Estudar noutra cidade

Já que estão a falar de empregabilidade, o que é que faz uma pessoa com o curso de relações internacionais ou ciências políticas?
RI é, a meu ver, o melhor curso que se pode tirar na área das humanidades, tirando Ciências da Comunicação. Dá para trabalhar em quase todos os postos de uma empresa, desde que tenha a ver com o exterior - contactos, relações -, dá para trabalhar na comunicação social, dá para seguir o ramo político ... n coisas. Ciência Política é que já é um bocado limitada, pois atira-nos mais, como o nome indica, para a política... O Seguro tirou RI e apesar de não estar na ribalta agora, tem um bom emprego ...

RI é, a meu ver, o melhor curso que se pode tirar na área das humanidades, tirando Ciências da Comunicação. Dá para trabalhar em quase todos os postos de uma empresa, desde que tenha a ver com o exterior - contactos, relações -, dá para trabalhar na comunicação social, dá para seguir o ramo político ... n coisas. Ciência Política é que já é um bocado limitada, pois atira-nos mais, como o nome indica, para a política... O Seguro tirou RI e apesar de não estar na ribalta agora, tem um bom emprego ...

Isso é como alguém ir para o IST para eng electrotécnica a pensar que pode se tornar alto comissário para os refugiados só porque o Guterres também é. [:D]

Quantos anuncios de emprego para licenciados em relacoes internacionais e relacionados com a área tu consegues encontrar numa pesquisa na internet feita hoje?

Sim, acredito que LX, Porto e Coimbra, no sentido de empregabilidade, sejam os melhores locais. Estou a tentar escolher entre os dois lados pois LX puxa-me pelo movimento, qualidade de ensino e oportunidades; Évora puxa-me pelos preços mais atrativos, conhecer já lá pessoas e também pelo facto de ser uma cidade mais parecida às típicamente calmas cidades algarvias e, mesmo apesar de gostar de confusão e movimento, tenho medo que o embate seja um bocado forte .. De qualquer das formas, acho que se consegui resistir a várias tentações, mesmo tendo encontrado, ao longo da minha vida, gente meio chanfrada, durante estes anos todos, não será muito díficil resistir a mais 3 anos ... Obrigado pela opinião.

O problema não é bem as outras pessoas, não estou a dizer que vais te enfiar na droga por causa de más companhia, é só que o primeiro ano de faculdade é só festas, praxes(eventualmente), malta porreira que gosta de sair, a materia da faculdade é uma grande seca, bastante teorica e nada a ver com o que estavamos à espera, e hoje existe mais uma festa, ou vou ficar em casa a dormir e depois estudo sozinho à noite, afinal o prof até nem é grande coisa e não vou lá fazer nada. E depois bem, pode ficar para o próximo semestre. E depois os pais não estão lá, mesmo a calhar que posso ver a seasson de walking dead a noite inteira.

É muito fácil nos perdemos, e ir já a pensar em festas e praxes é meio caminho andado para a desgraça. Vi muita gente inteligente, bem mais que eu, que nunca acabaram os cursos por causa de coisas que escrevi no paragrafo acima.

Isso é como alguém ir para o IST para eng electrotécnica a pensar que pode se tornar alto comissário para os refugiados só porque o Guterres também é. [:D]

Quantos anuncios de emprego para licenciados em relacoes internacionais e relacionados com a área tu consegues encontrar numa pesquisa na internet feita hoje?
Sim, de facto, a oferta não é muita, mas se conheceres as pessoas certas já é um bom caminho. 9 degrees that get you to $100k the quickest - Advice - Boston.com ... Encontrei este site e como ele, há muitos outros a provar o que digo. É um bom curso que ainda se torna melhor se conseguirmos chegar ao emprego para o qual ele nos prepara .. Não é à toa que a média de Lisboa (ISCSP) ultrapassa os 15 - na NOVA é de quase 17 - e que em Coimbra chega quase aos 15.5 ... Já nem falo do Porto (Línguas e Relações Internacionais), que tem uma média altíssima ...

O problema não é bem as outras pessoas, não estou a dizer que vais te enfiar na droga por causa de más companhia, é só que o primeiro ano de faculdade é só festas, praxes(eventualmente), malta porreira que gosta de sair, a materia da faculdade é uma grande seca, bastante teorica e nada a ver com o que estavamos à espera, e hoje existe mais uma festa, ou vou ficar em casa a dormir e depois estudo sozinho à noite, afinal o prof até nem é grande coisa e não vou lá fazer nada. E depois bem, pode ficar para o próximo semestre. E depois os pais não estão lá, mesmo a calhar que posso ver a seasson de walking dead a noite inteira.

É muito fácil nos perdemos, e ir já a pensar em festas e praxes é meio caminho andado para a desgraça. Vi muita gente inteligente, bem mais que eu, que nunca acabaram os cursos por causa de coisas que escrevi no paragrafo acima.
Acertaste logo na minha série preferida , kkkkkk . Posso saber qual foi a área do teu curso?

