Escolha de carro familiar

fsc4

New member
Boa tarde,

Nem me lembro da última vez que postei (provavelmente ainda como Forum AH), mas chegou a altura de trocar o carro da frota e desta vez acho que posso precisar de algumas opiniões, até porque deixei de acompanhar isto como o fazia antigamente e não me lembro da última vez que fui a um stand.

As opções disponíveis são as seguintes:

1. Mercedes Classe C 300e Avantgarde (PHEV)
  2. Volvo XC60 T6 Essential (PHEV)
  3. BMW X3 30e LCI (PHEV)
  4. Mercedes EQA (Elétrico)
  5. Mercedes Classe E (não identificam na lista o equipamento ou motor, mas já fui informado que será uma versão o mais básica possível)

Alguns destes carros já constavam da lista da empresa do ano anterior, mas como estava focado no Volvo V90 (que constava na lista do ano passado com o T6 e este ano chegou a estar previsto com o T8), não analisei sequer as outras opções. O plano B era o Serie 5 20e, que também desapareceu.

O meu carro actual é um Peugeot 2008 de 2017 (modelo anterior), com o humilde 1.6 HDI de 75 cv, pelo que qualquer uma das opções da lista será sempre um significativo upgrade.

A lista é fechada, pelo que não posso procurar ou sugerir outras opções ou mesmo alterações de equipamento.

Outras informações que pode ser relevantes:
  • O carro será utilizado essencialmente em cidade durante a semana, com uma ou duas viagens mensais Lisboa / Viseu.
  • Somos 3 cá em casa, incluindo a minha filha que ainda usa cadeirinha.
  • Comportamento dinâmico não é muito relevante, tal como a existência de limitadores de velocidade .
  • Só a partir de Setembro / Outubro do próximo ano poderei carregar em casa - de qualquer modo, os consumos não me preocupam muito pois temos ambos cartão Galp Frota e praticamente só vamos usar este carro.
  • Custos de manutenção, fiabilidade, etc não são relevantes porque o carro virá num regime de renting.
  • É razoável assumir que o EQA será para excluir, porque preferimos um PHEV e não temos ainda onde carregar.
  • O Volvo XC60 agrada-nos mas o nível de equipamento deve ser mesmo muito básico (nem sequer consta do configurador).
  • O BMW X3 vai agradar à esposa mas, sinceramente, não me impressiona.
  • Tenho ideia que o Classe C nas versões PHEV tem uma mala muito pequena - não gostava de perder muito espaço face ao Peugeot - mas eventualmente será ainda assim a opção mais equilibrada.

Em principio também poderei optar por escolher um carro da lista inferior e, com isso, receber um valor mensal de EUR 100 por mês correspondente à poupança da empresa com a renda - neste caso a única opção que equacionaria seria a Volvo V60 T6, igualmente com o nível de equipamento Essential.

Obrigado desde já a quem me conseguir ajudar a encurtar a lista. Tinha a escolha feita mas o deteriorar das condições do mercado trocou-me os planos.

não me posso pronunciar muito, são carros MUITO acima da minha liga. no entanto, o volvo poderá ser uma boa opção, embora esse carro pese cerca de 2 toneladas. andei há umas semanas poucos kms numa V60 T6 e não fiquei muito impressionado, confesso. o X3 também não está mau neste design atual, principalmente de traseira, mas só conheço a motorização de vir nos 330e, nada mais.

Bem, não houve muito feedback, mas caso alguém venha a ter a mesma dúvida (ou pondere algum destes carros), vou deixar o desfecho do processo.

A escolha acabou por recair no XC60, que afinal é no nível de equipamento Core, em Azul Denim. É um nível básico de equipamento mas já inclui o sistema de infotainment da Google, tecto de abrir, keyless entry e, no que toca ao aspecto exterior, não se parece de todo com um carro frota (como acontece, por exemplo, na BMW).

Assumindo que a encomenda vai acontecer nos próximos dias (não sei se a empresa vai avançar já ou fazer uma única encomenda após todos os colaboradores escolherem) a entrega fica prevista para Agosto do próximo ano. Considerando a situação actual do mercado não é certo que a encomenda não tenha de sofrer alterações ou mesmo ser cancelada, porque a proposta actual já está no limite do plafond.

O X3 ficou logo de fora porque o interior já está muito desactualizado com o padrão de 2023 e é um carro que, na versão base, fica um pouco pobre de aspecto exterior.

