Escolas e Professores

Ressalvo ainda que adorei a professora da minha filha foi excelente a todos os níveis e que saudades vou sentir. Ao ver este futuro tão próximo arruinado.

O que é incrível é esta desvalorização do que é realmente o papel do professor(a), que, vá lá, teve direito a duas linhas de ressalva, em oposição a todo um tópico de mal dizer das escolas e professores (é este o seu título) graças a um atendimento telefónico deficiente.

Será que a professora da sua filha, que tanto apreciou, lhe aprecia a si a ética (ou falta dela) das críticas que deixa à sua classe profissional?

Sim claro que era DREL mas isto com a "publicidade" da DREN até nos esquecemos da DREL [:D]

Hehehe, bela confusão aqui vai. A publicidade que tenho visto é da REN, Rede Eléctrica Nacional (ironia), ás vezes também vejo noticias, mas já começa a ser difícil. Conciliar o trabalho, a família e os serviços públicos. Sendo que o ultimo é o que me tem levado mais tempo e acho que vai piorar.

O que é incrível é esta desvalorização do que é realmente o papel do professor(a), que, vá lá, teve direito a duas linhas de ressalva, em oposição a todo um tópico de mal dizer das escolas e professores (é este o seu título) graças a um atendimento telefónico deficiente.

Será que a professora da sua filha, que tanto apreciou, lhe aprecia a si a ética (ou falta dela) das críticas que deixa à sua classe profissional?

Exmo Sr.

A falta de Ética nas minhas palavras ou titulo são meramente a realidade. Se houve falta de ética não foi minha. Foi com profundo pesar que escrevi otexto acima.

A professora da minha filha no passado, teve nas minas palavras um profundo elogio em diversas ocasiões e da minha esposa. Se tivesse que ser avaliada seria concerteza uma boa maneira de a poder recompensar. Pelo esforço demonstrado.

Se a minha intenção fosse de atacar alguém, não teria sido tão "bondoso" no texto escrito acima.

Ressalvo ainda que comigo há uns anos foi pior. Pois agora a distância são 8 km. Comigo foram 300km da 1ª vez e 50km da 2ª. O meu Pai, que se lhe perguntar teria todo o prazer em dizer o que se passou. Teve que se deslocar 300Km mais que uma vez para resolver o problema. Para quem tem outras preocupações e funções, não me parece agradável. O que acha?

Devo carinhosamente telefonar a agradecer o excelente serviço e pedir à Sra. Ministra uma medalha de mérito para estes funcionários, que de tão atarefados que estão nem os telefones conseguem atender.

Vivo numa Urbanização nova que tem qualquer coisa como 8.000 fogos, ou seja, quando tiver em "pleno" fazendo a duas pessoas por casa são 16.000 pessoas. Atendendo que é uma Urbanização nova vai ter muitas crianças, essencialmente são casais jovens, a escola primaria mais perto foi precisamente a que aceitou e mais tarde recusou o pedido de transferencia. Para fechar escolas estão sempre prontos, agora para fazerem novas...

A carta já está pronta, quero apenas que a situação se resolva para depois a fazer publicar.

Exmo Sr.

A falta de Ética nas minhas palavras ou titulo são meramente a realidade. Se houve falta de ética não foi minha. Foi com profundo pesar que escrevi otexto acima.

A professora da minha filha no passado, teve nas minas palavras um profundo elogio em diversas ocasiões e da minha esposa. Se tivesse que ser avaliada seria concerteza uma boa maneira de a poder recompensar. Pelo esforço demonstrado.

Se a minha intenção fosse de atacar alguém, não teria sido tão "bondoso" no texto escrito acima.

Ressalvo ainda que comigo há uns anos foi pior. Pois agora a distância são 8 km. Comigo foram 300km da 1ª vez e 50km da 2ª. O meu Pai, que se lhe perguntar teria todo o prazer em dizer o que se passou. Teve que se deslocar 300Km mais que uma vez para resolver o problema. Para quem tem outras preocupações e funções, não me parece agradável. O que acha?

Devo carinhosamente telefonar a agradecer o excelente serviço e pedir à Sra. Ministra uma medalha de mérito para estes funcionários, que de tão atarefados que estão nem os telefones conseguem atender.

