Emissões CO2

dióxido de carbono emitido pelos veículos particulares de todo o mundo representa apenas 14% do total que é enviado para a atmosfera"

Temos então automóveis pessoais/empresas, os transportes públicos, os pesados de mercadorias ...

Esses 14% tornam-se então num número mais insignificante! (não no sentido de que não vale a pena fazer nada! vale sempre a pena, se a alma não é pequena...) O que fazer? Se calhar pensar em andar menos de carro! Vai tudo de encontro ao início do tópico. Se andarmos menos, ou se andarmos nos transportes colectivos, vamos reduzir ainda mais os níveis de CO2 que comprando um carro que polua menos. Agora vejam, chateiam-nos tanto a cabeça por causa da poluição automóvel e fazem tanta coisa para acabar com umas percentagens ridículas de CO2. Isto é mais uma manobra de marketing! Patrocinada pela indústria automóvel. Eu queria era vê-los a promover o uso de transportes públicos. Mas aqui na minha cidade eu lamento dizer-vos que não tenho autocarro para ir trabalhar e não tenho autocarro para a estação de comboios! A pressão cai sempre em cima do zé povinho! Somos nós quem tem que pagar todas as más opções do mundo político... [8b]

mas a gm tem fabricas em todo o mundo, ou achas que só tem nos states?

tou-me a referir a um modelo especifico. O Hummer é produzido lá.
O que interessa ter várias fábricas no mundo para a questão?
Só vende bem lá. São poucas as unidades que "atravessam" o altlântico e chegam á Europa.

Mas o facto de ter várias fábricas no mundo, até permite jogar com isso de modo a reduzir despesas e impacto ambiental com o transporte de componentes e veículos.

Por exemplo: os modelos Opel são vendidos um pouco por todo o mundo, sob marcas diferentes. em vez de uma fábrica na Europa e expedi-los para todo o mundo com os custos inerentes, podem utilizar as suas fábricas sul-americanas, para abastecer a América do Sul, sob a marca Chevrolet e a America do Norte sob a marca Saturn, optimizando-se o todo o processo logisitico.

Saindo do mundo automóvel e entrando no geral, uma das medidas apregoadas para se baixar emissões, é comprar tudo o que fôr possivel localmente, ou seja, produzido localmente. Frutas, leite, água, etc etc. Não só poupa custos, reduzindo bastante as despesas de transporte, como consequentemente, sendo o transporte reduzido, existem menos emissões.

Não digo que é fácil aplicar esse esquema a tudo, mas mesmo no mundo automóvel, há sempre espaço para optimização.

Fácil, não sai mais caro e também ajuda a baixar o défice!

tou-me a referir a um modelo especifico. O Hummer é produzido lá.
O que interessa ter várias fábricas no mundo para a questão?
Só vende bem lá. São poucas as unidades que "atravessam" o altlântico e chegam á Europa.

Mas o facto de ter várias fábricas no mundo, até permite jogar com isso de modo a reduzir despesas e impacto ambiental com o transporte de componentes e veículos.

Por exemplo: os modelos Opel são vendidos um pouco por todo o mundo, sob marcas diferentes. em vez de uma fábrica na Europa e expedi-los para todo o mundo com os custos inerentes, podem utilizar as suas fábricas sul-americanas, para abastecer a América do Sul, sob a marca Chevrolet e a America do Norte sob a marca Saturn, optimizando-se o todo o processo logisitico.

e achas mesmo que todos os componentes do hummer são fabricados nos states? não haverá componentes que viajam á volta do mundo para chegarem ao carro em questão? será assim tão nacional? serão por exemplo os pneus americanos? as lampadas? os vidros? será que o problema serão só as baterias do prius que vão do canada para o japão?

Temos então automóveis pessoais/empresas, os transportes públicos, os pesados de mercadorias ...

Esses 14% tornam-se então num número mais insignificante! (não no sentido de que não vale a pena fazer nada! vale sempre a pena, se a alma não é pequena...) O que fazer? Se calhar pensar em andar menos de carro! Vai tudo de encontro ao início do tópico. Se andarmos menos, ou se andarmos nos transportes colectivos, vamos reduzir ainda mais os níveis de CO2 que comprando um carro que polua menos. Agora vejam, chateiam-nos tanto a cabeça por causa da poluição automóvel e fazem tanta coisa para acabar com umas percentagens ridículas de CO2. Isto é mais uma manobra de marketing! Patrocinada pela indústria automóvel. Eu queria era vê-los a promover o uso de transportes públicos. Mas aqui na minha cidade eu lamento dizer-vos que não tenho autocarro para ir trabalhar e não tenho autocarro para a estação de comboios! A pressão cai sempre em cima do zé povinho! Somos nós quem tem que pagar todas as más opções do mundo político... [8b]

