Energia eólica e solar

lamento desiludir-te worldtiki..

energiasep6.png

worldtiki este gráfico é do:

Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
Resumo - Versão para Consulta Pública
Fevereiro 2008
do Ministério da Economia e da Inovação

do qual eu tive de fazer uma análise SWOT.

Por isso vê se paras de duvidar do que eu estou a dizer!!!!
Vai lá mas volta rápido e vê se pedes desculpa.

E ora cá está o primeiro:

eolicaug2.jpg

Errei por defeito, não era 1, era 1 e meio.

A produção das eólicas representa por si perto de 20% do consumo nacional (7 e tal GW).

worldtiki este gráfico é do:

Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
Resumo - Versão para Consulta Pública
Fevereiro 2008
do Ministério da Economia e da Inovação

do qual eu tive de fazer uma análise SWOT.

Por isso vê se paras de duvidar do que eu estou a dizer!!!!
Vai lá mas volta rápido e vê se pedes desculpa.

Lol, e o meu gráfico é da REN, a modos que o pedido de desculpas deve vir é no meu sentido.

Continuas a dizer asneiras!!!
Não vale a pena.
Oh HaagenDazs, não achas que começas a abusar?

1.5 em ~7 é quanto?

E mais, estes 7 e tal baixam para ~4 em horário baixo.

Esse gráfico do "governo" desculpa desiludir-te mas é uma farsa.

Se queres dados reais (técnicos e não políticos) é à REN que os vais buscar.

Ja agora quem quiser ver o PDF do Ministério vá ao site www.dgge.pt e procure o PDF por "Portugal Eficiência 2015"
Lol, já chegou o desespero de tentar arranjar seguidores?

Uma pergunta: durante esse teu projecto, chegaste sequer a consultar o site da REN? Ou preferiste gráficos políticos a outros mais técnicos e elaborados pelas pessoas que gerem a rede nacional?

Volto a repetir: esse gráfico é uma farsa de todo o tamanho. E quando tentares dividir 1.5 por 7 vais chegar à mesma conclusão.

Já vi qual é o problema.

O relatório é de 2008, os dados infelizmente são de 2004.

veraopg4.jpg

Nessa altura sim, os valores eram miseráveis. Poucas torres e com tecnologias hoje ultrapassadas (velocidade do vento constante, etc).

E este gráfico que coloquei nem é tão antigo assim (2006).

Agora que falharam por muito as previsões, isso é certo, porque hoje, cerca de metade da electricidade produzida em Portugal (nuns dias mais de 50%, noutros menos), é limpa.

Se não me engano, ouvi numa notícia que no ano passado 40% da energia eléctrica tinha sido produzida por fonte renováveis. Se continuar o investimento nas eólicas e nas hídricas, ainda chegamos a 50% ou 60% nesta décadaapr:)

edit: a notícia: http://www.xn--energiasrenovveis-jp...ovaveis-com-quota-de-40-por-cento-em-portugal

Quanto à microgeração, a ideia é boa, mas as empresas fornecedoras/instaladoras estão a aproveitar-se da situação para fazer negócios chorudos.

Muita gente nunca vai recuperar o investimento

Last edited:
Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...

...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização:(

E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
Também fiz as minhas contas e a conclusão foi precisamente a mesma [;)]

Não há Return On Investment, se o petróleo continuar a subir talvez venha a ser viável.

Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...

...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização:(

E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.

Vocês ainda não entenderam os meus outros motivos. Nem os posso dizer para já lool. Mas garanto que não vou intrujar ninguém. Não faço negócios sujos.
E obrigado pela opinião.

Pergunta à EDP.

No entanto, posso adiantar que já é possível vender energia à rede por 0,65€ (a que se paga é a 0,11€).

Ainda à dias eu escrevia num fórum sobre isto. A minha opinião (com base no que tenho visto e ouvido), é que a micro produção seria mais favorável do que a política que se vem a seguir no país, com a produção de grandes parques eólicos e agora também, uma central foto voltaica. No entanto, a micro produção só é rentável se for possível vender o excedente, e isso não era possível.

Ontem recebi em casa um jornal de distribuição gratuíta apr:), com um artigo sobre o assunto.
Segundo o artigo, já é possível instalar paineis solares ou pequenos aerogeradores (produzidos em PT e que trabalham com velocidades de vento reduzidas e variáveis). Aliás, o 1º aerogerador foi instalado na residência do PM, em São Bento [:cool:]
Segundo o mesmo artigo, a empresa Águas do Zêzere e Coa tem instalados vários painéis solares. Cada um representa um investimento de 22500€, sendo que prevêm que no sétimo ano comece a dar lucro. A energia que precisam é paga à EDP a 0,11€ e a que vendem é paga a 0,65€. No final do mês é feito o acerto. Provávelmente, será instalado um contador bidirecional.
Até ao final do ano será possível comprar os micro aerogeradores em todo o país.

Isto é o que li no artigo, espero ter ajudado.

Ajudaste pois. :)

Quanto ao aerogerador não sei, mas em termos de painéis solares há comparticipação do estado, passa por novaenergia.net tens lá muita informação e pessoas que te podem elucidar sobre o assunto.

Obrigado e penso que a Apemeta tb pode ajudar. :)

Bom vou então fazer uma consulta detalhada e vou analizar os resultados.
É um assunto muito sério e tem que ser muito bem ponderado.

Quando digo Energia não estou a falar só da electricidade.
E sabes que muita da electricidade é produzida apartir do famoso barril...

Cerca de 40% já é produzida a partir de energias renováveis (hidrica, eólica, solar)

Visto aqui:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1077024.html

e confirmado com um Eng. da distribuição da EDP meu conhecido.

Este valor tem tendência a aumentar.

Está a ser construido o maior parque solar do mundo na Amareleja, com capacidade instalada de 11MW.

Bom vou então fazer uma consulta detalhada e vou analizar os resultados.
É um assunto muito sério e tem que ser muito bem ponderado.

Já fiz as contas e cheguei à conclusão que não compensa em relação ao investimento aplicado.

A melhor hipótese é aplicada aos aerogeradores numa casa situada numa zona ventosa. Os paineis solares ainda são muito caros e muito pouco eficientes.

Cerca de 40% já é produzida a partir de energias renováveis (hidrica, eólica, solar)

Visto aqui:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1077024.html

e confirmado com um Eng. da distribuição da EDP meu conhecido.

Este valor tem tendência a aumentar.

Está a ser construido o maior parque solar do mundo na Amareleja, com capacidade instalada de 11MW.
Mega lol!

Depois do fiasco de Serpa, eis que é anunciado o seu sucessor.

O maior parque fotovoltaíco do mundo com mais de 52 mil painéis (valores do ex-campeão) tem uma capacidade instalada (e não real!) inferior à de 2 ou 3 torres eólicas?

É caso para dizer: que mega-investimento de m*rda.

Já fiz as contas e cheguei à conclusão que não compensa em relação ao investimento aplicado.

A melhor hipótese é aplicada aos aerogeradores numa casa situada numa zona ventosa. Os paineis solares ainda são muito caros e muito pouco eficientes.

A melhor hipótese que dás foi a que já tinha decidido e por isso só te tenho a felicitar pela clareza, sinceridade e bons conhecimentos.
Quanto à energia solar para consumo doméstico será que é assim tão ineficiente? Passados uns 2 ou mais anos não começa a compensar?

Back