Electrodomésticos

Radiante e indução são coisas completamente diferentes, já expliquei a diferença lá atrás.
Indução é melhor em termos de economia, tempo de resposta, e limpeza. Ganha a todos os outros tipos de placas, sejam eléctricas ou a gás, em todos os aspectos.
Podes comparar gás a radiante ou outro tipo de vitrocerâmica, e preferir um ou outro, visto que existem vantagens e desvantagens num e noutro.
Mas preferir gás a Indução, não faz sentido nenhum, racionalmente falando. Só se a pessoa gostar mesmo de ver a chama. [:D]

É a tua opinião, eu jamais prefiro indução a gás. A indução tem em teoria apenas 1 vantagem... é mais rápida que as outras 2 formas (gás e radiante) para aquecer líquidos. São teoricamente mais eficientes. Mas em contrapartida são as que têm maiores probabilidades de avaria (sim é verdade) e o facto de serem mais rápidas, a meu ver, não trazem qualquer vantagem à confecção da comida. A comida precisa de apurar e aí entra o gás em acção. Para além de que é intuitivamente mais fácil para quem cozinha, sim, ver a chama é importante. Opiniões. Jamais abro mão do gás.

O eletrodomésticos tiveram uma evolução do catano. Os meus com cerca de 15 anos parecem pertencer ao século XIX...

edit: A indução é chata porque, por exemplo, para comprar uma frigideira pequena para fazer um ovo estrelado tivemos de ir à Pollux porque no Ikeia não havia...

Última edição:
O mais difícil vai ser encontrares fagor nas lojas. A marca faliu. Asseguro-te sim que vai voltar....

A Fagor tem a mesma história da Indesit. Há muitos anos atrás eram marcas com qualidade... baratas e boas. Há uns anos para cá perderam qualidade de forma brutal. É fácil... deixaram de ser fabricadas em PT.

Obrigado [;)]

edit: A placa é de indução e a minha mulher acha aquilo fantástico, por comparação com a placa a gás que temos na nossa casa.

Parabéns à tua mulher, que viu a luz. apr:)

E deve ser bem mais velha que alguns dinossauros novos que por aqui andam a defender o gás. [:D]

P.S.: Lembrei-me agora que até a minha mãe, com quase 70 anos, já usa indução e está satisfeitissíma.

Última edição:

E deve ser bem mais velha que alguns dinossauros novos que por aqui andam a defender o gás. [:D]

P.S.: Lembrei-me agora que até a minha mãe, com quase 70 anos, já usa indução e está satisfeitissíma.

Eu defendo numeros e factos.

E o facto é que uma placa a gás natural fica mais barata na aquisição e no custo energético a longo prazo. Sim mesmo entrado com as eficiências.

Para além disso e olhando à escala global e eficiencias globais, é menos poluente o gás natural do que a geração de electricidade e de todos os equipamentos necessários para a transformar.

O eletrodomésticos tiveram uma evolução do catano. Os meus com cerca de 15 anos parecem pertencer ao século XIX...

edit: A indução é chata porque, por exemplo, para comprar uma frigideira pequena para fazer um ovo estrelado tivemos de ir à Pollux porque no Ikeia não havia...

Eu em frigideiras não poupo dinheiro, quando poupo arrependo-me pq estragam-se 10x mais depressa. E qualquer uma de marca boa dá para indução. E não tens de ir à pollux, mesmo em supermercados tens boas ofertas e muitas vezes com promoções, ou então no El corte inglés tens de todos os tipos e géneros.

bom, és teimoso, e és daqueles que não tolera opiniões diferentes... dá para perceber [:D]

já foi desmistificado a questão da economia e até da pegada ecológica. Sobra o gosto de cozinhar com gás (sim limpa-se melhor). Provavelmente será habituação mas a verdade é que usei durante 1 semana inteira nas férias (sim tinha de ser eu a cozinhar) e não me habituei ao raio da placa de indução.
tendo um preço superior médio entre +100/150€ e pouca vonta de comprar, a escolha está feita

bom, és teimoso, e és daqueles que não tolera opiniões diferentes... dá para perceber [:D]

já foi desmistificado a questão da economia e até da pegada ecológica. Sobra o gosto de cozinhar com gás (sim limpa-se melhor). Provavelmente será habituação mas a verdade é que usei durante 1 semana inteira nas férias (sim tinha de ser eu a cozinhar) e não me habituei ao raio da placa de indução.
tendo um preço superior médio entre +100/150€ e pouca vonta de comprar, a escolha está feita

Também usei gás durante muitos anos, e também prefiro sobre vitroceramica, e é verdade que a vitroceramica tem uma curva de aprendizagem elevada.
Mas a relação da indução para uma vitroceramica é apenas no aspecto da placa, de resto tudo é diferente para (muito) melhor.
Não sei se o gás tem uma pegada ecológica muito inferior, já que quase 75% da energia é de fontes renováveis. E sendo a indução muito mais rápida a aquecer, também há o menor consumo em tempo.

