Escolher um elétrico

Quando se passa para um elétrico, temos também que alterar a maneira como pensamos no "abastecimento" do carro.

Se for para carregar em casa, é só ligar à ficha, são menos de 15 segundos.

Se quer uma grande autonomia, por causa das férias, é apenas uma situação pontual...

Apenas lhe refiro isto, pois por vezes estamos a gastar mais dinheiro num carro para ter uma bateria maior, quando na realidade não precisamos.

Falo com conhecimento de causa, cá em casa existem 3 carros eléctricos.

Enviado do meu SM-S928B através do Tapatalk

Quando falo em bateria grande, refiro-me áquela em carros até 38.500, o que significa, na prática, cerca de 60 kW. Mais do que isso e os preços disparam.

O Ariya é superior aos outros todos, é mais carro, mas por esse valor só se consegue com a bateria mais pequena e com equipamento essencial.

Cumps

Viva,

Tenho um destroço com 30 anos e quero aproveitar o programa de incentivo ao abate, assim que abra novamente. Pretendo um SUV que ajude as minhas costas e que tenha a maior bateria possível. Como sabem o valor máximo são 38500.
  1. Que tipo de carros gostas?
    Não é gostar, é ter de ser - Elétricos
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração. Suv
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Nissan Arya, Byd Atto 3, Skoda Elroq, etc
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    sim, frequentemente
  5. Precisarás de levar carga com frequência?
    Não
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    15000 a 20000 anuais. Sim
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Sim
  8. Os consumos terão grande importância?
  9. Sim
  10. A potência do motor terá grande importância?
    sim
  11. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não
  12. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    38500
  13. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo
​Obrigado.​

Preferia uma bateria mais pequena e não ter de optar por SUV's, que são quase sempre mais gastadores, ainda mais quando se pretende fazer viagens de autoestradas. Os elétricos já por si, na sua maioria já têm uma postura mais alta de condução devido à bateria estar no piso inferior. Não deverás ter problemas de costas na sua maioria (mas nada como testar).

A titulo de curiosidade, andei recentemente num BYD atos 3 TVDE e em conversa com o condutor, dizia estar supersatisfeito com o carro. Tinha 1 ano, 155mil km e a autonomia real mantinha-se nos 380km (anunciados 421km). Comentava que carregava sempre em casa, e não tinha tido qualquer tipo de avaria. Tinha um acerto de suspensão "frances" e não tinha qq barulho parasita, nem bancos deformados. Enquadra-se nos 38mil euros e pareceu-me um bom produto.

Julgo que para o ano já vai haver um model Y mais barato que os 45k atuais. Mesmo que não esteja ao nível dos valores do incentivo pessoalmente preferia o Y por 40 que um atto3 por 30…

Mas claro é preciso ter espaço na garagem e alocar disponibilidade financeira para esse tipo de gasto.

Last edited:
A malta continua a olhar para o tamanho da bateria, mas o que importa mesmo é a eficiência.[;)]

Dos modelos mencionados, o Kia, o Volvo, o Skoda e o Megane (que não é SUV) usam plásticos rígidos no tablier, mal disfarçados com cobertura de tecido e uma espumasita por baixo. Presumo que sejam fábricas futuras de ruídos parasitas. Pelo contrário, o Atto usa polímeros de qualidade.
No Nissan ainda não entrei.

Last edited:
O Skoda e o KIA têm plásticos duros? Em termos de construção o Atto 3 é muito bom sem dúvida. Mas o Skoda e o Kia devem ser mais eficientes, pelo menos tenho essa ideia.

A titulo de curiosidade, andei recentemente num BYD atos 3 TVDE e em conversa com o condutor, dizia estar supersatisfeito com o carro. Tinha 1 ano, 155mil km e a autonomia real mantinha-se nos 380km (anunciados 421km). Comentava que carregava sempre em casa, e não tinha tido qualquer tipo de avaria. Tinha um acerto de suspensão "frances" e não tinha qq barulho parasita, nem bancos deformados. Enquadra-se nos 38mil euros e pareceu-me um bom produto.

