Equipamentos: O indispensável, o útil, o indiferente e o que não queremos

Bem, para já duas conclusões: AC é o equipamento mais "essencial" e há muita gente que não quer nem caixas automáticas nem travão electrico ou pneus extra-large.

Vou fazer uma ressalva quanto aos travões eléctricos.
Alguns que utilizei são bons, na medida em que em conjunto com a caixa auto, nunca precisamos de travar ou destravar no botão, é colocar em D e andar apr:)
Agora ter que ir lá carregar no botão sempre, perde-se mais tempo do que com a bela alavanca.

Vejo tanta gente com "aversão" às caixas auto que me questiono se já conduziram uma das mais recentes.
Gosto de conduzir e utilizar a caixa, mas em cidade ou viagens mais cansativas uma boa caixa auto bem casada com um motor capaz, é um descanso.

Quanto aos GPS's 99% das vezes é mais rápido usar o telemóvel, está sempre actualizado, podemos receber as coordenadas por mensagens, tem indicações de trânsito etc, é algo que nunca gastaria dinheiro.

Não percebo porquê tantos problemas com o travão eléctrico.

Eu tenho um e é simplesmente menos uma coisa que tenho de fazer quando ligo ou desligo o carro.

Simplesmente entro no carro, carrego no botão para ligar, meto a primeira e arranco. No final carrego no botão para desligar, tiro o cinto e vou-me embora.

Uma pessoa até se esquece da existência do travão de estacionamento.

Não percebo porquê tantos problemas com o travão eléctrico.

Eu tenho um e é simplesmente menos uma coisa que tenho de fazer quando ligo ou desligo o carro.

Simplesmente entro no carro, carrego no botão para ligar, meto a primeira e arranco. No final carrego no botão para desligar, tiro o cinto e vou-me embora.

Uma pessoa até se esquece da existência do travão de estacionamento.

Eu tenho um carro com travão eléctrico e hill hold. Há mais de ano que não lhes toco. Ligo e desligo o carro e ele trava e destrava sem tocar em absolutamente nada. O hill hold segura o carro o tempo que precisar e só tenho de acelerar. Não percebo como é que é possível alguém não gostar disto, principalmente em filas. É só acelerar e o travão faz o resto.

A mim parece-me que muitos (não digo que todos) dos "indiferente" e "não quero" são mais falta de oportunidade para testarem exaustivamente esse equipamento do que propriamente má experiência. Digo isto porque muito daquilo que apontam nessas categorias é, para mim, uma ajuda muito interessante na condução do dia a dia, nomeadamente:
1) travão elétrico = menos espaço ocupado, sistema mais confortável de utilizar ("a flick of a switch"), com hill holder até funciona automaticamente. Resumindo, um descanso
2) caixa automática: conduzo o meu primeiro carro com caixa automática (ou melhor dizendo, pseudo-automática - é uma DSG) há alguns meses e tenho a dizer que não quero outra coisa. Que maravilha de caixa e que descanso é ter só de acelerar e travar!
3) aviso de saída de via de rodagem: no caso da VW o sistema não se limita a avisar, mas sim a corrigir. Felizmente, tirando testes voluntários, nunca precisei deste equipamento mas reconheço que, ao ser ativo, pode fazer a diferença num momento de distração.

E mesmo nos sistemas de navegação integrados, hoje em dia já não são o que eram antigamente... apesar de ainda serem dispendiosos, com os automóveis ligados à rede são cada vez mais versáteis. No meu caso, como não tenho slot SIM no carro, tenho o meu telemóvel programado para ativar o hotspot sempre que se liga ao bluetooth da viatura. Isso dá-me acesso imediato a informações de trânsito em tempo real, marcadas no mapa. Dá-me também acesso a POI's online (creio que usa dados da Google), além de ter uma integração interessante (ainda que não perfeita) com o sistema Car Net da VW e que permite fazer a gestão de uma série de coisas no site que depois se refletem no GPS no automóvel.

Eu até ia fazer a lista, mas apercebo-me agora que estou tão mal habituado que para mim é quase tudo indispensável :). Ninguém me tira o acesso mãos livres, cruise control adaptativo, faróis bi-xénon (ou um dos mais recentes led matrix), sistemas de deteção e prevenção de colisão, etc. Isto já para não falar em tudo o que é standard e obrigatório, como AC, ABS, ESP, vidros elétricos, etc.

