Engenharia de Telecomunicações e informática

sargalha

New member
Boas,
Acabei agora o 12º e chegou o momento da candidatura ao ensino superior. Tenho já uma ideia muito sólida das minhas opções e agora que já sei exatamente as minhas notas queria tirar as minhas últimas dúvidas.
Acabei o secundário com média de 153 (Ex matemática A - 138/Ex FQ- 122) e estava a pensar em pôr em primeira opção Eng de telecomunicações e informática no ISCTE.
Estou a pensar neste curso pois os meus interesses estão virados tanto para Hardware como para Software e não conheço nenhum curso que envolva ambos os ramos melhor do que este. Estou certo? Alguma sugestão ?
Outra das minhas dúvidas é a faculdade, sei que o ISCTE é reconhecido na área da economia e gestão mas quanto às engenharias não sei se tem reconhecimento ou um curso de qualidade. O que é que acham ?
Sei que também existe o curso no técnico mas tenho um bocado de medo
clear.png

Cumps

Última edição:
Estou a pensar neste curso pois os meus interesses estão virados tanto para Hardware como para Software e não conheço nenhum curso que envolva ambos os ramos melhor do que este. Estou certo? Alguma sugestão ?

Pelo que vejo não equacionas sair de Lisboa, certo?

Tens mais oferta no resto do país para o que queres.

De resto, tens medo do Técnico... porquê? Quem come criancinhas ao pequeno almoço está na Soeiro Pereira Gomes. [:D]

Não queria muito sair de Lisboa mas se não for muito longe nem me importo até porque em termos de alojamento acaba por ficar mais em conta ...
O técnico é mais pelo trauma das história de terror que tenho ouvido dos alunos que vão para lá com 18's e afins e não safam ... Até porque o meu percurso a matemática não tem sido famoso, por acaso consegui estudar um bocado e safar-me no exame.

Última edição:
Não queria muito sair de Lisboa mas se não for muito longe nem me importo até porque em termos de alojamento acaba por ficar mais em conta ...
O técnico é mais pelo trauma das história de terror que tenho ouvido dos alunos que vão para lá com 18's e afins e não safam ... Até porque o meu percurso a matemática não tem sido famoso, por acaso consegui estudar um bocado e safar-me no exame.

Percurso a matemática pouco famoso e engenharia na mesma frase não combinam!

Não penses apenas nos teus interesses "virados tanto para Hardware como para Software", o curso que falas em grande parte é matemática pura e dura!

se a matemática não é o teu forte, então queres seguir algo que é matemática pura e dura, isso é um espalhanço certo...

acho que tens de repensar isso melhor...

O "percurso pouco famoso" foi 12 nos 3 anos e um 14 no exame acho que podia ser melhor mas não vou escolher um curso qualquer sem saída quando eu sei que com trabalho consigo alcançar.

Engenharia de Telecomunicações e informática

Deus do céu. Tem média para o Técnico e quer ir para o ISCTE.

se começas já com essa idade a fugir aos desafios, vais ter uma vida muito complicada e sem grande sucesso.

queres um conselho? Vai a uma repartição, olha para quem lá está a atender e percebe qual é o futuro de uma vida sem ambição.

só vais conseguir ser um dos melhores quando competires com os melhores. Cada vez que sentires que já és o mais inteligente de um grupo é porque tens de ir para um grupo acima.

Última edição:
Trauma e terror no Ist devido a "altas notas" e depois não se safam?
Hummm, cheira-me que as ditas altas notas foram mais "altas" (inflacionadas) do que aquilo que valiam na realidade .....
Agora , dás ao mesmo tempo um sábio conselho, que é teres escrito que "por acaso" estudaste e safaste-te... olha se fosse a sério?
Pois é menino , quem "não trabuca não maduca"....[;)] e quanto ao técnico , ou se "ama" ou se "odeia".......

Última edição:

Acho que não ficas mal servido com o ISCTE. Corpo docente mais jovem masi empenhado e possivelmente mais o conteúdo será mais actualizado, desafiante e naturalmente mais fácil de interiorizar.
Se te sentes mais à vontade: avança.

