Electrodomésticos

Incrível, os meus pais tinham uma máquina de lavar da AEG made in west germany e passado mais de 20 anos ainda tinham peças. A nível de assistência técnica em Portugal julgo que o Grupo Bosch e Electrolux serão os melhores, já com a Ariston em casa de uns familiares foi também um grande filme com um frigorífico avariado em garantia. Após umas 10 tentativas de reparação(!), com muita comida a estragar-se pelo meio, lá resolveram dar um novo...

E tens a referência da peça? Pelo modelo da máquina também deve ser possivel chegar lá. A minha sugestão é pesquisar na net, como por exemplo o ebay: https://www.ebay.es/sch/i.html?_nkw=fagor+placa (atenção que aparecem alguns anúncios não de venda, mas de reparação de placas em Espanha que também podem ser uma hipótese)

Não, e também não sei exactamente qual é a placa.
Procurando pela net encontram-se muitos sites de peças, mas no geral são sempre umas mangueiras ou o motor e afins.

Incrível, os meus pais tinham uma máquina de lavar da AEG made in west germany e passado mais de 20 anos ainda tinham peças. A nível de assistência técnica em Portugal julgo que o Grupo Bosch e Electrolux serão os melhores, já com a Ariston em casa de uns familiares foi também um grande filme com um frigorífico avariado em garantia. Após umas 10 tentativas de reparação(!), com muita comida a estragar-se pelo meio, lá resolveram dar um novo...

A minha máquina da roupa, Miele made in W. Germany, também foi facilmente reparada há uns três anos. Ainda compensou.

Mas pensando melhor, nem fez assim tanto sentido, pois hoje em dia as máquinas são muito melhores em tudo.

Ser melhor em tudo é relativo, essa máquina entretanto foi substituída por uma nova topo de gama e a roupa sai bem lavada tal como sempre tinha saído com a velhinha. [:p] Quanto aos consumos maravilha que apresentam é em programas ECO que demoram 6 ou 7 horas, é absurdo! Se fizeres Lisboa Porto a 80 km/h também deves conseguir uns consumos maravilha [:D]

Afinal são só 5 horas, muito melhor [:D]

L0VvU6X.jpg

Na futura casa, é certo que irei meter fogão a gás natural. Tanto eu como a minha mulher não abdicamos de cozinhar a gás.

COmo gostaria de estar o menos dependente da eletricidade, pondero colocar o forno igualmente a gás. Prós e contras disto?

Assim a ideia será instalar um fogão deste género totalmente a gás:

g-910-x.jpg

7678d9732139171fffec0100ac6dfb33ea8ebc2a

Ou um fogão misto (placa a gás e forno a electricidade).

Ou posso também colocar placa a gás e com forno de encastrar a gás ou elétrico, deste género

MCSA02051048_VBD5780S0_CompactOven_Bosch_STP_def.jpg

Última edição:
Bem, parece que afinal a peça é cara.... quase 200€ e demora mais de 2 semanas.

Acho que vou comprar uma máquina nova.
Ok que custam entre 450-550. Mas é nova, menos gastadora e com garantia.
Gastar pelo menos 200€ e estar sem máquina pelo menos mais 2 semanas não me parece que compense para uma maquina de 10 anos. :sh)

Bem, parece que afinal a peça é cara.... quase 200€ e demora mais de 2 semanas.

Acho que vou comprar uma máquina nova.
Ok que custam entre 450-550. Mas é nova, menos gastadora e com garantia.
Gastar pelo menos 200€ e estar sem máquina pelo menos mais 2 semanas não me parece que compense para uma maquina de 10 anos. :sh)
Também passei pelo mesmo em Outubro passado. Acabei por comprar uma máquina de lavar loiça Whirlpool em inox. Lava melhor do que a que tinha e é mais eficiente. Acho que custou 419€. Quando à durabilidade vamos ver, mas tenho familiares com máquinas Whirlpool com mais de 15 anos.

Já este ano também avariou a máquina de lavar roupa e neste caso acabei por comprar uma Siemens.

Mas ainda sobre o teu post a dar nota da avaria da máquina, usaste a assistência ao lar da tua apólice de multirriscos? É que só pagas a mão de obra e as peças se decidires arranjar. Pergunto isto porque a falar com um amigo, que não sabia da cobertura, acabou por pagar a uma empresa a deslocação+mão de obra.

A minha máquina da roupa, Miele made in W. Germany, também foi facilmente reparada há uns três anos. Ainda compensou.

