Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Isto começa logo mal quando encaram o culturismo como um desporto. [:D]

Já me fazem lembrar aquele desportista que apanhei no outro dia no ginásio, cheio de músculos e a puxar 10 kg de bicep. [:)]Que guerreiro.

Esses eu aplaudo. Pelo menos devem saber o que fazem e cagam para o ego. Já ver uns a carregar o dobro do que podem e a fazer 1/4 de repetição (e sem fazer parte de treino específico)...

então experimenta tu meter esse gajo com 120 kgs e 5% de massa gorda a saltar, correr, jogar futebol, fazer canoagem, correr a maratona...e ele que tome as drogas todas que quiser também...

Filipe acho que essa resposta demonstra tudo, mas tudo bem!

Há que recuar um pouco atrás, isto começou porque eu coloquei um estudo onde nessa amostra conclui-se que a pratica de musculação é mais eficiente na perda de gordura do que o cardio, somente isto.

Por aqui deve haver algum complexo de inferioridade com culturistas porque começaram logo a comparar culturistas vs maratonistas.

Os culturistas também fazem cardio, também correm, andam de bicicleta e essas tretas todas, porque efetivamente também há vantagens em realizar cardio na procura de baixar a massa gorda.

Enquadrando naquilo que se estava a falar, no que diz respeito a massa magra vs massa gorda não tenho dúvidas que os culturistas são os melhores até porque é exatamente esse o seu objetivo.

De qualquer forma gostava de perceber onde foste buscar os 2% de massa gorda dos maratonistas ou de qualquer outro atleta?! [;)]

Por aqui deve haver algum complexo de inferioridade com culturistas porque começaram logo a comparar culturistas vs maratonistas.
Por aqui? Experimenta no país todo!

Se não foi aqui foi noutro tópico parecido que já disse que ninguém pede ao Cristiano Ronaldo para levantar muito peso, ninguém pede ao Usain Bolt para correr maratonas, mas quando alguém vê um gajo com o físico desenvolvido e trabalhado a sociedade acha que ele tem obrigação de ser um às a todos os desportos e mais alguns, caso contrário é alvo de chacota e os músculos afinal não servem para nada. Uma dor de cotovelo desgraçada, é o que eu acho.

Há que recuar um pouco atrás, isto começou porque eu coloquei um estudo onde nessa amostra conclui-se que a pratica de musculação é mais eficiente na perda de gordura do que o cardio, somente isto.

Fui eu que dei o exemplo que referes e foi para percebermos onde os extremos vão parar. Neste caso o extremo do praticante de cardio e o extremo do levantador de pesos. Facilmente se percebe que o corredor tem muito menos massa corporal e daí para a generalidade das pessoas ser facilmente aceite que fazer cardio emagrece mais do que fazer pesos.

Por aqui? Experimenta no país todo!

Se não foi aqui foi noutro tópico parecido que já disse que ninguém pede ao Cristiano Ronaldo para levantar muito peso, ninguém pede ao Usain Bolt para correr maratonas, mas quando alguém vê um gajo com o físico desenvolvido e trabalhado a sociedade acha que ele tem obrigação de ser um às a todos os desportos e mais alguns, caso contrário é alvo de chacota e os músculos afinal não servem para nada. Uma dor de cotovelo desgraçada, é o que eu acho.

Eu acho que a maior parte das pessoas olha para os culturistas extremos com um misto de desprezo e às vezes quase nojo. Dor de cotovelo não me parece que se aplique neste caso. Mesmo nada !

Eu como referi já vi umas provas e detestaria ser como um dos tipos de topo nacionais, quanto mais como os monstrinhos dos Mrs. Olimpia, etc.

Quanto ao facto do mainstream associar musculos a grande capacidade desportiva, há de facto um bocadinho esse fenómeno, e em muitos casos é mesmo verdade, nem tanto no caso dos culturistas a sério, porque aí a especialização é muita e na prática aquilo implica uma enorme escravidão a uma rotina alimentar e de exercicios.

Eu acho que a maior parte das pessoas olha para os culturistas extremos com um misto de desprezo e às vezes quase nojo. Dor de cotovelo não me parece que se aplique neste caso. Mesmo nada !

Eu como referi já vi umas provas e detestaria ser como um dos tipos de topo nacionais, quanto mais como os monstrinhos dos Mrs. Olimpia, etc.

