Escolas e Professores

Fazerem perder tempo! Tens aqui o problema.

Então deduzo que em vez de resolveres o problema de vez, preferes continuar a atirar em todas as direcções...
Além disso, ninguém tem nada a ver que tenhas um emprego exigente, e um patrão inflexivel. Os canais de reclamação existem, se não os podes utilizar não será culpa da secretaria da escola, e muito menos dos professores.

Atitude pouco eficaz.

Last edited:
A pergunta foi para mim ou para todos os que estão aqui?

Renas, a pergunta foi para ti. Já sabes o que provocou o problema e onde está o "foco" de infecção. Se quiseres actuar, leia-se reclamar (e penso que deverás fazê-lo), sabes onde. Porquê esta cruzada?

Aguardo a sua interpretação desse excerto. Essa sim, a sua interpretação, deve ser uma bela "pérola".

Uma pequena nota: talvez seja altura de começar a corrigir os erros ortográficos e de sintaxe que vou lendo e que atribuo à pressa de escrever. Pouco elegante fazê-lo mas como adoptou tal atitude sobranceira, vamos prolongá-la, não?

Os erros são culpa dos meus professores de Português e em relação ao texto, a minha interpretação é que é um mau professor.

Sempre fui um excelente aluno a Matemática, mas no 8º ano tive a infelicidade de apanhar com uma professora que de professora tinha pouco e chumbava muitos alunos, provavelmente por não saber explicar convenientemente a matéria. Tive negativa no 1º periodo e fui para um explicador para me ajudar a compreender a matéria. No segundo tive 4 e no 3º tive 5.

A matéria era a mesma, o aluno era o mesmo, a forma de explicar era outra.

No 12º voltei a apanhar outra igual, mas dessa vez acabei por chumbar o ano, tal como 75% dos alunos, ano seguinte fui trabalhar e fiz o 13º ano [;)] , trabalhava durante o dia e à noite é que tinha aulas. Conclusão, apanhei um professor Old School que nos mandou imediatamente deitar os papeis que a outra nos mandava decorar [8b] (em Matemática) e disse que apenas precisavamos de saber que o Coseno era racista e mentiroso e daí tiravamos todas as outras fórmulas que a outra nos obrigava a ter decorado. Tive 16 apr:) apr:) apr:)

Por isso existem os bons, por tudo o que vou vendo cada vez menos e os outros.

Tanto professor "à defesa". [:D]
Por mais que defendam, tanto professores como funcionários
públicos em geral, para mim e da experiência que tive até hoje,
deve haver 1 em cada 100 que de facto tem interesse em ser
profissional e ser competente.
O resto anda por andar e para receber o salário ao fim do mês.
Esta é a verdade (ou quase), mas a principal culpa não é deles, mas da
forma como o funcionalismo público está organizado no nosso país.
Nunca há responsabilidades, nunca há exigência, nunca ninguém sofre
consequências dos seus actos, e é virtualmente impossível serem
despedidos.
Ora, isto leva ao laxismo e à falta de profissionalismo.
E isto é um problema grave para o país, e que devia ser combatido,
mas é natural que os funcionários públicos se defendam e venham
dizer que é só uma ou outra ovelha ranhosa, e que em geral
são todos muito competentes e muito trabalhadores. [:)]
Só que não se vê é nenhuma ovelha ranhosa ser despedida...

Last edited:
Renas, a pergunta foi para ti. Já sabes o que provocou o problema e onde está o "foco" de infecção. Se quiseres actuar, leia-se reclamar (e penso que deverás fazê-lo), sabes onde. Porquê esta cruzada?

Instaurou-se na sociedade portuguesa algo que é muito bem aceite e até dá protagonismo: Dizer mal dos professores.

Mas são estes pais, que revelam um total desconhecimento, e que agem de má fé contra toda uma classe profissional, que vão avaliar o trabalho dos professores. Sem nunca verem o trabalho dos professores em sala de aula, e o comportamento dos seus filhos na sua ausencia!

Por estes gestos se vê o que as pessoas serão capazes de fazer com o poder de avaliar.

