Escolas e Professores

Sim, mas podiam receber mais um pouco e fazer esse tipo de trabalho. Acho que não se recusavam...

E fazem. Neste momento os professores são colocados a fazer horários, organização de salas e até, por exemplo, a ajudar a preencher impressos de matrículas. Tudo trabalhos que dantes eram das secretarias.

Só que não julgues que lhes pagam nenhum extra. Estas funções foram acrescentadas às já existentes e ponto final. Isto não conta como horas nem há mais guito.

Pois veja que o discurso do coitadinho, maltratado pela escola e pelos professores maus, é o seu, desde a primeira intervenção. Realmente, como diz, muito pouco interessante e construtivo...

Quanto ao reconhecimento de culpas do que lhe foge ao controlo, deixe-me que lhe diga que será difícil a um professor, à luz dessa sua convicção, assumir responsabilidade por erros de secretaria. Não acha?

Não gosto do rumo da conversa. Como já te disseram. Isto não é um campo de batalha. Já me excedi demais para o meu gosto.

1º Não foi um discurso. É uma realidade, construtiva ou destrutiva. Factos são factos. Como verificou várias pessoas sofreram o mesmo problema. Mas se não o quiser ver vai continuar a insinuar.

2º As culpas são dos professores dos Conselho executivo se ler os tópicos todos rapidamente percebe que sim, eram professores. E administrativos que não são professores.

3º Alguém trouxe há baila o problema educativo. Não vê na minha história nada que leve a imaginar um professor a leccionar bem ou mal.

4º Puxada a conversa dos problemas pedagógicos. Respondi com as minhas convicções baseadas em experiências.

Se não percebeu. Como diz um colega meu. Contra isto batatas!

E fazem. Neste momento os professores são colocados a fazer horários, organização de salas e até, por exemplo, a ajudar a preencher impressos de matrículas. Tudo trabalhos que dantes eram das secretarias.

Só que não julgues que lhes pagam nenhum extra. Estas funções foram acrescentadas às já existentes e ponto final. Isto não conta como horas nem há mais guito.

Mas eles recebem por esses dias que trabalham ou não? Se não estivessem a fazer horários, ajudar a preencher impressos de matrículas ou a organizar salas estavam a fazer o quê?

20 Professores, vieram em força. Vou tentar aguentar-me. Mas por favor leiam tudo. Não comentem "partes".

Vânia, a primeira expressão que me vem à cabeça. É "Agradecido por seres professora". Mas em relação à realidade do sistema de ensino publico parece-me que queres pintar de cor de rosa algo que está bastante negro. Não é minha intenção imputar culpas a ninguém mas descobrir soluções que a longo prazo possam ajudar. A minha filha, os professores e eu. Ainda não desisti de estudar.

Em relação ao privado segue a linha do que se passa em qualquer sector. Infelizmente. O trabalho deve ser acima de tudo honrado. Ninguém deve trabalhar por esmola.

Acredite que esse quadro negro não se deve ao profissionalismo (ou falta dele) de cada professor. O futuro do professor (ou candidato a professor, onde eu me enquadro por não ser efectiva) em nada se avizinha fácil. Nas escolas domina o desânimo e a desmotivação em virtude das condições que nos estão a ser impostas.
Está a fazer-se uma diferenciação entre professores que não é a mais correcta. Os mais novos "pagam para trabalhar". O exame é só para alguns... Então, afinal não vamos todos desempenhar as mesmas tarefas, não descurando das especificidades da disciplina de cada um?!

Acredite que em virtude às últimas imposições da parte do Ministério da Educação, muitos dos bons profissionais irão abandonar esta profissão. Quem perde não é o professor, que possivelmente conseguirá fazer carreira noutra área até com melhor remuneração... Será a sua filha e com ela outros tantos.

Em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. Uns mais motivados, outros menos. Valorize sempre os bons e individualize os restantes.

...

3º Alguém trouxe há baila o problema educativo. Não vê na minha história nada que leve a imaginar um professor a leccionar bem ou mal.
...

...

Regra - Os professores estão mal habituados e demonstram incompetência. A minha experiência enquanto aluno foi má. Enquanto Pai ainda não. Vamos ver se mudo de opinião. Tenho vários professores na família, mesmo sendo família. Dava vontade de despedir alguns. Caso pudesse. As pessoas são feitas de experiências, como já disse atrás, devo ter tido azar.

...

Mais digo, enquanto aluno consegui que uma professora se demitisse por incompetência. Acha que não o consigo enquanto pai? Resta-me a esperança de não ter que usar esta arrogância toda.
...

:confused: :confused: :confused:

Não quero entrar em argumentação neste caso, mas algo não bate certo.

