Achas esse o plano mais fácil?
Eu cá acho que não há planos fáceis, mas mais fácil do que estar a "sofrer por comida" e que te vai trazer melhores resultados é começar a mexer!
Posso falar-te do meu caso!
Sempre fui um bocado sedentário, tenho um trabalho de escritório que requer atividade física nula, apesar de fazer algumas caminhadas praticamente diárias à hora de almoço ou ao fim dos dias, a rondar os 3/4km diários. Nunca fui de abusar muito na comida, tanto em quantidade como (má) qualidade para a saúde, mas os quilos foram-se acumulando ao longo dos anos, até que cheguei perto dos 100km (ou até passei).
Dizem que depois dos 30 muita coisa muda...
Uns colegas de trabalho andavam a correr 1x por semana ao fim do dia, coisa aí de 5/8km, então no início de 2024 comecei a ir também, eram 2 passamos a ser 4!
Bem, nas 2 primeiras semanas mal consegui correr 2km seguidos, andava 3/4 dias em que me custava mexer, subir escadas, e na 2a semana fiquei com dores nos joelhos tais que me obrigaram a parar 1 mês.
Não desisti...voltei no início de Março 2024 ainda com mais vontade, não só com eles a meio da semana, mas também ao fim de semana, e fui progredindo gradualmente. Em poucos meses já estava a correr 20km seguidos e a manter um ritmo de emagrecimento de 2kg por mês, até estabilizar nos 80km, sem fazer qualquer alteração ou restrição na alimentação. Perdi ~17kg em 9 meses.
Ao longo deste processo, mais do que perder peso, a minha capacidade respiratória melhorou enormemente. Comecei a perceber alterações musculares nas pernas, a aparecer músculos que não tinha. Eventuais dores nos joelhos desapareceram.
Entretanto veio o inverno, dois desses colegas deixaram e depois disso fiquei mesmo sozinho, mas vou na mesma! E na verdade, foi desde aí que mais tenho evoluído em todos os aspectos porque agora faço os meus treinos ajustados para o meu nível e ao que quero fazer.
Ficou o bichinho das corridas, descobri algo que me dá real prazer fazer, passei a descobrir a cidade de outra maneira, correr ao pé da praia, subir encostas...acabei com os "passeios higiénicos" de mota ao fim de semana para os começar a fazer a correr.
Nestes últimos 2 anos acabei por fazer algumas provas e para este ano o objetivo é a maratona.
Entretanto passei também a fazer ginásio para complementar, comecei no final do ano passado (ia ao fim do dia) na base 2 dias de musculação por semana, e agora estou a fazer 4 dias, com 2 de corrida.
Pelo meio ainda experimentei outras coisas: umas aulas de yoga, de HIIT, fiz na loucura uma prova de BTT
A grande questão para tudo isto funcionar é ser resiliente e não "baldar" (levo 123 semanas seguidas de atividade), encontrar uma rotina que funcione. No caso do ginásio passei a ir de manhã, basicamente levanto-me 1h mais cedo que antes, vou para o Gym e faço um treino de 45/50min. Quando assim é o meu dia corre melhor.
Nunca estive tão bem como agora, em todos os aspectos! E sem cortar na comida