O Mercedes é uma óptimo opção e vai ser a escolha da maioria dos meus colegas, mas pessoalmente não me agradou. O prazo previsto de entrega que me falaram foi de 18 meses.

Estou a ver que trabalhamos na mesma Empresa. Também optei pela XC60 (pareceu a opção mais equilibrada) face ao MB.

Vamos ver agora os prazos de entrega que estão uma loucura.

Só agora vi este tópico.
Excelente upgrade em relação ao Peugeot!
Vinha sugerir o MB, mas 18 meses para o receber!? Xiça...
Sem conhecer ambos os suecos, teria ido para a V60.
Por curiosidade, para a cor interior? Havia opção de cor clara?

Estou a ver que trabalhamos na mesma Empresa. Também optei pela XC60 (pareceu a opção mais equilibrada) face ao MB.

Mundo pequeno.

Ainda não me deram nenhum prazo concreto, enfim. Mas quando fui ver o carro ao stand da Volvo em Loures o vendedor falou-me que seria algo em torno de Agosto - se a encomenda não se atrasar.

Só agora vi este tópico.
Excelente upgrade em relação ao Peugeot!
Vinha sugerir o MB, mas 18 meses para o receber!? Xiça...
Sem conhecer ambos os suecos, teria ido para a V60.
Por curiosidade, para a cor interior? Havia opção de cor clara?

A V60, se estivesse igualmente equipada, seria a minha escolha. Mas colocaram a opção da V60 na categoria inferior e tiveram de colocar o nível de equipamento Essential, que é demasiado despido.

Considerando a diferença de preço, colocando a V60 na categoria do XC60 até podiam ter carregado de equipamento.

Apenas pude escolher a cor exterior, mas quando fui ao stand tinham lá dois XC60 prontos para entrega a colegas da empresa (encomendados noutra ronda) e eram ambos com os estofos escuros - prefiro que seja, sinceramente.

Nos concessionários do Porto onde fui ver o carro também me falaram nesse prazo.

No caso da V60, o prazo indicativo de entrega era Março de 2024. Nas palavras do vendedor, as vendas desse modelo estavam praticamente mortas por causa das dificuldades de produção.

Nos concessionários do Porto onde fui ver o carro também me falaram nesse prazo.

No caso da V60, o prazo indicativo de entrega era Março de 2024. Nas palavras do vendedor, as vendas desse modelo estavam praticamente mortas por causa das dificuldades de produção.

Na plataforma também te aparece na como previsão de entrega Agosto?

já vai tarde, mas eu votava no x3 sem pensar 3x nesses da lista

Essa é a versão frota? Neste caso não havia mesmo possibilidade de negociar qualquer extra, só mesmo a cor.

E também achei um projecto já algo antigo, o XC60 sempre me pareceu mais actual.

Essa é a versão frota? Neste caso não havia mesmo possibilidade de negociar qualquer extra, só mesmo a cor.

E também achei um projecto já algo antigo, o XC60 sempre me pareceu mais actual.

é a versão base no configurador , sem extras nem pack M, jantes 18" origem, etc
apenas pintura metalizada e já com o pequeno restyling +/ recente (claro)

x3 v2.jpg

Desculpa só vi agora. Aparece Outubro como previsão de entrega.

Por experiência de outros colegas, podem existir algumas diferenças (ainda grandes) nas datas de entrega

Mielcarksi, ainda sem o carro?

Aqui em Lisboa já temos pessoas a receber, mas a minha entrega foi adiada para Outubro..quando no início de Agosto a previsão da Leaseplan era ainda este mês.

Uma questão, não faria sentido a empresa também disponibilizar mais carros eléctricos para não pagar TA?

É que na lista só apareceu um EQA que é de um segmento baixo e muito inferior.

Poderia ter Mode Y, BMW i4, Polestar 2, Ford Mustang etc

Uma questão, não faria sentido a empresa também disponibilizar mais carros eléctricos para não pagar TA?

É que na lista só apareceu um EQA que é de um segmento baixo e muito inferior.

Poderia ter Mode Y, BMW i4, Polestar 2, Ford Mustang etc

A maioria das pessoas não quer carros elétricos e prefere PHEVs. Até porque temos Galp Frota.

De qualquer modo a grelha de opções foi actualizada e nesta categoria agora tem o XC40 elétrico, bem como o Tesla M3.

Back