Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Não tens um Smith no teu ginásio ? (aquela máquina em que a barra esta presa entre duas "colunas")

Mete 5 kg de cada lado experimenta a técnica. Às vezes ajuda teres referências como pesos no chão onde encostares a ponta dos pés ou dos calcanhares.

Depois pega numa barra olímpica, põe-te de lado para o espelho, e faz umas quantas repetições até memorizares o quão baixo deverás ir e a posição dos joelhos.

Faz o mesmo de frente para veres se a barra está equilibrada e não estás a favorecer algum dos lados, assim como se os teus joelhos estão alinhados e não abrem ou fecham demasiado.

Perdidos 15m nisto e, se já estiveres rotinada, volta para a Smith e começa a meter peso com incrementos de 5kg de cada lado.

Digo isto consciente que qualquer exercício na Smith é menos completo que na versão livre, mas também é sabido que pesos livre e amadores não são propriamente a melhor combinação, principalmente em exercícios nos quais facilmente atingimos cargas elevadas.

Já para não falar de muitos outros factores importantes e decisivos como a disponibilidade de ajudas, se existem colunas com suportes de altura ajustável para colocação de barras livres para agachamento ou se tens de ser tu e mais 2 amigos de a por às tuas costas, se tens "corrimão de protecção" para em caso de alguma coisa correr mal não levares com a barra em cima, etc.

Ou seja, para mim, nas tuas circunstâncias, é preferível fazeres 40 kg na Smith que 40 livres, nem que tenhas de fazer mais repetições.

Last edited:
Não tens um Smith no teu ginásio ? (aquela máquina em que a barra esta presa entre duas "colunas")

Mete 5 kg de cada lado experimenta a técnica. Às vezes ajuda teres referências como pesos no chão onde encostares a ponta dos pés ou dos calcanhares.

Depois pega numa barra olímpica, põe-te de lado para o espelho, e faz umas quantas repetições até memorizares o quão baixo deverás ir e a posição dos joelhos.

Faz o mesmo de frente para veres se a barra está equilibrada e não estás a favorecer algum dos lados, assim como se os teus joelhos estão alinhados e não abrem ou fecham demasiado.

Perdidos 15m nisto e, se já estiveres rotinada, volta para a Smith e começa a meter peso com incrementos de 5kg de cada lado.

Digo isto consciente que qualquer exercício na Smith é menos completo que na versão livre, mas também é sabido que pesos livre e amadores não são propriamente a melhor combinação, principalmente em exercícios nos quais facilmente atingimos cargas elevadas.

Já para não falar de muitos outros factores importantes e decisivos como a disponibilidade de ajudas, se existem colunas com suportes de altura ajustável para colocação de barras livres para agachamento ou se tens de ser tu e mais 2 amigos de a por às tuas costas, se tens "corrimão de protecção" para em caso de alguma coisa correr mal não levares com a barra em cima, etc.

Ou seja, para mim, nas tuas circunstâncias, é preferível fazeres 40 kg na Smith que 40 livres, nem que tenhas de fazer mais repetições.

Tanto o Solinca de Gaia como o do Dragão têm coluna de suporte de barra com várias posições de altura, mais estrutura de proteção caso a barra caia.

Já agora eu não sou contra o uso da smith para exercícios compostos, eu próprio já usei mas desde que a pessoa não se exceda e coloque apenas a barra e treine o movimento e a sua estabilidade só vejo vantagens em usar movimento livre, principalmente no agachamento que é um movimento natural. Depois é ir colocando pouco peso.

Concordo que ter uma pessoa de preferência com experiência a ajudar mais a estrutura de apoio e proteção é o ideal.

Alerto que na smith é mais propenso a lesões ao contrário do que se possa pensar.

http://www.hipertrofia.org/blog/2011/10/13/10-razoes-para-nao-usar-o-agachamento-no-smith/

Last edited:
Sim, na smith é uma boa opção, não tens de te preocupar com a estabilização lateral, só com o movimento descendente/ ascendente.
Quanto aos PTs, nos locais que frequento sinto-e totalmente à vontade com eles, são muito profissionais.

Tanto o Solinca de Gaia como o do Dragão têm coluna de suporte de barra com várias posições de altura, mais estrutura de proteção caso a barra caia.

Já agora eu não sou contra o uso da smith para exercícios compostos, eu próprio já usei mas desde que a pessoa não se exceda e coloque apenas a barra e treine o movimento e a sua estabilidade só vejo vantagens em usar movimento livre, principalmente no agachamento que é um movimento natural. Depois é ir colocando pouco peso.

Concordo que ter uma pessoa de preferência com experiência a ajudar mais a estrutura de apoio e proteção é o ideal.

Alerto que na smith é mais propenso a lesões ao contrário do que se possa pensar.

10 Razões para não usar o agachamento no Smith | Hipertrofia.org

Lá está, o problema da smith é quando a malta não a sabe usar e quer a fazer progressões não naturais.

