Estalo - travões

tiagfer

New member
Boa tarde boa gente!
Desde há algum tempo tenho notado um estalo na parte de frente do carro, quando piso o pedal dos travões do meu corsa c van 1.3 de 2006
acontece que ainda não consegui determinar um padrão em que isso acontece. ou seja, quando carrego por vezes faz, outras vezes (em maior número) não faz esse barulho.
Tanto posso estar a fazer manobras, ou a travar para reduzir de uma 4 para 3 por exemplo, por vezes ouve-se um estalo aberto. a maior parte do tempo ando de vidro aberto.
De salientar que tenho a pinça do lado esquerdo da frente com uma pequena folga, e metera-me um silicone preto, pois aquilo fazia um barulho infernal em paralelo. mas o estalo não é esse barulho, é tipo algum que está em "pressão"...[8b]

Sabem o que possa ser isso?
Desde já o meu obrigado![;)]

Boa tarde boa gente!
Desde há algum tempo tenho notado um estalo na parte de frente do carro, quando piso o pedal dos travões do meu corsa c van 1.3 de 2006
acontece que ainda não consegui determinar um padrão em que isso acontece. ou seja, quando carrego por vezes faz, outras vezes (em maior número) não faz esse barulho.
Tanto posso estar a fazer manobras, ou a travar para reduzir de uma 4 para 3 por exemplo, por vezes ouve-se um estalo aberto. a maior parte do tempo ando de vidro aberto.
De salientar que tenho a pinça do lado esquerdo da frente com uma pequena folga, e metera-me um silicone preto, pois aquilo fazia um barulho infernal em paralelo. mas o estalo não é esse barulho, é tipo algum que está em "pressão"...[8b]

Sabem o que possa ser isso?
Desde já o meu obrigado![;)]

Eu diria sinoblocos da suspensão.

Tenho também um Opel, mas neste caso Astra de 2000.
Já reparei que por vezes quando faço marcha atrás e travo, dá um estalo que suponho que seja idêntico...
Estou a falar de marcha atrás numa simples manobra de inicio de marcha.

tenho um 106 com + de 10 anos que também dá uns estalitos de vez em quando... sobretudo quando venho em grandes descidas e tenho de travar com frequência - no meu caso penso que são gases acumulados que escapam e que se formam com o aquecimento do liquido dos travões...

Verifica as ponteiras da direcção, caixa de direcção e braços que ligam os terminais da caixa de direcção às ponteiras. Também convém ver como estão os casquilhos dos braços da suspensão e barra estabilizadora.

Julgo que esses Corsas têm uma caixa de direcção problemática, poderá esse estalo vir daí.

O estalo vem da caixa de direcção ou da coluna de direcção.
É crónico.

ok, mas ele nao faz sempre isso... ou seja, de vez em quando faz isso mas sempre que carrego no travão... não faz esse estalo quando estou a virar o volante, a fazer manobras.
há algum perigo? o carro vai com 130m km.
quanto custará o arranjo?[8b]

Ou seja: sinoblocos.

obrigado! mas este tipo de situação que referi acima é normal com os sinoblocos que estão estragados ou a partir?
é que so faz de vez em quando... mas como parece, e agradeço muito, que tens certeza em relação a isto, hoje vou à norauto para me trocarem isso!

obrigado! mas este tipo de situação que referi acima é normal com os sinoblocos que estão estragados ou a partir?
é que so faz de vez em quando... mas como parece, e agradeço muito, que tens certeza em relação a isto, hoje vou à norauto para me trocarem isso!

Não precisas de pedir para trocar.
Vê primeiro o estado dos sinoblocos.

Tudo o que é borrachas estraga-se com o tempo e... obviamente... com o
uso. 130.000Km já é uma quilometragem jeitosa, e os sinoblocos podem já
não estar em condições (borracha gretada, a desfazer-se, ou sem a devida
elasticidade).

Quando as borrachas não estão em condições, todas as juntas móveis das
suspensões podem movimentar-se de modo a tocar metal com metal,
ouvindo-se os tais estalos que falas. Normalmente essas movimentações
ocorrem, precisamente, em momentos de maior tensão (como durante uma
travagem).

Não sei se será o mesmo "estalo" que eu conheço num Astra G. Também não se manifesta sempre. Mas reparo que não estala duas vezes seguidas. Ou seja, posso bombear o travão várias vezes, se estalar é só à primeira. Se carregar no acelerador e depois travar novamente, é que poderá estalar. Não sei do que é. Mas acho que isto, coincidência ou não, apareceu após uma troca de pastilhas. E também noto por vezes uma chiadeira inconstante mesmo sem travar.

