Eleição presidencial americana de 2024

Cá remédio

Faz a correlação com a capacidade de retaliação imediata, a nível de disparo de custo de transporte marítimo, para determinados pavilhões.

O Cabo da Boa Esperança ou o estreito de Magalhães, mantem-se no mapa Mundo, fomos nós que os descobrimos, por mero acaso.

Bancarrota dos EUA seria engraçado mas improvável.

Como dizia o meu cota ao almoço "a primeira foi de raspão mas se continuar assim, a segunda acerta" .

Trump não vai aguentar com a judiaria à perna. Vai ter que se acalmar.

Bancarrota dos EUA seria engraçado mas improvável.

Como dizia o meu cota ao almoço "a primeira foi de raspão mas se continuar assim, a segunda acerta" .

Trump não vai aguentar com a judiaria à perna. Vai ter que se acalmar.

Quando se brinca com o dinheiro do pessoal aumenta muito a probabilidade disso acontecer, mais ainda num país como os EUA.

Eu acredito verdadeiramente que desta vez sim, os USA vão ter que declarar bancarrota (dívida astronómica (ao ler aqueles valores lembrei-me da época Socrates - isto aqui vem com esteroides) que com intervenção da FED basicamente estoira com o dolar (já tendo estoirado a confiança entretanto com os paises que alimentavam essa máquina, para além de terem estoirado a economia) e ninguém faz frente ao Trump e o histórico dele sugere que esse é o caminho habitual dele).. Aquilo ainda pode vir dar guerra civil lá, mas o que me preocupa nem são eles: são os danos colaterais noutros países já são mais do que evidentes (e é evidente que terá que haver uma mudança de paradigma nesta dependência excessiva de economias com blocos com interesses e culturas demasiado assimétricas).

Last edited:
Já começaram as exemptions às tarifas e já se fala numa bancarrota antecipada dos USA... Bonito [:D]:confused:

Bankrupt nos EUA???
Quem é que fala disso? [:)][:p]

O PIB dos EUA são 28 Trilioes USD
A dívida publica é de 36 Trilioes, cerca de 124% da riqueza produzida num ano.

Em PT um rácio de dívida destes é sufocaente, para os EUA não é, porque um ciclo de crescimento do PIB consistente de uma legislatura reduz essa divida em 3 tempos.

Bankrupt nos EUA???

Em PT um rácio de dívida destes é sufocaente, para os EUA não é, porque um ciclo de crescimento do PIB consistente de uma legislatura reduz essa divida em 3 tempos.

IMG_8342.jpg

Podemos fazer um jogo de palavras se é tecnicamente default ou não. Isto já é algo falado antes do Trump tomar posse, um jogo perigoso de desvalorizar o dólar para facilitar o pagamento da divida.

Bankrupt nos EUA???

Por acaso é uma das coisas que não percebei de onde tem vindo os rumores. Que a divida seja alta, ok, que se fale em bancarrota parece-me demasiado alarmante.
O problema é que para cortar, há que fazer o mesmo que em Portugal, diminuir salários, ou aumentar impostos, ou fazer o que não se fez cá, despedir.
Mas são tudo coisas que Trump prometer fazer o contrário e que os americanos muito valorizam.

Penso que sejam as vendas por parte do Japão, China e o resto dos Aliados que está a alimentar esses rumores (além da já velha questão do debt ceiling para Agosto, mas que falam (com esta história toda das tarifas) que pode estar para bem mais cedo essa bancarrota

Por acaso é uma das coisas que não percebei de onde tem vindo os rumores. Que a divida seja alta, ok, que se fale em bancarrota parece-me demasiado alarmante.
O problema é que para cortar, há que fazer o mesmo que em Portugal, diminuir salários, ou aumentar impostos, ou fazer o que não se fez cá, despedir.
Mas são tudo coisas que Trump prometer fazer o contrário e que os americanos muito valorizam.

Os EUA não tem um surplus há 25 anos, achas mesmo que de repente conseguem inverter o ciclo e reduzir a dívida em três tempos?

Penso que sejam as vendas por parte do Japão, China e o resto dos Aliados que está a alimentar esses rumores (além da já velha questão do debt ceiling para Agosto, mas que falam (com esta história toda das tarifas) que pode estar para bem mais cedo essa bancarrota

Claro, e por alguma razão Trump precisou de parar este possivel movimento (Japao e China) durante 90 dias, para repensar e redesenhar toda a estratégia com os conselheiros do Tesouro.

Voltará com outra estratégia

Acho um pouco ingénuo estarmos a falar da impossibilidade de default dos EUA sem falarmos no contexto completamente diferente do que se passou em PT. Viu-se no dumping de dívida desta semana, por exemplo.

Fala-se da necessidade de tomar medidas para reduzir o deficit, não da eminencia de bankrupt

Estando a voltar ao isolacionismo podiam começar a poupar no sector da defesa (afinal para que precisam daquilo tudo se só se preocupam com a sua casa)... [:D]

(não, não sou daqueles contra um rearmamento - apenas a favor quando de facto isso se torna uma necessidade)

Claro, e por alguma razão Trump precisou de parar este possivel movimento (Japao e China) durante 90 dias, para repensar e redesenhar toda a estratégia com os conselheiros do Tesouro.

Voltará com outra estratégia

A estratégia a seguir ou é criar excepções (de modo a tornar a decisão das tarifas irrelevante) ou então simplesmente rebentar com tudo. Mesmo que ele fizesse backtracking, já nada volta ao antigamente.

A confiança morreu, o mundo mudou...uncharted waters daqui para a frente

A estratégia a seguir ou é criar excepções (de modo a tornar a decisão das tarifas irrelevante) ou então simplesmente rebentar com tudo. Mesmo que ele fizesse backtracking, já nada volta ao antigamente.

A confiança morreu, o mundo mudou...uncharted waters daqui para a frente

Mudou, claramente, mas não sou assim tão pessimista [;)]

Back