Quando se passa para um elétrico, temos também que alterar a maneira como pensamos no "abastecimento" do carro.
Se for para carregar em casa, é só ligar à ficha, são menos de 15 segundos.
Se quer uma grande autonomia, por causa das férias, é apenas uma situação pontual...
Apenas lhe refiro isto, pois por vezes estamos a gastar mais dinheiro num carro para ter uma bateria maior, quando na realidade não precisamos.
Falo com conhecimento de causa, cá em casa existem 3 carros eléctricos.
Enviado do meu SM-S928B através do Tapatalk
Viva,
Tenho um destroço com 30 anos e quero aproveitar o programa de incentivo ao abate, assim que abra novamente. Pretendo um SUV que ajude as minhas costas e que tenha a maior bateria possível. Como sabem o valor máximo são 38500.Obrigado.
- Que tipo de carros gostas?
Não é gostar, é ter de ser - Elétricos- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração. Suv
- Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Nissan Arya, Byd Atto 3, Skoda Elroq, etc- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
sim, frequentemente- Precisarás de levar carga com frequência?
Não- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
15000 a 20000 anuais. Sim- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Sim- Os consumos terão grande importância?
- Sim
- A potência do motor terá grande importância?
sim- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
38500- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo
Eu diria mais, o que importa é o carro, como um todo e não apenas um elementoA malta continua a olhar para o tamanho da bateria, mas o que importa mesmo é a eficiência.[]
A titulo de curiosidade, andei recentemente num BYD atos 3 TVDE e em conversa com o condutor, dizia estar supersatisfeito com o carro. Tinha 1 ano, 155mil km e a autonomia real mantinha-se nos 380km (anunciados 421km). Comentava que carregava sempre em casa, e não tinha tido qualquer tipo de avaria. Tinha um acerto de suspensão "frances" e não tinha qq barulho parasita, nem bancos deformados. Enquadra-se nos 38mil euros e pareceu-me um bom produto.
O Skoda e o KIA têm plásticos duros? Em termos de construção o Atto 3 é muito bom sem dúvida. Mas o Skoda e o Kia devem ser mais eficientes, pelo menos tenho essa ideia.
1 ano e 150 mil? vai aos 3 e 450 mil???
Sim, quer o Elroq, quer o Ev3 têm tecido a esconder os plásticos do tablier. Basta bater para ver o que está por baixo.
O byd é claramente outro nível. Em equipamento, no preço, dá uma abada à concorrência. O pior é mesmo o design. Custa-me a engolir aquela estética (apesar de ter melhorado na remodelação).
Quanto à eficiência francamente não faço ideia das diferenças. Todos os construtores mentem...
1 ano e 150 mil? vai aos 3 e 450 mil???
Por acaso também estranhei o número. Supondo 300 dias de trabalho, são 500 km por dia ...
Sim, quer o Elroq, quer o Ev3 têm tecido a esconder os plásticos do tablier. Basta bater para ver o que está por baixo.
O byd é claramente outro nível. Em equipamento, no preço, dá uma abada à concorrência. O pior é mesmo o design. Custa-me a engolir aquela estética (apesar de ter melhorado na remodelação).
Quanto à eficiência francamente não faço ideia das diferenças. Todos os construtores mentem...
Os construtores não mentem, limitam-se a fazer um ciclo de avaliação de consumos que é uma treta (WLTP) e reportar os resultados. Uma treta é o legislador que inventa regras que não informam nada de jeito.
Foi um bocado de azar, porque para os motores de combustão o WLTP era uma melhoria significativa sobre o anterior NEDC.
Nos eléctricos o factor aerodinâmico tornou-se muito relevante, de modo que quem faz auto-estrada fica desapontado com a realidade face ao número único do WLTP.
E a única maneira de não ficar desapontado era o WLTP ser composto em 90% de auto-estrada a 120 km/h []
E a única maneira de não ficar desapontado era o WLTP ser composto em 90% de auto-estrada a 120 km/h []