Eletrico vs plug-in - pros e contras

Sim sim, sempre para carregar em casa. Carregar fora só mesmo em caso de desenrasque

Então acho que o elétrico é o ideal.
É complicado termos um carro que serve a 100% para o que queremos. Seja por espaço, autonomia, performance etc...
O meu I3 faz normalmente acima dos 200 kms por carga, até porque não faço muita AE. Em 10 meses de uso só nas férias senti necessidade de mais autonomia. Nós restantes 90 e tal % dos dias chega e sobra.
Aliás acho que fiz bem em ter comprado a versão com a bateria intermédia. Poupei 5000 euros e poucas vezes iria usar essa autonomia adicional.

O meu é um Cupra Formentor, tem anunciados acho que 55km de autonomia e já cheguei a fazer 61km.

Em autoestrada a 100-120km diria que faz cerca de 45-55km, dependendo se for a subir ou não. A subir a diferença é gigante. No entanto, uso o carro maioritariamente em cidade.

Para fazer muita quilometragem nada como um diesel.
E tu mencionas algo importante - mais 10k para um híbrido eu não sei se daria. É preciso muito quilómetro para fazer valer a pena.

Para ser sincero não estava à espera dessa autonomia em AE. Tenho procurado por essa internet e geralmente falam em 35/40km, em carros com autonomia anunciada de 50/55.
Se eles tivessem uns 100km de autonomia eletrica ia para um hibrido plug-in quase sem pensar, mas assim o percurso de 70/80 km que faço em AE já me vai fazer gastar gasolina, e acaba por se perder um bcd a ideia da poupança.

Então acho que o elétrico é o ideal.
É complicado termos um carro que serve a 100% para o que queremos. Seja por espaço, autonomia, performance etc...
O meu I3 faz normalmente acima dos 200 kms por carga, até porque não faço muita AE. Em 10 meses de uso só nas férias senti necessidade de mais autonomia. Nós restantes 90 e tal % dos dias chega e sobra.
Aliás acho que fiz bem em ter comprado a versão com a bateria intermédia. Poupei 5000 euros e poucas vezes iria usar essa autonomia adicional.

É verdade, e acho que no meu caso tanto um plug-in como um EV servem para 90% das vezes como falas também. A questão é a poupança que consigo com um EV em relaçao a um plug-in, e como planeio manter o carro por alguns anos, acho que faz sentido.
E sim, a ansiedade da autonomia por vezes faz gastar mais dinheiro até desnecessariamente. A mesma questão das viagens longas, a grande parte da população não faz viagens longas, ou se faz é uma ou duas por ano. É claro que é sempre bom ter uma segurança ou margem de manobra, mas às vezes sao milhares de euros gastos um pouco sem nexo

esses híbridos EM MÉDIA andam entre os 35 a 50kms, alguns modelos novos provavelmente farão mais que 50kms, mas poucos e se calhar só em condições de testes de fábrica. o ideal seria realmente um elétrico e se for como empresa (do pai?) [:)] ainda melhor. assim não precisarias de gastar gasolina. um ID3 podeia ser um carro bom para ti, por exemplo.

eu quando li isto ---» Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais, ainda a pensar em veículos tradicionais, pensei logo num vw ou toyota, os mais normais que deve haver por aí. [:D] não estou a implicar contigo, embora pareça, mas para mim dos normais só gosto do leaf, de resto tem que ser tipo um cupra ou um SUV ou então com estilo desportivo.

lembrei-me agora de outro, que não será desportivo, mas porventura poderás gostar e que parece estar a sair minimamente bem: um hyundai tucson. em preto fica bastante giro. ou esperas pelo megane que sai em setembro, com preços a começarem nos 35 mil com bateria de 40kw para cerca de 300 kms.

esses híbridos EM MÉDIA andam entre os 35 a 50kms, alguns modelos novos provavelmente farão mais que 50kms, mas poucos e se calhar só em condições de testes de fábrica. o ideal seria realmente um elétrico e se for como empresa (do pai?) [:)] ainda melhor. assim não precisarias de gastar gasolina. um ID3 podeia ser um carro bom para ti, por exemplo.

eu quando li isto ---» Gosto de carros equilibrados, não sou maluco por velocidade nem quero um carro com linhas super arrojadas, quero um carro que cumpra minimamente todos os requisitos, sendo que nos dias que correm os consumos sao essenciais, ainda a pensar em veículos tradicionais, pensei logo num vw ou toyota, os mais normais que deve haver por aí. [:D] não estou a implicar contigo, embora pareça, mas para mim dos normais só gosto do leaf, de resto tem que ser tipo um cupra ou um SUV ou então com estilo desportivo.

lembrei-me agora de outro, que não será desportivo, mas porventura poderás gostar e que parece estar a sair minimamente bem: um hyundai tucson. em preto fica bastante giro. ou esperas pelo megane que sai em setembro, com preços a começarem nos 35 mil com bateria de 40kw para cerca de 300 kms.

Sim, a empresa pertence à minha mãe. Eu gostava do ID3, hoje fui ao representante da Volkswagen e o homem quase chorou durante a conversa porque só prevêm entregar elétricos novos em 2023 [s)]. O Cupra Born ja nao me agrada tanto. Mas a Peugeot tem alguns que estão para chegar em Maio e gostei bastante do e2008. O novo 308 tambem estava incrivel mas ainda nãio há versão elétrica.

