Estradas abandonadas

Sepeca99

New member
Viva,

Tenho-me apercebido que em Espanha muitas vezes quando se constrói uma auto-estrada, a nacional que vai paralela é abandonada, ou pelo menos pedaços bem grandes da mesma.
Tenho idéia que isto não acontece muito em Portugal. Que vos parece? Conhecem muitas situações assim? Já agora, se tiverem fotos... [;)]

Abraços
Nuno

Não sei como é em Espanha mas lamento que isso aconteça, seja onde for. Concordo com as AE para encurtar o tempo de deslocação, mas andar nelas é uma seca descomunal, a não ser infringindo em muito os limites de velocidade. Dá muito mais prazer andar numa nacional com bom piso. Falando em casos concretos, não está abandonada, mas a N10, uns bons quilómetros de Setúbal para Sul, já merecia uma renovação do piso.

Depende do que se entende por abandonada.

Se for abandonada no sentido de não ser possível o trânsito de veículos conheço muito poucos troços que foram substituídos por IPs, ICs ou AEs.

Se for abandonada no sentido de ter sido completamente esquecida pelas autoridades oficiais e a sua manutenção deixada à sorte, aí diria que são grande parte das nacionais que sejam da responsabilidade das estradas de portugal e que não sirvam Lisboa, Porto ou destinos turísticos.

Depende do que se entende por abandonada.

Se for abandonada no sentido de não ser possível o trânsito de veículos conheço muito poucos troços que foram substituídos por IPs, ICs ou AEs.

Se for abandonada no sentido de ter sido completamente esquecida pelas autoridades oficiais e a sua manutenção deixada à sorte, aí diria que são grande parte das nacionais que sejam da responsabilidade das estradas de portugal e que não sirvam Lisboa, Porto ou destinos turísticos.

Refiro-me mais à 1ª opção, ainda que haja duas vertentes: é possível o acesso mas provavelmente já não tem saída, ou nem sequer lhe podes aceder.
No caso da 2ª que referes, é quase todo o país. Isso de servir Lx e Porto... de certeza que ainda não passaste na N1 entre o Porto a Feira... Leva o Jipe, se tiveres [;)]

Muito obrigado pelas respostas!

Não sei como é em Espanha mas lamento que isso aconteça, seja onde for. Concordo com as AE para encurtar o tempo de deslocação, mas andar nelas é uma seca descomunal, a não ser infringindo em muito os limites de velocidade. Dá muito mais prazer andar numa nacional com bom piso. Falando em casos concretos, não está abandonada, mas a N10, uns bons quilómetros de Setúbal para Sul, já merecia uma renovação do piso.

Nem sempre é seca. Por exemplo o trajecto LX castelo Branco demorava 5h30 há 15 anos. Agora demora 2h30. Parecendo q não a seca era bem maior antes. [:D]

Nem sempre é seca. Por exemplo o trajecto LX castelo Branco demorava 5h30 há 15 anos. Agora demora 2h30. Parecendo q não a seca era bem maior antes. [:D]

Boas

5:30 era bem bom... eu do Barreiro para a santa terrinha perto de Idanha a Nova cheguei a demorar naois de 7 horas de Datsun 1200 carregado ate as palas rasparem no chão.

E o pessoal de Lisboa que ia pelo Porto Alto sei de situações de mais de 9 horas (devido ao transito parado) de viagem.

Agora é um luxo ate pela nacional se leva na boa 3:30/4 horitas e isto a parar para o café em Ponte de Sor e mais um ou outro sitio a rolar para o consumo!

Abraços

Pois demorava, mas era lindo (a partir de Abrantes) e tantas vezes eu o fiz com um sorriso nos lábios e um certo espírito de aventura. Agora com a A23 é um tirinho mas perdeu a piada toda.

Tu és muita jovem pá. [:D]

Estou a falar da estrada mesmo antiga, essa é que era linda.

LX - Vila franca - Porto alto - Ponte de Sôr ( e as suas tigeladas) - Nisa ( e os seus cacos de barro) - Vila Velha de Ródão ( e o seu cheirinho característico).

Abrantes só aparece em 1995 com inauguração do IP6.

Boas

5:30 era bem bom... eu do Barreiro para a santa terrinha perto de Idanha a Nova cheguei a demorar naois de 7 horas de Datsun 1200 carregado ate as palas rasparem no chão.

Repara que de Castelo branco a Idanha era +- 1 hora. Qual era a localidade para onde ias?

7 horas demorava sim em 1985 +- mas incluia várias paragens para beber comer etc. Era uma odisseia. Nem sequer as estradas nacionais de Ponte de sor estavam arranjadas...[:D][:D]

Bons tempos.

Tu és muita jovem pá. [:D]

Estou a falar da estrada mesmo antiga, essa é que era linda.

LX - Vila franca - Porto alto - Ponte de Sôr ( e as suas tigeladas) - Nisa ( e os seus cacos de barro) - Vila Velha de Ródão ( e o seu cheirinho característico).

Abrantes só aparece em 1995 com inauguração do IP6.

Sim, ainda não entrei nos "entas"[:D]

Sim estava a falar do IP6, não me lembrava da designação.[;)]

Repara que de Castelo branco a Idanha era +- 1 hora. Qual era a localidade para onde ias?

7 horas demorava sim em 1985 +- mas incluia várias paragens para beber comer etc. Era uma odisseia. Nem sequer as estradas nacionais de Ponte de sor estavam arranjadas...[:D][:D]

Bons tempos.

Boas

Essas viagens eram feitas sem stress com paragens para comer e varias necessidades fisiologicas[:D]. E até há bem pouco tempo se faziam umas 5 horas de viagem! Agora com o troço de AE e alguns atalhos(Couço/Barragem de Montargil) é bem mais rapido!

E a Santa Terrinha é Cegonhas Pertence à Freguesia do Rosmaninhal!

Abraços

Só conheco a da serra de santa iria que dá para o MARL, fizeram uma nova e abandonaram a velha, mas alguns bocados estão ocupados pela nova.

Não sabia, passo aí quase todos os dias, e tinha a ideia que tinham aproveitado a totalidade da estrada antiga. Tenho que passar com mais atenção, a ver se vejo "restos" da estrada antiga.

Na A25, para os lados de Viseu, nota-se bem pequenos troços do antigo IP5 que foram abandonados.

Tens aqui outro exemplo.

Voltar
Superior