Estrada Nacional n.º 1 - Lisboa->Coimbra

LuisMiguel

New member
Olá pessoal! Eu devo precisar de ir a Coimbra e estava a ponderar levar o carro. A cena é que estava a pensar fazer o seguinte trajecto: Lisboa -> Vila Franca de Xira via A1, pagando 0,55€ de portagem e apanhar aí a N1.
No entanto, gostava de saber como está a N1 nesse troço. Pelo que me disseram, a partir de Leiria a N1 já está razoável e se eu for sem pressas, dá na boa. A minha dúvida é se a N1 até lá é a atravessar as aldeolas todas que há no caminho, obrigando-me a andar a 50km/h e a chegar a Coimbra sabe Deus quando, ou se passa por fora e dá na boa para ir boa parte do trajecto a 80~90km/h.

Obrigado!

Então é assim, primeiro aconselho.te a gastares um pouco maisde portagem e saíres no carregado. Até Alcoentre tens algumas curvas, estrada apenas com uma faixa de rodagem em cada sentido, mas não vais stressar com as terrinhas e o transito é pouco a moderado. A partir de Alcoentre até à Venda das Raparigas vai apanhar a chamada variante de Rio Maior, uma via com perfil de IC (IC2). A partir da Venda das Raparigas até à Batalha tens uma recta enorme, cuidado com as ultrapassagens, zona de muitos choques frontais. A partir da Batalha vais apanhar mais transito, mais cruzamentos semaforizados dentro de algumas localidades, mas todas as subidas até Coimbra tem duas faixas de rodagem.

Um conselho, em Pombal para e come uns pasteis de bacalhau com arroz de tomate, divinal :)

"atravessar as aldeolas todas que há no caminho, obrigando-me a andar a 50km/h"

Vais apanhar semaforos com limite de velocidade, nessas aldeolas, mas mal entras numa ja estas a sair dela, por isso faz-se num instantinho

"ou se passa por fora e dá na boa para ir boa parte do trajecto a 80~90km/h."

Nesse percurso, em regra geral faço 95% nessa velocidade na boa sem preocupaçoes

Prefiro mil vezes fazer esse trajecto do ke na AE, excepto se tiver com pressa.

Então é assim, primeiro aconselho.te a gastares um pouco maisde portagem e saíres no carregado. Até Alcoentre tens algumas curvas, estrada apenas com uma faixa de rodagem em cada sentido, mas não vais stressar com as terrinhas e o transito é pouco a moderado. A partir de Alcoentre até à Venda das Raparigas vai apanhar a chamada variante de Rio Maior, uma via com perfil de IC (IC2). A partir da Venda das Raparigas até à Batalha tens uma recta enorme, cuidado com as ultrapassagens, zona de muitos choques frontais. A partir da Batalha vais apanhar mais transito, mais cruzamentos semaforizados dentro de algumas localidades, mas todas as subidas até Coimbra tem duas faixas de rodagem.

Um conselho, em Pombal para e come uns pasteis de bacalhau com arroz de tomate, divinal :)

É isso mesmo...

dr.gigabyte: onde e ke se esses pasteis de bacalhau com arroz de tomate?
Por acaso nunca parei em Pombal......

Basicamente está tudo certo, mas só uns complementos.

Bem uma recta da Venda das raparigas até à Batalha era lindo.
Tem algumas curvas, mas pronto anda-se relativamente bem.
Depois da Batalha complica-se um pouco e atravessar Leiria pode ser complicado dependendo das horas.
Depois de Leiria a dor de cabeça é o Pombal. Tem o duplo contínuo maior que eu conheço. São para aí uns 10 quilómetros.
Depois volta-se a andar bem.... Até Condeixa! Onde se pode demorar bastante tempo. Depois até Coimbra volta-se a andar mais ou menos. A descida até Coimbra pode complicar novamente, devido às actuais obras.