O Hyundai a mim já me transmite a sensaçao de ser um carro convencional, demasiado. Na luta entre SUV prefiro om e2008 porque tem umas linhas um pouco mais arrojadas.
Eu não quero um super arrojado mas tanbem não quero um carro de família [:D]

Com esse orçamento, a volta dos 40 mil, já deve dar para comprar esta máquina [br:)]

https://ev-database.org/car/1521/Renault-Megane-E-Tech-EV60-220hp

Cumps

Vi alguns videos desse também, e o que me faz perder o interesse é a mesma razao do Enyaq, parecem-me carros demasiado grandes, sobretudo as traseiras. O Enyaq é muito bonito, o interior também, mas já se aproxima um bocado de "banheira", parece-me. Para uma família deve ser um carro incrivel, mas nao era já isso que queria agora

Vi alguns videos desse também, e o que me faz perder o interesse é a mesma razao do Enyaq, parecem-me carros demasiado grandes, sobretudo as traseiras. O Enyaq é muito bonito, o interior também, mas já se aproxima um bocado de "banheira", parece-me. Para uma família deve ser um carro incrivel, mas nao era já isso que queria agora

Estás equivocado.
Esse Megane E-tech é mais curto que um Peugeot 2008. Até é bastante compacto.

Eu o ano passado pensei no caso, e lembrei-me de um dichote: "Now you have two problems."
True [8b]
Já fiz algumas contas e em 8 anos, tendo em conta o PVP e os consumos, com o e2008(eletrico) consigo poupar cerca de 6mil euros em relaçao ao 308(hibrido plug-in)
É claro que os consumos podem sempre variar, e o preço da energia vai aumentar também, não sei como será com a gasolina.
O 308 tá simplesmente incrivel, faz-me quase pensar que é um carro bonito demais para ser Peugeot [:D], e apesar da desvantagem das viagens grandes, acho que estou inclinado para o e2008

Viste o kauai?

"Vi". Vi alguns videos e vejo-os por aí na estrada, nao fui ao concessionario. Apesar do preço ser mais apelativo é um carro que não me dá aquele clique. Acho os interiores e as proprias linhas do carro meias ultrapassadas, não sei. A autonomia também é um pouco inferior mas não é por 15 ou 20km que faz grande diferença, é mais pelo conjunto do carro.

True [8b]
Já fiz algumas contas e em 8 anos, tendo em conta o PVP e os consumos, com o e2008(eletrico) consigo poupar cerca de 6mil euros em relaçao ao 308(hibrido plug-in)
É claro que os consumos podem sempre variar, e o preço da energia vai aumentar também, não sei como será com a gasolina.
O 308 tá simplesmente incrivel, faz-me quase pensar que é um carro bonito demais para ser Peugeot [:D], e apesar da desvantagem das viagens grandes, acho que estou inclinado para o e2008

Deu-me a curiosidade de saber porque é que (ao contrários dos 208) nos 308 não há ICE+PHEV+EV, e parece que plataforma para EV só para o ano:

https://insideevs.com/news/498275/peugeot-308-fully-electric-EV-coming-2023/

https://www.electrive.com/2022/01/17/peugeot-to-boost-e-308-range-to-up-to-400-km/

De há uns anos para cá o desenho dos Peugeot tem sido feliz, acho-os com bom aspecto.

Deu-me a curiosidade de saber porque é que (ao contrários dos 208) nos 308 não há ICE+PHEV+EV, e parece que plataforma para EV só para o ano:

https://insideevs.com/news/498275/peugeot-308-fully-electric-EV-coming-2023/

https://www.electrive.com/2022/01/17/peugeot-to-boost-e-308-range-to-up-to-400-km/

De há uns anos para cá o desenho dos Peugeot tem sido feliz, acho-os com bom aspecto.

A representante da peugeot disse-me também que chegaria o 308 em EV, sem falar em datas, até porque com a crise que têm na produçao, não deve ser facil prever isso.
E sinceramente, se não tivesse alguma urgencia no carro, esperaria por essa opçao. O carro está fantastico. Apesar do preço do EV provavelmente já rondar os 40, mesmo na versão media- allure

O meu é um Cupra Formentor, tem anunciados acho que 55km de autonomia e já cheguei a fazer 61km.

Em autoestrada a 100-120km diria que faz cerca de 45-55km, dependendo se for a subir ou não. A subir a diferença é gigante. No entanto, uso o carro maioritariamente em cidade.

Para fazer muita quilometragem nada como um diesel.
E tu mencionas algo importante - mais 10k para um híbrido eu não sei se daria. É preciso muito quilómetro para fazer valer a pena.
Ele falou em deduzir o IVA, por isso será carro para empresa.
Um diesel não deduz IVA, paga TA na totalidade, e a maior parte das vezes terá um custo de utilização superior ao híbrido.
Se for elétrico a diferença é muito grande em termos de vantagens relativamente ao diesel.
Só em TA são uns milhares por ano.

Voltar
Superior