Escape a pingar óleo

Webchuzz

New member
Ora muito boa tarde a todos. Já há algum tempo que visito este fórum para encontrar informações de todo o género e desta vez decidi criar uma conta e partilhar algo que me atormenta.

Actualmente conduzo um Renault Clio II dci 65cv de 2004 e, há dois dias atrás, foi dia de mais um vez ir com ele dar uma volta até à inspecção.

Estava tudo a correr normalmente até que chega à parte em que eles puxam pelo motor para verificar os gases. Depois de finalizada essa fase, fui avisado (era perfeitamente visível) que o carro estava a deitar óleo pelo escape, e de facto dava para ver o óleo a pingar. Isto nunca aconteceu antes, pois tenho o carro estacionado todos os dias na mesma garagem e nunca tive vestígios de óleo no chão. Resultado: carro chumbado na inspecção.

Pego no papel vermelho e no carro e volto para casa... Durante o caminho, o carro deitava uma quantidade anormal de fumo branco cada vez que puxava um bocado por ele. Chego à garagem, estaciono e quando saio deparo-me com um cheiro a óleo queimado ou algo do género. No dia seguinte estava uma mancha de óleo no chão mesmo debaixo da ponteira do escape.

Existe alguém que já esteve numa situação semelhante ou que saiba o que isto se pode tratar? Já pesquisei um pouco nos fóruns e reparei que fumo branco = problema no turbo, mas e situação do óleo?

Cumprimentos.

define puxar pelo motor

Se te referes ao uso pessoal nem é puxar num sentido extremo... Imagina uma subida com alguma inclinição, onde é necessário um pouco mais de força para o manter a subir. Nessa situação, é perfeitamente visível o fumo branco a sair pelo escape em alguma quantidade.

Quanto ao "puxar" na inspecção, é naquela fase em que eles enfiam uma espécie de gatilho na ponteira de escape. Penso que seja algo usado para medir as emissões de gases poluentes.

Última edição:
Isso parece ser um problema grave. Se fosse o turbo, sentirias o carro a querer "acelerar sozinho" (queimar o óleo), por isso, devem ser os segmentos ou a junta queimada...

Se te referes ao uso pessoal nem é puxar num sentido extremo... Imagina uma subida com alguma inclinição, onde é necessário um pouco mais de força para o manter a subir. Nessa situação, é perfeitamente visível o fumo branco a sair pelo escape em alguma quantidade.

Quanto ao "puxar" na inspecção, é naquela fase em que eles enfiam uma espécie de gatilho na ponteira de escape. Penso que seja algo usado para medir as emissões de gases poluentes.

Possivelmente ele estava a perguntar como é que eles "puxaram" pelo motor, se foi uma aceleração ao de leve para fixar numa rotação média (por ex. 2500 rpm) ou se foram mesmo à "patrão" e espetaram o acelerador a fundo e deixaram a a cortar, acima das 4000 rpm. [;)]

Ele antes não fazia esse fumo pois não? Foi após puxarem por ele na inspecção? :confused:

Possivelmente ele estava a perguntar como é que eles "puxaram" pelo motor, se foi uma aceleração ao de leve para fixar numa rotação média (por ex. 2500 rpm) ou se foram mesmo à "patrão" e espetaram o acelerador a fundo e deixaram a a cortar, acima das 4000 rpm. [;)]

Ele antes não fazia esse fumo pois não? Foi após puxarem por ele na inspecção? :confused:

Não consigo responder com 100% de certeza mas pelo som do motor não me pareceu algo para bater nas 4000. Uma coisa é certa: antes de ir à inspecção ele não pingava óleo pelo escape.

Se um carro a gasóleo for às 4000rpms nem que seja 1hora seguida e depois morrer, foi feito na China.

A gasóleo/gasolina pedem para colocar as rotações a 3000 durante um periodo de tempo enquanto a máquina está a ler os gases.

Viste o nível do óleo?

Olha, eu tive um Opel Kaddet 1.3 a gasolina (nada a ver com o teu) e ele teve a panela final fora do escape durante muito tempo. Quando o encaixei saía um líquido preto pelo escape. Basicamente era sujidade que estava na panela e a humidade quando saía pelo escape, "limpava" essa sujidade, que acabava por pingar no chão e era preto. Por algum tempo, pensei que fosse óleo, mas não. O nível de óleo estava sempre a nível.

Portanto, verifica regularmente o nível de óleo, antes de partir para outras sugestões mais caras.

Se não se verificar, então poderá ser as opiniões acima descritas.

Viste o nível do óleo?

Olha, eu tive um Opel Kaddet 1.3 a gasolina (nada a ver com o teu) e ele teve a panela final fora do escape durante muito tempo. Quando o encaixei saía um líquido preto pelo escape. Basicamente era sujidade que estava na panela e a humidade quando saía pelo escape, "limpava" essa sujidade, que acabava por pingar no chão e era preto. Por algum tempo, pensei que fosse óleo, mas não. O nível de óleo estava sempre a nível.

Portanto, verifica regularmente o nível de óleo, antes de partir para outras sugestões mais caras.

Se não se verificar, então poderá ser as opiniões acima descritas.

O nível do óleo já verifiiquei e esqueci-me de mencionar que estava no mínimo, logo houve perda de óleo.
Passei com um toalhete daqueles da WC no chão e tenho a certeza que era óleo, pois tinha a mesma consistência.

Boas, eh pá À partida tudo indica ser os segmentos, pelo menos pelos sintomas que revelaste...
E o pessoal do IPO não te deu umas luzinhas do que poderia ser?

Boas, eh pá À partida tudo indica ser os segmentos, pelo menos pelos sintomas que revelaste...
E o pessoal do IPO não te deu umas luzinhas do que poderia ser?

Não, basicamente disseram "ah e tal isto ta a deitar óleo, tem de ir ver o que é" e mais nada.

Ou até poderás ter mais que um problema turbo e segmentos...já que consumiu assim tanto oleo

Acredito até que o óleo consumido tenha sido quase todo na inspecção, porque ficou uma mancha ainda considerável no chão. Entretanto comprei 1L para desenrascar.

Não, basicamente disseram "ah e tal isto ta a deitar óleo, tem de ir ver o que é" e mais nada.

Acredito até que o óleo consumido tenha sido quase todo na inspecção, porque ficou uma mancha ainda considerável no chão. Entretanto comprei 1L para desenrascar.

algo realmente está mal [s)] para ficar essa mancha considerável no chão...
eu continuo a apostar nos segmentos..

Como há consumo de óleo e existe fumo branco, um indicativo que o óleo esta a ser queimado sendo também expelido para escape, sou mais um que aponta para os segmentos, mas é só o meu palpite

Última edição:
Se um carro a gasóleo for às 4000rpms nem que seja 1hora seguida e depois morrer, foi feito na China.

A gasóleo/gasolina pedem para colocar as rotações a 3000 durante um periodo de tempo enquanto a máquina está a ler os gases.

pedem para colocar, às vezes não é bem assim, daí a minha pergunta

Bem, acabei por deixar o carro numa oficina Precision. Como trabalho todos os dias não tenho propriamente muito tempo para andar a saltitar de oficina em oficina, vamos a ver o que dizem os mecânicos. Entretanto vou actualizando a thread.

Mais uma pérola dos inspectores que confundem condensação com oleo.

Para um carro "pingar" oleo do escape o fumo tinha de ser azul escurissimo.

Qual é que foi mesmo a causa do chumbo (descrita na folha)?

Voltar
Superior