Por mim até dou aulas de porta aberta. Já o faço por causa do calor da telha de Lusalite, se tiver de o fazer para alguns pais assistirem, também não me chateia nada.

Last edited:
Instaurou-se na sociedade portuguesa algo que é muito bem aceite e até dá protagonismo: Dizer mal dos professores.

Mas são estes pais, que revelam um total desconhecimento, e que agem de má fé contra toda uma classe profissional, que vão avaliar o trabalho dos professores. Sem nunca verem o trabalho dos professores em sala de aula, e o comportamento dos seus filhos na sua ausencia!

Por estes gestos se vê o que as pessoas serão capazes de fazer com o poder de avaliar.

Esclareço desde já que não sou professor. Simplesmente estou a considerar objectivamente o que se passou.

Mas gostava de ler a resposta do Renas à pergunta (e não estou a ser sarcástico).

Os erros são culpa dos meus professores de Português e em relação ao texto, a minha interpretação é que é um mau professor.

Sempre fui um excelente aluno a Matemática, mas no 8º ano tive a infelicidade de apanhar com uma professora que de professora tinha pouco e chumbava muitos alunos, provavelmente por não saber explicar convenientemente a matéria. Tive negativa no 1º periodo e fui para um explicador para me ajudar a compreender a matéria. No segundo tive 4 e no 3º tive 5.

A matéria era a mesma, o aluno era o mesmo, a forma de explicar era outra.

No 12º voltei a apanhar outra igual, mas dessa vez acabei por chumbar o ano, tal como 75% dos alunos, ano seguinte fui trabalhar e fiz o 13º ano [;)] , trabalhava durante o dia e à noite é que tinha aulas. Conclusão, apanhei um professor Old School que nos mandou imediatamente deitar os papeis que a outra nos mandava decorar [8b] (em Matemática) e disse que apenas precisavamos de saber que o Coseno era racista e mentiroso e daí tiravamos todas as outras fórmulas que a outra nos obrigava a ter decorado. Tive 16 apr:) apr:) apr:)

Por isso existem os bons, por tudo o que vou vendo cada vez menos e os outros.

O comentário dos erros não era, evidentemente, para si.

Quanto à sua interpretação, já adivinhava que vinha ai trauma.
Então alguém (não fui eu, para que não se confunda) afirma que costuma ser o professor que atribui maior número de negativas, por leccionar Matemática, e imediatamente o adjectiva de mau professor?

Você sabe qual é a atitude da maioria dos alunos face à Matemática (e olhe que não sou professor de Matemática)? Muitos nem se dignam dedicar-lhe uma hora de esforço num ano lectivo porque dela já desistiram desde sempre. Não me venha depois estranhar a afirmação que o colega produziu. É a verdade em quase todas as turmas onde leccionei. Eram todos maus professores? Ridículo.

A sua história comove mas não é mais do que isso. Um caso isolado que, para variar, cede lugar a uma generalização. Enfim. Traumas.

Tanto professor "à defesa". [:D]
Por mais que defendam, tanto professores como funcionários
públicos em geral, para mim e da experiência que tive até hoje,
deve haver 1 em cada 100 que de facto tem interesse em ser
profissional e ser competente.
O resto anda por andar e para receber o salário ao fim do mês.
Esta é a verdade (ou quase), mas a principal culpa não é deles, mas da
forma como o funcionalismo público está organizado no nosso país.
Nunca há responsabilidades, nunca há exigência, nunca ninguém sofre
consequências dos seus actos, e é virtualmente impossível serem
despedidos.
Ora, isto leva ao laxismo e à falta de profissionalismo.
E isto é um problema grave para o país, e que devia ser combatido,
mas é natural que os funcionários públicos se defendam e venham
dizer que é só uma ou outra ovelha ranhosa, e que em geral
são todos muito competentes e muito trabalhadores. [:)]
Só que não se vê é nenhuma ovelha ranhosa ser despedida...

Pois eu sou da opinião que a designação correcta de alguém que se diverte a enxovalhar funcionários públicos é "ressabiado". Talvez um em cada cem não o seja. Esta minha convicção, tal como no seu caso, baseia-se na minha experiência pessoal...

