Logo que tenha a receita médica... Todos os serviços do NHS não sei, pois para uma consulta (urgência) no GP tens que estar inscrito na tua área de residência. No entanto, acho que eles normalmente dão sempre um jeitinho, como aconteceu com uma colega italiana q estava cá de visita. Para não ter que ir a um dos hospitais centrais conseguiu uma consulta no nosso GP, no próprio dia.
O GP dá sempre um jeito claro, no entanto se ligares para o NHS24 podes marcam consulta para o hospital mais próximo nas próximas horas.
Exemplo:
Os meus pais estiveram cá de férias no ano passado e a minha mae adoeceu, falei com o GP ele disse que era melhor ligar para o NHS24, liguei como lhes disse que ela era diabética tipo 2 vieram a minha casa busca-la de ambulancia e levaram para o Hospital mais próximo.
Como ela nao sabia falar Ingles corretamente, perguntaram ainda se eu podia traduzir ou se necessitava de um interprete.
Ficou lá de um dia para o outro, nao pagou absolutamente 1 centimo.
Quanto aos medicamentos prescritos, sim é...os nao prescritos podes comprar ao preco da "uva mijona" nos supermercados, no entanto se fores ao teu GP e pedires medicamentos eles dao-te.
Ah, o sistema medico aqui apesar de grátis nem em todos os casos é melhor que em PT, depende do problema.
A principal vantagem é nao pagares por ele(pagas nos teus impostos claro) e nao teres de ir para o hospital para um episodio de urgencia e estares lá todo f*****ido durante horas a espera no meio de outras pessoas que estao muitas vezes pior que tu.