Electrodomésticos

Esta foto é esclarecedora, uma toalha de banho grande, lavada a 60º, com 15ml de detergente em pó, ciclo mais curto + enxaguamento extra que dá cerca de 1h e 15m, na última passagem por água limpa a água está com essa quantidade de espuma ainda:

4QZ07B0.jpeg

Pode não estar a escoar bem.

A água que está no tambor é toda retirada, centrifuga e depois enche novamente com água.

Eu não consigo perceber, ela faz todos os passos, mas depois o resultado final é mau.

Entretanto já estou à espera de ser contactado por um técnico, a máquina ainda está dentro da garantia.

Eu ainda pensei que teria de usar um ciclo maior, mas disseram-me que não, mesmo no ciclo mais curto não deverá acabar com espuma no tambor.

A máquina tem uma função de auto limpeza? Se sim, já tentaste usar? Pode ter o escoamento entupido e pode ajudar a resolver.

Normalmente isso acontece-me quando usamos ciclos mt curtos e detergente a mais (só usamos "pastilhas") para pouca roupa, depois implica uma outra lavagem rápida só a água.

A máquina tem uma função de auto limpeza? Se sim, já tentaste usar? Pode ter o escoamento entupido e pode ajudar a resolver.

Normalmente isso acontece-me quando usamos ciclos mt curtos e detergente a mais (só usamos "pastilhas") para pouca roupa, depois implica uma outra lavagem rápida só a água.

Auto-limpeza não, já fiz o que me recomendaram, fazer um ciclo a 90º sem detergente, mas não resolveu nada.

E o filtro está todo limpo.

É estranho porque eu nem uso amaciadores nem nada do género, e meto sempre a quantidade certa de detergente para o peso da roupa.

Mera curiosidade, mas a que altura está o tubo de escoamento da máquina?

É que já vi máquinas, em que se o tubo não estiver "praticamente" à altura da máquina, depois não "escoa" correctamente... sendo que no manual de "instalação", costuma referir que deverá estar a essa altura.

No entanto, é estranho realmente estares a ficar com tanta espuma.

Pessoal, a ver se alguém sabe.

Só notei agora, não sei se começou a fazer agora ou se já faz há mais tempo, a máquina de lavar roupa está a deixar alguma espuma no óculo e na borracha depois de terminar a lavagem, mas o caso ainda é mais grave depois de ficar a ver quase todo o ciclo.

Por exemplo, uma toalha de banho com 15 ml de detergente em pó e escolhendo o ciclo mais curto + um enxaguamento extra, com temperatura a 60º, duração de 1h e 15m, no último ciclo de lavagem a água ainda está cheia de espuma, depois centrifuga e termina...

Qual será o problema?

Já limpei o filtro e já lavei sem nada na máquina a 90º.

Eu já tive um problema quase igual, e no meu caso era o filtro. Tinha ficado esquecido e estava completamente bloqueado. Mas como dizes que já limpaste o filtro, pode ser algum outro bloqueio no escoamento.

Antes de gastares tempo / dinheiro, compra uma coisa igual a da imagem abaixo, retira o tubo de escoamento da máquina, e mete a embalagem toda pelo cano abaixo, deixa atuar umas 2 ou 3 horas, e depois manda uns litros de água morna por cima. Por vezes faz milagres. Consegues encontrar isto em promoção por 5€- 6€ em supermercados.

05228016700123____2__1200x1200.jpg

Mera curiosidade, mas a que altura está o tubo de escoamento da máquina?

É que já vi máquinas, em que se o tubo não estiver "praticamente" à altura da máquina, depois não "escoa" correctamente... sendo que no manual de "instalação", costuma referir que deverá estar a essa altura.

No entanto, é estranho realmente estares a ficar com tanta espuma.

Está à altura da máquina, o problema não deverá estar aí.

Eu já tive um problema quase igual, e no meu caso era o filtro. Tinha ficado esquecido e estava completamente bloqueado. Mas como dizes que já limpaste o filtro, pode ser algum outro bloqueio no escoamento.

Antes de gastares tempo / dinheiro, compra uma coisa igual a da imagem abaixo, retira o tubo de escoamento da máquina, e mete a embalagem toda pelo cano abaixo, deixa atuar umas 2 ou 3 horas, e depois manda uns litros de água morna por cima. Por vezes faz milagres. Consegues encontrar isto em promoção por 5€- 6€ em supermercados.

Eu acho que não é problema de escoamento, ela retira a água toda e faz centrifugação antes de cada nova passagem por água nova.

Também já verifiquei o seguinte, acaba a lavagem e ainda fica lá espuma, se eu retirar a roupa e voltar a fazer nova lavagem sem nada, a água é toda limpa.

E com detergente liquido também faz?

Com o líquido ainda deverá ser pior, os detergentes líquidos fazem ainda mais espuma.

E no site do Skip até diz isto:

O impacto da sobredosagem de detergente em comparação com a dose recomendada foi completamente testado nos nossos laboratórios: as roupas não ficam manchadas e não haverá problema de espuma na máquina. Simplesmente vai desperdiçar produto, o que é mau para o meio ambiente e para sua carteira.

Eu acho que não é problema de escoamento, ela retira a água toda e faz centrifugação antes de cada nova passagem por água nova.

Também já verifiquei o seguinte, acaba a lavagem e ainda fica lá espuma, se eu retirar a roupa e voltar a fazer nova lavagem sem nada, a água é toda limpa.

Eu falei no escoamento porque a minha mãe teve um problema similar, mas no caso dela era a máquina da loiça, e era do escoamento. Desentupiram o cano de saída, e ficou novo. Era apenas para excluir todas as hipóteses.

E para tirar as dúvidas acerca do detergente utilizado, fui comprar cápsulas de Persil, meti uma cápsula na máquina, o programa que escolhi foi 60º e ciclo de 2 tempos, dá cerca de 1h e 30 minutos. Só lavei toalhas.

Na última passagem por água limpa antes da centrifugação final está assim a água, ainda com muitos restos de espuma:

IKPXXU4.jpeg

Não será do programa escolhido? Pouca roupa para a quantidade de detergente usada?

Na minha (uma Samsung tambor para 8kg) há programas em que dizem para não usar mais do que X ml de detergente (normalmente programas mais curtos). Acho que num deles dizem para não usar mais do que 20ml, mas seria para mais roupa do que vejo nas tuas fotos.

Eu para toalhas de algodão, prefiro usar programa para algodão (que normalmente são longos) e 40º ou 60º de temperatura.

Para uma máquina bem carregada (mas sem exagerar), uso +/- uns 50ml de detergente líquido (mais para menos).

Voltar
Superior