ acho que podias ter feito uma compra diferente. Mais recente e mais económica.

Quanto aos carros não conheço nem um nem outro [:D]

Por 20.000€ acho que podias ter feito uma compra diferente. Mais recente e mais económica.

Quanto aos carros não conheço nem um nem outro [:D]
Xicha tinha que ser muito burro para dar 20.000€ por um 320d de 99....
O objectivo, visto que era completamente irracional comprar um otto desportivo (ai sim ia até aos 20.000) para fazer 130km diários, foi o de comprar um BBB (barato, bonito e bom) [:D]

Xicha tinha que ser muito burro para dar 20.000€ por um 320d de 99....
O objectivo, visto que era completamente irracional comprar um otto desportivo (ai sim ia até aos 20.000) para fazer 130km diários, foi o de comprar um BBB (barato, bonito e bom) [:D]

Percebi mal então [:p]

Assim já é outra conversa!! Eu gosto do carro!

Todos os 320d q conduziste (estou a presumir que foram uma mão cheia deles) são particularmente sensiveis a ventos laterais?

Mt sinceramente terás tido um azar mt grande... recordo o comportamento de um 320d de 136cvs q conduzi durante todo o verão de 2001 e acredita que na altura ficou-me no goto como um dos carros com melhor comportamento que tinha conduzido.

E atenção, o carro era de 99, tinha portanto 2 anos, e já contava com pouco mais de 100000kms...

Queres um conselho de amigo? Faz rapidamente uma séria avaliação do estado das suspensão, direcção e ligações ao solo.

Era capaz de apostar que algo se passa.

Neste caso não há grandes espaços para opiniões, o e46 é um automóvel que fica a anos luz de um renault megane II.

A sério, verifica o estado do carro, algo se passa.

como existe um aqui em casa...a suspensão já levou qs tudo novo...

4amortecedores, triângulos e cinoblocos!!! tudo em menos de 100mil km e condução à cota...[:)](mt devagarinho)

é crónico nestes carros

em comparaçao tenho um ford com 200mil q nunca levou nada...e a condução é totalmente diferente

como existe um aqui em casa...a suspensão já levou qs tudo novo...

4amortecedores, triângulos e cinoblocos!!! tudo em menos de 100mil km e condução à cota...[:)](mt devagarinho)

é crónico nestes carros

em comparaçao tenho um ford com 200mil q nunca levou nada...e a condução é totalmente diferente
O meu, por acaso, de sinoblocos está bom, aquando do testdrive estivemos atentos a isso e passamos por paralelo a ver se fazia barulhos por saber que é crónico, depois, quando chegámos à oficina, tivemos a confirmação.
Também dizem que os apoios do diferencial se estragam com relativa facilidade quando a condução é mais agressiva, nesse ponto também não há nada a registar.

Precisamente.

Disseste que não concordas com a minha análise da direcção, no entanto disseste o mesmo que eu, era isso que queria dizer, a direcção transmite muita informação, inclusive (quase) que qualquer irregularidade da estrada, e ai prefiro a filtrada do megas, gostos.

Concordo com tudo o que disseste, e acredito piamente que com umas jantes 17" e uns amortecedores novos (os actuais não estão maus, mas convenhamos, têm já bastante uso) a estabilidade melhore seriamente.

Edit: em relação às prestações, o megane, como disse, é melhor a manter velocidades a baixas rotações, mas em modo "R" ( ou será M?!) o 320d não lhe dá hipóteses.

Tive uma 320d touring comprada em 2001, nova, e os únicos defeitos que lhe apontava referem-se ao conforto (Tinha suspensão M de origem, mas calçada com 205/55/16) e ao motor em baixas! A curvar em alta velocidade (auto estrada) era fantástica, nunca, mas nunca, senti qualquer sensação de insegurança!
A caixa é tipica BMW, tacto mecânico, mas muito eficaz e precisa! E sobre este aspecto, digo te que, folgas, é mentira! Esta sensação mecânica mantém-se sempre e não passa com o uso ou o passar dos anos! Ao contrário de muitos carros que têm caixas tipo manteiga, e depois com o uso...é o que se vê!
A única coisa que me chamou à atenção é o facto de sentires a frente leve demais...o que me recorda o Z4 da minha irmã no qual sinto precisamente isso desde o inicio! Mas como a direcção é eléctrica...
No meu E92 a direcção também é ...e por estranho que pareça não sinto o mesmo!
No entanto a direcção dos BMW são bastante comunicativas, sabes sempre onde tens a roda e sentes as pedrinhas todas...mas não é defeito, é feitio![;)]

Tive uma 320d touring comprada em 2001, nova, e os únicos defeitos que lhe apontava referem-se ao conforto (Tinha suspensão M de origem, mas calçada com 205/55/16) e ao motor em baixas! A curvar em alta velocidade (auto estrada) era fantástica, nunca, mas nunca, senti qualquer sensação de insegurança!
A caixa é tipica BMW, tacto mecânico, mas muito eficaz e precisa! E sobre este aspecto, digo te que, folgas, é mentira! Esta sensação mecânica mantém-se sempre e não passa com o uso ou o passar dos anos! Ao contrário de muitos carros que têm caixas tipo manteiga, e depois com o uso...é o que se vê!
A única coisa que me chamou à atenção é o facto de sentires a frente leve demais...o que me recorda o Z4 da minha irmã no qual sinto precisamente isso desde o inicio! Mas como a direcção é eléctrica...
No meu E92 a direcção também é ...e por estranho que pareça não sinto o mesmo!
No entanto a direcção dos BMW são bastante comunicativas, sabes sempre onde tens a roda e sentes as pedrinhas todas...mas não é defeito, é feitio![;)]
Precisamente, penso que agora compreendeste o que quis dizer com as vibrações no volante, é mesmo essa sensação de que qualquer pedrinha se sente nas mãos.

Não me queixo da direcção ser leve, como disse a baixas velocidades é pesadita, em altas é que não tem grande diferença da do Megane. Leves são as dos japoneses, essa foi de resto a principal razão pela qual não fui para um japonês, detesto o tacto das suas direcções.

Pelo que disseram atrás não sou o único a achar o carro susceptível a ventos fortes, mas tal parece verificar-se só em recta, em curva, e como já tinha dito anteriormente, é bastante estável e tem uma agilidade notável, talvez isso seja possível de anular, como disseram, com umas jantes maiores e uns amortecedores novos.
De momento não me interessa gastar dinheiro no carro, até porque, ao fim de contas, é quase como um carro de trabalho uma vez que só o uso em deslocações casa-trabalho-casa, e porque tenho pneus novos (com cerca de 1.500km), mas talvez no ultimo trimestre do ano aquando da compra de novos pneus substitua logo tudo, e ai sim vou ter confirmações.

Voltar
Superior