Erasmus

FilipeMarques, tenho uma rapariga amiga que foi para Budapeste.

Ela detestou.

Quando fez a candidatura ainda tentei perceber as motivações dela e basicamente pareceu-me tudo muito vago, uma ideia romantica criada à volta dessa cidade. Obviamente viver lá a tempo inteiro é bem diferente. Trata-se de um país com uma herança pesada do bloco de leste. Tem uma cultura algo "austera". Portanto para ela que era uma "menina da mamã" imagina o choque.

Claro que não se pode generalizar pela experiência de uma pessoa. Mas sinceramente não consigo encontrar um único item em que colocaria Budapeste à frente das tuas 2 outras opções. Isto no contexto de um Erasmus, claro.

Boa sorte com a tua experiência.

FilipeMarques, tenho uma rapariga amiga que foi para Budapeste.

Ela detestou.

Quando fez a candidatura ainda tentei perceber as motivações dela e basicamente pareceu-me tudo muito vago, uma ideia romantica criada à volta dessa cidade. Obviamente viver lá a tempo inteiro é bem diferente. Trata-se de um país com uma herança pesada do bloco de leste. Tem uma cultura algo "austera". Portanto para ela que era uma "menina da mamã" imagina o choque.

Claro que não se pode generalizar pela experiência de uma pessoa. Mas sinceramente não consigo encontrar um único item em que colocaria Budapeste à frente das tuas 2 outras opções. Isto no contexto de um Erasmus, claro.

Boa sorte com a tua experiência.

Olha que há...mas por norma os homens deslumbram-se mais com Budapeste do que as mulheres.
É verdade que a cidade tem zonas onde o passado está bem vincado, mas outras onde o modernismo impera, sendo isso visível em edifícios, multiculturalidade, mentalidades, etc. Para além disso a cidade não é cara.
Não é um país tão organizado e limpo como a Áustria ou Suiça por exemplo, mas tem outros pontos a favor, tudo depende dos interesses da pessoa em questão.

Estónia não conheço, mas na Dinamarca pode contar com custos bem elevados.

Olha que há...mas por norma os homens deslumbram-se mais com Budapeste do que as mulheres.
É verdade que a cidade tem zonas onde o passado está bem vincado, mas outras onde o modernismo impera, sendo isso visível em edifícios, multiculturalidade, mentalidades, etc. Para além disso a cidade não é cara.
Não é um país tão organizado e limpo como a Áustria ou Suiça por exemplo, mas tem outros pontos a favor, tudo depende dos interesses da pessoa em questão.

Estónia não conheço, mas na Dinamarca pode contar com custos bem elevados.

Pessoalmente gostava muito de conhecer, não tenhas dúvidas. Mas o contexto de um Erasmus tem de ser mais abrangente. Deve sempre ter-se atenção ao contributo para o CV por exemplo. E nisso depende sempre das áreas de cada um.

Até acredito que em termos de aprendizagem cultural Budapeste seja onde se possa ganhar mais pela diferença e herança. E assistir à viragem de um país com os dois mundos a coexistir também deve ser bastante interessante. Mas mesmo assim...

Muito obrigado pela ajuda pessoal.

A minha vontade e a dos meus pais é Dinamarca, por ser muito seguro e dar-me uma perspetiva muito avançada do que são os países com melhor qualidade de vida do mundo. O que me coloca mais em dúvida é o custo de vida, pois embora o alojamento seja da universidade portanto sem gastos, a comida, saídas e passeios (conhecer aalborg e outras cidades nas imediações da mesma) deve ser um pouco dispendioso. Eu quero ir para um sítio onde não tenha de me preocupar muito com os gastos.

A Húngria sinceramente é a que menos me puxa, principalmente pelo estigma que há em relação a este país e à polónia, supostamente países em que o pessoal vai só para se divertir e tirar 20's na mesma. Ainda por cima encontrar pessoas que falem inglês deve ser uma tarefa árdua. Eu quero ir para um país equilibrado em todos os aspetos, por isso é que acabo por ainda colocar a Estónia como opção a considerar.

O que fariam e porquê? Se conseguirem aprofundar ainda mais as vossas opiniões e conhecimentos exponham que ajudam-me imenso

ps: estou em gestão de recursos humanos no 2ºano, pelo que vou candidatar-me para ir no 1º semestre do 3º em que caso me adapte bem acabo por ficar o ano inteiro

Muito obrigado pela ajuda pessoal.