Dispenso eventualmente os estofos em cabedal.

A mim parece-me que muitos (não digo que todos) dos "indiferente" e "não quero" são mais falta de oportunidade para testarem exaustivamente esse equipamento do que propriamente má experiência. Digo isto porque muito daquilo que apontam nessas categorias é, para mim, uma ajuda muito interessante na condução do dia a dia, nomeadamente:
1) travão elétrico = menos espaço ocupado, sistema mais confortável de utilizar ("a flick of a switch"), com hill holder até funciona automaticamente. Resumindo, um descanso
2) caixa automática: conduzo o meu primeiro carro com caixa automática (ou melhor dizendo, pseudo-automática - é uma DSG) há alguns meses e tenho a dizer que não quero outra coisa. Que maravilha de caixa e que descanso é ter só de acelerar e travar!
3) aviso de saída de via de rodagem: no caso da VW o sistema não se limita a avisar, mas sim a corrigir. Felizmente, tirando testes voluntários, nunca precisei deste equipamento mas reconheço que, ao ser ativo, pode fazer a diferença num momento de distração.

E mesmo nos sistemas de navegação integrados, hoje em dia já não são o que eram antigamente... apesar de ainda serem dispendiosos, com os automóveis ligados à rede são cada vez mais versáteis. No meu caso, como não tenho slot SIM no carro, tenho o meu telemóvel programado para ativar o hotspot sempre que se liga ao bluetooth da viatura. Isso dá-me acesso imediato a informações de trânsito em tempo real, marcadas no mapa. Dá-me também acesso a POI's online (creio que usa dados da Google), além de ter uma integração interessante (ainda que não perfeita) com o sistema Car Net da VW e que permite fazer a gestão de uma série de coisas no site que depois se refletem no GPS no automóvel.

Eu até ia fazer a lista, mas apercebo-me agora que estou tão mal habituado que para mim é quase tudo indispensável :). Ninguém me tira o acesso mãos livres, cruise control adaptativo, faróis bi-xénon (ou um dos mais recentes led matrix), sistemas de deteção e prevenção de colisão, etc. Isto já para não falar em tudo o que é standard e obrigatório, como AC, ABS, ESP, vidros elétricos, etc.

Dispenso eventualmente os estofos em cabedal.

Porque utilizaste essa expressão?

indispensável/dá jeito:
AC Auto
bi-xenon/bi-led
cx auto (para carro de dia-a-dia)
bom som - mas não gasto mais de 500€ neste extra
mãos livres com streaming audio
mala com abertura eléctrica - dá jeito para carrinhas e quando andas carregado [:D]
sensores estacionamento F/T
cruise control

coisas que começo a não ligar:
GPS - tenho 2 carros com isso e já tive noutros, cada vez acho mais obsoletos vs os telemóveis
medidas JLL acima dos 18" - castigam muito as costas
head-up display - já tive e usei 1 vez
assistente de máximos - outra paneleiric€ que raramente funciona como deve de ser
estacionamento automático - wtf nunca funciona em condições, e situações perfeitas não existem no dia-a-dia
camera traseira/360º
leitor de CD [:)]

indispensável/dá jeito:
AC Auto
bi-xenon/bi-led
cx auto (para carro de dia-a-dia)
bom som - mas não gasto mais de 500€ neste extra
mãos livres com streaming audio
mala com abertura eléctrica - dá jeito para carrinhas e quando andas carregado [:D]
sensores estacionamento F/T
cruise control

coisas que começo a não ligar:
GPS - tenho 2 carros com isso e já tive noutros, cada vez acho mais obsoletos vs os telemóveis
medidas JLL acima dos 18" - castigam muito as costas
head-up display - já tive e usei 1 vez
assistente de máximos - outra paneleiric€ que raramente funciona como deve de ser
estacionamento automático - wtf nunca funciona em condições, e situações perfeitas não existem no dia-a-dia
camera traseira/360º
leitor de CD [:)]

Engraçado, eu estou a adorar o HUD...

Já o tinha experimentado na Alemanha a bordo de 430d e é bastante útil quando tens de passar de 2xx para os 100/120 que alguns trocos das autobahn obrigam.