Ou seja, receber ordenado de part-time e trabalhar a tempo completo. é basicamente isso?

Mas sabes porque é que existem horários zero?

Exemplo:
O ano passado o secundário tinha TIC (informática). Durante quase uma década só o secundário tinha TIC, criaram-se quadros... Os professores de informática.

Mas este ano resolveram mudar... Só o 3º ciclo e os cursos que não sejam de científico humanísticas é que tem TIC. Ficou ainda decidido que qualquer professor no 3º ciclo pode dar TIC...

O que é que fazes aos professores de informática em excesso que já são da casa há 10 anos?

Isso são questões políticas, e acho bem que um professor trabalhe as horas pelas quais é pago, o que aqui está em causa é a competência/Incompetência dos professores, assim como a sua obrigação ou não em exercer funções que não lhes competem.

Neste campo estou bastante à vontade, não trabalho no público, mas sei como as coisas se passam, e o que acontece é que muita gente não sabe, não faz ideia, e o pior que tudo, nem quer saber como as coisas funcionam.

Neste caso concreto, a secretaria errou, se era responsabilidade da tal professora do conselho executivo tratar do assunto e não o fez, errou.

Isso são questões políticas, e acho bem que um professor trabalhe as horas pelas quais é pago, o que aqui está em causa é a competência/Incompetência dos professores, assim como a sua obrigação ou não em exercer funções que não lhes competem.

Neste campo estou bastante à vontade, não trabalho no público, mas sei como as coisas se passam, e o que acontece é que muita gente não sabe, não faz ideia, e o pior que tudo, nem quer saber como as coisas funcionam.

Neste caso concreto, a secretaria errou, se era responsabilidade da tal professora do conselho executivo tratar do assunto e não o fez, errou.

Correcto! Agora se continuares a ler no inicio do tópico alguém levou isto demasiado a peito e trouxeram o problema educativo na sua totalidade. Por mim não me importo de contribuir com aquilo que são as minhas experiências e convicções.

Podes argumentar. Aliás és livre disso!

Mas por acaso deste-te ao trabalho de ler o tópico inicial?

Obviamente. Quando disse que não queria argumentar era no sentido conflituoso. A tua posição ficou perfeitamente clara desde o início, mas o que escreveste "Não vê na minha história nada que leve a imaginar um professor a leccionar bem ou mal." depois de teres dito o que disseste não é coerente.

Não se tratam de opiniões ou de achar que estás errado ou certo, mas sim de teres dito duas coisas completamente contrárias entre si.

A minha primeira observação em relação a ti. És recente, com o tempo talvez lá chegues.

Com o tempo talvez lá chegues? Onde? Como se costuma dizer, "para trás mija a burra". Não me parece que valha a pena.

Não insinuei nada pá, isto é um fórum não é um campo de batalha. Daí eu também não ser obrigado a ser brilhante.

Primeiro denigre-se e insulta-se. Depois, como as respostas são muitas e pouco agradáveis, vem o apaziguar. Como queira.

Mas mesmo assim posso tentar clarificar a tua visão turva, característica de quem responde a pressa para matar. Já o tinha explicado antes: Quando me referi aos professores não quererem desempenhar profissões menos nobres foi um comentário jocoso, pois, normalmente é o que ouço a quem não quer fazer algo que lhe parece ser diminuidor da sua pessoa. Muitas vezes passam mais tempo a tentar arranjar justificação e a faze-lo do que o tempo demoraria essa tarefa e depois fazem-no a mesma.

É pá resto não tenho tempo nem me apetece………………

Comentário jocoso mas revelador do que pensa. O que eu gostaria era que percebesse o ridículo do que afirmou. E que isso se notasse. Mas não, insiste na teoria das tarefas realizadas caoticamente.

Só tenho é pena que tenha encontrado algum tempo para denegrir mais ainda a imagem dos professores e que esse tempo lhe falte depois para responder a quem não apreciou a atitude...

Acredite que esse quadro negro não se deve ao profissionalismo (ou falta dele) de cada professor. O futuro do professor (ou candidato a professor, onde eu me enquadro por não ser efectiva) em nada se avizinha fácil. Nas escolas domina o desânimo e a desmotivação em virtude das condições que nos estão a ser impostas.
Está a fazer-se uma diferenciação entre professores que não é a mais correcta. Os mais novos "pagam para trabalhar". O exame é só para alguns... Então, afinal não vamos todos desempenhar as mesmas tarefas, não descurando das especificidades da disciplina de cada um?!

Acredite que em virtude às últimas imposições da parte do Ministério da Educação, muitos dos bons profissionais irão abandonar esta profissão. Quem perde não é o professor, que possivelmente conseguirá fazer carreira noutra área até com melhor remuneração... Será a sua filha e com ela outros tantos.