Quanto ao facto do mainstream associar musculos a grande capacidade desportiva, há de facto um bocadinho esse fenómeno, e em muitos casos é mesmo verdade, nem tanto no caso dos culturistas a sério, porque aí a especialização é muita e na prática aquilo implica uma enorme escravidão a uma rotina alimentar e de exercicios.
O que eu disse aplica-se mesmo a malta do ginásio mais bem sucedida que nem compete! Do estilo aquele físico desenvolvido e definido mas atingível sem drogas, que é o que 90% dos gajos querem ter quando entram para o ginásio.

Aliás eu andava no secundário, já treinava há uns tempos e embora não tivesse nenhum grande físico já se notava bem a diferença para os restantes putos de 17 ou 18 anos, e de vez em quando lá íamos jogar futebol em educação física e lá vinham as boquinhas do costume, "ah e tal para que é que queres os músculos?", como se ter músculos me beneficiasse de alguma forma a jogar futebol. Estranho é que havia na minha turma pessoal no atletismo, no andebol e no hóquei que, naturalmente uma vez que não é a sua actividade, não jogavam nada de especial no futebol, mas a eles já ninguém dizia nada e já não achavam que tinham obrigação de ser bons a tudo!

Last edited:
Aliás eu andava no secundário, já treinava há uns tempos e embora não tivesse nenhum grande físico já se notava bem a diferença para os restantes putos de 17 ou 18 anos, e de vez em quando lá íamos jogar futebol em educação física e lá vinham as boquinhas do costume, "ah e tal para que é que queres os músculos?", como se ter músculos me beneficiasse de alguma forma a jogar futebol.

Daí o teu "ressabiamento" [:D] [;)]

Daí o teu "ressabiamento" [:D] [;)]
Não diria ressabiamento, diria mais sentimento de descriminação. Claramente estava a levar tratamento diferente, esperavam de mim o que não esperavam dos outros. Só consigo concluir que o facto de a minha actividade se notar fisicamente e a dos outros não fazia comichão a muita gente.

Não foi por causa disso que deixei o ginásio e comecei a jogar futebol, continua a ser desporto que me passa completamente ao lado [:D]

Aliás tenho a teoria que é o mesmo fenómeno que faz com que quando uma mulher vê outra mais bonita e bem constituída imediatamente assume que é burra. É que se for mais bonita mas menos inteligente consegue ficar em pé de igualdade, se for melhor no global o ego não consegue lidar com isso, e passa para o bota abaixo.

Last edited:
andar no ginásio a sempre estereótipos a volta disso, em relação pergunta do tópico estou para ai 65% faço desporto todos os dias(corro todos os dias cerca de 10km por dia) levo uma alimentação equilibrada também não tenho outra hipótese (namorada e nutricionista)[:D]

que raio de comparação, mas já que é para coisas tontas, mete lá esses gajos a pegar em pesos contra esse culturista em offseason.

estava responder ao pmna, relativamente ao que ele me tinha dito, há que perceber o contexto...mas porque raio o maratonista também ia querer ter 120 kgs?:confused:

Filipe acho que essa resposta demonstra tudo, mas tudo bem!

Os culturistas também fazem cardio, também correm, andam de bicicleta e essas tretas todas, porque efetivamente também há vantagens em realizar cardio na procura de baixar a massa gorda.

Enquadrando naquilo que se estava a falar, no que diz respeito a massa magra vs massa gorda não tenho dúvidas que os culturistas são os melhores até porque é exatamente esse o seu objetivo.

De qualquer forma gostava de perceber onde foste buscar os 2% de massa gorda dos maratonistas ou de qualquer outro atleta?! [;)]

pmna, o tópico é "estás em forma", não tenho nada contra os culturistas, aliás desde há 2 anos que ando a treinar de forma tri semanal e é algo que gosto muito de fazer.
no entanto o passar a imagem que os culturistas estão em melhor forma que os restantes desportistas é um conceito errado na minha opinião, normalmente estão em melhor forma de "aspecto", e os outros estão em melhor forma de outras maneiras, dependendo do desporto.

é isto que eu defendo.

os 2% vi por exemplo aqui:

Leaner Body Fat Percentages in Male and Female Athletes - For Dummies

Os culturistas têm por norma pouca gordura porque fazem períodos de secagem de propósito, não é a musculação que os deixa magros e secos. Quanto muito é a alimentação. Então aqueles que entram em campeonatos como o Arnold ficam semanas que não comem hidratos de carbono, combatem até a mais pequena percentagem de água subcutânea só para realçar os músculos (são capazes de ficar 1 dia sem beber água, senão mais antes da competição!), tomam porcarias para queimar gordura, e sei lá mais o que, um esforço enorme e contra-natura (a meu ver) só para mostrar o músculo.

