[Sociedade] Emigrantes e o SNS

Emigrantes e o SNS

O turismo representa uma fatia BEM maior que os emigrantes.

Deveríamos dar o SNS também aos turistas?

Uma coisa não implica a outra.

Não sei se é raro, mas que acontece, acontece. Eu conheço casos e já foram aqui relatados outros. [;)]

Sinceramente não posso concluir isso.
pode acontecer tal como um cidadão português ou turista vai ao hospital em outro país qualquer a fazer o mesmo por ser mais barato ou mais caro ou melhor serviço ou outro interesse qualquer o que é absolutamente normal ...
Os casos aqui relatados de nada valem primeiro de tudo porque são contados em 2 ou 3 pessoa o que no fundo no fim a história é sempre outra e depois muito sinceramente este fórum não serve para tirar tal conclusão.

agora taxa extra para emigrantes ou turistas de algum modo, bem preparem-se depois para receberem os mesmo tratamento quando forem para lá fora no fim vai dar ao mesmo eu sinceramente acho que está bem como está.

nao sei em que fica o cidadão comun a ganhar a taxar extra emigrantes e turistas uma boa despesa quando precisarem de ir lá fora... ou mais um seguro extra para pagar acho ótimo mais faturas :sh)......

Última edição:
Não é perseguição mas, numa época de constrangimentos financeiros, poderá fazer sentido rever esta situação.

Discordo contigo quando dizes que pagaram muitos imposto em PT. A maior parte dos emigrantes sai no inicio da carreira profissional, portanto, não terão pago tantos impostos quanto isso. Basta ver a geração mais recente de emigrantes que fizeram os cursos superiores e emigraram, basicamente representaram "despesa" e não "receita" para o estado.

São portugueses ( e nem é preciso ) e o sistema está assim. Não se pode diferenciar porque seria ilícito.
Outro vêm para cá, conseguem a nacionalidade, mandam-se para fora e também passam cá a vida no SNS - ah e tal também se tornaram portugueses, mas pronto, tem quem abuse sim.
Não dá para mudar, mas pouco sentido faz alguém que tem dinheiro, que o ganha cá ou lá fora andar a entupir o SNS.

Sim, os emigrantes sempre investiram muito dinheiro em Portugal, quando vêm cá de férias gastam dinheiro (que rende impostos), por isso se calhar o estado ainda fica beneficiado, mesmo pagando a saúde a alguns.
No entanto, acho que faria sempre sentido que houvesse uma contribuição para o serviço nacional de saúde, como se fosse um seguro. Quem descontava tinha direito, quem não descontava não tinha direito.
Excepto menores e desempregados, que esses teriam direito sempre.
Eu sou adepto que as pessoas deviam saber quanto descontam para a reforma, apoios sociais, saúde, etc.
É certo que as despesas no SNS vêm de impostos indirectos, mas até isso devia mudar. O IVA e outros impostos indirectos deviam ser mais baixos, pois estão a niveis absurdos.
Como está, mais vale deixar tudo na mesma. Mas acho que está tudo muito mal organizado.

pode acontecer tal como um cidadão português ou turista vai ao hospital em outro país qualquer a fazer o mesmo por ser mais barato ou mais caro ou melhor serviço ou outro interesse qualquer o que é absolutamente normal ...
Os casos aqui relatados de nada valem primeiro de tudo porque são contados em 2 ou 3 pessoa o que no fundo no fim a história é sempre outra e depois muito sinceramente este fórum não serve para tirar tal conclusão.

agora taxa extra para emigrantes ou turistas de algum modo, bem preparem-se depois para receberem os mesmo tratamento quando forem para lá fora no fim vai dar ao mesmo eu sinceramente acho que está bem como está.

nao sei em que fica o cidadão comun a ganhar a taxar extra emigrantes e turistas uma boa despesa quando precisarem de ir lá fora... ou mais um seguro extra para pagar acho ótimo mais faturas :sh)......

Ao menos olha para os posts do TMoura.

Ao menos olha para os posts do TMoura.

A questão de ir a um hospital como turista já foi falada antes. Dentro da UE se tiveres o cartão europeu de saúde não pagas, caso contrário irás pagar um determinado valor. Fora da UE julgo que dependerá da existência de um seguro ou não. Caso não o tenha, acredito que se pague a assistência por completo. Mas esta questão pode ser esclarecida por alguém com mais conhecimentos na área....

Quanto aos casos relatados não me parece que sejam na 2º e 3º pessoas. Pelo menos o caso que relatei foi algo observado por mim.

São portugueses ( e nem é preciso ) e o sistema está assim. Não se pode diferenciar porque seria ilícito.
Outro vêm para cá, conseguem a nacionalidade, mandam-se para fora e também passam cá a vida no SNS - ah e tal também se tornaram portugueses, mas pronto, tem quem abuse sim.
Não dá para mudar, mas pouco sentido faz alguém que tem dinheiro, que o ganha cá ou lá fora andar a entupir o SNS.

Neste caso o processo de diferenciação não passaria pela nacionalidade (não resolveria nada), mas sim pela morada fiscal ou residência permanente.

