ESCAPES E CATALIZADORES

Boas

Após uma breve pesquisa verifiquei não haver um tópico acerca deste tema.

A minha primeira questão é : Desde quando é obrigatório a utilização de catalizadores nos veiculos a gasóleo?

Estive a verificar a linha de escape do meu maverick de 10/1997 e não vi lá o catalizador, embora exista uma panela pequena junto á panela maior que parece um catalizador. Mas não é.

E os vossos carros?de que ano são e catalizador tem de origem ou não?

Podemos aproveitar este tópico para por as ideias sobre escapes a funcionar.

Cá está uma imagem do meu escape.

20068223723_escape 007.jpg

20068223830_escape 009.jpg

Garantiram-me que não era um catalizador. Será??
;)

Bem, já agora uma dúvida! Os catalizadores não são para carros a gasolina? [8)]
Sei que carros recentes diesel também trazem mas não sei qual a sua vantagem

Abraço

Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Speedygonzalez no meu terrano toda a linha de escape é igual a essa. Poderei retirar a panela mais pequena para ganhar um ronco mais interessante? E na ipo?

Normalmente costumam tirar a grande! Aí sim ganhas ronco!:D[:I]

citação:Originalmente colocada por madseat

Já vi que só cortando é que pode sair. [xx(]

Os catalizadores são para qualquer viatura que tenha motor de explosão; seja ela a gasolina ou diesel.
Agora as vantagens só a nivel de poluição. Para o utilizador não há. Alias tiram potencia mas é por um ambiente melhor. Um catalizador em bom estado reduz em muito as emissões poluentes. Neste momento são montados até em motos, já tive um FJR e lá o trazia.

citação:Originalmente colocada por madseat

Já vi que só cortando é que pode sair. [xx(]

Cortando e soldando!:D

citação:Originalmente colocada por DJ_Sixty

Os catalizadores são para qualquer viatura que tenha motor de explosão; seja ela a gasolina ou diesel.
Agora as vantagens só a nivel de poluição. Para o utilizador não há. Alias tiram potencia mas é por um ambiente melhor. Um catalizador em bom estado reduz em muito as emissões poluentes. Neste momento são montados até em motos, já tive um FJR e lá o trazia.

nem mais.....principalmente em motores mais antigos em que foi adaptado o catalizador(os motores mais ecentes ja n se nota tanto pq ja foram feitos a pensar que iam levar catalizador)eu por exemplo tenho um ford fiesta de 98 a gasoil em que foi adaptado o catalizador, entretanto aquilo deu o berro(o miolo desfez-se) e ficou sem nada......notei logo mais pujança no bixo...e na ipo passou sem nenhum apontamento!!!

E qual é o funcionamento do catalizador. Como é que ele faz diminuir a poluição? Li algures que era através do aquecimento que o catalizador produzia, e que fazia a queima de algumas particulas. Será assim?

Abraço

citação:Originalmente colocada por B_Palma

E qual é o funcionamento do catalizador. Como é que ele faz diminuir a poluição? Li algures que era através do aquecimento que o catalizador produzia, e que fazia a queima de algumas particulas. Será assim?

Abraço

so sei que o interior é feito de porcelana toda perfurada, os gases quando sao filtrados por la penso que deixam a maioria dos gases toxicos, mas é so o que eu AXO:)

citação:Originalmente colocada por B_Palma

Abraço

Acho ke estas a fazer confusão com uma coisa nova ke se chama filtro de particulas, ke usa o processo de pirolise (se n me falha a memoria) para keimar as particulas. O 206 1.6 HDI foi o 1º carro ke vi com isso.

O catalisador é basicamnete um filtro ke tem um prazo de vida limitado.

o meu irmão tirou o catalisador do Corsa TD e n se nota nada, nota-se mesmo mto pouco.

O meu n tem catalizador de origem, e é de 96.

O meu tem uma panela directa e passa na boa.

Sem panela fica com um barulho feio, exageradamente alto, na minha opinião.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Está aberto o Departamento de Informações. :D

Já agora queria saber se tirar a panela maior ao meu terrano não vou ter problemas na ipo?

EDIT: Alpiger tens pm ;)

Back