A sério que querem continuar a comparar este tipo de pessoas com atletas, desculpem o termo, atletas a sério?!

E depois ainda há aquele factor de atletas com grande força mas que para além de toda a musculadora são gordos (o que faz sentido porque fisicamente Força= massa x aceleração, e a massa gorda, como é óbvio, entra na equação). Um culturista tem força, mas não é a base do treino, mais importante para eles que ser é parecer.

Enquanto que o Micael phelps pode comer não sei quantas mil calorias por dia e ser magro porque queima tudo a nadar, um culturista a comer a mesma quantidade não vai conseguir queimar todas as calorias a puxar peso (então se for a fazer bicep com 10 kg, oh meus amigos!!![:D]). A mesma coisa, um maratonista é mais magro porque o desporto que ele pratica o permite ser, não porque necessita obrigatoriamente de fazer uma alimentação especializada para o ser.

Portanto, é incomparável. Comparar o desporto com culturismo é a mesma coisa que comparar um jogo de xadrez com poker.

PS: Um culturista é magro porque quer, um atleta de corrida é magro porque o desporto o obriga a ser.

Last edited:
Os culturistas têm por norma pouca gordura porque fazem períodos de secagem de propósito, não é a musculação que os deixa magros e secos. Quanto muito é a alimentação. Então aqueles que entram em campeonatos como o Arnold ficam semanas que não comem hidratos de carbono, combatem até a mais pequena percentagem de água subcutânea só para realçar os músculos (são capazes de ficar 1 dia sem beber água, senão mais antes da competição!), tomam porcarias para queimar gordura, e sei lá mais o que, um esforço enorme e contra-natura (a meu ver) só para mostrar o músculo.

A sério que querem continuar a comparar este tipo de pessoas com atletas, desculpem o termo, atletas a sério?!

E depois ainda há aquele factor de atletas com grande força mas que para além de toda a musculadora são gordos (o que faz sentido porque fisicamente Força= massa x aceleração, e a massa gorda, como é óbvio, entra na equação). Um culturista tem força, mas não é a base do treino, mais importante para eles que ser é parecer.

Enquanto que o Micael phelps pode comer não sei quantas mil calorias por dia e ser magro porque queima tudo a nadar, um culturista a comer a mesma quantidade não vai conseguir queimar todas as calorias a puxar peso (então se for a fazer bicep com 10 kg, oh meus amigos!!![:D]). A mesma coisa, um maratonista é mais magro porque o desporto que ele pratica o permite ser, não porque necessita obrigatoriamente de fazer uma alimentação especializada para o ser.

Portanto, é incomparável. Comparar o desporto com culturismo é a mesma coisa que comparar um jogo de xadrez com poker.

PS: Um culturista é magro porque quer, um atleta de corrida é magro porque o desporto o obriga a ser.
Estás a fazer aí muitas confusões seguidas.

Primeiro o halterofilismo é a base do culturismo. Sem levantar pesos simplesmente não é possível chegar a uma % de massa gorda tão baixa, porque rapidamente começam a comer os músculos todos. A fazer cardio chega inevitavelmente a um ponto em que a percentagem de massa gorda não desce mais porque estás a queimar tanto músculo como gordura.

Depois se os culturistas usam drogas os atletas a sério também. Aliás, os atletas a sério usavam esteróides antes dos culturistas (o infame dianabol foi desenvolvido para as equipas olímpicas americanas, por exemplo). Apenas não é tão visível o efeito.

Um culturista profissional raramente consome abaixo de 4-5000kcal por dia porque precisa delas para treinar e manter a massa muscular. Isto sem precisar de cardio nenhum. O Phelps (que também usa drogas) se ingere tanta caloria e um dia não faz as 4 ou 5 horas de natação da praxe para as queimar engorda logo. Nós também só vemos os atletas na altura da competição e eles também fazem dieta para esse dia, ninguém pense que a malta toda os jogos olímpicos é magra o ano todo.

