Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Ahah, bem me parecia.
É tudo melhor, mas depois pergunta-se pelo resultado, e de repente vira-se diva.

Not surprised.

Apenas quis ajudar, já que eu proprio bati com a cabeca varias vezes na parede e demorei mais a aprender a executar (a teoria é muito facil) do que gostaria.
Claro, se nao há interesse em aprender, who cares. Stats apenas servem para provocar um bocado e fazer alguem pensar se realmente o que se está a fazer é assim tao melhor 😉

Last edited:
Ahah, bem me parecia.
É tudo melhor, mas depois pergunta-se pelo resultado, e de repente vira-se diva.

Not surprised.

Apenas quis ajudar, já que eu proprio bati com a cabeca varias vezes na parede e demorei mais a aprender a executar (a teoria é muito facil) do que gostaria.
Claro, se nao há interesse em aprender, who cares. Stats apenas servem para provocar um bocado e fazer alguem pensar se realmente o que se está a fazer é assim tao melhor 😉

Espera, pensei que a thread era sobre se estás em forma. Se for para tips de ginásio salto fora. Eu sou frango e nunca sequer fiz deadlift ou squats com barra olímpica, desde os escolinhas que a minha ligação ao desporto foi futebol e mais tarde corrida. Se isso era o resultado que esperavas tens aí o teu gotcha só não sei o que é que isso tem a ver com o que se falava anteriormente que era jejum.

Todos crescemos com a internet com os mesmos gurus do fitness, com os mesmos podcasts, papéis académicos etc, o que eventualmente varia são as anedotas pessoais. E não me lembro de ter falado que era melhor do que outras opções, apenas que tem alguns benefícios para além da perda de peso.
Se tens outra visão e resulta para aquilo que pretendes então força.

Não há plano mais fácil de seguir do que deixar de comer; não tens de andar a planear refeições xpto, amendoas aqui, iogurtes acolá, peitos de frango, ovos, etc.

Eu tenho-me dado muito melhor a seguir o plano de jejuns (com pequenos descuidos, levo já quase 2,5 meses a seguir isto) e tenho tido mais resultados que quando andava a contar calorias - ao fim de umas semanas andava já farto de andar a pesar pratos e a andar à procura dos alimentos/códigos barra no MyFitnessPal para registar a kcal por 100 g... Dava azo a ser muito mais indisciplinado (porque na minha cabeça assumia que podia comer tudo, desde que contasse calorias abaixo do target, além de que em refeições com várias entradas, pratos, etc torna-se dificil andar a registar tudo e basicamente dava o dia como perdido).

Qualquer dieta/plano funciona à base de força mental, até ao momento que se torna hábito e deixas de pensar nisso.

Falta-me perder 1 a 1.5 kg para chegar à minha meta, depois disso acho que deixo os jejuns de 24 h, mas estou a pensar tomar pequeno-almoço e depois não almoçar. Com o trabalho acho que é mais fácil ocupar-me e não pensar em comida, do que acordar de manhã esganado. Faria mais sentido não jantar, mas essa é a refeição que não posso abdicar porque é o momento de estar em famíla com o miudo e a esposa.

Achas esse o plano mais fácil?
Eu cá acho que não há planos fáceis, mas mais fácil do que estar a "sofrer por comida" e que te vai trazer melhores resultados é começar a mexer!

Posso falar-te do meu caso!
Sempre fui um bocado sedentário, tenho um trabalho de escritório que requer atividade física nula, apesar de fazer algumas caminhadas praticamente diárias à hora de almoço ou ao fim dos dias, a rondar os 3/4km diários. Nunca fui de abusar muito na comida, tanto em quantidade como (má) qualidade para a saúde, mas os quilos foram-se acumulando ao longo dos anos, até que cheguei perto dos 100km (ou até passei).

Dizem que depois dos 30 muita coisa muda... 😂

Uns colegas de trabalho andavam a correr 1x por semana ao fim do dia, coisa aí de 5/8km, então no início de 2024 comecei a ir também, eram 2 passamos a ser 4!
Bem, nas 2 primeiras semanas mal consegui correr 2km seguidos, andava 3/4 dias em que me custava mexer, subir escadas, e na 2a semana fiquei com dores nos joelhos tais que me obrigaram a parar 1 mês.
Não desisti...voltei no início de Março 2024 ainda com mais vontade, não só com eles a meio da semana, mas também ao fim de semana, e fui progredindo gradualmente. Em poucos meses já estava a correr 20km seguidos e a manter um ritmo de emagrecimento de 2kg por mês, até estabilizar nos 80km, sem fazer qualquer alteração ou restrição na alimentação. Perdi ~17kg em 9 meses.

