ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por João Dias

Continuo espantado! :) Tanta discussão e afinal os adeptos do não só representam 17%. E o mais espantoso é que a maioria um carro com ESP de série [8)]

Eu sou um adepto do não só...e não votei nessa ;)

Votei na que eu sempre defendo. Sim, mas desligável. E votaria numa opção "Sim, mas desligável e tendo a preocupação em 1º ter um chassis/comportamento de referência, travões à altura, pneus à altura, etc."

Em suma que o ESP lá estivesse apenas para corrigir um erro crasso do condutor...e não para as mascarar as situações que sabemos

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Continuo espantado! :) Tanta discussão e afinal os adeptos do não só representam 17%. E o mais espantoso é que a maioria um carro com ESP de série [8)]

Eu sou um adepto do não só...e não votei nessa ;)

Votei na que eu sempre defendo. Sim, mas desligável. E votaria numa opção "Sim, mas desligável e tendo a preocupação em 1º ter um chassis/comportamento de referência, travões à altura, pneus à altura, etc."

Em suma que o ESP lá estivesse apenas para corrigir um erro crasso do condutor...e não para as mascarar as situações que sabemos

Afinal quais são os carros recentes em que o ESP está lá para "mascarar" um mau chassi ? Será que ainda existem ? ;)

Às vezes fico a pensar que também é preciso educar em relação ao ESP ? A começar pelas escolas de condução ? Será ?

http://www.esceducation.org/
Para quê [?]

Ensinar as pessoas a confiarem num monte de circuitos electrónicos descurando o que é de facto mais importante, o conduzir saber agir correctamente em situação de urgência [?] E quem diz em situação de risco di-lo também para a mais comum das situações...

Mais depressa dou 500 € por um curso de condução defensiva que 5 € pela treta de circuito electrónico... Mas pronto, isto sou eu que tenho veia de piloto amador (NOT)... [:p] :) [:p]

Se a estrada sempre matou, é incrível como a população mundial não tenha sido quase dizimada, com a quantidade de chassos que para aí havia e ainda há...

Uma vez mais e cada vez mais a educação rodoviária deverá ser incidida sobre o condutor e aqui pouco ou nada se faz. Isto sim, faria alguma coisa... Dá trabalho [?] Temos pena...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Às vezes fico a pensar que também é preciso educar em relação ao ESP ? A começar pelas escolas de condução ? Será ?

http://www.esceducation.org/
Para quê [?]

Ensinar as pessoas a confiarem num monte de circuitos electrónicos descurando o que é de facto mais importante, o conduzir saber agir correctamente em situação de urgência [?] E quem diz em situação de risco di-lo também para a mais comum das situações...

Mais depressa dou 500 € por um curso de condução defensiva que 5 € pela treta de circuito electrónico... Mas pronto, isto sou eu que tenho veia de piloto amador (NOT)... [:p] :) [:p]

Se a estrada sempre matou, é incrível como a população mundial não tenha sido quase dizimada, com a quantidade de chassos que para aí havia e ainda há...

Uma vez mais e cada vez mais a educação rodoviária deverá ser incidida sobre o condutor e aqui pouco ou nada se faz. Isto sim, faria alguma coisa... Dá trabalho [?] Temos pena...

Já agora que cursos de condução defensiva são esses ? ;) Serão por exemplo os da CRM ?
Quem é que os faz ?
O que é que se aprende nesses cursos ?

Em condução normal nunca vi o ESP actuar, só provocando bastante. Logo quem diz que o ESP actua regularmente ou tem um péssimo carro ou anda abusar da sorte, um dia acaba [:p]

Há algo que os cursos de condução nunca poderão dar... bom senso! Assim sendo nada feito.

citação:Originalmente colocada por Shidoshi

Engraçado, quem tem carros alemães acha indispensável o esp...:D

Mais vale dizer...se o teu carro é alemão, o esp é indispensável...[:p]

:D Nem de propósito...

Filme 1: wmv 600 Kb http://www.euroncap.com/assets/video/oversteer_small.wmv

ESP corrigindo excesso em sobreviragem.
Nem vale a pena ver o filme... já se sabe que no piso molhado os BMW deveriam ficar na garagem.