Eu no agachamento na smith tenho de ter os pés numa posição quando é para tirar a barra dos apoios e mudo antes de começar a abaixar para os joelhos e as costas imitarem ao máximo o movimento natural. De outra forma os joelhos saem disparados para a frente e a lombar ressente logo a carga.

Mas, mesmo assim, no caso de um amador, acho que é melhor começar sempre por lá e ir complementando com exercícios como a prensa antes de passar ao pesos livres.

Para quem já viu tantas asneiras e lesões, muitas vezes, não conhecendo as pessoas, é preferível aconselhar um mal menor.

Eu também me sinto à vontade mas alguns são esquisitos/estranhos, não gosto da onda do HP.

Já fui a outros ginásios, são muito mais atenciosos, dispostos a ajudar-nos a sério. No HP são um misto de pt's e comerciais... E como são muitos não dá para criarmos uma aproximação mais a sério. Sinceramente eu nem gosto de conversas e não me importo que me tratem como "enteada". Depois mesmo quando põem conversa não entendo se estão a ser só simpáticos ou se nos estão a vender algo. É complicado... Seja como for, são prestáveis sempre que alguém lhes pede ajuda, não tenho razões de queixa.

Acho que me levaram demasiado a sério, eu tenho vários amigos que são PT´s e os que eu conheço e que são meu ginásio só tive stress com 1 apenas, o resto é malta porreira.

Mas por ter alguns amigos PT´s também sei de casos em que a disponibilidade deles foi até onde as clientes quiseram... [:D]

Mas agora pensando bem, teve sempre haver com movimento! [:p]

Tenho uma colega que anda com um PT brasileiro do Holmes.

Estavam juntos há 6 meses e ele já queria que fossem os dois de volta para o Brasil.

Chamem-lhe burro. [:D]

Por acaso até é bem gira, jeitosa e com um emprego que na conjuntura actual poderá ser considerado invejável.

Ninguém percebeu o que se passou ali.

Há rumores que pode ter sido amor, mas um gajo duvida sempre disso. [:D]

Que fazer deep squat dá cabe dos joelhos. Prova isso.

É facil. Amanha ás 19h aparece no flexgym em braga e fazes um treino de pernas comigo. Prensa ou agachamento 90 graus, menos é para os pros cheios de ligaduras nos joelhos, eu nunca as coloquei...

Last edited:
O balanço calórico é determinante seja para aumento de massa muscular ou perda de gordura.

Agora há um "pequena" diferença entre aumentar ou diminuir de peso com qualidade e apenas aumentar ou diminuir de peso.

Tu consegues emagrecer a comer pasteis de nata desde que cries um deficit calórico, isso é termodinâmica simples, mas achas que esse é o método que vai favorecer a oxidação de lípidos e manutenção de magra?

Claro que não, no entanto pela tua perspetiva é apenas um questão de calories in - calories out!

Tu até podes ganhar alguma massa magra durante a tua dieta, até porque certamente não comeas apenas bolachas e alimentos ricos em açucar, mas quando dizes que:

Qual achas que vai ser o retorno desses alimentos para além do peso na balança?

Mas se estás a ter resultado continua, achas que deves continuar com essa convicção...

Quanto ao vídeo é natural que concordes com ele, é simplesmente básico. Como disse a questão do balanço calórico é importante mas uma boa dieta vai muito além disso...

Estás muito confuso e não percebo algumas perguntas que estás a fazer.

O retorno desses alimentos, ou calorias em geral é energia, evitar défice calórico e evitar o corpo consumir os próprios recursos, o que elimina qualquer ganho de musculo. Só não é assim se injectares trenbolone, mas ai o corpo não tem uma partição de nutrientes natural.

Apenas um questão de calories in - calories out?

Só estás a ler o que te interessa, disse que era o principal, não ''apenas''.

Por acaso até é bem gira, jeitosa e com um emprego que na conjuntura actual poderá ser considerado invejável.

Ninguém percebeu o que se passou ali.

Há rumores que pode ter sido amor, mas um gajo duvida sempre disso. [:D]

Isso são mentalidadezinhas de gente snob que sinceramente me passam ao lado, peço desculpa. [;)]

Estás muito confuso e não percebo algumas perguntas que estás a fazer.

O retorno desses alimentos, ou calorias em geral é energia, evitar défice calórico e evitar o corpo consumir os próprios recursos, o que elimina qualquer ganho de musculo. Só não é assim se injectares trenbolone, mas ai o corpo não tem uma partição de nutrientes natural.

Apenas um questão de calories in - calories out?

Só estás a ler o que te interessa, disse que era o principal, não ''apenas''.

Vou voltar a repetir-me, se estás convicto do que dizes e funciona contigo força nisso.

Eu tenho que começar a perceber que quando as pessoas não querem aprender e preferem fazer braço de ferro porque o orgulho é maior que o conhecimento não vale a pena eu insistir.

nao é preferível teres um shaker com aveia moida ou farinha integral (já vem em pó) para ires comendo/bebendo nessas alturas em que te ias encher de bolachas? sempre tens hidratos de muitíssima melhor qualidade e quase sem açúcares simples

Back