Em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. Uns mais motivados, outros menos. Valorize sempre os bons e individualize os restantes.

Bem existem 2 problemas distintos no teu texto.

O problema governativo e acho que ninguém discorda que tem sido desastroso. Até por falta de exigência lectiva. Quer por parte de professores, quer de alunos a meu ver. Ressalvo a meu ver não me vão crucificar a seguir.

Em relação ao 2º ponto. Existem demasiados professores no mercado. Inevitavelmente que alguns estão a mais. Isto acontece em diversas áreas. Acontece também que não são os melhores que saem, são os piores. Baseia-se na oferta e na procura. Julgo que aqui é apenas um mercado de trabalho que deveria ser mais igual a tantos outros. Poucos, ultra qualificados porventura poderão sair para melhor.

A ideia da carreira assegurada para a vida acabou para 90% dos trabalhadores embora que muitos não tenham consciência disso.

Obviamente. Quando disse que não queria argumentar era no sentido conflituoso. A tua posição ficou perfeitamente clara desde o início, mas o que escreveste "Não vê na minha história nada que leve a imaginar um professor a leccionar bem ou mal." depois de teres dito o que disseste não é coerente.

Não se tratam de opiniões ou de achar que estás errado ou certo, mas sim de teres dito duas coisas completamente contrárias entre si.

Contrárias? De leste seguimento dos tópicos facilmente verificas que inicialmente não há referência a problemas lectivos. Com o desenrolar surgiu essa discussão. Portanto, participei activamente na discussão.

E sim a minha posição é clara desde o inicio.

Com o tempo talvez lá chegues? Onde? Como se costuma dizer, "para trás mija a burra". Não me parece que valha a pena.

Primeiro denigre-se e insulta-se. Depois, como as respostas são muitas e pouco agradáveis, vem o apaziguar. Como queira.

Comentário jocoso mas revelador do que pensa. O que eu gostaria era que percebesse o ridículo do que afirmou. E que isso se notasse. Mas não, insiste na teoria das tarefas realizadas caoticamente.

Só tenho é pena que tenha encontrado algum tempo para denegrir mais ainda a imagem dos professores e que esse tempo lhe falte depois para responder a quem não apreciou a atitude...

Mordor,

Sem querer ser conselheiro. Se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se.

O teu ponto de vista pode ser o mais correcto do mundo. Mas a maneira como o demonstras releva a sua importância.

Se me quiseres insultar, força. Trabalhei uns bons anos com canalha estou imune a quase tudo.

Se não for esse o caso e tendo reparado apenas agora que és recente por estas andanças bem vindo. Muitos e bons tópicos é o que te desejo.

Contrárias? De leste seguimento dos tópicos facilmente verificas que inicialmente não há referência a problemas lectivos. Com o desenrolar surgiu essa discussão. Portanto, participei activamente na discussão.

E sim a minha posição é clara desde o inicio.

Que mania de dizer isso, obviamente que li tudo, porque perguntas isso tantas vezes?

De início ou não, a verdade é que há de facto referência a problemas lectivos, está escrito, não estou a inventar.

Não gosto do rumo da conversa. Como já te disseram. Isto não é um campo de batalha. Já me excedi demais para o meu gosto.

Pois eu não gostei da conversa desde início já que, para variar pois é atitude nunca vista, resolveu culpar professores indevidamente. Isto não é, realmente, campo de batalha, nem local para insultar ou denegrir quem aqui não está para expor a sua versão dos factos.

1º Não foi um discurso. É uma realidade, construtiva ou destrutiva. Factos são factos. Como verificou várias pessoas sofreram o mesmo problema. Mas se não o quiser ver vai continuar a insinuar.

2º As culpas são dos professores dos Conselho executivo se ler os tópicos todos rapidamente percebe que sim, eram professores. E administrativos que não são professores.

O caso que descreveu é responsabilidade da secretaria da escola que contactou, como já lhe explicaram. Não dos professores do conselho executivo. Insiste neste ponto por conveniência.

4º Puxada a conversa dos problemas pedagógicos. Respondi com as minhas convicções baseadas em experiências.

Já lhe mostraram, suponho, a discrepância destas suas palavras com o desenrolar deste tópico.

Se não percebeu. Como diz um colega meu. Contra isto batatas!

Eu percebo, como outros, bem demais. Cria um tópico onde critica professores e lhes denigre a imagem abusivamente, pois tratava-se de um problema administrativo. Simultaneamente vai referindo, em duas linhas, que só tem elogios para o trabalho da professora da sua filha mas continua a enxovalhar quem trabalha nesta área. Não acha que já estamos fartos de gente assim?

Back