HaagenDazs
New member
lamento desiludir-te worldtiki..
HaagenDazs, não sei o valor exacto, mas posso afirmar com toda a certeza que esse gráfico está errado.lamento desiludir-te worldtiki..
![]()
Lol, e o meu gráfico é da REN, a modos que o pedido de desculpas deve vir é no meu sentido.worldtiki este gráfico é do:
Plano Nacional de Acção para a Eficiência EnergéticaFevereiro 2008
Resumo - Versão para Consulta Pública
do Ministério da Economia e da Inovação
do qual eu tive de fazer uma análise SWOT.
Por isso vê se paras de duvidar do que eu estou a dizer!!!!
Vai lá mas volta rápido e vê se pedes desculpa.
E ora cá está o primeiro:
Errei por defeito, não era 1, era 1 e meio.
A produção das eólicas representa por si perto de 20% do consumo nacional (7 e tal GW).
Oh HaagenDazs, não achas que começas a abusar?Continuas a dizer asneiras!!!
Não vale a pena.
Lol, já chegou o desespero de tentar arranjar seguidores?Ja agora quem quiser ver o PDF do Ministério vá ao site www.dgge.pt e procure o PDF por "Portugal Eficiência 2015"
Também fiz as minhas contas e a conclusão foi precisamente a mesma [Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...
...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.
De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização
E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.
Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...
...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.
De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização
E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.
Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
Pergunta à EDP.
No entanto, posso adiantar que já é possível vender energia à rede por 0,65€ (a que se paga é a 0,11€).
Ainda à dias eu escrevia num fórum sobre isto. A minha opinião (com base no que tenho visto e ouvido), é que a micro produção seria mais favorável do que a política que se vem a seguir no país, com a produção de grandes parques eólicos e agora também, uma central foto voltaica. No entanto, a micro produção só é rentável se for possível vender o excedente, e isso não era possível.
Ontem recebi em casa um jornal de distribuição gratuíta apr, com um artigo sobre o assunto.
Segundo o artigo, já é possível instalar paineis solares ou pequenos aerogeradores (produzidos em PT e que trabalham com velocidades de vento reduzidas e variáveis). Aliás, o 1º aerogerador foi instalado na residência do PM, em São Bento []
Segundo o mesmo artigo, a empresa Águas do Zêzere e Coa tem instalados vários painéis solares. Cada um representa um investimento de 22500€, sendo que prevêm que no sétimo ano comece a dar lucro. A energia que precisam é paga à EDP a 0,11€ e a que vendem é paga a 0,65€. No final do mês é feito o acerto. Provávelmente, será instalado um contador bidirecional.
Até ao final do ano será possível comprar os micro aerogeradores em todo o país.
Isto é o que li no artigo, espero ter ajudado.
Quanto ao aerogerador não sei, mas em termos de painéis solares há comparticipação do estado, passa por novaenergia.net tens lá muita informação e pessoas que te podem elucidar sobre o assunto.
Quando digo Energia não estou a falar só da electricidade.
E sabes que muita da electricidade é produzida apartir do famoso barril...
Bom vou então fazer uma consulta detalhada e vou analizar os resultados.
É um assunto muito sério e tem que ser muito bem ponderado.
Mega lol!Cerca de 40% já é produzida a partir de energias renováveis (hidrica, eólica, solar)
Visto aqui:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1077024.html
e confirmado com um Eng. da distribuição da EDP meu conhecido.
Este valor tem tendência a aumentar.
Está a ser construido o maior parque solar do mundo na Amareleja, com capacidade instalada de 11MW.
Já fiz as contas e cheguei à conclusão que não compensa em relação ao investimento aplicado.
A melhor hipótese é aplicada aos aerogeradores numa casa situada numa zona ventosa. Os paineis solares ainda são muito caros e muito pouco eficientes.