Embraiagem ?

KNI

New member
Boa tarde,

Agora mesmo ao descer a rua para chegar a casa (descida não acentuada) senti um cheiro a queimado - ao inicio intenso e depois mais leve - vindo do motor, assim que estacionei vi logo que era do meu.
Ainda andei mais um pouco e não notei nada de diferente, isto é grave ou é algo para ir tomando atenção? Nunca tinha sentido este cheiro anteriormente.

O carro é um Ibiza 6l 1.4 tdi 80 cv (reprogramado para 105) comprei-o com 120000 km neste momento tem 160000 e que eu saiba nunca trocou a embraiagem, que deverei fazer agora? Paguei à pouco tempo 350 eur de uma revisão e mudança de pneus, etc não queria gastar mais um balúrdio [8b]

Senti um cheiro a queimado ao inicio bastante acentuado depois foi passando, como tinha o pé na embraiagem calculei logo que fosse de lá... só conduzi durante 2 ou 3 min e pareceu-me igual.

Eu tava com o pé no travão, mas nem fiz travagem brusca nem nada...tudo normal, não entendo!! Lá está não sei de onde vem, perto do capot cheirava ainda um pouco..

Tenta explicar um pouco melhor. Ora, se ias a descer... usaste a embraiagem a estacionar de marca-atras, foi?

Mesmo que tenhas "queimado" um pouco de embraiagem, isso não significa que tenhas de a trocar, apenas lhe tiraste uns bons km de vida. Mas quando ela estiver para berrar, tu dás conta. Ela avisa-te, da-te sintomas.

Era o cheiro tipo pneu queimado +/- , tive a ver o motor e não tá nada queimado hoje já peguei nele e estava tudo normal, nem cheirou nada.
Mais logo meto uma foto aqui de um fio que tá partido que vai da bateria não sei para onde, não me parece grave mas ainda assim...

A embraiagem já não deve tar muito boa qualquer maneira,as mudanças mudam sem ter de por o pé completamente abaixo. E em baixas principalmente 2ª acelera-me de uma maneira!! De resto não noto mais nada.
Mas não dava jeito nenhum trocá-la agora :(

Era o cheiro tipo pneu queimado +/- , tive a ver o motor e não tá nada queimado hoje já peguei nele e estava tudo normal, nem cheirou nada.
Mais logo meto uma foto aqui de um fio que tá partido que vai da bateria não sei para onde, não me parece grave mas ainda assim...

Olha que um fio partido que vem da bateria... é um pouco preocupante porque se anda em contacto com outros componentes electronicos ... ja sabes o que acontece

A embraiagem já não deve tar muito boa qualquer maneira,as mudanças mudam sem ter de por o pé completamente abaixo. E em baixas principalmente 2ª acelera-me de uma maneira!! De resto não noto mais nada.
Mas não dava jeito nenhum trocá-la agora :(

Notas a embraiagem a patinar? Se sim, então está na altura de mudares.

Testar a embraiagem a patinar: Carro parado, puxa o travão de mão, mete a 1ª e acelera um pouco, se chiar ou sentires a patinar é porque está nas últimas..
Não o faças muitas vezes como é óbvio
embraiagem

essa imagem até assusta ...
Leva o carro ao electricista, não pode andar assim.
O cheiro a queimado deve ter sido plástico a derreter...
O plástico tem aspeto de estar ardido à pouco tempo ? Na foto não consigo perceber.

Já está assim algum tempo, já levei a 2 revisões e não disseram nada... tenho que ir ver a um electricista..

Última edição:
Será que ainda dura algumas centenas de km? Fiz uma viagem este verão no total ida e volta 1000 e tal km e tudo ok, claro que ficou mais desgastada...

Voltar
Superior