Sim, de facto, a oferta não é muita, mas se conheceres as pessoas certas já é um bom caminho. 9 degrees that get you to $100k the quickest - Advice - Boston.com ... Encontrei este site e como ele, há muitos outros a provar o que digo. É um bom curso que ainda se torna melhor se conseguirmos chegar ao emprego para o qual ele nos prepara .. Não é à toa que a média de Lisboa (ISCSP) ultrapassa os 15 - na NOVA é de quase 17 - e que em Coimbra chega quase aos 15.5 ... Já nem falo do Porto (Línguas e Relações Internacionais), que tem uma média altíssima ...

O mercado de trabalho noutros países nao pode ser transportado para Portugal, a nao ser que tenhas interesse em ir (e vás) trabalhar para esse outro país.

Tirar um curso de RI e depois uma pos graduacao em gestao de qq coisa pode ser, agora RI apenas e só....chomage
por exemplo ha cada vez mais pessoal a tirar direito e a seguir pos em gestao, finanças etc

Tirar um curso de RI e depois uma pos graduacao em gestao de qq coisa pode ser, agora RI apenas e só....chomage
por exemplo ha cada vez mais pessoal a tirar direito e a seguir pos em gestao, finanças etc

Mas esse exemplo de direito não tem muito a ver com as especializações? É que há diversas áreas e dentro de direito e um advogado da área X normalmente não é da Y também.

Évora é a cidade mais cara de Portugal.

Praça do Giraldo é muito caro comer e beber.

No entanto se bem me lembro (no início dos anos 90) a malta para se safar era no "Alentejo" e no "Manel dos Potes".
Barato mesmo para "atestar" era na sede do Juventude de Évora.

Mas esse exemplo de direito não tem muito a ver com as especializações? É que há diversas áreas e dentro de direito e um advogado da área X normalmente não é da Y também.

podes tirar direito + pos em direito empresaial, fas obrigacoes, internacional privado etc, normalmente para exercer
mas há cada vez pessoas a tirar direito + pos em gestao, ,mba e coisas assim para ir para o privado, se nao quer exercer.

É exatamente isso que estou a pensar fazer ... A seguir da lic, um mestrado ou uma pós graduação ou em Gestão ou em Economia...

No entanto se bem me lembro (no início dos anos 90) a malta para se safar era no "Alentejo" e no "Manel dos Potes".
Já tinha ouvido dizer que era cara, mas não acredito que esteja no nº1. Penso ter lido uma notícia há pouco tempo que dizia que Lisboa é que era das mais caras do mundo e que felizmente agora já tinha descido mais no ranking, mas acho que mesmo assim continua a estar no topo das que mais puxam pela carteira ... Qualquer coisa peço ajuda ao tão conhecido professor de que falamos aqui .. [:)]

Ciência Política é no ISCSP? Fora do centro de lisboa (mas perto) deves conseguir arranjar apartamentos baratos. Eu estudei em Benfica e lá pela zona tens quarto por cerca de 300 euros, acho.

Ciência Política é no ISCSP? Fora do centro de lisboa (mas perto) deves conseguir arranjar apartamentos baratos. Eu estudei em Benfica e lá pela zona tens quarto por cerca de 300 euros, acho.
Sim, são os dois: CP e RI ... Também há o curso de Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA mas não sei se consigo entrar, por isso se for para LX sigo mesmo para o ISCSP.

O problema é que se for para LX vou com mais pessoas daqui de baixo e depois temos que ficar num sítio que fique próximo das univs. de todos ... Já se sabe que eu é que vou ser prejudicado porque o ISCSP é fora da zona central .. Não vou pedir ao pessoal que vai comigo para ficarem na Ajuda e depois terem que ir de autocarro até ao centro. 300 EUR não é um bocado caro? Andei a explorar uns sites e a maioria dos quartos que vi estavam entre os 150 e os 250...

confesso que eu entrei quase em pânico quando vi que tinha de ir de Bragança para Lisboa

a capital, tudo diferente

mas depois tudo correu bem e por cá fiquei, não trocava agora a capital por nada

Já alterei o post de forma a que ficasse mais claro. O que pretendo é mesmo saber mais sobre o custo de vida e sobre a oferta de diversão em cada uma das cidades. Sei que em LX há muita oferta nesse aspeto, mas sobre Évora já não sei tanto.

Estudar fora... mas queres avaliar o destino pela "oferta de diversão". Tá bem tá! Juntando isso a dois cursos com uma procura louca, não auguro grande coisa. [;)]

Já agora, está a aqui procura:

http://infocursos.mec.pt/

(eu as pessoas que conheço de RI não percebo bem o que fazem, mas há muitos cursos assim),

Última edição:

Até já pode ter sido (?), mas atualmente não me parece.

Se me disseres que dentro da sua dimensão (50k habitantes?) é a mais cara do país, aí já sou capaz de concordar.

Aliás nem por acaso o meu pai (que vive e trabalha por lá) tem um colega recém chegado aí do Porto e diz que por aí é facílimo encontrar sítios baratíssimos onde comer e em Évora é "tudo caríssimo".

O que de certa forma é verdade, há uma alguma falta de comes e bebes baratos (daqueles pertos de escolas, hospitais e afins que vendem refeições em quantidade), ainda para mais numa cidade com uma universidade. Há, claro, o clássico Mac e mais alguns sítios, mas é tudo fora do centro, e no centro é que "há vida".

Manel dos Potes ? Há quantos anos não lá vou beber umas [:D] [;)]

PS: Estudaste (ensino superior claro) em Évora ?

Voltar
Superior