Elétricos para quê?

A fatia das renováveis no mix energético ainda é baixa. Basta ir ver o world energy report. Mesmo em Portugal, um dos melhores países em termos de renováveis, ainda temos cerca de metade da eletricidade a vir de fontes fósseis (depende do ano).

Parece-me que passar tudo a elétrico limpo exigiria uma fase de energia nuclear a curto-médio prazo, até que se conseguisse fluxos de eletricidade renovável q.b. para manter toda a frota a andar.

Quanto ao HCCI, a tecnologia parece extremamente complexa. A mercedes já por lá andou há algum tempo mas deixou-se disso. Espero que funcione, mas sinceramente a longo prazo não passará de um paliativo.

Mesmo num país como a Polónia em que um carro elétrico ia emitir 11kg de CO2 para 100 quilómetros as emissões são inferiores a um Fiat 500 que emite 88g por quilómetro, porque é usada electricidade para refinar o combustível.

Agora imagina o meu A4 que faz 125g por quilómetro e é a gasóleo.

na realidade dizes bem, temos energia limpa através da renováveis sol,vento e barragens, mas são insuficientes para o consumo exigido(hoje em dia), as renováveis são uma gota no oceano face ao que injectam na rede, teria de haver muito mais investimento para se deixar de recorrer a centrais termoeléctricas a gás\carvão de modo a conseguir ser tudo proveniente de energia limpa, e com o aumento de carros eléctricos, vai ser pior ainda...

o tempo o dirá...

Não são insuficientes, o maior problemas das energias renovaveis é a sua intermitencia, ou seja, não é tão facil desligar ou voltar a ligar uma eólica como acelerar um gerador a fuel ou abrir uma valvula numa qualquer central a gás ou a carvão, mesmo que tenhas uma potência de renováveis instalada superior ao consumo, coisa que tens em Portugal em algumas alturas do dia, ainda não podes abdicar das centrais fosseis por causa do problema da variação brusca de consumo. A questão é fechar as mais poluentes, como as de carvão e começares a usar as de gás para esse efeito e o bolo maior seja produzido a partir de renovaveis.

Não são insuficientes, o maior problemas das energias renovaveis é a sua intermitencia, ou seja, não é tão facil desligar ou voltar a ligar uma eólica como acelerar um gerador a fuel ou abrir uma valvula numa qualquer central a gás ou a carvão, mesmo que tenhas uma potência de renováveis instalada superior ao consumo, coisa que tens em Portugal em algumas alturas do dia, ainda não podes abdicar das centrais fosseis por causa do problema da variação brusca de consumo. A questão é fechar as mais poluentes, como as de carvão e começares a usar as de gás para esse efeito e o bolo maior seja produzido a partir de renovaveis.

sei que são insuficientes pois quem me disse isto é alguém que trabalha na REN, e isto veio á baila mesmo por causa de querem carros eléctricos e energias limpas, e ele disse-me que se o País nos dias que correm o nível de exigência é tão grande que as renováveis sozinhas não chegam a 10% do que a rede total precisa e ainda alturas que ainda tem de levar injecção de Espanha, dai que as coisas não são tão lineares como muitos pensam...

basicamente segundo ele é tudo uma boa propaganda na teoria, mas dai á pratica ainda tem de dar um enorme passo em só de depender de energias renováveis...

Em vez de ires pelo que te dizem procura a info no site da REN, terás uma surpresa.[;)]
Não é nenhuma propaganda, pois os equipamentos estão instalados, como podes falar de 10% se as renovaveis são mais de 50% do mix nacional.:confused:
A injeção de Espanha é contratual, queres precises ou não terás que fazer sempre alguma, e vice versa.

sei que são insuficientes pois quem me disse isto é alguém que trabalha na REN, e isto veio á baila mesmo por causa de querem carros eléctricos e energias limpas, e ele disse-me que se o País nos dias que correm o nível de exigência é tão grande que as renováveis sozinhas não chegam a 10% do que a rede total precisa e ainda alturas que ainda tem de levar injecção de Espanha, dai que as coisas não são tão lineares como muitos pensam...

basicamente segundo ele é tudo uma boa propaganda na teoria, mas dai á pratica ainda tem de dar um enorme passo em só de depender de energias renováveis...

Claro que até chegar à prática é muito complicado e dispendioso. Mas teoricamente temos energias renovável a rodos. Só uma infinitésima parte do sol que nos chega todos os dias dá para produzir toda a electricidade que o planeta precisa.
No inverno é mais complicado com as horas de sol, mas temos energia eólica e hídrica. E em último caso colocam-se centrais solares no deserto em África. Se importamos petróleo também podemos importar electricidade.

Em vez de ires pelo que te dizem procura a info no site da REN, terás uma surpresa.[;)]
Não é nenhuma propaganda, pois os equipamentos estão instalados, como podes falar de 10% se as renovaveis são mais de 50% do mix nacional.:confused:

uma coisa é o site na REN para Marking, para ficar bem na Fotografia, outra é um Engenheiro que trabalha na Rede nacional eléctrica e está dentro do assunto, e sabem melhor que ninguém o que passa, que andam a iludir toda agente com fantochadas, pois as coisas não são realmente como querem fazer crer...

uma coisa é o site na REN para Marking, para ficar bem na Fotografia, outra é um Engenheiro que trabalha na Rede nacional eléctrica e está dentro do assunto, e sabem melhor que ninguém o que passa, que andam a iludir toda agente com fantochadas, pois as coisas não são realmente como querem fazer crer...