Tens a informação toda à tua frente, nomeadamente o limite de velocidade que se aplica naquela zona/troco.

Sobre a questão do tópico, equipamento é como a potência, nunca é demais... como tudo, it's all about money...

O supra sumo do luxo é ter acesso sempre que se necessita de algo...

Acho no entanto curioso verificar que há malta que se contenta com um volante e 4 rodas e que tudo o resto são paneleiric€s... [:D] só mesmo no FAHO! [:D]

Eu cada vez dou mais valor ao equipamento, sabe me bem.

O sistemas de GPS integrados têm cada vez menor período de vida útil, no entanto, esteticamente, uma consola central sem este sistema fica normalmente mias triste...

O indispensável [nunca compraria carro sem...]: ar condicionado, dois airbags frontais pelo menos, rádio (não uso quando conduzo mas gosto quando vou à pendura ou os passageiros podem querer) e direcção assistida, e se o dinheiro esticasse um pouco não dispensaria cruise control e caixa automática mas há carros que gosto imenso que penso que não têm nada disso.

O que não quero: pneus de baixo perfil, a menos que seja obrigatório o carro vir com eles por a sua motorização os justificar, ai faço o sacrificio.

Mas moralmente não aceito pneus 225/45/17 em carros com menos de 240 ou 250cv... por exemplo.

Para mim pneu de baixo perfil neste caso seria apenas a partir de 225/40/18, para mim a medida que falei acima é pneu de médio-baixo perfil.

Última edição:
Acho no entanto curioso verificar que há malta que se contenta com um volante e 4 rodas e que tudo o resto são paneleiric€s... [:D] só mesmo no FAHO! [:D]
O meu pai é assim, para ele todos os carros são iguais porque todos têm quatro rodas e um volante (é tal e qual o argumento dele) e o resto são mariquices.

Convém realçar que tem 56 anos e o 12º ano feito, enquanto eu tenho apenas o 9º.

Enfim, calhaus com olhos. :sh)

Engraçado, eu estou a adorar o HUD...

Já o tinha experimentado na Alemanha a bordo de 430d e é bastante útil quando tens de passar de 2xx para os 100/120 que alguns trocos das autobahn obrigam.

Tens a informação toda à tua frente, nomeadamente o limite de velocidade que se aplica naquela zona/troco.

Sobre a questão do tópico, equipamento é como a potência, nunca é demais... como tudo, it's all about money...

O supra sumo do luxo é ter acesso sempre que se necessita de algo...

Eu cada vez dou mais valor ao equipamento, sabe me bem.

O sistemas de GPS integrados têm cada vez menor período de vida útil, no entanto, esteticamente, uma consola central sem este sistema fica normalmente mias triste...

Tinha o HUD na A6 e não usava, acho que usei no max 2x faz-me confusão aquilo no vidro.
Os GPS integrados só servem esteticamente
Tenho 2 carros com isso e não os uso (só viagens grandes) em cidade o Waze , Google etc são imbatíveis

O meu pai é assim, para ele todos os carros são iguais porque todos têm quatro rodas e um volante (é tal e qual o argumento dele) e o resto são mariquices.

Convém realçar que tem 56 anos e o 12º ano feito, enquanto eu tenho apenas o 9º.

eu sou assim. se vier com este ou aquele equipamento, melhor, se não tiver, para mim é-me indiferente. se calhar um bom sistema de luzes, já que sempre tive de halogéneo e pouco mais precisaria. uns sensores de estacionamento traseiros, talvez...

eu sou assim. se vier com este ou aquele equipamento, melhor, se não tiver, para mim é-me indiferente. se calhar um bom sistema de luzes, já que sempre tive de halogéneo e pouco mais precisaria. uns sensores de estacionamento traseiros, talvez...
Epá eu não sou fanático por equipamento, há certos carros que eu gosto e que não têm metade das cenas que falei, como disse, mas reconheço as mais valias que podem trazer à qualidade de vida a bordo.

Não percebi o que é que o grau de escolaridade, tem haver com gostar mais ou menos de equipamento.

Eu daria muito mais valor à possibilidade de espelhar o ecrã do telemóvel.

Uma pessoa activaria aquilo e depois poderia controlar o telemóvel directamente no ecrã do carro.

Voltar
Superior