A minha vontade e a dos meus pais é Dinamarca, por ser muito seguro e dar-me uma perspetiva muito avançada do que são os países com melhor qualidade de vida do mundo. O que me coloca mais em dúvida é o custo de vida, pois embora o alojamento seja da universidade portanto sem gastos, a comida, saídas e passeios (conhecer aalborg e outras cidades nas imediações da mesma) deve ser um pouco dispendioso. Eu quero ir para um sítio onde não tenha de me preocupar muito com os gastos.

A Húngria sinceramente é a que menos me puxa, principalmente pelo estigma que há em relação a este país e à polónia, supostamente países em que o pessoal vai só para se divertir e tirar 20's na mesma. Ainda por cima encontrar pessoas que falem inglês deve ser uma tarefa árdua. Eu quero ir para um país equilibrado em todos os aspetos, por isso é que acabo por ainda colocar a Estónia como opção a considerar.

O que fariam e porquê? Se conseguirem aprofundar ainda mais as vossas opiniões e conhecimentos exponham que ajudam-me imenso

ps: estou em gestão de recursos humanos no 2ºano, pelo que vou candidatar-me para ir no 1º semestre do 3º em que caso me adapte bem acabo por ficar o ano inteiro

Como tenho bastante contacto com polacos e magiares, posso dizer-te que as tuas conclusões podem ser algo infundadas.

Informa-te bem dos campus lá, em qualquer uma dessas universidades que tens em mente, porque a experiência que irás ter será sem dúvida formidável.

Não excluas nada para já.

Pelo que sei, a reunião dos Erasmus está para breve e acho que lá terás melhor feed-back do que aqui no forum. [;)]

Como tenho bastante contacto com polacos e magiares, posso dizer-te que as tuas conclusões podem ser algo infundadas.

Informa-te bem dos campus lá, em qualquer uma dessas universidades que tens em mente, porque a experiência que irás ter será sem dúvida formidável.

Não excluas nada para já.

Pelo que sei, a reunião dos Erasmus está para breve e acho que lá terás melhor feed-back do que aqui no forum. [;)]

Vou ter de entregar a candidatura já em Janeiro, já falei várias vezes com o diretor, e lá na universidade a maior parte vai sempre para budapeste, e um ou outro para a Dinamarca, acho que pelo menos nos últimos 2/3 anos ninguém foi para a Estónia. Eu queria, antes de fazer a escolha, falar com o aluno que foi este ano para a Dinamarca, mas ele só volta em Fevereiro e já tenho de ter entregue a candidatura

Estou entusiamado e não quero 'falhar' na escolha eheheheh embora o que houver a retirar da experiência, seja onde for, será sempre algo muito positivo

Obrigado

eu fiz Eramus na Irlanda do Norte, e o programa LINGUA na Suécia.
No teu caso, eu escolheria a Estónia.
Simplesmente porque os países escandinavos são uma grande seca. Estou a falar do dia-a-dia. Ok se estás num mundo universitário, será melhorzinho mas mesmo assim. Às 16h fecha tudo.
Se fosse eu a ir, escolheria a Hungria por ser o mais distante e diferente a nível cultural. Mas nem toda a gente gosta dessa sensação de "expatriação".

Tens é muita sorte em poder escolher, na minha altura não tinhamos escolha, íamos para onde havia vagas.

eu fiz Eramus na Irlanda do Norte, e o programa LINGUA na Suécia.
No teu caso, eu escolheria a Estónia.
Simplesmente porque os países escandinavos são uma grande seca. Estou a falar do dia-a-dia. Ok se estás num mundo universitário, será melhorzinho mas mesmo assim. Às 16h fecha tudo.
Se fosse eu a ir, escolheria a Hungria por ser o mais distante e diferente a nível cultural. Mas nem toda a gente gosta dessa sensação de "expatriação".

Tens é muita sorte em poder escolher, na minha altura não tinhamos escolha, íamos para onde havia vagas.

Como correu a experiência na Suécia (muito semelhante a Dinamarca, países nórdicos e tal...)? Quais foram as maiores dificuldades? E quais os pontos mais positivos? A partir das 16h não se passa nada nas ruas?

Hoje existe uma lista com as parcerias que a Universidade detém e temos de escolher 3 opções em que depois somos aceites ou não. Mas geralmente não há grande stress em entrarmos onde queremos, desde que não tenhamos cadeiras em atraso e coisas do género

Na suécia a nível profissional nunca tive condições tão boas. Mas de resto, é zero....ou és muito bom a arranjar ocupações, fazendo desporto, dando caminhadas, tirando cursos de língua ou é uma valente seca....um país enorme só com nove milhões de habitantes.....need I say more? às 16h já não há nada para fazer....ah e até para comprar uma simples garrafa de vinho é uma aventura, o alcool só pode ser comprado num tipo especial de lojas, e tem de se ir logo na sexta, porque tão fechadas ao fim de semana.