Ao longo deste processo, mais do que perder peso, a minha capacidade respiratória melhorou enormemente. Comecei a perceber alterações musculares nas pernas, a aparecer músculos que não tinha. Eventuais dores nos joelhos desapareceram.

Entretanto veio o inverno, dois desses colegas deixaram e depois disso fiquei mesmo sozinho, mas vou na mesma! E na verdade, foi desde aí que mais tenho evoluído em todos os aspectos porque agora faço os meus treinos ajustados para o meu nível e ao que quero fazer.

Ficou o bichinho das corridas, descobri algo que me dá real prazer fazer, passei a descobrir a cidade de outra maneira, correr ao pé da praia, subir encostas...acabei com os "passeios higiénicos" de mota ao fim de semana para os começar a fazer a correr.
Nestes últimos 2 anos acabei por fazer algumas provas e para este ano o objetivo é a maratona.

Entretanto passei também a fazer ginásio para complementar, comecei no final do ano passado (ia ao fim do dia) na base 2 dias de musculação por semana, e agora estou a fazer 4 dias, com 2 de corrida.
Pelo meio ainda experimentei outras coisas: umas aulas de yoga, de HIIT, fiz na loucura uma prova de BTT 😬

A grande questão para tudo isto funcionar é ser resiliente e não "baldar" (levo 123 semanas seguidas de atividade), encontrar uma rotina que funcione. No caso do ginásio passei a ir de manhã, basicamente levanto-me 1h mais cedo que antes, vou para o Gym e faço um treino de 45/50min. Quando assim é o meu dia corre melhor.
Nunca estive tão bem como agora, em todos os aspectos! E sem cortar na comida 😂

Achas esse o plano mais fácil?
Eu cá acho que não há planos fáceis, mas mais fácil do que estar a "sofrer por comida" e que te vai trazer melhores resultados é começar a mexer!

Posso falar-te do meu caso!
Sempre fui um bocado sedentário, tenho um trabalho de escritório que requer atividade física nula, apesar de fazer algumas caminhadas praticamente diárias à hora de almoço ou ao fim dos dias, a rondar os 3/4km diários. Nunca fui de abusar muito na comida, tanto em quantidade como (má) qualidade para a saúde, mas os quilos foram-se acumulando ao longo dos anos, até que cheguei perto dos 100km (ou até passei).

Dizem que depois dos 30 muita coisa muda... 😂

Uns colegas de trabalho andavam a correr 1x por semana ao fim do dia, coisa aí de 5/8km, então no início de 2024 comecei a ir também, eram 2 passamos a ser 4!
Bem, nas 2 primeiras semanas mal consegui correr 2km seguidos, andava 3/4 dias em que me custava mexer, subir escadas, e na 2a semana fiquei com dores nos joelhos tais que me obrigaram a parar 1 mês.
Não desisti...voltei no início de Março 2024 ainda com mais vontade, não só com eles a meio da semana, mas também ao fim de semana, e fui progredindo gradualmente. Em poucos meses já estava a correr 20km seguidos e a manter um ritmo de emagrecimento de 2kg por mês, até estabilizar nos 80km, sem fazer qualquer alteração ou restrição na alimentação. Perdi ~17kg em 9 meses.

Ao longo deste processo, mais do que perder peso, a minha capacidade respiratória melhorou enormemente. Comecei a perceber alterações musculares nas pernas, a aparecer músculos que não tinha. Eventuais dores nos joelhos desapareceram.

Entretanto veio o inverno, dois desses colegas deixaram e depois disso fiquei mesmo sozinho, mas vou na mesma! E na verdade, foi desde aí que mais tenho evoluído em todos os aspectos porque agora faço os meus treinos ajustados para o meu nível e ao que quero fazer.

Ficou o bichinho das corridas, descobri algo que me dá real prazer fazer, passei a descobrir a cidade de outra maneira, correr ao pé da praia, subir encostas...acabei com os "passeios higiénicos" de mota ao fim de semana para os começar a fazer a correr.
Nestes últimos 2 anos acabei por fazer algumas provas e para este ano o objetivo é a maratona.