Mas pensando melhor, nem fez assim tanto sentido, pois hoje em dia as máquinas são muito melhores em tudo.

É um daqueles aparelhos que temos em casa que tem potencial para contribuir bastante para a factura da electricidade. Mesmo entre modelos novos consegue haver diferenças assinaláveis de consumo, se comprarmos com modelos antigos então nem se fala. Para mim seria motivo suficiente para ponderar a troca por uma nova, desde que bem escolhida. Para trocar por um modelo básico e gastador, não.

Já a questão de serem muito mais avançadas em tudo, aí depende mais da sensibilidade e necessidade objectiva do utilizador. Há quem aprecie um conjunto de funções mais personalizado, outros só querem mesmo a roupa lavada. Como em tudo, há quem tenha um smartphone para falar e há quem use inúmeras apps.

No básico de lavar a roupa, muitas antigas são bastante boas.

Na futura casa, é certo que irei meter fogão a gás natural. Tanto eu como a minha mulher não abdicamos de cozinhar a gás.

COmo gostaria de estar o menos dependente da eletricidade, pondero colocar o forno igualmente a gás. Prós e contras disto?

Assim a ideia será instalar um fogão deste género totalmente a gás:

g-910-x.jpg

Ou um fogão misto (placa a gás e forno a electricidade).

Ou posso também colocar placa a gás e com forno de encastrar a gás ou elétrico, deste género

Se prezas um bom fogão a gás (que compreendo bem) então também valorizarás um bom forno eléctrico. Não tem mesmo nada a ver em todos os aspectos, estou com o @Ilusion.

Como se escolhem esquentadores? O que lá tenho agora não é ventilado, mas será melhor jogar pelo seguro e colocar um ventilado? (O edifício não tem extracção mecânica). Alguma vantagem nos com hidrogerador?

200 euros já com a mão de obra?

O contacto foi com a minha mulher e ela esqueceu-se de perguntar.
Mas pela conversa que sempre foi a dificuldade de encontrar a peça, foi que já havia peça mas que seriam 199€... Pelo que suponho que ainda tenha mão de obra.

Também passei pelo mesmo em Outubro passado. Acabei por comprar uma máquina de lavar loiça Whirlpool em inox. Lava melhor do que a que tinha e é mais eficiente. Acho que custou 419€. Quando à durabilidade vamos ver, mas tenho familiares com máquinas Whirlpool com mais de 15 anos.

Já este ano também avariou a máquina de lavar roupa e neste caso acabei por comprar uma Siemens.

Mas ainda sobre o teu post a dar nota da avaria da máquina, usaste a assistência ao lar da tua apólice de multirriscos? É que só pagas a mão de obra e as peças se decidires arranjar. Pergunto isto porque a falar com um amigo, que não sabia da cobertura, acabou por pagar a uma empresa a deslocação+mão de obra.

Não, não usei, nem sei se tenho direito.
Quando tive um pico de tensão e falha de luz, e o frigorifico estragou-se meti a reparação no seguro que pagou tudo (a edp mandou-me à fava). Desta vez não terá sido nenhum problema eléctrico nem me lembrei.
Mas também avancei para a deslocação e diagnostico, porque a empresa que contactei levou apenas 30€ para isso. E achei um bom valor.
Mas para a próxima já sei. Thx.

É um daqueles aparelhos que temos em casa que tem potencial para contribuir bastante para a factura da electricidade. Mesmo entre modelos novos consegue haver diferenças assinaláveis de consumo, se comprarmos com modelos antigos então nem se fala. Para mim seria motivo suficiente para ponderar a troca por uma nova, desde que bem escolhida. Para trocar por um modelo básico e gastador, não.

Já a questão de serem muito mais avançadas em tudo, aí depende mais da sensibilidade e necessidade objectiva do utilizador. Há quem aprecie um conjunto de funções mais personalizado, outros só querem mesmo a roupa lavada. Como em tudo, há quem tenha um smartphone para falar e há quem use inúmeras apps.

No básico de lavar a roupa, muitas antigas são bastante boas.

A parte do consumo de eletricidade e água chateia-me, mas ainda não ao ponto de gastar "tanto" dinheiro numa coisa nova. Não preciso muito de funções, até porque aquela mais relevante que uso, que é poder programar a hora de início, a minha máquina com mais de 30 anos já faz. A outra grande limitação é o tambor de 5 kg, que fica cheio rapidamente.

Nos smartphones e afins a evolução é muito mais rápida. As coisas ficam obsoletas em dois ou três anos.

Voltar
Superior