Esclarecimento dúvidas

teoboogie

New member
Boas, escrevo pela primeira vez neste fórum para obter algum esclarecimento de dúvidas. Estou a planear comprar o meu primeiro carro, um c220 coupé de 2012 e queria saber se alguém me sabe dizer quanto custa manter um carro desses e se devo ter particular cuidado com alguma coisa no que toca esse modelo. Já tenho o valor do IUC, fiz algumas simulações de seguros e até agora estou dentro do orçamento, o que mais devo ter em conta? sou uma pessoa que gosta de passear com o carro, não necessariamente andar sempre a rasgar, mas gosto de circular bastante com o carro quando tenho a possibilidade. Se me conseguirem aconselhar outros modelos, não necessariamente mercedes, que sejam do estilo do classe c sou-vos agradecido, queria ter a certeza que estou a fazer a escolha certa!PS: tenho a carta ha relativamente pouco tempo e tenho usado o carro dos meus pais como primeiro carro, tenho um 500 parado que me autorizaram a vender para ajudar a financiar este projeto meu pois è a gasolina e não tenho carteira para sustentar a sede do menino, se houver interessados não se ponham problemas em contactar-me. [kiss]

Última edição:
(...) tenho um 500 parado que me autorizaram a vender para ajudar a financiar este projeto meu pois è a gasolina e não tenho carteira para sustentar a sede do menino, se houver interessados não se ponham problemas em contactar-me. [kiss]

Se não tens carteira para sustentar a sede de um fiat 500, também não tens carteira para sustentar um C220 cdi

Se não tens carteira para sustentar a sede de um fiat 500, também não tens carteira para sustentar um C220 cdi
Tudo dito!

Manter um carro de 50k€, mesmo quando já só vale 20k€, não se resume a IUC's e seguros.

E depois quanto achas que vais poupar em combustível? Em cidade duvido que o MB seja mais económico que o 500.

Faz me lembrar a história de um rapaz com quem trabalhei, o gajo também queria um Mercedes para o cenário, para poder ir as gajas e o camandro! Isto porque o rapaz também era novo, tinha a carta a pouco tempo, e ganhava o SMN.
Mas o sonho dele era mesmo ter um Mercedes!
Pois bem, chegou ao pé do papá, e pediu o paitrocínio, e o homem, não lhe deu o dinheiro, a solução foi o pai fazer um crédito automóvel para um Mercedes Classe A, em que o acordo era o seguinte, o Crédito era em nome do pai, mas quem pagava a prestação era o rapaz, o problema era que a prestação era maior que o ordenado dele. Então quando ele queria meter gasóleo no carro pedia ao pai, quando era para pagar o seguro, lá se ia o subsídio de férias ,quando tinha que pagar o IUC lá se ia o subsídio de natal, se o rapaz quisesse pagar um copo a uma gaja, tinha que pedir 10 euritos ao pai, porque tudo o que ele ganhava era para pagar o Classe A novo!

Mas ei, pelo menos andava bem montado! [8b][:D]

nesse caso quem foi o maior burro foi o pai! alguma vez se faz um crédito com uma prestação maior que o ordenado, seja ele de quem for??? [8b]
eu paguei o meu carro em 2 anos no tempo das vacas gordas, pagava 565€ por mês de prestação, depois de ter dado uma entrada de 40%, acho, que tinha poupado durante anos. era solteiro, vivia em casa dos meus pais, não tinha vícios nem gastos. acabava de pagar o carro em dezembro. em outubro fui trabalhar para longe e decidi alugar um apartamento com a minha namorada, que hoje é a minha mulher. andei ali 2 meses apertado, tive que ir às economias e o meu salário era praticamente o dobro da prestação. estava a ver que ia atrasar a última prestação... :sh)

todos nós já fomos assim, uns com mais dinheiro, outros com menos, com uma ideia de comprar um carro com 8 anos ou novo, já fomos "putos" em que só pensávamos em impressionar e tal. depois a vida foi-nos mostrando outros exemplos e comportamentos. deixem lá o rapaz.

o meu conselho é que compres algo mais modesto, com um look desportivo, mas que não te custe esse balúrdio todo, até porque passados uns 3 anos vais ver o que vale a lata ou podes ter algum azar e o carro ir para a prensa, podes ter algum problema de saúde e precisares de graveto, pode haver outra situação recambolesca qualquer. tenta um carro porreiro de 10 ou 12 mil, há muitos com 5, 6 anos, podes até procurar mesmo um classe A. depois é somares o seguro, IUC, inspeção, alguma cena que o carro precise a médio prazo, pneus, calços, etc. deixa sempre um pouco de lado para os primeiros gastos e vai poupando algum par o carro ou outra eventualidade qualquer.

até à reforma poupamos qualquer coisa por mês para isto e para aquilo e se lá chegarmos, depois com a reforma vamos poupar para o caixão. quem tem salários normais é mesmo assim, hoje em dia. [;)]

Eu acho delicio chamar projecto a comprar um carro. No fim de semana também vou financiar um projecto no supermercado continente... [:D]

Mas se um dos pontos é logo sobre os consumos, então os pressupostos estão todos errados. Basta meter sempre 50 euros de combustível e assim o custo é o mesmo em qualquer carro. [:D]

Mas é melhor seguir os conselhos mais atrás. Optar por algo mais económico, pensar que um carro tem custos além do combustível, e se existe plano B para uma eventualidade do carro ir para o lixo. É que pode sempre sair um limão que só mesmo o ferro velho poderá comprar. A partir daqui só pode melhorar...

Já agora e como curiosidade... esse C Coupe.. ou seja de código C 204... apesar de ter o aspecto exterior e interior como o seu irmão 4 portas e SW (W204 e S204)... continua no entanto a usar o chassis da versão anterior, do CL203/W203)...