Não sei se será o mesmo "estalo" que eu conheço num Astra G. Também não se manifesta sempre. Mas reparo que não estala duas vezes seguidas. Ou seja, posso bombear o travão várias vezes, se estalar é só à primeira. Se carregar no acelerador e depois travar novamente, é que poderá estalar. Não sei do que é. Mas acho que isto, coincidência ou não, apareceu após uma troca de pastilhas. E também noto por vezes uma chiadeira inconstante mesmo sem travar.

Pode ser uma pastilha mal segura, ou de dimensões incorrectas para o
modelo em questão.

stockCalipers.jpg

unten.jpg

Se não tiveres mudado as pastilhas na marca, pode muito bem ser que as
pastilhas não sejam as correctas...

bem, ja fui à norauto. os tipos metera-no no elevador, e viram que algumas borrachas estavas lixadas... e nem imaginam como estava a borracha do apoio do motor... aquilo já nem borracha era...
vou andar 2 semanas de férias com ele assim, e depois mando-o para a garantia... comprei-o usado e ainda tenho 6 meses... [;)]
De facto disseram-me que tinha algumas borrachas com mau aspecto, e que o apoio do motor, sem nada lá, ao travar, puderia causar o tal estalo. o sÍtio que me parece que vem o barulho é exactamente lá... viram-me os travões, as pinças e as bombas e tudo estava impecavél...
Para além disso, vi que tenho um fole da transmissão lixado, roto, e tenho a correia do alternador por um fio... tem lá um rasgão jeitoso.
Amanha já a vou trocar.
quando ao resto, tiveram a ver a direcção, caixa etc e pareceu-lhes que estava tudo em ordem.
enfim, um carro usado nunca é um carro novo...

bem, ja fui à norauto. os tipos metera-no no elevador, e viram que algumas borrachas estavas lixadas... e nem imaginam como estava a borracha do apoio do motor... aquilo já nem borracha era...
vou andar 2 semanas de férias com ele assim, e depois mando-o para a garantia... comprei-o usado e ainda tenho 6 meses... [;)]
De facto disseram-me que tinha algumas borrachas com mau aspecto, e que o apoio do motor, sem nada lá, ao travar, puderia causar o tal estalo. o sÍtio que me parece que vem o barulho é exactamente lá... viram-me os travões, as pinças e as bombas e tudo estava impecavél...
Para além disso, vi que tenho um fole da transmissão lixado, roto, e tenho a correia do alternador por um fio... tem lá um rasgão jeitoso.
Amanha já a vou trocar.
quando ao resto, tiveram a ver a direcção, caixa etc e pareceu-lhes que estava tudo em ordem.
enfim, um carro usado nunca é um carro novo...

Bem me queria parecer que eram as borrachas...
Normalmente esse ruído dos estalos é sempre que um sinobloco está nas couves
e toca metal contra metal.
Mas substituir apenas os apoios do motor não deverá resolver o problema, porque
se fosse dos apoios (só), não seria apenas nas travagens. Deveria ser em
subidas bruscas de rotação, e deveria fazer algum ruído/vibração ao ralenti.

Tenho exactamente o mesmo problema no meu C de 2006.

De vez em quando a travar ou a acelerar faz uns estalos. E parece que há algo a chocalhar na suspensão dianteira esquerda.

Estalo dos Travões

Estalo dos Travões

Eu tenho um Nubira que me fez o mesmo algumas vezes e sempre que o carro estava parado à porta uma semana e isto andava assim: cada vez que punha o carro a trabalhar para começar uma marcha pela rua ao chegar ao cimo da mesma onde há um sinal de Stop e punha o pé no pedal eu ouvia e sentia claramante um certo estalo dos travões que me parecia dizer que os travões (ou pelo menos o sistema de travagem) tinha ar. :sh)

Não tive paciência para tar a ouvir aquela música estranha e sem mais demoras mandeii trocar as pastilhas e ai a música acabou de vez. [:D]

O meu Punto TD de 97 com 268000 kms parece uma orquestra de estalos quando anda em ruas de paralelos. Eu sei que é dos sinoblocos. Vou ter que mandar reparar isto senão qualquer dia parte.

boas pessoal.
hoje fui para uma estrada sem nada testar o carro para ver o que acontecia. então as conclusões são as seguintes:
- começo a andar, estou em 1 - abrando, ponho o pé na embreagem depois no travão e ouve-se o tal estalo, se carregar mais vezes não se houve.
- estou em andamento, reduzo de 3 para 2, se colocar o pé no travao antes da embreagem não se ouve o estalo. mas se colocar o pe na embreagem primeiro e depois no travão ouve-se o estalo.
- a caixa de velocidades faz um certo estalo, ao passar de 2 para 3, e ao tirar a marcha atrás.
- tenho notado que o estalo está "debaixo de mim", e os travões atrás tem feito algum barulho ao travar.

alguma sugestão do que possa ser? além do que referi acima?
mais uma vez o meu obrigado!

Voltar
Superior