Também tens aí uns problemas com a segunda lei de Newton, estás a confundir forças e massas a ser movidas com força e massa do homem! [:D] Os powerlifters de classe aberta não se preocupam com emagrecer porque é-lhes benéfico comer tudo o que aparece à frente, ajuda ao progresso no ginásio e por exemplo no supino tem mesmo vantagens mecânicas (a barrigona diminui a distância que a barra tem que percorrer). Mas se olhares para powerlifters que competem em classes de peso vês pessoal com pouca gordura, porque aí interessa serem o mais leves possível.

Vocês falam falam, mas quantos maratonistas conhecem? Eu volto a dizer: ainda há três semanas fui correr uma meia maratona com umas dúzias deles. A sua maioria malta federada, que compete mesmo em maratonas e meias maratonas. Havia um que eu visse com um físico que se notasse e, pasmem-se, faz ginásio! [:)](sei porque é amigo do meu cunhado, que foi quem me levou para correr com eles)

E concordo que são mundos incomparáveis. Mas independentemente do culturismo, aquilo que cada vez mais se demonstra, tanto empiricamente como com estudos, o que levou a esta discussão toda e que interessa à população em geral, é que para as mesmas calorias gastas o halterofilismo (ou outra actividade igualmente intensa) promove uma melhor composição corporal (mais massa magra/menos gordura) que actividades de menor intensidade como corrida de resistência.

Last edited:
Há pessoas que fantasiam demasiado com a proteína/whey. O meu amigo que treina comigo, já lhe disse várias vezes a inveja que tenho da base que ele está a partir, que é só enfardar bem e garantir uns 170gr de proteína diárias para começar a crescer, está todo triste porque ainda não comprou whey. Que mande mais 2 bifes de frango por dia, ora. Há a ilusão que a whey é alguma "bomba".

Já eu tenho que fazer recomposição corporal :/ 180~200gr de proteína com restrição a 1500kcal diárias.

Sai muito mais em conta consumir whey do que andar a mamar bifes ou ovos para ter a mesma quantidade de proteina.... além que whey acaba por ter menos gordura, ter um valor biológico muito superior, ser fácil de preparar e consumir, etc etc

Não sei se a lei de newton não poderá ter algo relacionado ou se existe uma fórmula que explique mas aqueles homens que concorrem em campeonatos como world's strongest man são todos gordos, pesados e barrigudos.

Quanto ao culturista não engordar e o Phelps engordar, essa está boa! Jamais conseguias provar isso. O Michael Phelps consome 12 mil calorias por dia.

E vai na volta o Phelps até consome a mesma quantidade de proteína que os culturistas, só que os culturistas cortam nos hidratos e o Phelps precisa deles porque é um atleta com rendimento. Digo isto, mas só mesmo pesquisando!!! [;)]

Não sei se a lei de newton não poderá ter algo relacionado ou se existe uma fórmula que explique mas aqueles homens que concorrem em campeonatos como world's strongest man são todos gordos, pesados e barrigudos.

O'rly?

mariusz-pudzianowski.jpg

Até já expliquei porquê que os pesos pesados são normalmente gordos, e os restantes nem por isso. Mas também há pesos pesados com baixos níveis de gordura, é apenas uma opção pessoal deles e à parte do seu desporto.

Quanto ao culturista não engordar e o Phelps engordar, essa está boa! Jamais conseguias provar isso. O Michael Phelps consome 12 mil calorias por dia.
Tenho sérias dúvidas desse número mas mesmo que assim seja não altera nada. O que interessa é que um culturista precisa de muitas calorias só para manter a massa muscular, o Phelps é porque passa horas e horas a treinar, o que é diferente. O que se tira daqui a aplicar a tu ou eu é: tens duas maneiras de emagrecer, ou ter muita massa muscular e simplesmente controlas a dieta, ou mata-te a fazer horas de cardio.

E para além há sempre que lembrar: o Phelps também faz ginásio! Qualquer atleta de alta competição também faz ginásio! E porquê? Por uma questão de composição corporal, porque já há muito tempo (mesmo muito) que quem percebe da poda e os treina se apercebeu que a única forma de fazer muito cardio todos os dias, e conseguir manter/desenvolver força e massa muscular é incluindo algum treino pesado!

Experimenta lá tu - sem usar drogas e ainda por cima mulher - fazer cardio todos os dias para emagrecer, fazer dieta e não tocar em pesos, e depois anda-me dizer o que isso fez pela tua composição corporal. Provavelmente acabas como aquelas anoréticas (é precisamente isso que elas fazem, restrição calórica e muito cardio de baixa intensidade) em que já se consegue ver a forma dos ossos dos braços e das pernas, e no entanto os abdominais continuam tapados (ou seja pesam 30 ou 40Kg com 15% de gordura corporal).

