Estradas e trânsito em Leiria

Só hoje vi na página do facebook do jornal Região de Leiria uma notícia publicada há uns dias sobre o que se anda a passar nesta nova rotunda. O que me chocou foram os comentários e a indignação das pessoas.Já há muito que considero Leiria como uma das piores ou mesmo a pior região do país para conduzir, por causa dos condutores, e não das estradas. É onde tenho mais medo de conduzir derivado a quem por lá circula e onde apanhei os maiores sustos da minha vida.Enfim... Vou copiar aqui algumas pérolas que apanhei pelos comentários.Muitos condutores da região nunca vão para fora da terrinha, e ainda bem, porque se fossem por esse Portugal fora encontrariam muita coisa estranha e fora do comum para as suas mentes e seria asneira atrás de asneira. Usam o veículo que conduzem apenas a nível local (felizmente) o que não deveria ser um problema se não conduzissem os seus carros em modo "automático" e praticando uma condução pré-formatada sem prestar atenção à sinalização e regras básicas da circulação como deixar placas triangulares da via, separadores e outros à sua esquerda.
  • - É uma rotunda muito estranha mesmo. Eu já lá entrei em contramão-confesso-mas apesar da sinalização, não percebi onde estava a referida rotunda!
Resposta: nao percebeu ,porque nao existe rotunda nenhuma.
  • -O problema é que quem conduz na zona todos os dias ( eu por exemplo, porque trabalho na zona e lá passo todos os dias de trabalho) viu a sinalização mudar quase todas as semanas, ora era pra se fazer inversão de marcha, ora para entrar normalmente, ora para entrar em contra mão.. dependendo do momento em que a obra estava a ser feita. Também já entrei em contra mão depois da obra concluída ( quer dizer não deve estar concluída pois ha zonas com falta de alcatrão...) Só no dia seguinte me apercebi da sinalização de que aquela coisa é agora uma "rotunda".
Resposta: exatamente como diz. A culpa foi sua que não viu a sinalização. Coisa que pode acontecer a qualquer um
  • -Ainda hoje dois carros há minha frente, os dois viraram á esquerda. esta rotunda é horrivel. Com tanto espaço, porque não fizeram uma Rotunda normal!!! E teria menos custos com toda a certeza

• Antigamente as rotundas eram em círculo, agora já as fazem de qualquer maneira. Aquela ali é uma aberração. Todos os dias ali passo e perguntou-me porque razão fizeram aquilo. Quem vem de fora e não está habituado a estas coisas estranhas faz destes disparates...
Falta sinalização sem duvida mas também falta muita atenção dos automobilistas.Resposta:
O problema é que "aquilo" é tudo menos uma rotunda. Temos de subir a rua e depois virar à esquerda para descer para seguir via Marinheiros. Uma rotundo pressupõem-se algo redondo ou perto disso, o que não acontece naquele espaço, a não ser que a obra ainda não esteja finalizada e que de facto dentro em breve nos venhamos a deparar com algo perto de uma roda.
  • Hj mesmo presenciei 3 carros no sentido contrário
  • Essa rotunda é um projeto de amador
  • Rotunda? Desde quando?
  • A primeira vez que fiz essa rotunda, apanhei um carro de frente....e não vai ser o último
  • Há uma cambada de incompetentes a desenhar as rotundas. ! Talvez funcionem em Moçambique ou em Inglaterra. Aqui não, certamente. O problema põem-se sempre e só as primeiras duas vezes que se passa nessas rotundas. Depois as pessoas aprendem claro.

Parece que só agora, UM ANO E TAL, é que se lembraram de cortar estas estradas...

"Conforme indicação do ICNF, I.P. , informamos que na consequência do incendio que percorreu grande parte da Mata Nacional do Urso em Outubro de 2017, torna-se necessário proceder ao encerramento de trânsito em algumas ESTRADAS FLORESTAIS (incluindo ciclovias) com o propósito de evitar a ocorrência de possíveis acidentes com a queda de árvores"

CORTE.png

Last edited:
Mas não são as que já estão encerradas desde o incêndio? :confused:

Não, uma parte da estrada atlântica desde a lagoa da Ervideira até ao corte para o osso da baleia e o troço que liga o Grou até à estrada atlântica. Estas nunca tiveram cortadas depois dos incêndios, nem quando foi o quase furacão

Edit: https://www.facebook.com/Ervedeiraleiria/videos/313893319253194/

Deve de ser para os madeireiros poderem estacionar os camiões à vontade na estrada

Last edited:
Ah, essa é estrada principal, passei lá 2 vezes no Verão. Tirando a parte triste devido ao que aconteceu, gosto bem de fazer essa estrada: excelente piso, muito pouco trânsito e umas curvas engraçadas. Espero que seja por pouco tempo. [s)]

Bateram?? :eek:

Passou... Fez a manobra discretamente e foi à vida dele.

Mandei mails para a câmara e para a concessionária da A19, mas ninguém respondeu.
Também não sei de quem é a responsabilidade, se da câmara se da concessionária.
Como normalmente é a PSP que lá vai, penso que seja da CML.
Ou então ninguém sabe e é por isso que ninguém faz nada...
Só pedi para pintarem umas setas no chão e também na via de quem vem do continente que ninguém da prioridade naquela interseção...
Deve estar cara a tinta! [:D]

As setas talvez resolvam. Senão... é porque o povo é mesmo burro!! [8b]

Não digo que resolvam, mas pelo menos é mais uma indicação.
Pelo menos é qualquer coisa que se faz.
Acresce que terá também a vantagem de regular melhor o trânsito naquela zona, pois há ali muitos chicos espertos.
Mas desses ninguém fala, só dos "atadinhos" que não sabem fazer rotundas.
Ou seja, os que fazem mal deliberadamente, "no passa nada", já os outros, que de certeza nenhum o fez deliberadamente, é o ai Jesus!

Tens ideia de quem é que "manda" naquilo? De quem é a jurisdição? [:D]
É que apetece-me carregar mais, nem que seja telefonar e apertar com os responsáveis, mas não quero estar a chatear os responsáveis errados.
Se bem que amanhã, pode ser que me apeteça ligar...

Da câmara de Leiria disseram-me que aquilo não é deles. É da concessionária da ae. Bela confusão. Por isso ninguém faz nada. Até acho que se fosse da câmara já tinham feito algo.

Back