O gás funciona bem quando o débito também é bom, o que nem sempre acontece.

Há ainda a grande questão de segurança... o gás é incomparavelmente menos seguro que uma placa eléctrica.

Uma coisa é ter opiniões diferentes, isso cada um pode ter a sua. Outra coisa é passar factos errados na suas opiniões.
Eu tentei esclarecer com informação relevante. Agora opiniões como "nada bate o gás", ou o "gás é usado pelos melhores cozinheiros" não são factos nenhuns.
E afinal agora assumes a opinião de alguém sobre a economia e pegada ecológica como sendo um facto absoluto, só e apenas porque vai de encontro à tua opinião. A pessoa que disse isso não apresentou factos nenhuns, ou pelo menos não os provou.
É verdade é que eu também não provei nada do que disse nem coloquei fontes. Mas quem quiser é pesquisar, e agora já tem aqui informação suficiente para pesquisar.

Eu defendo numeros e factos.

E o facto é que uma placa a gás natural fica mais barata na aquisição e no custo energético a longo prazo. Sim mesmo entrado com as eficiências.

Para além disso e olhando à escala global e eficiencias globais, é menos poluente o gás natural do que a geração de electricidade e de todos os equipamentos necessários para a transformar.

E então aonde é que estão esses números e factos?

Também usei gás durante muitos anos, e também prefiro sobre vitroceramica, e é verdade que a vitroceramica tem uma curva de aprendizagem elevada.
Mas a relação da indução para uma vitroceramica é apenas no aspecto da placa, de resto tudo é diferente para (muito) melhor.
Não sei se o gás tem uma pegada ecológica muito inferior, já que quase 75% da energia é de fontes renováveis. E sendo a indução muito mais rápida a aquecer, também há o menor consumo em tempo.

O gás funciona bem quando o débito também é bom, o que nem sempre acontece.

Há ainda a grande questão de segurança... o gás é incomparavelmente menos seguro que uma placa eléctrica.

Às tantas ele nem usou uma placa de indução, mas sim vitrocerâmica normal.

E então aonde é que estão esses números e factos?

http://www.etoolglobal.com/wp-content/uploads/2013/03/Gas_or_electricity.pdf

http://theinductionsite.com/MANUALS/cookgtsd.pdf

Queres algo mais simples para conseguires chegar lá?

Análise de custo

1kWh de electricidade - 0.159€

1kWh de gas natural - 0.068€

Custo real, com indução a uma eficiencia de 85%, e gás 40%

Indução: 0.187€

Gás: 0.17€

Preço de uma placa de indução: 400€

Preço de uma placa a gás (com vidro de vitrocerâmica): 270€

Custos ao fim de 5 anos (considerando um gasto de 5400 kWh, e sem aumentos do preço):

Gás: 1188€

Indução: 1410€

Diferença: 222€

A somar a isto ainda podem adicionar cerca de 130€ do aumento de potência contratada

Última edição:

Análise de custo

Custos ao fim de 5 anos (considerando um gasto de 5400 kWh, e sem aumentos do preço):

A somar a isto ainda podem adicionar cerca de 130€ do aumento de potência contratada

penso que a eficiência do gás pode ser superior.

a Meireles refere eficiência dos queimadores AE a rondar os 66%
http://www.meireles.pt/pt/meireles.1/projetos.16.html

Análise de custo

metendo-me assim um pouco no meio da conversa: não se conta o aluguer do contador de gás? e por 200eur de diferença anuais há ainda o factor segurança.. nas casas para arrendamento de ferias costuma-se usar placa por isso mesmo

metendo-me assim um pouco no meio da conversa: não se conta o aluguer do contador de gás? e por 200eur de diferença anuais há ainda o factor segurança.. nas casas para arrendamento de ferias costuma-se usar placa por isso mesmo
e porque a rede de gás canalizado é menor, se meteres aí a garrafa de gás, concordo com a questão de segurança.

experimentei 2 casas este Verão no Algarve, ambas com indução, aliás não havia gás em ambas habitações

O aluguer de contador do gás, é cerca de um quarto do preço da potencia contratada média (6.9kVA).

Se formos para os extremos tudo electricidade (inclusivé AQS, com acumulador por resistencia eléctrica), a potencia contrada electrica (e o seu custo) sobe imenso, e logo deixa de valer a pena.

A questão é simples do meu ponto de vista, quem tem gás natural disponivel deve optar por ter o máximo de equipamentos de calor deste tipo de energia, pois poupa imenso.

Quem só tem garrafas butano ou propano aí sim pode/deve ir para indução e bombas de calor para aqs.

Voltar
Superior