Estação de serviço está a derramar combustível na rede de saneamento

Edge

Consultor
Fundão: Estação de serviço está a derramar combustível na rede de saneamento
04.06.2008 - 16h31 Lusa
O depósito de uma estação de serviço na cidade do Fundão está a verter combustíveis para a rede de saneamento e águas pluviais, informou fonte da protecção civil municipal, que garante não haver riscos para a população.

O depósito do posto da Galp está no subsolo, ao início da Rua Aurélio Pinto, que entretanto foi cortada ao trânsito, assim como as ruas adjacentes. Durante a tarde é aguardado um veículo da petrolífera para fazer a trasfega do combustível.

Entretanto, "foram abertas todas as tampas de saneamento ao longo da ruas e estamos a inundar as condutas com água para diluir a mistura e afastar o perigo de explosão", referiu no local, Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão.

O autarca adiantou que "não há perigo para a população", pelo que nenhum espaço foi evacuado.

Segundo explicou, "o depósito tinha sido atestado ontem com cerca de 6 mil litros de combustível". "Estima-se que dois mil litros de gasóleo e gasolina já tenham sido vertidos, sobretudo para a rede de águas pluviais".

A empresa Águas do Zêzere e Côa "já preparou procedimentos adicionais de desengorduramento na Estação de Tratamento de Águas Resiuais (ETAR) para tratar esta água e minimizar o impacto ambiental", realçou Manuel Frexes.

Os serviços municipais estão também a monitorizar as ligações a outros cursos de água.

As causas da ruptura no depósito "vão ainda ser apuradas", disse o autarca, acrescentando que "todas as autoridades foram mobilizadas" para a situação.

Entretanto, a estação de serviço vai permanecer encerrada.

O alerta para o derrame foi dado pela população pelas 12h00 com queixas para os serviços municipais acerca de um forte cheiro a combustíveis.

"Esta situação serve-nos de aviso: será que ainda faz sentido ter postos de combustíveis dentro do perímetro urbano?", questiona. Apesar das quatro estações de serviço da cidade estarem em conformidade com as vistorias necessárias, "pode ser um risco desnecessário", considerou Manuel Frexes.

A água de abastecimento público não foi afectada. "É uma rede estanque, onde nada pode entrar, ao contrário do saneamento e, especialmente, neste caso, da rede que recolhe as águas pluviais".

O autarca referiu que as ruas naquela zona da cidade vão continuar fechadas, pelo menos, até final do dia, para garantir a segurança do depósito e a limpeza de todas as condutas.


in http://ultimahora.publico.clix.pt

Mais um atentado (ainda q acidental) ao ambiente, para não falar na estragação de combustível q para ali vai.
E se verte combustível, sabe-se lá se não deixou também entrar detritos e águas para os depósitos :sh)
 
alguem vai pagar o que derramou, la vem aumento

Eu já pensei em dizer lá para casa para abrirem as torneiras para ver se saía gasóleo ou gasolina [:D], mas parece q na rede de abastecimento de águas não entrou nada (e ainda bem !!!).
 
Logo à noite é ver filas de trânsito (Jumbo stile) à volta das tampas de saneamento no Fundão. [:cool:]
 
Esta é uma situação MUITO PERIGOSA !!!

Os vapores do combustível misturados com o ar, formam uma atmosfera altamente explosiva.

Se por acaso alguma fonte de ignição incendiar esta mistura, vai ser uma explosão brutal, que pode destruir ruas inteiras.

Aconteceu no méxico em 1992...
Biot356PhotoH.jpg
 
Felizmente não explodiu...
Estive no local ontem por volta das 18h00. O cheiro era mesmo muito intenso. Enfim, um dia teria que acontecer e é pena que ainda existam postos de combustível sem as condições mínimas.
 
Felizmente não explodiu...
Estive no local ontem por volta das 18h00. O cheiro era mesmo muito intenso. Enfim, um dia teria que acontecer e é pena que ainda existam postos de combustível sem as condições mínimas.

Ouvi nas notícias q fizeram um perímetro de segurança de 5km, o q não acredito. Até onde fecharam as ruas ?
 
Esta é uma situação MUITO PERIGOSA !!!

Os vapores do combustível misturados com o ar, formam uma atmosfera altamente explosiva.

Se por acaso alguma fonte de ignição incendiar esta mistura, vai ser uma explosão brutal, que pode destruir ruas inteiras.

Aconteceu no méxico em 1992...
Biot356PhotoH.jpg
Exactamente!
 
Ouvi nas notícias q fizeram um perímetro de segurança de 5km, o q não acredito. Até onde fecharam as ruas ?
5 km?? [:D][:D] Inventam cada uma...
Fecharam a Aurélio Pinto e as ruas (travessas) que vêm da zona antiga para a Aurélio Pinto.