Dificuldade não é sinónimo de qualidade. É apenas sinal que o IST tem prof. marretas e embirrantes em doses industriais daqueles que dão matéria X e avaliam Y e depois chumbam 75% dos alunos e justificam que o teste foi copiado dum livro da bibliografia - e ainda gozam pq ng lhes pode dizer nada[:D].

Acho que não ficas mal servido com o ISCTE. Corpo docente mais jovem masi empenhado e possivelmente mais o conteúdo será mais actualizado, desafiante e naturalmente mais fácil de interiorizar.

Dificuldade não é sinónimo de qualidade. É apenas sinal que o IST tem prof. marretas e embirrantes em doses industriais daqueles que dão matéria X e avaliam Y e depois chumbam 75% dos alunos e justificam que o teste foi copiado dum livro da bibliografia - e ainda gozam pq ng lhes pode dizer nada[:D].

De facto, uma coisa é o prestígio que as várias Universidades têm... outra bem diferente é a qualidade de ensino.

Última edição:
Percurso a matemática pouco famoso e engenharia na mesma frase não combinam!
Depende da engenharia (e instituição). No meu primeiro curso de engenharia quem não fosse no mínimo bom a matemática não se safava. Neste segundo curso de engenharia que estou a tirar as exigências de matemática são bem fraquinhas.

Também acho que é isso mesmo, em grande parte.

O "cheiro a mofo" ainda exerce um certo fascínio em muitas mentes, é incrível. E os dinossauros saudosos das histórias dos anos 50 do século passado ainda andam aí em força.

Deus do céu. Tem média para o Técnico e quer ir para o ISCTE.

se começas já com essa idade a fugir aos desafios, vais ter uma vida muito complicada e sem grande sucesso.

queres um conselho? Vai a uma repartição, olha para quem lá está a atender e percebe qual é o futuro de uma vida sem ambição.

só vais conseguir ser um dos melhores quando competires com os melhores. Cada vez que sentires que já és o mais inteligente de um grupo é porque tens de ir para um grupo acima.
Costumo estar de acordo contigo, mas por vezes tens de te actualizar

Lê o que o pastis disse e pensa melhor, é que ele tem toda a razão

Sim, acho que me vou ficar pelo iscte e a média no ano passado foi 12.8 por isso tou lá quase de certeza, acham que eng Informática e Telecomunicações tem vantagem sobre eng informática ?

Sim, acho que me vou ficar pelo iscte e a média no ano passado foi 12.8 por isso tou lá quase de certeza, acham que eng Informática e Telecomunicações tem vantagem sobre eng informática ?

Sim, têm vantagem, metade dos meus colegas de curso viraram-se para informática, mas nenhum de informática veio para às tele...
Eu tive essa dúvida há 15 anos (também tinha 16 e queria telecom), optei pelo ISEL depois de, à convite e conselho de uma professora do IST, dar uns passeios pelo técnico e falar com algumas pessoas. Não gostei do ambiente, não tinha nem tenho pachorra para competições entre colegas.
Gostei do ISEL, o curso é difícil e há cadeiras com profs marretas que chumbam toda gente, mas aprendes a pensar e a desenrascar-te. É muito desorganizado, muitos trabalhos práticos que atrasam a lançar e na altura de exames estás com 3 ou 4 trabalhos para fazer, atropela-se tudo. Os últimos trabalhos de cada cadeira são complicados e consomem muito tempo.
O ISCTE não é nada mal e mais organizado, trabalhei com malta de lá e gostei, apesar de ter ficado com a sensação de que não aprofundam muito nos temas estudados.
O IST é bom se tiveres espírito para aguentar o ambiente. Tenho uns primos mais novos a estudarem lá e parece-me ainda pior que no meu tempo, são os melhores do mundo e arredores e andam sempre de fita métrica à mão a medir pilocas. NA MINHA OPINIÃO PESSOAL (tou farto dessa discussão e não vou responder a comentários), o ISEL é muito mais rigoroso que o técnico nas avaliações e trabalhos, são mais complexos.
Resumindo, se não queres sair de Lisboa e queres marrar, IST ou ISEL. Meio termo, ISCTE. Se te quiseres aventurar por terras melhores, Aveiro (era minha preferência, mas não tinha condições financeiras).

Voltar
Superior