ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Creio que é um dispositivo que tal como um simples ABS já evitou muitos acidentes.

Claro que para os puristas, o ESP é algo que está a mais, e recordo agora um amigo meu, que sempre que saio com ele para "apertar um pouco" a primeira coisa a fazer é desligar o "milagroso" ESP.

Na minha opinião, também depende dos modelos, há modelos mais e menos eficientes, mais ou menos bruscos, mas creio que numa situação limite todos ajudam! Uma vez que nem todas as pessoas possuem o Kit de unhas.

Acho que é daqueles extras que deveria ser implementado de série em todos os carros, mas deveria ser também desligavel em todos!

O ESP faz 25 leituras do carro a cada segundo. É preciso teres um "g'anda" kit de unhas para superar um tempo de reacção destes.;) Além de que o ESP permite controlar mais variáveis que o número de pés e de pedais disponiveis.

Eu sei ;)

Mas quando falo em Kit de unhas, refiro-me a quando se quer praticar uma condução mais agressiva, provocando uma traseira, soltando aqui e ali, e o ESP não permite. Obviamente por questões de segurança.

Eu sei ;)

Mas quando falo em Kit de unhas, refiro-me a quando se quer praticar uma condução mais agressiva, provocando uma traseira, soltando aqui e ali, e o ESP não permite. Obviamente por questões de segurança.

Isso é tudo muito giro, mas há aí muitas "unhas" que "cortam cabeças".[xx(] Deixem essas brincadeiras para fora da estrada.;)

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Eu sei ;)

Isso é tudo muito giro, mas há aí muitas "unhas" que "cortam cabeças".[xx(] Deixem essas brincadeiras para fora da estrada.;)
Onde é que vês isso? [|)]

Eu sei ;)

Depende da situação e do que estamos a conduzir, se for um BMW o ESP só atrapalha [}:)][}:)][8)]

;)

citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

Eu sei ;)

Aqui: http://www.dgv.pt/estatisticas/estat_sinist.asp?aux=2004

citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

Eu sei ;)

Aqui: http://www.dgv.pt/estatisticas/estat_sinist.asp?aux=2004
Volto a perguntar: onde vês "unhas" envolvidas nas estatísticas?[|)]

Mais facilmente vês situações como a que presenciei ontem.

Uma artista passeava-se calmamente entre filas de trânsito, alheia a todos os sinais. Estava a conversar com a passageira de trás, mas virando-se quase completamente para trás, e a insistir na atitude. Com ou sem ESP, a m*rda seria exactamente a mesma![:p]

citação:Volto a perguntar: onde vês "unhas" envolvidas nas estatísticas?

Uma artista passeava-se calmamente entre filas de trânsito, alheia a todos os sinais. Estava a conversar com a passageira de trás, mas virando-se quase completamente para trás, e a insistir na atitude. Com ou sem ESP, a m*rda seria exactamente a mesma!

Quando falei, foi da má condução, especialmente a condução agressiva. E o que é que eu disse implica que só os acidentes evitáveis com o ESP são perigosos? Será que só lêem aquilo que querem para poderem estrabuchar???[8)]

citação:Volto a perguntar: onde vês "unhas" envolvidas nas estatísticas?

Uma artista passeava-se calmamente entre filas de trânsito, alheia a todos os sinais. Estava a conversar com a passageira de trás, mas virando-se quase completamente para trás, e a insistir na atitude. Com ou sem ESP, a m*rda seria exactamente a mesma!

Quando falei, foi da má condução, especialmente a condução agressiva. E o que é que eu disse implica que só os acidentes evitáveis com o ESP são perigosos? Será que só lêem aquilo que querem para poderem estrabuchar???[8)]
Não. Não falaste de "má condução" ou condução agressiva.

Fizeste um comentário a uma condução que não conheces e que, como tal, não podes avalliar como má ou agressiva (já o "estrabuchar" será lá contigo[:p])... [|)]

citação:Fizeste um comentário a uma condução que não conheces

Não??? Mas queres cá ver que eu estou a viver num sonho? Será que estou em coma e todas as minhas vivências foram meros sonhos??? Será que o fórum existe, ou sou só eu a imaginá-lo???
[:0]

citação:Fizeste um comentário a uma condução que não conheces

Não??? Mas queres cá ver que eu estou a viver num sonho? Será que estou em coma e todas as minhas vivências foram meros sonhos??? Será que o fórum existe, ou sou só eu a imaginá-lo???
[:0]
Menos mal, que estás a chegar lá por ti... :D:D:D:D:D

Agora, queres dizer que isto se referia à tua experiência? [|)]
citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Tubular Bells

Eu sei

--------------------------------------------------------------------------------

Isso é tudo muito giro, mas há aí muitas "unhas" que "cortam cabeças". Deixem essas brincadeiras para fora da estrada.

Um moderador é sempre um moderador e já vi que o TB me entende.
Andei muitos anos a fazer todo o tipo de experiências e judiarias com os carros mais antigos. Usei sempre a habilidade ganha com isso para praticar uma condução defensiva quando envolvido no trânsito.
Torna-se complicado fazer uma condução rápida e segura com um carro c/ ESP, nos moldes em que se fazia com um carro mais antigo, devido à sua actuação "castradora" das ordens que tentamos impor ao carro.
Não é por isso que ponho em perigo os demais utentes da via. O meu primeiro carro que ainda guardo tem 400.000 km e está intacto, depois desse já vieram muitos.

citação:Originalmente colocada por telmauto

Um moderador é sempre um moderador e já vi que o TB me entende.
Andei muitos anos a fazer todo o tipo de experiências e judiarias com os carros mais antigos. Usei sempre a habilidade ganha com isso para praticar uma condução defensiva quando envolvido no trânsito.
Torna-se complicado fazer uma condução rápida e segura com um carro c/ ESP, nos moldes em que se fazia com um carro mais antigo, devido à sua actuação "castradora" das ordens que tentamos impor ao carro.
Não é por isso que ponho em perigo os demais utentes da via. O meu primeiro carro que ainda guardo tem 400.000 km e está intacto, depois desse já vieram muitos.

