Emprestimo estudante

É também uma questão cultural. Nos EUA ninguém tira curso sem empréstimo bancário. Lá o pessoal quando acaba o curso, tem uma divida bancária que dava para comprar uma casa a pronto-pagamento.

Aqui existem bolsas. E as propinas são (?) mais baratas. Julgo que por lá, não se paga "só" 1.000€.
Mas por lá tem cursos que dão empregabilidade, e ganha-se decentemente.
E não deve ser como aqui- que todo o mundo entra em qualquer curso.

Credito universitário .No Millennium bcp, é assim. Taxa de 1% para quem tenha média de 14 valores , 0,85 % acima dos 14 valores até 18 , e 0,65 % acima dos 18 . Após a conclusão do curso, haverá um período de carência em que pagas só os juros . Após esse período começas a pagar o empréstimo.
Por norma os bancos começam a disponibilizar estes empréstimos em Janeiro , vai ao banco e informa-te e que te avisem .

Eu dou o mérito a quem o faz (até porque eu próprio o fiz durante a licenciatura), mas realidade que conheci quando fui procurar emprego, é quem te entrevista está-se nas tintas para o facto de teres sido trabalhador-estudante (até porque o trabalho terá sido certamente numa área que nada tem a ver com o curso, normalmente é a trabalhar em supermercados ou outros empregos não qualificados). Depois seres estudante a 100% garante que tens mais tempo para estudar e conseguires acabar o curso com grande média. Um trabalhador estudante dificilmente conclui o curso com mais de 12 ou 13 valores, porque falta-lhe tempo para estudar. E quando procuras emprego, um trabalhador-estudante com média 13 vale muito menos que um estudante a tempo-inteiro com média 15.

Estou no 3º ano, sem qualquer disciplina para trás. Média de 17. Quando se quer, consegue-se!

De qualquer forma a média é sobrevalorizada. No mercado de trabalho contam-se pelos dedos de uma mão os que se interessam pela média.

isso de só se conseguir notas más quando se trabalha ao mesmo tempo é uma treta.

com esforço e dedicação tudo é possível.

basta meterem na cabeça que mesmo trabalhando 8 horas, dormindo 8 e gastando 3 para comer, sobram 5 horas para estudar TODOS os dias.

quem estude 5 horas por dia, todos os dias, tira notas altas em qualquer curso.

Sim, com vontade.
Preferivel que o empréstimo.
Estar desempregado e com 12 mil para pagar deve ser chato.
[:D]

isso de só se conseguir notas más quando se trabalha ao mesmo tempo é uma treta.

com esforço e dedicação tudo é possível.

basta meterem na cabeça que mesmo trabalhando 8 horas, dormindo 8 e gastando 3 para comer, sobram 5 horas para estudar TODOS os dias.

quem estude 5 horas por dia, todos os dias, tira notas altas em qualquer curso.

Errr... as 5h para estudar são as horas de aulas! [:D]

Se o curso for de aulas e exigência prática, não dá para trabalhar 8 horas por dia.
Isso dá em cursos de caneta e papel, não muito puxados.

Estou no 3º ano, sem qualquer disciplina para trás. Média de 17. Quando se quer, consegue-se!

De qualquer forma a média é sobrevalorizada. No mercado de trabalho contam-se pelos dedos de uma mão os que se interessam pela média.

Na minha área (engenharia) a média vale muito mais que a experiência profissional para quem tem menos de 5 ou 6 anos de experiência. Mais depressa dão emprego a um recém-licenciado com média 16 do que a um tipo com provas dadas no mundo empresarial, com 5 anos de experiência, mas que terminou o curso com média 13.

Tive um colega que já acabou o curso à mais de uma década (engenharia electrotécnica), tem imensa experiência profissional e concorreu a uma vaga na EDP. Foi recusada a entrevista com o argumento "não aceitamos ninguém nos nossos quadros com média de licenciatura inferior a 14".

Conta sim em alguns cursos.
Em direito as melhores sociedades e afins só aceitam pessoal de 2 faculdades e com uma média mínima.

Se o curso for de aulas e exigência prática, não dá para trabalhar 8 horas por dia.
Isso dá em cursos de caneta e papel, não muito puxados.

Estranho... no meu, em que 60 a 70% da nota é com base em trabalhos práticos, tem dado! Devo ser especial de corrida. Ou não! Simplesmente faço cedências e claro que coisas como descanso e vida social ficam comprometidos.

Na minha área (engenharia) a média vale muito mais que a experiência profissional para quem tem menos de 5 ou 6 anos de experiência. Mais depressa dão emprego a um recém-licenciado com média 16 do que a um tipo com provas dadas no mundo empresarial, com 5 anos de experiência, mas que terminou o curso com média 13.