Attachments

• mariusz-pudzianowski.jpg
    mariusz-pudzianowski.jpg
    63.1 KB · Views: 0
Last edited:
Já me fazem lembrar aquele desportista que apanhei no outro dia no ginásio, cheio de músculos e a puxar 10 kg de bicep. [:)]Que guerreiro.

Não sejas precipitada... Provavelmente apanhas-te alguém a aquecer ou simplesmente a recuperar de uma lesão. O que não falta é pessoal forte a aquecer com pesos aparentemente leves ou a recuperar de mazelas.

Por exemplo, eu consigo fazer aberturas, com a forma "típica" (deitado no banco, braços ligeiramente flectidos e a dar algum impulso) para aí com 20Kg para 10 repetições. Mas normalmente faço para aí com 12Kg, deito-me no chão, estico os braços e baixo o peso deeeeevaaaaaaaagaaaaaaaaaaaariiiiiiiiiinhoooooo. Acredita que treino bem melhor o peito a fazer isto, com 12Kg, do que a fazer da maneira convencional com 20. E é muito mais seguro para os ombros! E claro faço isto no final do treino, se fosse a primeira coisa a fazer provavelmente aguentava bem mais peso, mas acho que é mais importante levantar pesado nos exercícios básicos.

Interessante! Eu tenho feito no banco mas como estou a recuperar de uma lesão chata no ombro se calhar vou seguir esta dica e fazer no chão.

Interessante! Eu tenho feito no banco mas como estou a recuperar de uma lesão chata no ombro se calhar vou seguir esta dica e fazer no chão.
Nunca gostei de aberturas até as experimentar assim. Recomendo.

Aliás cada vez mais chego à conclusão que a melhor forma de fazer exercícios de isolamento como aberturas, laterais para ombros, curls ou extensões, gémeos, antebraços etc é de forma muito lenta e controlada.

Last edited:
pmna, o tópico é "estás em forma", não tenho nada contra os culturistas, aliás desde há 2 anos que ando a treinar de forma tri semanal e é algo que gosto muito de fazer.
no entanto o passar a imagem que os culturistas estão em melhor forma que os restantes desportistas é um conceito errado na minha opinião, normalmente estão em melhor forma de "aspecto", e os outros estão em melhor forma de outras maneiras, dependendo do desporto.

é isto que eu defendo.

os 2% vi por exemplo aqui:

Leaner Body Fat Percentages in Male and Female Athletes - For Dummies

Filipe, ninguém está a passar a imagem do que os culturistas são as pessoas que melhor estão em forma, já se falou nisso aqui mil vezes, a boa forma vai ser sempre relativa pois depende do objetivo de cada um.

Eu coloquei apenas um artigo que demonstra os resultados de um estudo com o objetivo de perder massa gorda, e nesse estudo as conclusões foram que a musculação é mais eficiente.

Agora repara, quando falamos em musculação não estamos apenas a falar de culturistas, existem diversos desportos em que os respetivos atletas praticam musculação, como basquetebolistas, futebolistas, velocistas, lutadores etc, por isso o estudo pode ser do interesse de muita gente.

O que acontece frequentemente aqui é: Fala-se de musculação, vêm logo falar de culturistas e começam logo as comparações com outros atletas! Honestamente isto parece-me um complexo de inferioridade.

Eu uso este tópico para partilhar informação e faço na área que mais me interessa e estou mais à vontade, outros users podem partilhar informação sobre outras modalidades, aliás a vantagem deste fórum é precisamente essa, ser heterogéneo. [;)]

Quanto a essa tabela de intervalos de %BF em função do desporto, se realmente foram feitas medições certamente foi através de bioimpedância, uma pessoa com 2% de BF está teoricamente morta.

Para terminar deixo aqui um texto de um artigo que li recentemente que achei interessante sobre a forma como as pessoas vêem as pessoas que praticam musculação e de uma forma geral a diferença:

A sociedade força a sermos menos do que realmente podemos ser, exigindo que sejamos comuns como todo mundo, porque quanto menos fizermos mais as pessoas podem se conformar com suas vidas medíocres, ditas normais. A nosso tempo neste mundo é curto, então livre-se dessa visão porca e não desperdice nenhum segundo sendo qualquer coisa menos do que o seu melhor possível

Last edited:
Back