Os casos que conheço também são presenciados por vários profissionais de saúde que conheço directamente. Aliás, é mesmo conversa de corredor dos serviços.

Não é perseguição mas, numa época de constrangimentos financeiros, poderá fazer sentido rever esta situação.

Discordo contigo quando dizes que pagaram muitos imposto em PT. A maior parte dos emigrantes sai no inicio da carreira profissional, portanto, não terão pago tantos impostos quanto isso. Basta ver a geração mais recente de emigrantes que fizeram os cursos superiores e emigraram, basicamente representaram "despesa" e não "receita" para o estado.

Se vivemos na UE sou a favor da livre circulação e acho que estar a negar o acesso a cuidados de saúde a cidadãos nacionais apenas porque são emigrantes não tem muito sentido. É o que eu acho. Se pesarmos tudo na balança Portugal provavelmente até ganha mais em termos económicos com os emigrantes, não te esqueças das remessas e dos investimentos que eles fazem no nossos país, além de consumirem bastantes produtos Portugueses no estrangeiro o que contribui muito para a exportação desses produtos.

Se vivemos na UE sou a favor da livre circulação e acho que estar a negar o acesso a cuidados de saúde a cidadãos nacionais apenas porque são emigrantes não tem muito sentido. É o que eu acho. Se pesarmos tudo na balança Portugal provavelmente até ganha mais em termos económicos com os emigrantes, não te esqueças das remessas e dos investimentos que eles fazem no nossos país, além de consumirem bastantes produtos Portugueses no estrangeiro o que contribui muito para a exportação desses produtos.

Se falarmos numa "área de livre circulação nos serviços de saúde" provavelmente iria concordar.

Quanto ao peso das remessas, não tenho dúvidas da importância e já coloquei há uns posts atrás os número do Banco de Portugal. É o equivalente a 1,5 autoeuropas, contudo, seria interessante ver o peso que a despesa de ingleses e espanhóis têm na nossa economia por turismo ou exportações. Admitindo que é superior ao das remessas dos emigrantes, vamos alargar o SNS a espanhóis e ingleses?

A parte que nao estou a conseguir perceber...

Nao é suposto vivermos na Uniao Europeia em que podemos mudar de país e temos os mesmos direitos e deveres que um cidadao nacional?

É que nao estou a ver problema em um cidadao Espanhol de férias em Portugal usar o SNS e no final pagar exactamente o mesmo que um Portugues pagaria...

Se falarmos numa "área de livre circulação nos serviços de saúde" provavelmente iria concordar.

Quanto ao peso das remessas, não tenho dúvidas da importância e já coloquei há uns posts atrás os número do Banco de Portugal. É o equivalente a 1,5 autoeuropas, contudo, seria interessante ver o peso que a despesa de ingleses e espanhóis têm na nossa economia por turismo ou exportações. Admitindo que é superior ao das remessas dos emigrantes, vamos alargar o SNS a espanhóis e ingleses?

Queres comprar um turista que cá vem passar uma semana com um emigrante que leva a vida inteira a contribuir direta ou indiretamente para a economia portuguesa?

Nao é suposto vivermos na Uniao Europeia em que podemos mudar de país e temos os mesmos direitos e deveres que um cidadao nacional?

É que nao estou a ver problema em um cidadao Espanhol de férias em Portugal usar o SNS e no final pagar exactamente o mesmo que um Portugues pagaria...

Também não vejo problema nisso, em situações pontuais e de urgência.

Os problemas que vejo são os estrangeiros que usam os hospitais nacionais para diversos serviços, como os partos e acompanhamentos porque não pagam nada e os serviços são bons. E pessoal de leste a vir para cá é mato.

Depois tens os emigrantes que estão há 40 anos fora de portugal, com residência fiscal também fora de Portugal e que regressam a Portugal com doenças crónicas e porque também sabem que os serviços cá são bons e gratuitos.

A mim não me choca absolutamente nada que qualquer emigrante em PT use o SNS pontualmente sem cá pagar impostos. O que me choca são os emigrantes que fazem tratamentos crónicos propositadamente em Portugal para simplesmente não pagarem.

Mas não é isso que acontece, um cidadao Espanhol tem que trazer o cartão europeu de saúde, e depois o estado Espanhol reembolsa o estado português.
Ora um emigrante que trabalhe e desconte em Espanha, não faz também mais sentido que seja Espanha a pagar? É essa a questão.

Eu sou emigrante e tenho a morada fiscal no estrangeiro. A minha filha nasceu em França, é portuguesa e foi registada no consulado. Contudo o CC dela não tem numero de utente. Tem NIF mas não tem numero de Utente. Ou seja, nas férias se for a um hospital com ela tem que pagar a 100%.

Eu sou emigrante e tenho a morada fiscal no estrangeiro. A minha filha nasceu em França, é portuguesa e foi registada no consulado. Contudo o CC dela não tem numero de utente. Tem NIF mas não tem numero de Utente. Ou seja, nas férias se for a um hospital com ela tem que pagar a 100%.

Desconhecia que emitiam CC's sem número de utente. Então quer dizer que há portugueses a viver no estrangeiro que têm acesso ao SNS e outros que não. Isso também é injusto.

Voltar
Superior