Conheço algumas pessoas de RI e uns quantos estudantes da UE, sou original de Évora, mas não frequentei o ensino superior na minha cidade natal.
Acho que é uma cidade gira para se estudar, quem é de fora vai apreciar algumas tradições, por falar nisso é um bocado apegada às tradições académicas (se é isso que procuras, eu não sou muito dessas cenas), as praxes são puxadas e aqui ligam muito a isso, de resto a cidade tem uma dimensão simpática especialmente para quem é estudante e não tem carro, o valor do arrendamento é mais baixo que em Lisboa, arranjas um quarto muito em condições por uns 150€ [

], pertíssimo de tudo a pé, é uma cidade que não precisas muito do carro se viveres perto do centro, porque dá para fazer tudo a pé, os transportes públicos são eficientes e baratos (acho que o passe ronda os 15€), mas nem colocava essa opção, porque, correndo o risco de me tornar repetitivo :sh), se viveres numa zona central ires a butes chega-te bem. Contudo, quem acha que Évora é uma cidade barata, desengane-se, óbvio que é mais barata que Lisboa, mas o preço de aquisição de casa (óbvio que isto nada conta para este tópico) podia ser mais baixo, e quem gosta de frequentar bons restaurantes, também pode preparar dinheiro, contudo, mesmo que vás a sitios mais baratos comer, sais sempre bem pq aqui ninguém serve mal.
De resto, se procuras noite, a oferta não é muita, mas como deves andar sempre com uma chipala maior que tu [

] isso não vai ser um problema, só existem duas discotecas, até às 3h da manhã tens uns quantos barzitos porreiros, depende qual é a tua onda, mas se vais para os spots académicos é só jorrar álcool para dentro a preço de saldo.
Em relação a Lisboa, eu neste momento vivo e trabalho em Lisboa (ou melhor, nos arredores) e nem sequer se compara com Évora, há toda uma oferta a explorar, para todos os gostos, feitios e carteiras, por um lado é fixe, estar na capital é sempre diferente, mas o custo de vida é incomparável, não tanto a nível de alimentação, mas mais ao nível de arrendamento de quarto e transportes, um quarto decente em Lisboa manda-se para os 250€, e lá, é certo que tens de tirar o passe de metro se queres deslocar-te minimamente na cidade, penso que anda nos 35€. Não conheço a vida académica de Lisboa, mas certamente não será tão "apegada" e tradicional face à de Évora, aliás, tenho ideia que as praxes em Lisboa são umas brincadeiras e cada um à sua, aliás, a semana académica de Lisboa está longe de ser uma referência, portanto em termos de cultura e tradição presumo que o forte não seja aqui em Lisboa.
No que toca à noite, existe muita coisa mesmo, tanta que se torna difícil escolher, mas existe para todos os gostos, feitios e carteiras, mais uma vez.
É tudo uma questão de escolhas, objectivos e de gostos.
Eu estudei numa cidade maior que Évora e mais pequena que Lisboa, sem grande tradição académica (eu não sou propriamente pessoa de ligar muito a isso), mas eu fui para tirar o curso e andar por lá na boa, não fui para andar a ver de bares e discotecas, obviamente que me diverti (se calhar não tanto como deveria, mas pronto), mas fui ponderado, tentei combinar as coisas ao máximo, mas lá está isso tudo depende das escolhas, gostos e objectivos de cada um. [

]
Qualquer dúvida apita. [

]