Tive um colega que já acabou o curso à mais de uma década (engenharia electrotécnica), tem imensa experiência profissional e concorreu a uma vaga na EDP. Foi recusada a entrevista com o argumento "não aceitamos ninguém nos nossos quadros com média de licenciatura inferior a 14".

Conta sim em alguns cursos.
Em direito as melhores sociedades e afins só aceitam pessoal de 2 faculdades e com uma média mínima.

Eu não disse que não se ligava à média, disse que poucas áreas ligam. Falam em duas áreas... há tantas por esse mercado de trabalho fora!

Estava a dizer ter que ir às aulas, todos os dias...
Não em trabalhos.
Tinha um colega que andava numa coisa informática e design e tinha que ir as aulas...
Entao como andava na brincadeira nas festas, chumbou sempre repetidamente por não ir as aulas.

Sei lá depende de tudo e mais alguma coisa.

Quanto ao tópico, julgo que o melhor é trabalhar\pedir bolsa do que o OP se meter em avarias.

Estava a dizer ter que ir às aulas, todos os dias...
Não em trabalhos.
Tinha um colega que andava numa coisa informática e design e tinha que ir as aulas...
Entao como andava na brincadeira nas festas, chumbou sempre repetidamente por não ir as aulas.

Sei lá depende de tudo e mais alguma coisa.

Quanto ao tópico, julgo que o melhor é trabalhar\pedir bolsa do que o OP se meter em avarias.

Eu vou às aulas, todo o santo dia. Por isso não é por aí.

Trabalhas 8 horas por dias, e depois tens mais 4-8 horas de aulas?

Entro no trabalho às 9h, saio às 18h30. 3 dias por semana tenho aulas das 18h30 às 23h30. Noutro dia saio às 22h e no outro às 21h30. Aos sábados tenho sempre que aproveitar para fazer trabalhos de grupo, que normalmente começam às 9h30 e vão até às 20h ou 3h da manhã, consoante o deadline. Ao Domingo descanso... ou estudo!

Entro no trabalho às 9h, saio às 18h30. 3 dias por semana tenho aulas das 18h30 às 23h30. Noutro dia saio às 22h e no outro às 21h30. Aos sábados tenho sempre que aproveitar para fazer trabalhos de grupo, que normalmente começam às 9h30 e vão até às 20h ou 3h da manhã, consoante o deadline. Ao Domingo descanso... ou estudo!

os meus parabéns! Passei vários anos assim também e sei que não é fácil, mas é assim que se vê quem realmente tem preseverança e força de vontade :)

Bom ja vi que isto deu pano para mangas [:D]
Depois de ler todas as opinioes vou tentar responder a tudo desde o inicio..

Eu tenho andado com esta ideia porque ja tentei todas as outras,nao se trata de adotar politicas de esquerda ou de direita como alguem referiu..

Nao me foi atribuida bolsa de estudo por o meu agregado familiar nao ter rendimentos, e neste pais é assim,quem vive mal nao pode ter bolsa, quem vive bem tambem nao, por isso tem que ser um meio termo pa pagarem pouco..bom,adiante.

Ser trabalhador estudante pra mim seria impossivel,eu entrei pelos maiores de 23, ja nao estudava ha 8 anos e tenho que estudar MUITO para acompanhar as materias.. Mas nas ferias e fins de semana trabalho á geira no campo e no que aparece.

Este curso aqui na zona de tras os montes tem uma saida relativamente boa ate, pois na area da agricultura,por aqui, ainda ha trabalho..

Portanto resumindo,sem ter dinheiro nao posso estudar, com os trabalhitos que faço, nao chega nem de perto nem de longe, pa trabalhar depois nao consigo estudar e acompanhar a materia.. Por isso é que me ocorreu a ideia do emprestimo..

Secalhar por um lado é preferivel pedir emprestimo pa estudar, estudar e formar-me para ter um futuro melhor e ficar a pagar ao banco em 10 anos do que nao estudar, nao ter trabalho, e andar ao sabor do vento.

É a minha prepetiva apenas..

os meus parabéns! Passei vários anos assim também e sei que não é fácil, mas é assim que se vê quem realmente tem preseverança e força de vontade :)

Obrigada! Este semestre então, está a custar para caraças, mas são só mais uns mesitos!!

Ah. Tá bem. Também tem assim de noite. Esqueci-me.
:)

Por alguma razão há ensino pós-laboral! Mas tenho colegas no diurno que também trabalham... simplesmente têm horários parciais ou mesmo fora do habitual.

Back