concordo com isso, apenas acho que o uso de automoveis mais ecologicos aumenta a qualidade do ar nas cidades, dando um melhor nivel de vida nestas, no que toca no geral, sabendo que a nossa produção de energia é maioritáriamente feita com fuel mesmo as centrais estando equipadas com queimadores de gaz muito mais ecologicos continua-se a queimar o fuel (interesses economicos á frente) acho que são para rir as medidas que os governos tentam impingir, pelo menos os nossos. quando o nosso ministro do ambiente compra um hibrido e depois anda sempre de fumarolas de alta cilindrada, está tudo dito.

e achas mesmo que todos os componentes do hummer são fabricados nos states? não haverá componentes que viajam á volta do mundo para chegarem ao carro em questão? será assim tão nacional? serão por exemplo os pneus americanos? as lampadas? os vidros? será que o problema serão só as baterias do prius que vão do canada para o japão?

A questão aqui não é a nacionalidade dos componentes, mas onde eles são produzidos. Mesmo que use pneus japoneses, o mais certo é haver uma fábricas nos EUA a produzi-los.

É claro que não sei precisar se todos os parafusinhos e soldas no hummer são produzidos localmente, mas temos de compreender que o Hummer (H2, H3) partilham maior parte dos componentes com um conjunto de SUV's bem velhinhos e que são no geral, são 100% "american made". Outra questão aqui, não só a nivel de custos como a nivel ecológico, é que o Hummer, quando comparado com um Prius, é uma coisa muito básica. Não existe tecnologia de ponta, apenas soluções mais que vistas e testadas, logo, sem necessidade de componentes especificos hi-tec a serem produzidos fora dos EUA, e com necessidades produtivas/tecnológicas/materiais/económicas e até ambientais bem diferentes das "normais" tecnologias siderurgicas ou plásticas (que os EUA têm com fartura)

Sai barato produzir um Hummer e mesmo a nivel logistico o preço é claramente inferior.

Mas o Hummer é apenas um exemplo.

O trabalho a desenvolver para isto andar para a frente tem sempre de focar 3 aspectos essenciais para garantir uma verdadeira politica de sustentabilidade.
- nascimento do objecto
- utilização
- morte do objecto

O problema actual é que apenas é "publicitado" a utilização do objecto, sem dúvida a fase que mais afecta o utilizador comum, mas se para beneficio do utilizador, acabamos globalmente por prejudicar muito mais, negligenciando as outras fases, acaba-se por fazer mais mal que bem

Sem querer fazer o papel de advogado do diabo, mas quando falam do gasoleo e como é utilizado para trabalho nao se lembrem so de taxis. Pensem bem nos camioes e toda a gama de carrinhas desde d transporte ate ao gajo que transporta o pao, pessoal que precisa de comerciais, etc etc. Esses veiculos nao existem em hibridos nem teem grandes substitutos viaveis neste momento.
É que este tipo de serviço mantem a funcionar um pais inteiro.

Mas se fores ver a documentação sobre o Civic Hybrid verás que todos esses aspectos foram bem tratados e que foi por isso que ganhou os prémios que ganhou, nós aqui é que enfatisamos os consumos e o preço pois é o que nos toca mais, mas os materiais reciclaveis estão lá, as tecnologia de ponta na concepção e materiais tambem, não foi só meter-lhe umas pilhas e um motorsinho electrico e pronto bora lá enganar uns papalvos com a mania da ecologia...

Aliás o que a Honda fez com a sua equipa de F1 é significativo, e caro demais para ser apenas manobra publicitária...

O problema actual é que apenas é "publicitado" a utilização do objecto, sem dúvida a fase que mais afecta o utilizador comum, mas se para beneficio do utilizador, acabamos globalmente por prejudicar muito mais, negligenciando as outras fases, acaba-se por fazer mais mal que bem

desculpa lá, mas continuo a não concordar contigo, pois quando comprei o meu hch, a honda publicitava para alem das emissões\consumo, tambem fazia refencia aos materiais utilizados na construção do carro, pneus vindo de uma linha mais ecologica da dunlop, á reciclagem de todos os materiais, á poluição sonora, á partilha desta plataforma com outros motores e assim optimizar os custos\poluição deste carro, ou seja a publicidade deste carro passa por ser a de um carro normal em termos de produção, mas que tem 2 motores sendo mais ecologico que o equivalente. acho que é este o marketing feito pela honda.

por alguma coisa foi considerado o "greenest car of the year"

Sem querer fazer o papel de advogado do diabo, mas quando falam do gasoleo e como é utilizado para trabalho nao se lembrem so de taxis. Pensem bem nos camioes e toda a gama de carrinhas desde d transporte ate ao gajo que transporta o pao, pessoal que precisa de comerciais, etc etc. Esses veiculos nao existem em hibridos nem teem grandes substitutos viaveis neste momento.
É que este tipo de serviço mantem a funcionar um pais inteiro.