Dinamarca. Dizes que alojamento é da faculdade logo sem custos. Atencao a isso. Nao conheco ninguem que tenha tido alojamento gratis. Pagas sempre e no caso da dinamarca duvido que seja barato.

No meu caso em tartu, na residencia pagava 100 euros ja com internet.

Seguranca na estonia ê igual aos paises nordicos. Limpeza idem e estonia neste momento é o pais das tecnologias. Pesquisa sobre E-estonia e startups e ficas surpreendido. Skype ê de origem estonia por exemplo.

Se vens no primeiro semestre espero k saibas que as 15 da tarde ja ê noite e vais apanhar -10 a -30. Seja aqui ou na dinamarca.

Tens bastante vida noturna por estas bandas. Se nao queres preocupar com gastos riscava dinamarca

Dinamarca. Dizes que alojamento é da faculdade logo sem custos. Atencao a isso. Nao conheco ninguem que tenha tido alojamento gratis. Pagas sempre e no caso da dinamarca duvido que seja barato.

No meu caso em tartu, na residencia pagava 100 euros ja com internet.

Seguranca na estonia ê igual aos paises nordicos. Limpeza idem e estonia neste momento é o pais das tecnologias. Pesquisa sobre E-estonia e startups e ficas surpreendido. Skype ê de origem estonia por exemplo.

Se vens no primeiro semestre espero k saibas que as 15 da tarde ja ê noite e vais apanhar -10 a -30. Seja aqui ou na dinamarca.

Tens bastante vida noturna por estas bandas. Se nao queres preocupar com gastos riscava dinamarca

Já lhes enviei um e-mail para me informar melhor sobre isso. Esse tempo não impede a atividade noturna dos estudantes pois não? Adaptaste-te bem a esse clima? As aulas são dadas em inglês?? Na dimarca sei que sim, e isso é um fator crucial, porque ía ficar a apanhar bonés com a língua deles ahahah

Sempre ouvi dizer que os nórdicos são muito "frios" a lidar com gente de fora mas daí a terem interesse zero [8b][8b]

Obrigado pela ajuda pessoal, vou ver se encontro mais opinioes sobre a Dinamarca, porque em relação à Estónia começo a ficar esclarecido do que posso esperar

tenho colegas que tiveram na dinamarca mas tinham posses monetarias. Procura bem o tipo de precos praticados por la. Tens sites que podes comparer custos de vida entre cidades e ja tens uma ideia. Nao conheco nenhum pais que residencia seja de borla para estudantes. A vida continua e é uma questao de habito.

Sim aulas em ingles mas nem todas. Isso informa te no gabinete erasmus

tenho colegas que tiveram na dinamarca mas tinham posses monetarias. Procura bem o tipo de precos praticados por la. Tens sites que podes comparer custos de vida entre cidades e ja tens uma ideia. Nao conheco nenhum pais que residencia seja de borla para estudantes. A vida continua e é uma questao de habito.

Sim aulas em ingles mas nem todas. Isso informa te no gabinete erasmus

Já me informei acerca das universidade que estão em cima da mesa. Estava inclinado para a Dinamarca mas depois de refletir e pensarnos custos que advirão, não iria aproveitar a experiência ao máximo. Quando penso em jantares ou almoços entre amigos ou cafés, saídas, perco logo a coragem de ir, até porque quero ir sem pensar se estou a gastar muito ou não. Isto é, dar 30 euros por um almoço ou 3 € por um café são coisas que nós portugueses não estamos habituados e que nestes países deve ser coisa normal.

Bem, posto isto, neste momento tenho duas possibilidades em cima da mesa (a escolha deverá recair entre uma delas):

Universidade de Tartu (estónia)- Alojamento da universidade (120€ mês), aulas em inglês.
Universidade de Maribor (eslovénia)- Alojamento da universidade (540€ semestre=90€ mês), aulas em inglês.

Basicamente ambas dispõem os 2 fatores mais importantes para mim, alojamento e aulas na língua universal.
Amanhã vou-me reunir com o diretor das relações internacionais para discutir as opções.

Alguém aqui tem alguma experiência ou conhecimento da Eslovénia (em particular da cidade de Maribor)? Qualidade da educação? Se é boa para o currículo? Como é o país em termos sociais, económicos, etc.?

Obrigado pessoal [;)][;)]

Back