Que a tua experiência foi má, não duvido, que essa seja a regra, também não duvido, mas em sã consciência, quem falhou foram os serviços administrativos, não entendo o que a palavra "professores" está a fazer no titulo do tópico.

Renas disse:
Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente. As competências não se ditam, mostram-se. E o que vejo mais é pessoas a quererem algo que não corresponde à realidade demonstrada no ecrã de casa.

Portanto Sr. Ministro, se depender de alguma coisa as avaliações, prémios de mérito ou processos disciplinares. Pode contar comigo para reclamar de tudo a partir de hoje pois esgotei o meu limite.

Renas disse:

Uma boa maneira de recompensar a professora da sua filha seria não afirmar, publicamente, "que dificilmente vê um professor como uma pessoa competente". Depois dos "profundos elogios" que terá proferido a essa professora, não considera de uma enorme hipocrisia o seu texto escrito acima? Afirmando, na sua arrogância, que tinha sido "bondoso"?

Espero, para que abra os olhos, que este imbróglio burocrático se resolva o mais rapidamente possível e sem maiores transtornos, para que possa usufruir no próximo ano lectivo de um(a) professor(a) que faça a vida negra à sua filha. Cá estarei para lhe ler os elogios às escolas e professores pela eficiência com que trataram do que considera ser mais importante na sua missão.

Neste momento as escolas estão a arrebentar pelas costuras...

Para além de tratar da inscrição de alunos e produção de horários... Têm aquele concurso do professor titular para certificar... e tratar... Nem imaginam...

"Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente."

responde-me só a uma pergunta muito simples sff.

Não vês um professor como pessoa competente nas tarefas que lhe competem, ou seja ensinar? Ou nas tarefas administrativas que apenas em parte competem ao conselho executivo?

Funcionários públicos, sejam professores ou secretariado, grande parte está lá para cumprir calendário fazer o mínimo e receber ao fim do mês e com a perspectiva de uma boa reforma. Nesta altura do ano então é um verdadeiro encher de barriga de nada fazer. Conheço alguns casos que mete impressão a aspereza como somos tratados se importunamos o seu descanso.

Por mim as avaliações os prémios por mérito ou processos disciplinares, só pecam por tardias

Um trabalhador do sector privado não tem metade das regalias dos públicos e não se queixam.

Quando generalizamos corremos o risco de ser um pouco injustos!

Desconheço o que leva a juntar profissionais (públicos) competentes e incompetentes no mesmo saco, individualizando o professor. Será que um professor que leccione num colégio é melhor (entenda-se mais competente) do que outro que exerça funções no ensino público?

Uma boa maneira de recompensar a professora da sua filha seria não afirmar, publicamente, "que dificilmente vê um professor como uma pessoa competente". Depois dos "profundos elogios" que terá proferido a essa professora, não considera de uma enorme hipocrisia o seu texto escrito acima? Afirmando, na sua arrogância, que tinha sido "bondoso"?

Espero, para que abra os olhos, que este imbróglio burocrático se resolva o mais rapidamente possível e sem maiores transtornos, para que possa usufruir no próximo ano lectivo de um(a) professor(a) que faça a vida negra à sua filha. Cá estarei para lhe ler os elogios às escolas e professores pela eficiência com que trataram do que considera ser mais importante na sua missão.

Lá vamos nós outra vez.

Regra - Os professores estão mal habituados e demonstram incompetência. A minha experiência enquanto aluno foi má. Enquanto Pai ainda não. Vamos ver se mudo de opinião. Tenho vários professores na família, mesmo sendo família. Dava vontade de despedir alguns. Caso pudesse. As pessoas são feitas de experiências, como já disse atrás, devo ter tido azar.

Excepção - Pessoas competentes e profissionais como a professora da minha filha em que quero acreditar serem mais do que eu imagino. Pois é uma classe Profissional. E como tal acho que gostariam de ser tratados como tal.

Demonstração - Trabalho numa empresa( não é difícil de adivinhar qual é), em que as pessoas ao ouvir falar dela a primeira palavra que lhes sai da boca é "Cambada de Chulos". Poderia fazer o choradinho e dizer, "Há lá pessoas competentes." Isto seria verdade, mas é tanto verdade como a que ouço dizer. Pois é na verdade uma cambada de chulos, de c.............s e de chupistas. Como ouvi alguém dizer uma vez. Verdade que não me sinto bem neste papel. Mas para o alterar resta-me admitir a verdade e lutar por politicas verdadeiras. Que premeiem a competência. Estou de consciência tranquila. É o que tenho feito. Ainda esta semana anulei a sindicalização. Daria outra história, mas quem quer ver, vê. Quem não quer fecha os olhos.