1 ano e 150 mil? vai aos 3 e 450 mil???

O Skoda e o KIA têm plásticos duros? Em termos de construção o Atto 3 é muito bom sem dúvida. Mas o Skoda e o Kia devem ser mais eficientes, pelo menos tenho essa ideia.

Sim, quer o Elroq, quer o Ev3 têm tecido a esconder os plásticos do tablier. Basta bater para ver o que está por baixo.
O byd é claramente outro nível. Em equipamento, no preço, dá uma abada à concorrência. O pior é mesmo o design. Custa-me a engolir aquela estética (apesar de ter melhorado na remodelação).
Quanto à eficiência francamente não faço ideia das diferenças. Todos os construtores mentem...

Sim, quer o Elroq, quer o Ev3 têm tecido a esconder os plásticos do tablier. Basta bater para ver o que está por baixo.
O byd é claramente outro nível. Em equipamento, no preço, dá uma abada à concorrência. O pior é mesmo o design. Custa-me a engolir aquela estética (apesar de ter melhorado na remodelação).
Quanto à eficiência francamente não faço ideia das diferenças. Todos os construtores mentem...

Também não acho piada ao design do BYD. Por fora é muito genérico, por dentro tem detalhes que requerem habituação. Quanto às qualidades é sem dúvida das melhores opções. E depois tem a tecnologia de bateria mais avançada, fiável e segura. Mas tens que testar, nunca compres sem testar.

Por acaso também estranhei o número. Supondo 300 dias de trabalho, são 500 km por dia ...

Transcrevi na integra o que o motorista me transmitiu. Não faço ideia se são 2 motoristas, se faz os 500km por dia, etc.

Edit: Relembrando o assunto, o carro já teria 2 anos, porque a matricula era BD. Provavelmente o senhor comprou usado com um ano, pelo que os 155mil já fazem mais sentido.

Last edited:
Ontem entrei num Arya e foi uma desilusão. Tenho 1,70 e quando me sentei atrás tinha dois dedos entre a cabeça e o teto. Se o carro passar numa lomba é pancada pela certa. À frente era um bocadinho melhor, mas a diferença era pouca. Agora, imaginem alguém alto.

Os construtores não mentem, limitam-se a fazer um ciclo de avaliação de consumos que é uma treta (WLTP) e reportar os resultados. Uma treta é o legislador que inventa regras que não informam nada de jeito.

Os construtores não mentem, limitam-se a fazer um ciclo de avaliação de consumos que é uma treta (WLTP) e reportar os resultados. Uma treta é o legislador que inventa regras que não informam nada de jeito.

Foi um bocado de azar, porque para os motores de combustão o WLTP era uma melhoria significativa sobre o anterior NEDC.

Nos eléctricos o factor aerodinâmico tornou-se muito relevante, de modo que quem faz auto-estrada fica desapontado com a realidade face ao número único do WLTP.

E a única maneira de não ficar desapontado era o WLTP ser composto em 90% de auto-estrada a 120 km/h [;)]

Foi um bocado de azar, porque para os motores de combustão o WLTP era uma melhoria significativa sobre o anterior NEDC.

Nos eléctricos o factor aerodinâmico tornou-se muito relevante, de modo que quem faz auto-estrada fica desapontado com a realidade face ao número único do WLTP.

E a única maneira de não ficar desapontado era o WLTP ser composto em 90% de auto-estrada a 120 km/h [;)]

Se calhar era a unica maneira para ti, para muitos não seria assim, o WLTP é a forma de comparar entre carros, não é o valor em si mas sim a comparação entre eles, ou seja, nunca estaria de acordo com toda a gente.[;)]

Mas hoje em dia, mal os carros saem para o mercado há logo malta a fazer esses testes e os resultados estão à distância de um click.

Basta meter num qualquer motor de IA:

"Quero uma lista da autonomia real a 120km/h dos veículos elétricos vendidos em Portugal"

• Like
Reactions: DMA
Back