ESP : Sim ou não ?

o problema de conduzir assim é q vais mesmo no limite fisico do carro..

se vais a fazer uma curva numa superficie homogeneamente escorregadia, nao terás problemas, mas se acontece algo, tipo um corredor de lama a meio de uma curva molhada, o esp ja nao te consegue ajudar pq ja nao ha margem de manobra

citação:Originalmente colocada por ASA

Repara uma coisa. O Esp ñ é para conduzir mal mas para conduzir despreocupado por ex: mal começa a cair uma chuvinha...se vou c o q ñ tem esp vou c o coração nas mãos, principalmente quando estou a fazer uma rotunda por dentro e quero sair antes q o q vou a ultrapassar me passe á frente. Depois é assim, quando tem esp também controlo de tracção, anti-patinagem o q nos dá outra segurança.Isto só o sabe quem o tem no dia-dia... É a minha experiência q já são 12 carros q tive e só este c esp.Cump.tos

Eu compreendo perfeitamente o que dizes porque também um carro com ESP e um sem. Quando começa a chover aumento os limites de segurança nos dois carros, independentemente do equipamento de segurança, percebes? O ESP não foi feito para fazer rotundas mais rápido ou coisas similares. Foi feito para estar lá quietinho, sem ninguém o chatear e só ser chamado a intervir numa emergência, como disse o Duro, tal como ter de travar ou desviar-mo-nos de um obstáculo quando temos uma roda na estrada e uma em cima de folhas, só para dar um exemplo.

citação:Originalmente colocada por Duro

quando vocês conseguirem travar uma roda de cada vez falamos...

isso nao consigo, mas normalmente consigo evitar que isso seja preciso!

citação:Originalmente colocada por Boxer

Andamos a ver a coisa pela prisma errado.

O ESP não "salva vidas". As pessoas negligentes é que colocam as suas
vidas (e as dos outros) em perigo.
Se o ESP entra em acção, é porque a "peça" entre o volante e o assento
já fez asneira. Logo, se se apostasse mais no ENSINO da condução, cada
vez mais iam-se tornando dispensáveis soluções que pretendem
desresponsabilziar o condutor. Porque é isso que as pessoas vêem: o
ESP é uma bóia de salvação para aqueles que não se sentem seguros na
sua condução.

Claro que há um cenário no qual o ESP pode dar uma ajuda, que é na
hipótese de apanharmos óleo na estrada a meio duma curva. Mas mesmo
assim é preciso que se verifiquem duas condições: que o carro não
circule a velocidade excessiva e que o condutor esteja APTO a lidar
com a entrada em funcionamento do ESP, não interferindo.
E aqui volta, novamente, a falhar a formação.

Pessoalmente, não quero o carro a conduzir por mim. Prefiro aprender
e praticar para ser eu o responsável pela condução.

Acho incrível que se continue a encarar de ânimo leve esta situação
em que se coloca um objecto propulsionado de mais de 1 tonelada nas
mãos de qualquer pessoa.
A prova disso é que nem existe um tipo de controlo das aptidões dos
condutores, e depois é ver aí velhotes que reagem a qualquer coisa com
30 segundos de atraso a conduzir e a fazer asneira atrás de asneira
nas nossas estradas. E os novos não são muito melhores.

Continua a fugir-se da realidade. Nem as aulas de condução recriam
minimamente situações reais do quotidiano. Claro que não vão
meter uma pessoa que está a começar a aprender a conduzir a 140 numa
autoestrada ou a andar a 80 numa nacional, mas ao menos depois de 1
a 2 anos de se tirar a carta devia haver um controlo e um novo exame,
para verificar se a pessoa realmente está apta para continuar a
conduzir. Mas um exame que reflicta a realidade.
E depois, claro, não esperar pelos 65 anos para a renovação.

Por isso é que fico ultrajado quando se desperdiça tanto latim neste
treta do ESP, quando há coisas BEM mais importantes para corrigir.

BOxer permite-me duas opinioes.

Primeiro, a questao do oleo, ate é uma situaçao em que carro com ESP é prejudicial. COmo sabemos o pior que se pode fazer é travar sobre um "charco" de oleo. E o ESP a detectar falta de aderencia pode activar e fazer o carro travar...sendo por isso perigoso.

Mas realmente é uma situaçao de excepçao. Percebo o teu raciocinio, e percebo que o que estas a dizer é que o ESP ta a curar as consequencias e nao as causas (sendo as causas os maus condutores, e as consequencias, os acidentes) Mas num acidente, nem todos somos culpados. UM acidente entre dois veiculos, geralmente ha 1 culpado e um inocente. Se perdermos o controlo por causa de outro individuo, o ESP pode nos salvar de um acidente! Por isso é de todo conservador, continuar a nao dar importancia a este sistema.