Em relação à minha filha como criança que é, nem sequer irá compreender as palavras escritas acima que sem fundamento nenhum. Demonstram uma maldade terrível.

Mas "Há males, que vêm por bem". Já dizia a minha avó. E se em bom tempo elogiei quem devia. Aqui peco por defeito sem duvida, cada vez mais acho que as pessoas devem ser pro activas nas convicções, e não passivas e queixosas. Serei eu sem duvida que também utilizarei dos métodos ao meu alcance para fazer a vida negra a quem quiser atravessar-se no meu caminho.

Mais digo, enquanto aluno consegui que uma professora se demitisse por incompetência. Acha que não o consigo enquanto pai? Resta-me a esperança de não ter que usar esta arrogância toda.

E que este tópico sirva de informação a quem tiver que passar pelo mesmo.

P.S. Se eu fizesse um livrinho de professores, empresas publicas e instituições de interesse publico. Uiiii, poderia não dar em nada. Mas curiosidades haviam de surgir muitas. Portanto, como disse em cima. As considerações ficam para quem as quiser ter.

Penso que não é bem assim. Esta situação já conteceu com muita gente. Inclusivo a minha mãe, mas conseguiu resolver o assunto, por vias menos simpáticas.....

Generalizabdo, podemos dizer que a regra é que é o problema!

Porque pessoas com essas funções, competentes, há. Mas não quantas as que deveriam!

Também posso deixar o meu testemunho do oposto...
No final do 9º ano, tinha em mente seguir Artes - o que implicava mudar de escola, para outra que distava quase 50 km. Como tal, iria mudar de área de residência, mudar de amigos... Com o aproximar do início do ano lectivo, e dado que também me sentia dividida entre arquitectura e o ensino, optei por pedir novamente transferência para a minha escola.

O que fiz?
Liguei para a nova escola onde se encontrava já o meu processo e pedi para falar com o Sr. Presidente do Conselho Executivo, ao qual acabei por expôr a minha situação. Ele disse-me que não havia necessidade de ir lá, bastava dirigir-me à secretaria da escola (logo competência dos serviços administrativos e não docentes) que pretendia frequentar e preencher um formulário. Nada mais simples, feito e concretizado!

"Sim, é verdade que dificilmente vejo um professor ou funcionário publico como uma pessoa competente."

responde-me só a uma pergunta muito simples sff.

Não vês um professor como pessoa competente nas tarefas que lhe competem, ou seja ensinar? Ou nas tarefas administrativas que apenas em parte competem ao conselho executivo?

Respondi a outro user, mas...

Enquanto tarefas administrativas. Acho que é claro que não é fácil a um professor ter a formação indicada para exercer funções destas. Erros governativos sucessivos sem duvida.

Enquanto professor, pedagogo... A minha opinião é melhor e como já disse espero que a tendência seja para melhorar. A visão que tenho não é das melhores.

Se no 1º ciclo os professores no geral penso terem boa capacidade para leccionar.

Quando falamos do 2º e 3º ciclo o descalabro é enorme.

Sinceramente ainda hoje estou para entender porque é que as escolas de 2º e 3º ciclo são autenticas anarquias. Estão aí professores, alguém que se chegue à frente.

Como disse as experiências até agora forma mais negativas, que positivas. :(

Regra - Os professores estão mal habituados e demonstram incompetência. A minha experiência enquanto aluno foi má. Enquanto Pai ainda não. Vamos ver se mudo de opinião. Tenho vários professores na família, mesmo sendo família. Dava vontade de despedir alguns. Caso pudesse. As pessoas são feitas de experiências, como já disse atrás, devo ter tido azar.

Excepção - Pessoas competentes e profissionais como a professora da minha filha em que quero acreditar serem mais do que eu imagino. Pois é uma classe Profissional. E como tal acho que gostariam de ser tratados como tal.

Regras? Mais algumas:

É regra geral que quem se pronuncia acerca de professores (mesmo quando o faz relativamente a um problema administrativo) usa de enorme hipocrisia e, acima de tudo o resto, ignorância.