Mas tu lês o que escreves? Então a potência das barragens, parque eólicos, e solares são Marketing? Achas mesmo que a REN colocavas as contas de energia produzida diáriamente para uso estatistico e contabilistico para puro Marketing? Sinceramente não sei se rie ou se chore.
Essas contas divulgadas pela REN é o que o estado (ou seja, todos nós) pagamos aos produtores dessa energia, então tu dizes que esses numeros são tudo treta, isso é grave.

Claro que até chegar à prática é muito complicado e dispendioso. Mas teoricamente temos energias renovável a rodos. Só uma infinitésima parte do sol que nos chega todos os dias dá para produzir toda a electricidade que o planeta precisa.
No inverno é mais complicado com as horas de sol, mas temos energia eólica e hídrica. E em último caso colocam-se centrais solares no deserto em África. Se importamos petróleo também podemos importar electricidade.

sim, importar energia eléctrica de outro lado, já se faz, mas lá está, o problema está no querer em investir em infraestruturas de energias limpas, e temos um pais com tanta área desertificada boa para apostar em energias limpas como eólicas e solares, mas a vontade é pouca ou nenhuma para variar...

Mas tu lês o que escreves? Então a potência das barragens, parque eólicos, e solares são Marketing? Achas mesmo que a REN colocavas as contas de energia produzida diáriamente para uso estatistico e contabilistico para puro Marketing? Sinceramente não sei se rie ou se chore.
Essas contas divulgadas pela REN é o que o estado (ou seja, todos nós) pagamos aos produtores dessa energia, então tu dizes que esses numeros são tudo treta, isso é grave.

se não acreditas problema teu, acredita no sites que é melhor...[;)]

Não é um site, são as contas da REN, contas usadas por quem produz energia para a rede, contas essas que resultam num resultado contabilistico, não são redes sociais ou blogues, são valores absolutos da energia produzida que terá que ser paga, cenas oficiais e tal, percebes?[:D]

Repara bem nesta tabela que é atualizada todos os dias, isto não é ficção.

http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/Paginas/CIHomePage.aspx

MAs o teu amigo é que deve saber.[:D]

É como disseram basicamente a questão é saber como produzir electricidade suficiente e de forma limpa.

Isso é só uma parte da equação, reduzida à realidade dos países mais desenvolvidos.

Depois tens meio mundo ainda sem sistemas de distribuição de energia e ainda uma parte em que os sistemas existem mas são muito falíveis. O petróleo vai ser usado ainda por muitas décadas.

Em relação ao artigo, acho muita piada, comparam o a poluição da produção de electricidade, com a poluição a saída do escape de um carro, pois como toda a gente sabe, os combustíveis nascem nas bombas, não existe gasto, nem poluição nenhuma até la chegar. Alias o acidente do petroleiro na China, para alguns deve ser fake news...

Em relação ao impacto da transição para os BEV na rede, a mesma tem sofrido bastantes reforços nos ultimos anos, alem de que a cadeia de produção/distribuição dos combustíveis também também gastam electricidade, já foram apresentadas contas aqui no fórum que o impacto da transição para BEV, não era muito significativa.

Relativamente a origem da energia eléctrica o que preferem primeiro investirmos a 100% em energias renováveis e andarmos a encher as cidade de Nox e outras partículas perigosas até la chegarmos. Ou irmos gradualmente substituindo os ICE por BEV, e ao mesmo tempo aumentando a capacidade renovável?

Por mais eficiente que seja, não deixas de ter um caixote poluidor no centro das cidades.

E com os electricos querem desloca-la para o campo. Se os city boys querem ter 100 carros por km2 porque raio serei eu obrigado a respirar a vossa poluição? Se querem mesmo ser verdinhos andem a pé, de bicicleta ou transportes publicos

Estás tão enganado. Vendemos electricidade a Espanha, temos uma fatia enorme de renováveis (64%) e em 2016 tivemos 4 dias a funcionar apenas com energias renováveis.

http://observador.pt/2016/05/18/por...-renovaveis-durante-quatro-dias-consecutivos/
https://www.theguardian.com/environ...-four-days-straight-on-renewable-energy-alone

Esse teu "amigo" ou é imaginário, ou é mentiroso compulsivo ou tem algum interesse escondido.

Lol. Ainda ninguém deu o mérito à Mazda.
Ficam logo todos picados se se colocam em causa os elétricos...

Mérito, porquê? O que fez que os outros não fizeram, uma tecnologia já abordada por outras marcas que desistiram porque os ganhos não justificavam os custos?
Quando a Mazda o colocar no mercado e se de facto for como diz, ai sim, dou-lhe todo o merito, para já não passa de publicidade de laboratório.[;)]

O que não falta é energia renovável, sol, vento, barragens, etc. Temos uma quantidade enorme de energia renovável ao dispôr e só precisamos de uma pequeníssima parte.
Só há três problemas para deixar de vez os combustiveis fósseis:

- preço
- mudar toda a infrastrutura que existe atualmente virada para os combustiveis fósseis
- mudar as mentalidades

Mas isso que referes acredito que ao longo dos anos vá mudando.

Basta a autonomia dos carros eléctricos melhorar um pouco e o preço descer que as pessoas vão aos poucos começar a gostar de carros silenciosos fiáveis e económicos, no limite nem que seja numa primeira fase para as cidades apenas.

Voltar
Superior