Eu acho delicio chamar projecto a comprar um carro. No fim de semana também vou financiar um projecto no supermercado continente... [:D]

Mas se um dos pontos é logo sobre os consumos, então os pressupostos estão todos errados. Basta meter sempre 50 euros de combustível e assim o custo é o mesmo em qualquer carro. [:D]

Mas é melhor seguir os conselhos mais atrás. Optar por algo mais económico, pensar que um carro tem custos além do combustível, e se existe plano B para uma eventualidade do carro ir para o lixo. É que pode sempre sair um limão que só mesmo o ferro velho poderá comprar. A partir daqui só pode melhorar...

também não quero dizer que o carro vai para o lixo, mas pode ter uma batidela ou o custo de peças ser grande e ter que arranjar e despachar e depois ter que comprar algo muito mais simples e velho. é mais nesse sentido.

também não quero dizer que o carro vai para o lixo, mas pode ter uma batidela ou o custo de peças ser grande e ter que arranjar e despachar e depois ter que comprar algo muito mais simples e velho. é mais nesse sentido.

Eu percebi, mas é sempre bom pensar no pior cenário.

Porque sendo um carro já com alguns anos ninguém vai fazer seguro contra todos os riscos. E mesmo que fizesse, o user não iria contratar porque precisa de poupar para o combustível.

Logo, num cenário de um "acidente" maior com o carro, e não tendo garantia que lhe valha, pode mesmo ter de afundar o "projecto".

Pior ainda era "afundar o projecto" e ter de ficar a pagar financiamento do mesmo. Pelo que o plano B convém que exista. Mas é mera opinião minha...

Coitado do rapaz, nunca mais vem aqui pedir ajuda

Já agora, deito a minha a acha para a fogueira...

Admiro que em 2021, ainda aja pessoas, em que para elas, diesel é sinônimo de economia, independentemente de todo o resto... Sem pensar em mais nada...

Última edição:
@caditonuno todos nós já demos as nossas cabeçadas, e ainda vamos dar muitas!
Neste caso, acho só e meramente estúpido comprar um carro e não ter dinheiro depois para o sustentar! Depois claro está temos os paitrocínios! Em que sim, é tudo culpa dos pais!:sh)

O 500 faz médias absurdas para como costumo conduzir, vim de itália para cá com ele e acima dos 130 fazia 11 aos 100, algo do género. O carro que tenho conduzido já consigo aguentar tranquilamente, de qualquer forma vou começar a trabalhar em breve o que me vai permitir uma carteira melhor, que sustentava o 500 querendo. O objetivo desta publicação era obter um pouco mais de informação sobre um carro que não conheço.

O carro ia sair mais barato do que isso, se comprar vai ser em Itália, tendo as duas nacionalidades consigo depois legalizá-lo aí sem custos exagerados. Repito o que disse à pessoa acima. Com as condições que tenho agora sei perfeitamente que não consigo, felizmente está a mudar isso e por isso estou a considerar uma mudança. Se em vez de frases óbvias me conseguissem ajudar com o que pedi era uma grande ajuda [;)] Não costumo conduzir muito em cidade, aliás é o que menos gosto, trabalho consigo chegar a pé por exemplo não pego no carro. É mais para escapar desses ambientes que o uso.

Não sei se essa é a história do rapaz com quem trabalhou ou a sua. dito isto ao papá não vou pedir nada, o cenário tenho-o mesmo com um punto e felizmente não preciso de um carro para andar com miúdas. Se tiver a gentileza de me ajudar com a sua sabedoria senão agradeço pelo tempo que ca esteve.

Agradeço pelo comentário, talvez faltou-me especificar que o carro não vai ser comprado em Portugal mas em Italia, os preços são completamente diferentes, olhando só a questão económica e sem querer aproveitar o carro com jeitinho consigo até ganhar algum mas não é isso do que se trata. Estou a considerar vários carros, mais económicos também, o "sonho" seria o tal c220 e queria ver se sou capaz de o sustentar, prefiro morrer tendo feito uma pergunta a mais do que a menos. Tendo em conta o seguro e o IUC estou perfeitamente dentro do orçamento, é mais a inspeção que não conheço os valores... Só me irei meter nisto quando tiver algum de lado claro, nunca se sabe o dia de amanhã. Obrigado novamente [:D]

Já chamei de projeto a uma 125 e estou feliz de o ter feito, nada contra o seu projeto do Continente [:D] Não tenho problemas em gastar dinheiro em combustível, o meu verão foi gastar 1/4 de depósito por dia mas não no 500, felizmente em outras alturas não preciso tanto do carro e isto não deve mudar. Uma alternativa mais barata que estou a considerar é o Série 1 coupé, também tenho um carinho particular por esse carro, mas primeiro queria saber o que implica sustentar um c220, se não for um carro para mim paciência a vida continua. Essa eventualidade do carro ir para o lixo me assusta um bocado, ainda não tenho um candidato para o C220 mesmo por causa disso...

Interpretei de outra forma, no sentido de o carro morrer mesmo, mas é verdade, a mercedes comparada à outras marcas nessas coisas é mais cara um bocado, estou a ter isso em conta.

Se me deixasse afetar por tais coisas não ia à lado nenhum. Se for preciso volto a perguntar, esses comentários passam-me ao lado. Não é só pelo Diesel, o 500 tem um motor pequenino, são precisos mais que dois para chegar a um de um c220. Depois temos fatores como a tecnologia do carro e uma série de outras coisas que determinam isso mas não foi isso que eu perguntei. Dito isto acabo dizendo que em 2021 admiro que ainda escreva haja sem H, continuação [;)]

Voltar
Superior