São criaturas que não usam de moderação nas suas criticas, nunca reconhecem que poderão estar equivocadas ou que não possuem o mínimo de competência para se pronunciar acerca de alguns assuntos.

São, igualmente, encarregados de educação que raramente metem os pés numa escola, que se esquecem dos filhos na hora do regresso a casa, que barafustam com os 5 euros que pagam na matrícula mas não com os 200 euros do telemóvel que o filho não desliga nas aulas e que nunca assumem a falta de educação e orientação que os seus rebentos mostram.

Como você disse atrás, e cito:

"Dava vontade de despedir alguns. Caso pudesse. As pessoas são feitas de experiências, como já disse atrás, devo ter tido azar."

Professores não gostam de fazer trabalhos "menos nobres"?

Professores não gostam de fazer trabalhos "menos nobres"?

Não sabia que os professores não gostavam de fazer trabalhos "menos nobres".

Ou será que não têm formação para isso?

Eu com a minha formação no meu cargo e minha posição na empresa que possuo, desempenho muitas vezes funções de administrativo, se tiver tempo e não houver funcionários disponíveis.
Tirar fotocopias, ordenar e arquivar facturas e recibos, porque não? Nunca me caiu nada.

Quando generalizamos corremos o risco de ser um pouco injustos!

Desconheço o que leva a juntar profissionais (públicos) competentes e incompetentes no mesmo saco, individualizando o professor. Será que um professor que leccione num colégio é melhor (entenda-se mais competente) do que outro que exerça funções no ensino público?

Julgo que há uns tempos foi levantada esta questão, e à qual respondi prontamente.

Para mim a diferença está no poder de execução. Ou seja, enquanto um professor no privado sujeita-se a regras rígidas, contratos precários e mesmo assim tem de demonstrar competência. Caso contrário estão 20 para ocupar o lugar dele.

No publico acontece exactamente o inverso. Portanto resta saber se em consciência as pessoas gostam de se olhar ao espelho. Eu quando olho ao espelho gosto de sentir que fui competente no final do dia e dei o meu melhor.

Será que a maior parte dos professores no ensino público tem esta mesma sensação? Da minha experiência a maior parte quer "dar" a matéria como diziam. E não "leccionar" a matéria.

Da minha experiência é muito diferente.

Lembro-me de vários, davam fichas, liam textos, faziam sumários. Isso representava o melhor interesse deles.

Lembro-me de outros, volto a dizer. Infelizmente poucos, que me chegavam a enervar de tão competentes que eram. Hoje sei que era no meu melhor interesse.

Na faculdade entendo esta postura, homens e mulheres. Crescidos e capazes. Quando se fala de jovens e crianças acho que o cuidado na pedagogia e metodologia deveria ser maior e mais cuidada.

Mas eu tenho mau feitio, deve ser de mim. :(

Acredito que existem excepções e profissionais competentes. Mas esses são aqueles que não são ouvidos e que de certeza há muito que uma mudança era bem vinda para poderem provar o que de melhor sabem fazer.

E acha que é através de um exame que isso se vai fazer?

"(...) o sucesso de um professor não está apenas nas suas capacidades didácticas, nem nas suas capacidades científicas, mas também na capacidade de comunicar e entrar em relação com os outros. De facto, ensina-se o que se sabe com aquilo que se é!"
B. Mérenne-Schoumaker, 1999

Sabia que apenas uma minoria será afectada por esse exame? Sim, é que quem tem mais de 5 anos de serviço docente, com uma avaliação de bom (satisfaz pelo antigo E.C.D.) fica dispensado da sua realização.
Aqueles que têm menos de 5 anos, saíram certamente há pouco tempo da faculdade, estão motivados e sedentos por vingar na vida activa. Prémios de reconhecimento público ou benefícios para estes jovens? Desconheço!

Por experiência, a única gratificação que tenho tido é o carinho, palavras de apoio e agradecimento dos meus alunos, bem como de alguns colegas e encarregados de educação. Tudo o resto (entenda-se sacrifícios) prefiro nem os inumerar, estou certa de que não iria acreditar. Mas, é por gosto que aqui estou e continuarei, para lhe provar, quem sabe um dia, que no ensino há bons profissionais.

Acha que tudo isto pesa na minha avaliação ou progressão?!
É tudo "para inglês ver"!
Não se iluda.

Voltar
Superior