Entretanto passei também a fazer ginásio para complementar, comecei no final do ano passado (ia ao fim do dia) na base 2 dias de musculação por semana, e agora estou a fazer 4 dias, com 2 de corrida.
Pelo meio ainda experimentei outras coisas: umas aulas de yoga, de HIIT, fiz na loucura uma prova de BTT 😬

A grande questão para tudo isto funcionar é ser resiliente e não "baldar" (levo 123 semanas seguidas de atividade), encontrar uma rotina que funcione. No caso do ginásio passei a ir de manhã, basicamente levanto-me 1h mais cedo que antes, vou para o Gym e faço um treino de 45/50min. Quando assim é o meu dia corre melhor.
Nunca estive tão bem como agora, em todos os aspectos! E sem cortar na comida 😂

Há várias soluções para o mesmo objectivo. Eu estou a ter mais resultados com o jejum, mas sei que o desporto também me vai ajudar (e nem é necessariamente para perder mais peso, mas pelos beneficios cardio e outros - tal como tu, o meu trabalho é todo o dia sentado à frente do PC). Tenho um plano também começar devagar com a corrida, mas a minha vontade é zero [:D]

Nao há problema nenhum inerente ao acucar. Há problema em excesso de acucar com pouca atividade física.

E o acucar é absolutamente irrelevante no que toca a perder peso, é pouco saudavel, mas perdes peso de qualquer forma.

Como o máximo de hidratos possíveis, uma data deles acucares, quando quero perder peso.

As duas ultimas linhas sao coisas broscience, do passado. A sensibilidade à insulina só é de relevância se comeres sempre hc sem qualquer outro macronutriente a acompanhar, o que é raramente o caso. Nao vou estar a explicar fisiologia, primeiro porque nao é a minha area de formacao, segundo porque tudo isto está mais do que disponível pela net fora, mas o corpo está constantemente a usar e a armazenar gordura, o que interessa é o efeito net.
Para além disso, a ÚNICA vantagem do jejum intermintente é o (mais provavel) defice calorico.

Já me tinhas dado a entender desde o teu primeiro comentario, e nao leves isto a mal, mas a grande parte do que dizes ou é bullshit ou sao coisas em que se acreditavam no passado e que se vieram a desmentir com o avanco da ciencia. Aconselho-te muito vivamente a mudares as tuas fontes, comeca aqui:

- Lyle McDonald
- Eric Helms
- Alan Aragon

Não vou disputar que possas saber bem mais do que eu, como disse comecei a "ver umas coisas" e a tentar perceber mais da fisiologia há pouco mais de 2 meses e o jejum tem funcionado melhor do que contar calorias (e sim, percebo que o príncipio é o mesmo - comer menos para entrar em défice calórico é o que está por trás de qualquer dieta (ou "protocolo" como agora se diz) para perder peso.

Também não vou andar a comparar CVs dos gurus que indicas, com outros que eu tenho visto, mas não posso concordar que chames broscience. Como disse, não ando a ver "bombados" do instagram e dos ginásios. Aqueles que tenho visto são também médicos, doutorados e também escrevem livros, e no final do dia, todos te querem vender alguma coisa. No final do dia, talvez seja com quem mais tenha feito "click" no discurso.

Sobre "rejeitares" a investigação sobre a insulina que resultou num prémio nobel, não sei que queres que te diga [:D]. Desculpa, não leves tu a mal, mas vou acreditar que o juri da Real Academia da Suécia sabe mais do que tu. [:)]

Nao me leves a mal, mas a tua primeira frase mostra-me a tua inexperiência na area. Perigoso.

Como tu proprio acabas por dizer, hoje nao fazes algo que seja sustentável para ti, se nao nao voltavas a pensar tomar PA. O que é ok, mas nao é o mais simples e geralmente resulta no efeito yoyo.

Só para me explicar. Neste momento tenho feito mais esforços e tenho feito o tal jejum de 24h x2 por semana porque estou a perder peso. Vou voltar ao pequeno-almoço quando atingir o objectivo que me propus e passe para manter/estabilizar o peso. Passar a fazer jejum de 24h para o resto da vida não é minha intenção e não é​ o que quis transmitir, só que resulta como forma de perder peso.

Eu não sou/fui gordo "gordo" mas estava com barriga, pelo que tenho procurado coisas sobre belly fat e visceral fat (os doces são o meu pecado). Pelo genero de perguntas que fazes ("deadlift" / "rondas") entendo que os teus objectivos são diferentes (ficar musculado, massa gorda, etc), por isso percebo a parte de controlar melhor os macronutrientes, a protéina, o que tomar antes e depois do treino para regenerar/criar músculo. Não é essa a minha intenção de todo.

Em questões de nutrição e dieta, bem como relações causa/efeito os bodybuilders tipicamente sabem imenso.

É dos desportos (ou actividade) em que mais se manipula a dieta.