Os camiões não sei embora já alguem tenha mencionado aqui que a toyota tem camiões hibridos, agora os taxis eram muito bem substituidos por hibridos, quanto ao resto das actividades economicas o beneficio fiscal deverá ser sempre em sede de IRC/IVA nunca no ISP onde não existe forma diferenciar se quem abastece é profissional ou turista...

como já disse as coisas como estão obrigam muitos profissionais a terem carros que não lhes servem com um tipo de combustivel mais poluente para poderem deduzir as despesas profissionais nos impostos ...

O martelanço de km é muito facil, logo isso nao da nada.
Mais facil era colocar o litro de combustivel a 3 euros, assim havia um proporçao mais justa entre poluiçao efectiva e imposto

Obviamente o "gasoleo de trabalho" era ao preço normal

Noutros países existe um controlo dos quilómetros percorridos e não os vejo assim com grandes martelanços, até porque é fácil de controlar os quilómetros percorridos por algumas viaturas, género como se faz em Londres para verificar as matrículas e se pagaram a congestion charge [;)]

http://www.ford.com/en/goodWorks/environment/cleanerManufacturing/rougeRenovation.htm

Para os interessados, alguns pormenores engraçados desta fábrica da ford. De todos destaco um que é o telhado feito com uma planta avermelhada. Uma foto:

4riverrouge.jpg

Também tem a sua dose de marketing, simplesmente é uma abordagem diferente.

sleepl e a marca do teu avatar também anda a investir em paineis solares para as suas fábricas para reduzir as emissões no consumo de energia [;)]

desculpa lá, mas continuo a não concordar contigo, pois quando comprei o meu hch, a honda publicitava para alem das emissões\consumo, tambem fazia refencia aos materiais utilizados na construção do carro, pneus vindo de uma linha mais ecologica da dunlop, á reciclagem de todos os materiais, á poluição sonora, á partilha desta plataforma com outros motores e assim optimizar os custos\poluição deste carro, ou seja a publicidade deste carro passa por ser a de um carro normal em termos de produção, mas que tem 2 motores sendo mais ecologico que o equivalente. acho que é este o marketing feito pela honda.

por alguma coisa foi considerado o "greenest car of the year"

discurso igual à maior parte dos construtores...
tens de ler mais press-releases... [:D]
vais ver que dizem todos o mesmo, hibrido ou não.

http://www.ford.com/en/goodWorks/environment/cleanerManufacturing/rougeRenovation.htm

Para os interessados, alguns pormenores engraçados desta fábrica da ford. De todos destaco um que é o telhado feito com uma planta avermelhada. Uma foto:

4riverrouge.jpg

Também tem a sua dose de marketing, simplesmente é uma abordagem diferente.

uma ideia interessante.
já tinha visto algo semelhante num projecto para cobrir de vegetação os telhados dos edificios nas cidades canadianas, contribuindo para captação de água, produção de O2, redução de uso de AC nos edificios. Há muitas vantagens, incluindo estéticas.

Já tinha visto alguma info, sobre o futuro da arquitectura, das casas que habitamos, dos edificios de escritórios, e nem sequer são necessárias revoluções megalómanas, para reduzir o consumo energético de um edificio, sobretudo no que toca sistemas de ventilação. E na maior parte dos casos, envolve a utilização de plantas. Simples.

Não querendo desvalorizar esta questão das emissões de CO2, pergunto se alguém sabe quanto CO2 liberta um ser humano através da respiração durante um ano?

Não querendo desvalorizar esta questão das emissões de CO2, pergunto se alguém sabe quanto CO2 liberta um ser humano através da respiração durante um ano?

Fumador ou não fumador? [:p] É que há para aí muitos que poluem mais que o meu carrito!

Diz lá, não faço a mínima!

Segundo a Wikipédia, dados de 2000:

646px-Greenhouse_Gas_by_Sector.png

E depois de uma pesquisa rápida encontrei valores de 1Kg por dia por pessoa e 60 biliões ("biliões americanos" provavelmente!) de toneladas por ano por todos os seres que fazem respiração aeróbia! (as fontes não serão propriamente as mais credíveis, mas dá para ter uma ideia!)

Back