Filme 2: wmv 500 Kb
http://www.euroncap.com/assets/video/understeer_small.wmv

ESP corrigindo excesso em subviragem.
Também nem vale a pena ver o filme. Já se sabe que no piso molhado os FWD deveriam ficar todos em casa.

Mas isto só acontecerá aos carros alemães? Ou a quem andar muito depressa?

Ou nenhum de nós alguma vez na vida (ou muitas...) cometeu excessos? Seja com piso seco, seja com piso molhado, seja até por se ter encontrado a estrada suja numa curva apertada ou um camião parado no final da curva?

citação:Originalmente colocada por CL

citação:Originalmente colocada por Shidoshi

Engraçado, quem tem carros alemães acha indispensável o esp...:D

Mais vale dizer...se o teu carro é alemão, o esp é indispensável...[:p]

:D Nem de propósito...

Filme 1: wmv 600 Kb http://www.euroncap.com/assets/video/oversteer_small.wmv

ESP corrigindo excesso em sobreviragem.
Nem vale a pena ver o filme... já se sabe que no piso molhado os BMW deveriam ficar na garagem.

Filme 2: wmv 500 Kb
http://www.euroncap.com/assets/video/understeer_small.wmv

ESP corrigindo excesso em subviragem.
Também nem vale a pena ver o filme. Já se sabe que no piso molhado os FWD deveriam ficar todos em casa.

Mas isto só acontecerá aos carros alemães? Ou a quem andar muito depressa?

Ou nenhum de nós alguma vez na vida (ou muitas...) cometeu excessos? Seja com piso seco, seja com piso molhado, seja até por se ter encontrado a estrada suja numa curva apertada ou um camião parado no final da curva?

Pelos visto não ;). Um bom condutor com um "kit de unhas" sabe sempre adequar a velocidade às condições, conseguindo advinhar o estado da estrada e todos os eventuais perigos que se possam esconder numa curva ... :)

Aproveitando o tópico:

Será que as seguradoras, em Portugal, deviam establecer um sistema de bonificações para os veículos equipados com ESP ?
Tenho pena é que não o façam para condutores inaptos...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Aproveitando o tópico:

Será que as seguradoras, em Portugal, deviam establecer um sistema de bonificações para os veículos equipados com ESP ?
Tenho pena é que não o façam para condutores inaptos...

E como é que se avalia que um condutor é inapto, para a condução ?
Será que por exemplo um condutor que fosse detectado embriagado ou a conduzir a uma velocidade muito acima do limite deveria ter os prémios de seguro agravados ?

Continuo espantado. Tanta gente a dizer que só compra carros com ESP. Mas acho que quando chega o momento da verdade (diga-se da compra) acho que desde que o carro seja giro, tenha muitos cavalos, etc., o ESP que se lixe [8)]

Continuo espantado. Tanta gente a dizer que só compra carros com ESP. Mas acho que quando chega o momento da verdade (diga-se da compra) acho que desde que o carro seja giro, tenha muitos cavalos, etc., o ESP que se lixe [8)]

Daí que se queira que seja um item tão vulgar como o airbag e afins...
Se os airbags nao viessem de série quem se preocupava em compra-los?está mais que provado que é um excelente auxiliar a condução e portanto ajuda a prevenir acidentes e ainda há quem prescinda dele?

citação:Originalmente colocada por Boxer

Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
vender-mo a um preço "record".
Não o quis, e não tenho ESP no carro.

Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
carro que dê para desligar o ESP.
Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
mando o fusível do ESP pastar.

Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.
wtf?

Retirar o fusível?

O ESP actua somente em situações extremas... os travões são os mesmos, as suspensões também, os pneus também, mas quando chegar ao limite, por casmurrice de ter desligado esta medida de segurança um outro condutor vai ver uma luzinha a acender e com alguma sorte apanha apenas um cagaço, e o xico esperto que o desligou vai com o carro para as couves...

Desligar em track days? Óptimo!

Nas estradas nacionais? Geeeez...

Voltar
Superior