É obvio que neste inicio de mudança, em que este sistema aparece, ha sempre aqueles que puxam mais pelo carro "porque têm ESP". É sem duvida uma actitude ridicula, mas propria no ser humano quando se apresenta perante uma nova tecnologia, querendo-a testar. Mais tarde ou mais cedo, vai ser um sistema ja familiarizado com a sociedade como os travoes ABS nos dias de hoje. Acho que so temos a ganhar com este sistema, e as estatisticas provam isso mesmo.

Tens razao quando dizes que mesmo assim as culpas estao naqueles que nao têm respeito pelos outros na conduçao, mas uma coisa nao invalida a outra. Nao é por isso que se vai deixar de dar importancia a este sistema.

Cumprimentos.

Tó Zé disse: Eu compreendo perfeitamente o que dizes porque também um carro com ESP e um sem. Quando começa a chover aumento os limites de segurança nos dois carros, independentemente do equipamento de segurança, percebes? O ESP não foi feito para fazer rotundas mais rápido ou coisas similares. Foi feito para estar lá quietinho, sem ninguém o chatear e só ser chamado a intervir numa emergência, como disse o Duro, tal como ter de travar ou desviar-mo-nos de um obstáculo quando temos uma roda na estrada e uma em cima de folhas, só para dar um exemplo

Ó TóZé. Mas a prova que conduzo sem excessos é q é raro acender a luz do Esp.Já ñ me lembra q a visse acesa... Mas volto a dizer q vou mais descansado c esp.É como quando pomos pneus novos também vamos mais confiantes. Cumptos

Bem isto do Esp é como o ABS, uns gostam outros ñ. Eu posso dizer q já bati 2 vezes por causa dele...uma x noIC19 estava tudo parado e eu vinha lançado, começo no trava e destrava a fazer ABS "manual" esquecendo-me q o carro já tinha...tendencia por causa dos anteriores q ñ tinham) resultado, electronica baralhada e pum... Doutra x na calçada da ajuda em Lisboa a descer, c linha do electrico e tudo, a pouca velocidade começou aos saltinhos na calçada de paralelos foi até encostar no da frente... enfim nem tudo é perfeito.

Bem isto do Esp é como o ABS, uns gostam outros ñ. Eu posso dizer q já bati 2 vezes por causa dele...uma x noIC19 estava tudo parado e eu vinha lançado, começo no trava e destrava a fazer esp "manual" esquecendo-me q o carro já tinha...tendencia por causa dos anteriores q ñ tinham) resultado, electronica baralhada e pum... Doutra x na calçada da ajuda em Lisboa a descer, c linha do electrico e tudo, a pouca velocidade começou aos saltinhos na calçada de paralelos foi até encostar no da frente... enfim nem tudo é perfeito.

Ò Asa, com o devido respeito, essas duas vezes bateste simplesmente por tua culpa.

Ok, "se isto..." e "se aquilo..." podias não ter batido, mas a tecnologia está lá para ajudar a resolver e não para resolver tudo sozinha.

Ok Zunda, já sabemos q os acidentes são sempre da culpa dos condutores, segundo o q diz sempre a BT e a DGV. Cump.tos

Ok Zunda, já sabemos q os acidentes são sempre da culpa dos condutores, segundo o q diz sempre a BT e a DGV. Cump.tos

Também não quero ser tão simplista!!

Nem tão pouco julgar o que quer que seja pois a mim também já me aconteceu. Estamos apenas a debater ideias e opiniões.
O Homem não é perfeito e falha. Isto é um facto. Uns falham mais do que outros mas TODOS falham.

A unica ideia em que acredito é que para o mesmo nº de situações iguais, com comportamentos iguais por parte do condutor, o carro com ESP e ABS tem menos acidentes do que um sem estas tecnologias.
Ou seja, tudo isto serve para ajudar a reduzir mas não elimina a hipotese de acidente!!!

E depois estas novas tecnologias requerem alguma habituação. Quem é que por exemplo não se assustou da primeira vez que conduziu um carro com ABS e ele "entrou em funcionamento" começando a dar as famosas "pancadinhas" no pedal de travão?

Abraço,

Zunda

O meu carrito...tem Esp,,Caso queira posso desligar, mas devido a ter uma conducao tranquila ainda bem que não precisei utilizar, mas acredito que se existe é porque pode ajudar, mas nunca substitui o condutor.Temos que ser nós a evitar que aconteça!!
Agora em caso de chuva, piso molhado, derrapagens deve ser exelente..

Mas atencao, nao adianta ter o esp se o condutor nao estiver preparado para utilizar.No caso do meu carrito se o ESP ativar e eu colocar o pe no travao...ja era!! desliga automaticamente.

abraço

Back