Um moderador é um user como os outros [:p];) Concordo plenamente com a tua opinião em relação ao ESP.

Já agora um outro "pequeno" mal do ESP, é o facto de muita gente, ao ter este dispositivo de segurança, se sentir mais segura com isso, e daí abusar mais do carro. Esquecendo-se que o ESP ajuda, mas não faz milagres.

Vejamos o que vem no manual de instruções do meu carro:

200611410384_ESP.JPG

;)

Já agora, também dispenso o ABS.
Aquilo que eu faço aliviando por um instante o pedal, não completamente para evitar o bloqueamento das rodas, é feito pelo ABS demasiadas vezes. Para não falar em carros em que também se joga com a depressão no servo-freio e as rotações do motor.
CONFIO 0000 ZERO 000000 em sistemas de ABS e ESP.
Até dá medo.
O primeiro carro que conduzi com ABS foi um 405 MI16 no tempo deles.
Não ia muito depressa mas entrei por um entroncamento dentro sem perceber porque, em vez de parar como fazia no local todos os dias com qualquer lata.
Depois disso já conduzi muitos e tenho carros com ABS mas não confio nada nos travões. O carro não está a ver o que eu vejo e a planear manobras, apenas faz medições de velocidade das rodas por onde estas vão calcando e actua por reacção.
DOIS SISTEMAS PARA MAÇARICOS.

No tópico que foi bloqueado foi-me colocada a seguinte questão:

citação:Originalmente colocada por manuelgt3

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Exacto, eu sou 100% a favor do ESP mas devia ser obrigatório um botão para o desligar.
Aliás, nas marcas que equipam os seus modelos com esse botão recomendam desligar o ESP em caso de certas condições atmosféricas onde o ESP pode atrapalhar em vez de ajudar.

Cumprimentos

Que condições são essas??

Ora bem, vou então transcrever o manual do Megane a este respeito:

"Em algumas circunstâncias (condução em piso pouco aderente: neve, lama, ou condução com correntes), o dispositivo pode reduzir a potência do motor para limitar a patinagem. Quando este não for o efeito pretendido, a função pode ser desactivada: carregue no interrruptor 1."

Portanto, poderá haver casos em que o ESP/ASR seja desvantajoso. Daí que acho que o botão que o desliga tem a sua razão para estar lá, daí que seja 100% a favor do ESP, mas goste de ver lá o botão para o desligar caso seja preciso.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Luis Andrade

Só quem já conduziu um carro com ESP, e simultâneamente já tenha passado por uma situação para a qual aquele equipamento foi concebido, pode dar valor ao mesmo.
O resto, são opiniões de quem não sabe bem o que está a dizer, ou entende que na estrada se deve conduzir como num autodromo.

A afirmação mais sincera/correcta e ao mesmo tempo a que melhor retrata este forum...
Temos muitos pilotos por aqui...

Eu pessoalmente, e apesar de achar que até conduzu relativamente benzinho, em condução dita "normal", deixo o ESP ligado.

Se for numa condução mais empenhada, em que já vou a contar que o carro escorregue um bocadito, até sou gajo para desligar o bicho.

Só a titulo de curiosidade, no outro dia fiquei siderado com uma coisa... e até sou gajo para abrir aí um tópico para incendiar isto..

Descobri que não consigo fazer a saída da A1 de Fátima a cerca de 85km/h num Peugeot 406coupe, como faço com um Corsa 1.5TD Sport.

E porquê??

Quando faço a curva a velocidades que rondem os 80km/h.. o sacana do ESP entra em acção e tira-me as rédeas... :D
No Corsa.. ele escorrega um bocadito, mas a curva faz-se à mesma.

Claro que se eu não estivesse a contar que o carro escorregasse, a ajuda do ESP era bem vinda. Numa situação destas.. corta um bocado a pica, daí ser adepto de ESP desligável.

Não são gostos.
Condução defensiva, sentido de responsabilidade, parecem-me nomes mais adequados.
citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Boas,
Tou a ver q temos aqui pilotos, é pena não fazerem companhia ao Tiago Monteiro, em relação ao ESP ou qualquer outro dispositivo q ajude a evitar acidentes deveriam vir de série em qualquer viatura.
Cumps.
por outras palavras, afirmas que um ESP vale mais que pneus de qualidade.

[^][^][8][8][8][8][8]

o ESP nao evita acidentes, TENTA (com ou sem sucesso) resolver a merda que alguem fez. esse alguem, como nao poderia deixar de ser, está atras do volante.
a unica excepçao sao situaçoes que o condutor nao poderia prever (que até sao bastante comuns em PT, basta ver o estado das estradas), so ai é que a culpa do carro escorregar (e forçar o ESP a entrar) PODE eventualmente nao ser do condutor.

eu jogo na antecipaçao, prefiro evitar que o ESP entre em vez de confiar nele pra resolver.

sao gostos[}:)]

Voltar
Superior