A João Franco, que passa pelas bombas, esteve sempre aberta. Para quem conhece, sabe que não há alternativa à João franco e por isso o trânsito passava a 5 m das bombas, dos depósitos, e das tampas de saneamento.

Quando lá estive havia GNR em todas as ruas mas notei uma enorme falha. Eu aproximei-me de 2 tampas dos esgotos abertas e ninguém me impediu [8b]
Acho que até me deixavam fumar lá [8b]

Se fosse gasóleo até compreendia mas era gasolina e acho que, para além da poluição, houve perigo. Ouvi falar em perdas de 150l/hora, embora depois tenham reduzido a fuga, penso eu.

Também o camião demorou horas. À 18h00 ainda lá não estava. Inadmissível[8b]

A GNR prefere passar multas do que evitar situações de perigo. Ironia do destino, hoje multaram-me. Acho que se fosse um maluco e tivesse deitado uma pirisca para o esgoto, nem me viam. Hoje tiveram um ENORME PROFISSIONALISMO a passar-me uma multa por uma mer... sem jeito nenhum [8b]
 
Last edited:
Falta de profissionalismo é dizer pouco. Deve ter sido um pormenor q passou despercebido às tv's quando estiveram aí a cobrir o "evento" :sh)

Mas deixaram a rua das bombas aberta? Muito estranho, até pq indo pelos correios até à rua cidade da covilhã servia de alternativa :confused:
 
Fundão: Galp Energia anuncia inquérito para apurar causas de derrame de combustível numa área de serviço

04 de Junho de 2008, 20:36
Fundão, Castelo Branco, 04 Jun (Lusa) -
A Galp Energia anunciou hoje a instauração de um inquérito sobre o derrame de combustível numa área de serviço do Fundão e garantiu que "assumirá as suas responsabilidades".
Depois de detectado um derrame "no reservatório de subsolo da área de serviço Toiguarda", pelas 12:30, "foram accionados de imediato os procedimentos de segurança habituais nestas situações para salvaguarda de pessoas e bens", referiu a empresa em comunicado.
Segundo a Galp, foi enviado para o local um veículo "para proceder à trasfega do combustível remanescente no depósito", operação entretanto já realizada.
A empresa diz ainda ter enviado para o local técnicos da Galp Energia para acompanhar a acção da Protecção Civil.
"A empresa assumirá as suas responsabilidades e lamenta esta situação. Será instaurado um inquérito para apurar as causas deste acidente", conclui.
Segundo o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, terão sido derramados pelo menos 2000 litros de combustíveis para a rede de saneamento de águas.
Desde a noite de terça-feira que os residentes na zona notavam um cheiro intenso a combustível, no entanto, "nenhuma queixa foi apresentada junto das autoridades", lamenta Pedro Ribeiro, coordenador da protecção civil municipal, que hoje detectou a situação.
A protecção civil encerrou hoje a zona ao trânsito antes de abrir todas as tampas de saneamento e de inundar o saneamento com água para afastar o perigo de explosão.
A Rua Aurélio Pinto e vias adjacentes continuam cortadas por tempo indeterminado, enquanto decorrerem as acções de limpeza das condutas.
LFO
Lusa/fim
 
Falta de profissionalismo é dizer pouco. Deve ter sido um pormenor q passou despercebido às tv's quando estiveram aí a cobrir o "evento" :sh)

Mas deixaram a rua das bombas aberta? Muito estranho, até pq indo pelos correios até à rua cidade da covilhã servia de alternativa :confused:
Para quem vem da saída sul da A23 para o Fundão, a alternativa à rua João Franco é a Aurélio Pinto.
Fechando estas duas, não há forma de chegar ao centro da cidade, nem à avenida principal.

GNR havia muita, mas acho que deviam proibir a aproximação às tampas dos esgotos. Quando lá fui nem sabia se era gasóleo ou gasolina. O cheiro não deixou dúvidas.
 
Para quem vem da saída sul da A23 para o Fundão, a alternativa à rua João Franco é a Aurélio Pinto.
Fechando estas duas, não há forma de chegar ao centro da cidade, nem à avenida principal.

GNR havia muita, mas acho que deviam proibir a aproximação às tampas dos esgotos. Quando lá fui nem sabia se era gasóleo ou gasolina. O cheiro não deixou dúvidas.

Não ligues, eu não me lembrei q havia mais q uma galp, só estava a visualizar a da rua cidade da covilhã. Nas notícias à hora de almoço já reparei q é nas outras ao pé do jardim das tílias :sh)
 
Back
Top