Equipamentos: O indispensável, o útil, o indiferente e o que não queremos

Eu daria muito mais valor à possibilidade de espelhar o ecrã do telemóvel.

Uma pessoa activaria aquilo e depois poderia controlar o telemóvel directamente no ecrã do carro.

Existe essa opção em algumas marcas (ex VW) e até é um extra barato (100 e poucos euros)
Faz muito sentido como por o CarPlay

Existe essa opção em algumas marcas (ex VW) e até é um extra barato (100 e poucos euros)
Faz muito sentido como por o CarPlay
Não espelha o telemóvel - eu pelo menos tenho e não consigo.

Tens Android auto, mirror link e Apple car. Os nomes podem estar errados, mas nenhum faz mirror do telemóvel (como se faz pra uma smart TV por exemplo).

Ora, hoje coube-me a pá apenas de prata, pois está longe do recorde de desenterranços, mas ainda assim é uma marca respeitável, acho eu. 😁

Lembrei-me deste assunto porque nos últimos dias vi vários anúncios de carros (sistematicamente importados) em que se mencionava o extra do... volante aquecido!

Sou só eu que acho esse extra como um dos itens mais inúteis em qualquer carro, mesmo em climas mais frios?? :rolleyes:

Tens no teu carro? Também não dava nada por isso, mas tem um retorno brutal de conforto, pq dos sítios onde temos mais sensibilidade é nos dedos… a sensação é totalmente diferenciada de um carro q não tem!

Na prática os estofos ventilados são mais valiosos que isso mas ainda menos os têm!

Nunca experimentei isso do volante aquecido muito menos em climas frios tipo europa central ou do norte.

Mas aguento bem o frio, no geral.

Já no verão, mesmo com pára-sol, o volante do ibiza fica a escaldar !! um AC de volante é que era !!

Respondendo ao tópico:

Indiferente que não uso mesmo nunca: cruise control.
Indiferente mas que se tiver uso por vezes: limitador de velocidade
Se tiver , OK, se não tiver, OK na mesma: travão de mao electrico ; sensor de luz / chuva.

O que nao quero: suspensões e afinações desportivas em carros normais especialmente diesel.

Indispensável é mais ou menos tudo o resto mas que quando não tem, também não faço birra.
Excepto AC e DA mas isto já só éaplicável em carros antigos.

Lembro-me de várias coisas que fazem muita diferença:
-Bancos e volante elétricos com memória.
-Cruise control adaptativo
-Máximos auto/matrix
-Sentinela e dashcam
-Dog/camp mode
-Teto panorâmico
-Mala elétrica
-AC
-smartphone/watch key
-serviços conectados
-controlo de potência de carga
-peidos e buzinas

Coisas que não uso regularmente, comandos por voz, ac com temperaturas diferentes por zona, volante/bancos aquecidos, desembaciadores, botões físicos, regulações permanentes de algo, nada de mais, é entrar e seguir viagem!

A mala eléctrica só tem vantagens se for mãos livres, senão não serve para nada.
Volante aquecido é um luxo, no inverno está sempre no modo automático.
Tecto panorâmico de abrir ou não para mim continua a ser um dilema qual gosto mais.
Bancos aquecidos/ventilados e eléctricos com memória não dispenso (no meu só tem 2 memorias, deveria ter 3)
Head up display tem muito utilidade.
Refrescar (verão) e aquecer (inverno) o habitáculo a distância é um luxo que não abdico.
Camaras 360 dão imenso jeito.
Luzes matriz led ou lá como se chama são espectaculares.
Uma coisa que gostaria de ter e não tenho é o sistema da Google.
Cruise control uso pouco mas para resumir é melhor ter do que não ter.
Esse é o meu lema, comprar carro sempre recheado de equipamento.

Cumps

Há algumas coisas que já não consigo dispensar...

O cruise control é uma delas!

Os bancos aquecidos porque são de "pele" e ficam muito frios no inverno!

Dispenso bem a manete das mudanças metálica no Verão!!! Mas quem teve a infeliz ideia de colocar um manípulo de caixa de velocidades manual metálico??? Será que alguma vez testaram esses carros na Península Ibérica ou em África no Verão??? Tenho a certeza que só testaram esses carros no Ártico ou nos Alpes e foi durante o Inverno! Em que o manípulo também fica imensamente frio! Mas aí ainda dá para o utilizar...

Os sensores de estacionamento atrás!

Pneu de reserva! Já não me lembro quando lhe vi a pressão mas gosto de saber que anda lá...

Obviamente que o rebatimento automático dos 2 espelhos retrovisores exteriores é um must! Mas isso já deve ser equipamento standard hoje em dia em qualquer carro.

E o alarme perimétrico e volumétrico. Mas também já deve ser standard hoje em dia em qualquer veículo.

O que me faz falta...

Mais 50cv...

Sensores de estacionamento à frente!

Gasolina mais barata!

Sistema avisador de carros no ângulo morto à direita e à esquerda!

Assim de repente... seria a minha lista para o Papai Noel...

Vocês falam aí de alguns equipamentos que ainda não testei. Por exemplo a camera 360.
Por acaso dei por mim a adorar a camera traseira especialmente em furgões.
Nos carros normais dá jeito mas nao é crítico. Pelo menos até ao segmento B/C.
Se houver sensores já é fixe.

O cruise control nunca gostei, seja que carro for, seja pa 500 km em AE seja para EN.
Mas acho que é das unicas coisas que de facto sou mesmo " anti ".
Já o AC é algo que nao dispenso mas há quem não goste. Vai mesmo de cada um.

No geral prefiro carros com menos equipamento.

Tens no teu carro? Também não dava nada por isso, mas tem um retorno brutal de conforto, pq dos sítios onde temos mais sensibilidade é nos dedos… a sensação é totalmente diferenciada de um carro q não tem!

Na prática os estofos ventilados são mais valiosos que isso mas ainda menos os têm!
Pensando melhor, no inverno em dias mesmo frios gosto de conduzir com luvas.

Se calhar com volante aquecido já as dispenso.

Para mim,
O que acho mesmo importante:
-AC auto.
-Vidros eléctricos, em todas as janelas.
-Android auto estável em wireless.
-Volante em pele, ou pele sintética.
-Camera traseira.
-Sensores, frente e trás.
-Cruise control.
-Faróis nevoeiro
Porreiro ter, mas se não tiver paciência:
-Travão mão elétrico.
-Vidros escuros.
-Teto de abrir.
-Faróis LED.
Odeio mesmo a coisa:
-Bancos em pele.
-Avisos de faixa de rodagem.
-Avisos de velocidade.
-Travagem emergência.
-Carros baixinhos, e duros.

Neste momento talvez desse jeito o AC Auto para não andar sempre a afinar os controlos, e o Cruise Control para dar descanso ao pé.

De resto o que tenho chega bem.

Voltar
Superior