Por mim até dou aulas de porta aberta. Já o faço por causa do calor da telha de Lusalite, se tiver de o fazer para alguns pais assistirem, também não me chateia nada.

Como professor que és devias ter feito o trabalho de casa antes do comentário.

Como professor que és devias ter feito o trabalho de casa antes do comentário.

Como encarregado de educação que és, inteligente até prova em contrário, devias fazer a tua reclamação no local próprio, em vez de perderes a razão ao disparares em todas as direcções.

Isso não te resolve o problema.

Renas, tu já tens, já conheces e já és senhor da informação que te permite identificar o foco do problema.

Qual é o problema com o resto do mundo?

Esclareço desde já que não sou professor. Simplesmente estou a considerar objectivamente o que se passou.

Mas gostava de ler a resposta do Renas à pergunta (e não estou a ser sarcástico).

Por favor?

Pois eu sou da opinião que a designação correcta de alguém que se diverte a enxovalhar funcionários públicos é "ressabiado". Talvez um em cada cem não o seja. Esta minha convicção, tal como no seu caso, baseia-se na minha experiência pessoal...

Pois, pois, e todos os estudos que nos colocam sempre na cauda da OCDE
em matéria de educação devem ser feitos por esses "ressabiados".
E se os professores são quase todos bons profissionais, e os funcionários
públicos que organizam e gerem o ministério da educação, e ministro
e secretários de estado, e etc, são todos competentes, mas no final
somos uns dos piores... Porque será? Deve ser do guaraná...

Pois, pois, e todos os estudos que nos colocam sempre na cauda da OCDE
em matéria de educação devem ser feitos por esses "ressabiados".
E se os professores são quase todos bons profissionais, e os funcionários
públicos que organizam e gerem o ministério da educação, e ministro
e secretários de estado, e etc, são todos competentes, mas no final
somos uns dos piores... Porque será? Deve ser do guaraná...

É dos "ressabiados" que constituem o que sobra.

Teoria tão válida como a de que, na função pública, se aproveita um em cada cem funcionários.

Não há nada que se possa dizer.

Não tenho nenhum problema com o mundo. Pela ultima vez, leiam tudo. Não vou responder a afirmações recortadas.

Poderia perguntar o mesmo aos professores. O que têm contra o resto do mundo? Faria sentido? Nenhum. Fora de contexto.

Mordor parabéns pela inteligência com que responde a comentários (muitas vezes plenos de imaturidade).

Cego é quem não quer ver.

Um encarregado de educação com um patrão exigente, uns professores hiper ocupados... e o tópico já vai em 5 páginas.

Continuem ... a trabalhar [:)]

Até poderia ter 10

desde que não fosse na hora do patrão [;)] [:)]

edit: não tenho um patrão exigente

Renas se a educação da sua filha constitui para si uma prioridade deixo-lhe uma sugestão literária, que creio também já ter feito noutro tópico deste fórum:

"Pais brilhantes, professores fascinantes" de Augusto Cury.

É um pequeno livro de 175 páginas, onde reina a sabedoria e inteligência de cada palavra redigida. Publicado pela Pergaminho, o preço ronda os 12 euros.

Pessoalmente, considero que este livro devia ser de leitura obrigatória a todos os pais e educadores. Estou certa de que nenhum ficará indiferente.

http://www.malhatlantica.pt/ecae-cm/Livro5.htm

Cego é aquele que não vê o estado da nossa educação...

A sugestão literária também pode servir para si.
Com base na sua afirmação, Augusto Cury tem muito para lhe ensinar.

Se preferir autores portugueses, pode ler alguns livros de Daniel Sampaio. Quando for aos CTT, enquanto aguarda a sua vez, aproveite para folhear o livro "Lavrar o Mar".

----------------------

A comunidade educativa não é exclusivamente constituída por professores e alunos... Pais e encarregados de educação (entre outros), qual foi o vosso contributo para inverter a situação que tanto criticam?

Back