Eu vou estacionar nos lugares p deficientes! E taxis...

manucas, só posso tirar uma conclusão:

És o terror dos lugares indevidos, o resto é paisagem...

Tanta indignação junta,...só é necessário não ter a memória curta e ler certos tópicos ou post's ou respostas neste Fórum de alguns que te criticaram e ainda fizeram bem pior em relação a outros aspectos e nunca na vida estacionaram indevidamente

Haja paciência para a sapiência e a maneira delicada como te passaram um atestado de incapacidade de viver em sociedade

Ou seja, há regras/normas de conduta p quebrar, sem grande prejuizo e outras que são intocaveis...percebo...
Se, na vossa magnanime experiencia e civismo decidem fazer algo ilegal não é problema pq até avaliaram a situação e não estão a fazer mal a ninguem. (juizo de valor)
Se outra pessoa diz que não entende como existe num curto espaço inumeros locais p estacionamento de deficientes, sempre vazios, dado o seu nº exagerado, e que mais valia gerir melhor esses espaços p outros poderem lá estacionar, o vosso juizo de valor já é diferente...
Então pergunto eu:

Se vais a 200 e tens o caminho livre, como podes responder perante os outros por te despistares na eventualidade de te furar um pneu? Mas dizes que a tua acção não prejudica ninguem. É relativo...
A minha acção (se eventualmente a fizesse, pois não passou de um desabafo) ao contrario da tua que foi efectiva, até que ponto poderia prejudicar um deficiente? Só se, de facto, alguem deficiente lá precisasse de estacionar. Logo, é um "se" como o teu...

E não sei pq acusaste o toque pq não falei individualmente nem particularizei, nem tão pouco sabia que tu, em posts anteriores, tinhas referido isto ou aquilo. Falei em termos gerais, do que costumo ler. Não te tenhas assim em tão grande conta...
Abraço

acho que já te respondi por PM

Hoje no C. C. Vasco da Gama em Lisboa, assisti a um segurança a não deixar viaturas que não estavam habilitadas para tal a estacionar na zona de deficientes.

Se é um espaço comercial c 600 ou 700 lugares e tem 15 ou 20 lugares p deficientes, até considero que devem ser assegurados esses locais. Não é o mesmo que teres 2 ruas repletas de 60 ou 70 parquimetros, a chuparem dinheiro e teres 8 ou 10 lugares p deficientes, em locais onde não existem instituições publicas, finanças, hospitais, zonas comerciais, que justifiquem a atribuição de tantos lugares reservados. É gozar com quem anda às voltas e voltas e paga couro e cabelo a meter moeda, arriscando-se a ser multado porque ficou mais de 15min c papel expirado....

...a diferença é que para nós fazer 100 mts a pé não custa nada, para alguém com bastantes limitações é demasiado...

agora que ando aleijado novamente é que acho que devia ser possivel, pessoas temporariamente "deficientes" terem um distico desses para estacionar .........temporariamente!

fonix...ontem tive que andar bué até ao pavilhão atântico......todo coxo e carcomido, e ainda ficar lá de pé 4 horas!:sh)

...a diferença é que para nós fazer 100 mts a pé não custa nada, para alguém com bastantes limitações é demasiado...

Então seria melhor distribuir os lugares de 200 em 200m e não colocar 2 juntos, seguidos de mais uns quantos algumas dezenas de metros depois... ou os deficientes saiem todos nos mesmos sitios?

Então seria melhor distribuir os lugares de 200 em 200m e não colocar 2 juntos, seguidos de mais uns quantos algumas dezenas de metros depois... ou os deficientes saiem todos nos mesmos sitios?

Correcto também a meu ver, é uma questão de planeamento/ordenamento urbanístico.

Ontem à noite, num shoping do Grande Porto, vejo um "deficiente" a estacionar na zona reservada p efeito, sendo q o segurança do shoping lhe foi abrir o lugar, q costumam estar c uma corrente, p não haver tentações...
Até aí tudo bem...mas, enquanto estou a tirar os meus miudos do carro, vejo sair o "deficiente" do carro "adaptado" e do lugar "reservado" e dirigir-se calmamente p elevador...sem qq indicio de problema fisico evidente...afinal é p deficiencias a partir de um determinado grau, q sejam de certa forma limitativas ou incapacitantes ou é p todas?
Não reparei se lhe faltava algum dedo na mão, q ia c mãos nos bolsos...
coitado, às tantas ainda teve q pedir a alguem para lhe chamar o elevador, por não ter indicadores...
Se for o deficiente o acompanhante, o condutor pode estacionar ali? Parece-me q seria mais amigalhaço do segurança...

Ontem à noite, num shoping do Grande Porto, vejo um "deficiente" a estacionar na zona reservada p efeito, sendo q o segurança do shoping lhe foi abrir o lugar, q costumam estar c uma corrente, p não haver tentações...
Até aí tudo bem...mas, enquanto estou a tirar os meus miudos do carro, vejo sair o "deficiente" do carro "adaptado" e do lugar "reservado" e dirigir-se calmamente p elevador...sem qq indicio de problema fisico evidente...afinal é p deficiencias a partir de um determinado grau, q sejam de certa forma limitativas ou incapacitantes ou é p todas?
Não reparei se lhe faltava algum dedo na mão, q ia c mãos nos bolsos...
coitado, às tantas ainda teve q pedir a alguem para lhe chamar o elevador, por não ter indicadores...
Se for o deficiente o acompanhante, o condutor pode estacionar ali? Parece-me q seria mais amigalhaço do segurança...