O sítio do arroz de tomate fabuloso em Pombal, chama-se Manjar do Marquês. Só para a informação ficar completa! [:p]

Basicamente está tudo certo, mas só uns complementos.

Bem uma recta da Venda das raparigas até à Batalha era lindo.
Tem algumas curvas, mas pronto anda-se relativamente bem.
Depois da Batalha complica-se um pouco e atravessar Leiria pode ser complicado dependendo das horas.
Depois de Leiria a dor de cabeça é o Pombal. Tem o duplo contínuo maior que eu conheço. São para aí uns 10 quilómetros.
Depois volta-se a andar bem.... Até Condeixa! Onde se pode demorar bastante tempo. Depois até Coimbra volta-se a andar mais ou menos. A descida até Coimbra pode complicar novamente, devido às actuais obras.

O sítio do arroz de tomate fabuloso em Pombal, chama-se Manjar do Marquês. Só para a informação ficar completa! [:p]

Ja comi ai no Manjar do Marques, sim senhor, come-se bem ai

É um percurso que se faz bem, eu próprio já o fiz algumas vezes em ambos os sentidos (sou de Coimbra).

No entanto, como já disseram aí, utiliza sempre o troço de AE do Carregado/Alenquer a Lisboa, caso contrário vais desesperar para atravessar Vila Franca de Xira:sh) e Alverca:sh) e Póvoa de Sta Iria, e todas essas terras...

Ja comi ai no Manjar do Marques, sim senhor, come-se bem ai

Até o Fernandito do preço certo não resiste a lá parar, já o vi no manjar do marquês algumas vezes.[:D]

Eu prefiro andar na AE, mas porquê já ando farto na N1... Em Condeixa é certinho ser o sitio que demoras mais tempo.

Só uma sugestão, que tal apanhares a A8 até Leiria e depois a N1 até Coimbra...

E que tal em vez do arroz de tomate, umas batatas a murro com bacalhau?[:D]

Cumps

Até o Fernandito do preço certo não resiste a lá parar, já o vi no manjar do marquês algumas vezes.[:D]

Eu prefiro andar na AE, mas porquê já ando farto na N1... Em Condeixa é certinho ser o sitio que demoras mais tempo.

Cumps

Em Condeixa são só uns semáforos chatitos.

Quem aguentou a restante viagem, também aguenta isso![:D]

podes sempre fazer como alguns camionistas:
lisboa-carregado:A1
carregado-condeixa:N1
condeixa-coimbra:A1
não tens grandes desvios entre a A1 e a N1 e vice-versa,evitas os centros urbanos mais complicados,evitas a subida da serra de aire/candeeiros.em vez de comeres os pasteis de bacalhau com arroz de tomate do manjar do marques,podes sempre comer a bela bifana no alto da serra(rio maior) ou o belo leitão em condeixa.

Pessoal, obrigado pelos conselhos! [;)] Pelo que li, devo fazer Lisboa -> Carregado pela A1 e apanhar aí a N1. Como a minha ida a Coimbra deve calhar a um Sábado de manhã, o trânsito não deve ser nada de especial. Depois na volta, se ficar para muito tarde, é que devo apanhar a A1 de volta para Lisboa.

podes sempre fazer como alguns camionistas:
lisboa-carregado:A1
carregado-condeixa:N1
condeixa-coimbra:A1
não tens grandes desvios entre a A1 e a N1 e vice-versa,evitas os centros urbanos mais complicados,evitas a subida da serra de aire/candeeiros.em vez de comeres os pasteis de bacalhau com arroz de tomate do manjar do marques,podes sempre comer a bela bifana no alto da serra(rio maior) ou o belo leitão em condeixa.

Depois de Rio Maior, estão umas Bifanas no restaurante BIGODES......... uma delicia.....;)

Cumps

Paga-se mais portagem na A8 do ke na A1 com os mesmos kms

Voltar
Superior