Em questões de nutrição e dieta, bem como relações causa/efeito os bodybuilders tipicamente sabem imenso.

É dos desportos (ou actividade) em que mais se manipula a dieta.

Estamos a misturar assuntos.

Eles sabem imenso mas só sobre bodybuilding, a dieta dessa gente não pode ser extrapolada para a dieta das pessoas normais.

E o bodybuilding tenho dúvidas que seja saudável para o corpo humano, normalmente essa malta ali por volta dos 60 anos está completamente acabada.

Os países com as maiores esperanças média de vida não são países onde essa prática seja comum.

Querem ter saúde, sigam a dieta dos países onde as pessoas duram mais, Japão, Coreia do Sul e países mediterrânicos.

Países como a Alemanha, Reino Unido, EUA ou países de Leste em questões de hábitos de saúde e gastronomia não são exemplo para nada.

Aquilo que o Ratcher disse sobre o açúcar não ser uma coisa má é das maiores barbaridades que já li, não é só o açúcar mas os hidratos de carbono como a batata, o arroz branco (excepto o Basmati que é o único arroz branco saudável), a farinha branca, etc., o açúcar branco refinado é o pior dos hidratos porque além de nutricionalmente ter muito pouco valor, tem um efeito viciante semelhante à cocaína. O açúcar é um veneno e uma epidemia dos nossos dias, como o álcool por exemplo. Não tem qualquer benefício para a saúde e é consumido em doses industriais.

Estamos a misturar assuntos.

Eles sabem imenso mas só sobre bodybuilding, a dieta dessa gente não pode ser extrapolada para a dieta das pessoas normais.

E o bodybuilding tenho dúvidas que seja saudável para o corpo humano, normalmente essa malta ali por volta dos 60 anos está completamente acabada.

Os países com as maiores esperanças média de vida não são países onde essa prática seja comum.

Querem ter saúde, sigam a dieta dos países onde as pessoas duram mais, Japão, Coreia do Sul e países mediterrânicos.

Países como a Alemanha, Reino Unido, EUA ou países de Leste em questões de hábitos de saúde e gastronomia não são exemplo para nada.

Aquilo que o Ratcher disse sobre o açúcar não ser uma coisa má é das maiores barbaridades que já li, não é só o açúcar mas os hidratos de carbono como a batata, o arroz branco (excepto o Basmati que é o único arroz branco saudável), a farinha branca, etc., o açúcar branco refinado é o pior dos hidratos porque além de nutricionalmente ter muito pouco valor, tem um efeito viciante semelhante à cocaína. O açúcar é um veneno e uma epidemia dos nossos dias, como o álcool por exemplo. Não tem qualquer benefício para a saúde e é consumido em doses industriais.

Eu não disse que o bodybuilding era saudável. Não é ! De todo.

E nem estou a falar de não ser saudável da mesma forma que qualquer desporto de alta competição, vai muito para além disso.

Agora o seu conhecimento sobre nutrição é imenso e não tem só a ver com nutrição da prespectiva do bodybuilding 😂

Quanto a dietas saudáveis e que promovem longevidade concordo contigo e claro essa é outra questão.

Alimentos muito processados, pastas, farinhas, pão, já não falando em doces não nos fazem falta nenhuma, não !

Sobre "rejeitares" a investigação sobre a insulina que resultou num prémio nobel, não sei que queres que te diga [:D]. Desculpa, não leves tu a mal, mas vou acreditar que o juri da Real Academia da Suécia sabe mais do que tu. [:)]
Fazes muito bem, nao passo de um random na net :) (sem ironia)

Só te posso dar o feedback de nao te perderes com algo tao insignificante no assunto de perda de gordura. O que tu no fundo farás, isso é contigo.

Jewel Por favor poupa-me das tuas barbaridades. Quantas prostitutas vês por aí a pedir um prato de arroz?

Escusas de responder que vou ignorar, nao tenho qualquer interesse numa discussao que nao tem nada para me oferecer.

Jewel Por favor poupa-me das tuas barbaridades. Quantas prostitutas vês por aí a pedir um prato de arroz?

Escusas de responder que vou ignorar, nao tenho qualquer interesse numa discussao que nao tem nada para me oferecer.

Podes pensar (claramente pensas) que és o dono da verdade mas não o és. Estás num fórum, tens de dialogar de forma afável com outras pessoas.

O açúcar (branco refinado diga-se, não me estou a referir à frutose) é um autêntico veneno para saúde como é o álcool. O que disseste é uma barbaridade.

Back