A citação seguinte

Como ninguém se lembrou de ir consultar a legislação, cá vai:

Decreto Regulamentar n.º 2-B/2005 de 24 de Março

Artigo 9.º
Reservas de lugares para determinados utentes
1—Nos parques de estacionamento devem, próximo dos acessos pedonais e
mediante sinalização, ser reservados lugares de estacionamento a veículos
conduzidos por deficientes portadores do respectivo dístico, grávidas e
acompanhantes de crianças de colo
.
2—A sinalização dos lugares a que se refere o número anterior deve ser feita
através do painel constante do quadro em anexo ao presente regulamento, que dele faz parte integrante.

encontra-se neste tópico ( estacionamento para gravidas )

A citação seguinte

encontra-se neste tópico ( estacionamento para gravidas )

Então só podia ser o amigalhaço...pq não levava cça de colo, nem estaria de "esperanças"...
Mas então eu, se tirar o meu "puto" de 2 anos, q ainda anda ao colo (mas tb a pé, claro[:D] [:D] ) ainda poderei colocar nesses espaços? É q, por vezes, no sinal aparece uma cadeirinha e o puto ainda usa cadeirinha...

Manucas, mas afinal o que sugeres? Acabar com os lugares reservados a deficientes?

Já agora, a mim revolta-me mais ver alguém de cadeira de rodas ter que usar a estrada para "circular" por os passeios encontrarem-se apinhados de carros mal estacionados...

Última edição:
Então só podia ser o amigalhaço...pq não levava cça de colo, nem estaria de "esperanças"...
Mas então eu, se tirar o meu "puto" de 2 anos, q ainda anda ao colo (mas tb a pé, claro[:D] [:D] ) ainda poderei colocar nesses espaços? É q, por vezes, no sinal aparece uma cadeirinha e o puto ainda usa cadeirinha...

Se não atingir 1,50m, tambem usa cadeira e não é por isso que vais utilizar o lugar, certo ?

Não sejam abusadores[;)]

Se não atingir 1,50m, tambem usa cadeira e não é por isso que vais utilizar o lugar, certo ?

Não sejam abusadores[;)]

Não, estou a falar do distico q aparece alguem a empurrar uma cadeirinha de passeio, como se fosse bébé recem-nascido. O meu ainda usa cadeirinha de passeio, acho q os marmanjos de 1,5 m já não... Não estava a falar da cadeira do carro. Mas o sentido era saber até q idade faz sentido esse lugar? Enquanto a cça não se segurar de pé? Enquanto não falar, usar fraldas? Está alguma coisa regulamentada a esse nivel?

Manucas, mas afinal o que sugeres? Acabar com os lugares reservados a deficientes?

Já agora, a mim revolta-me mais ver alguém de cadeira de rodas ter que usar a estrada para "circular" por os passeios encontrarem-se apinhados de carros mal estacionados...

Geri-los e não distribui-los aleatoriamente, agrupados aos magotes...colocar lugares onde há instituições publicas (tribunais, C.Saude, Finanças, serviços como Correios, EDP,...) em vez de os distribuir 6 ou 7 num espaço de 500m em ruas sem comercio, serviços,etc
Nos shopings fazia mais sentido terem arrumadores (como já existe mas bem pago, por ter status) q ajudassem os deficientes a entrar e sair, indo estacionar o carro e trazê-lo, q ter 20 lugares vazios, em carreirinha e o resto do maralhal às voltas à procura de local...

Em relação às estruturas de apoio, se tiveres o cuidado/paciencia de ler p trás, vais ver q já referi o mesmo q dizes.
Abraço

Geri-los e não distribui-los aleatoriamente, agrupados aos magotes...colocar lugares onde há instituições publicas (tribunais, C.Saude, Finanças, serviços como Correios, EDP,...) em vez de os distribuir 6 ou 7 num espaço de 500m em ruas sem comercio, serviços,etc
Nos shopings fazia mais sentido terem arrumadores (como já existe mas bem pago, por ter status) q ajudassem os deficientes a entrar e sair, indo estacionar o carro e trazê-lo, q ter 20 lugares vazios, em carreirinha e o resto do maralhal às voltas à procura de local...

Em relação às estruturas de apoio, se tiveres o cuidado/paciencia de ler p trás, vais ver q já referi o mesmo q dizes.
Abraço

apr:) apr:) apr:)

Atenção que nos centros comerciais os "lugares de deficientes" passaram a ser para deficientes motores, idosos, grávidas ou pessoas com crianças ao colo/carrinho. [;)]

Nos centros comerciais que mais frequento existem lugares para deficientes e outros lugares para idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo.[;)]

Abraço
É inacreditavel a tua lata e a tua maneira de pensar, volto a dizer que oxalá nunca venhas a necessitar de um lugar desses à séria:sh)

Voltar
Superior