Euro

sfvs

New member
Há algum tempo que não me sai da cabeça que com a passagem da nossa moeda para o Euro, ficamos ainda com menor poder de compra.

Ok, tem coisas boas, principalmente por ser uma moeda aceite em (quase) todo o mundo, mas de resto, os protugueses perderam e mto, isto a meu ver...

Em muitos locais a conversão não foi feita correctamente, tendo passado o que era a 100$ para 1€, ou seja, o dobro!

Por exemplo um café era 50$ passou a custar 0,50€, qdo devia passar a custar 0,25€...
Mas a situação tem vindo a agravar-se, por exemplo ainda este fim de semana pedira-me 0,85€ por um café (isto num café "normalissimo")...

O que me parece é que este aumento nota-se mais no comercio, enquanto nos serviços o preço continua mais ou menos igual, salvo excepções.

No fim disto tudo, ainda me custa que na altura da conversão tenha sido criado um departamento especifico para averiguar a correcta mudança dos preços e afinal tudo foi feito ao critério de cada um, sem qualquer fiscalização. Mas este departamento não deve ter custado pouco aos cofres do estado..

[xx(]

Qual a vossa opinião?

que basicamente tenhs toda a razão e é uma grande palhaçada.
ganhamos o mesmo e o raio do dinheiro parece que evapora ou o raio....

ld

citação:Originalmente colocada por sfvs

Há algum tempo que não me sai da cabeça que com a passagem da nossa moeda para o Euro, ficamos ainda com menor poder de compra.

Ok, tem coisas boas, principalmente por ser uma moeda aceite em (quase) todo o mundo, mas de resto, os protugueses perderam e mto, isto a meu ver...

Em muitos locais a conversão não foi feita correctamente, tendo passado o que era a 100$ para 1€, ou seja, o dobro!

Por exemplo um café era 50$ passou a custar 0,50€, qdo devia passar a custar 0,25€...
Mas a situação tem vindo a agravar-se, por exemplo ainda este fim de semana pedira-me 0,85€ por um café (isto num café "normalissimo")...

O que me parece é que este aumento nota-se mais no comercio, enquanto nos serviços o preço continua mais ou menos igual, salvo excepções.

No fim disto tudo, ainda me custa que na altura da conversão tenha sido criado um departamento especifico para averiguar a correcta mudança dos preços e afinal tudo foi feito ao critério de cada um, sem qualquer fiscalização. Mas este departamento não deve ter custado pouco aos cofres do estado..

[xx(]

Qual a vossa opinião?

quase toda a europa,queres tu dizer.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

[xx(]

Qual a vossa opinião?

não, queria mesmo dizer, quase todo o mundo... Há mtos locais fora da europa onde o Euro é aceite, tal como o Dolar..

citação:Originalmente colocada por Peacelove

[xx(]

Qual a vossa opinião?

Aproveitando a tua correção, é "os portugueses".:D;)

No caso em que falas a culpa é dos comerciantes desonestos, não é da moeda.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Não bebo café.

Resposta absolutamente inútil, mas deliciosa!!! Gostei!:D:D:D

Respondendo ao tópico, é verdade. Eu acho que se nota mais nas pequenas coisas onde ninguém nota. No preço do café, no preço do pão (então aqui!), enfim, naquelas pequenas despesas do dia-a-dia, que chegando ao final do mês não sabemos justificar onde é que o dinheiro foi parar.

Dantes tinha o hábito de ir tomar o pequeno almoço e lanchar à tarde. Depois comecei a fazer as contas e era raro gastar menos de 4/5€ em cada uma destas pseudo-refeições. Ou seja por dia, gastava 8€, tirando o almoço.

Mas onde noto mais é numa saída ao cinema. Imaginemos, levamos a namorada/mulher ao cinema. Compramos dois bilhetes, 10€ (e em alguns cinemas ainda é mais caro). Compramos uma garrafa de água e umas pipocas. Mais 5€. Vamos jantar. Mais 20€. Ou seja, uma mísera ida ao cinema, às vezes para ver um filme péssimo e comer umas pipocas moles, gastámos 35€. Sete contos, em moda antiga.

Nem me posso queixar muito, pois sei que ainda me posso dar a alguns luxos (mas cada vez menos), mas é triste pensar que muitos portugueses não vão ao cinema com os filhos, por causa do baixo poder de compra.

O euro fez com que Portugal fica-se ainda mais pobre,mas os Portugueses säo mesmo assim gostam de ser mais do que aquilo que realmente säo, e este é um mal que poucos däo o braço torcer[|)]Um abraço;)

É nas pequenas compras, bica e bolo, a garrafa de água, o estacionamento, a revistinha, o gelado, a imperial na esplanada, etc, que distraidamnete os preços subiram sky rocket! A água (o,25cl)está mais cara que a gasolina e ninguém parece notar...

Não bebo café.

[xx(]

Por atitudes como esta é que isto está como está!

O café era somente um exemplo! Mas ok, como não se bebe café não nos preocupamos com o preço de nada....

Não bebo café.

[xx(]

O café era somente um exemplo! Mas ok, como não se bebe café não nos preocupamos com o preço de nada....

EPah, nao se restrinjam apenas às letras escritas aqui... ;)

Não bebo café.

[xx(]

Um gajo já não pode brincar. :D

Os preços estão mais caros não só por causa do euro. O IVA subiu e os combustíveis estão muito mais caros o que faz com que o consumidor final pague mais.

A minha sogra, amigos da minha companheira e mais algumas pessoas que vieram de férias da alemanha, ao falarem conosco disseram que não compreendem como é que nós por cá vivemos.

Falou-se muito que em bastantes coisas a vida cá está mais cara que na alemanha, nomeadamente na comida.

Ora para alguém que vem de fora dizer isto.....

citação:Originalmente colocada por Killerace

A minha sogra, amigos da minha companheira e mais algumas pessoas que vieram de férias da alemanha, ao falarem conosco disseram que não compreendem como é que nós por cá vivemos.

Falou-se muito que em bastantes coisas a vida cá está mais cara que na alemanha, nomeadamente na comida.

Ora para alguém que vem de fora dizer isto.....
Mas acredita Killerace età realmente a tornar-se insuportàvél ir a Portugal de férias, està tudo muito caro em Portugal, mais caro que na vezinha Espanha e mais caro que em frança é claro que estou a falar relativamente aos ordenados de cada paìs[|)]Sò referi este dois paìses porque como disses-te tens familia que jà fez a mesma afirmaçäo;)Dà mesmo que pensar como é possìvel viver em Portugal[:0]Um abraço;)

é tudo tão caro em Portugal que o Algarve nesta altura está à pinha de homens do lixo e funcionários de siderurgias ingleses que vivem nos arredores dos arredores de cidades como Newcastle ou Blackburn...

Eu nao sei que tipo de pessoas andam aqui pelo forum mas em minha casa entram 2000 euros/mes (2 pessoas) e digo-vos que da para a renda mensal, 1 carro e alimentacao etc dá a justa.

Por isso acho sim que está muito caro a qualidade de vida

mais caro que em frança? a minha tia diz que no sul de frança, onde vive, vendem a bica a 1,50#8364;.

e comer em frança é pela hora da morte. tudo muitissiiiiiiiiiiiiiimo caro. quando vou de férias para frança lá tenho que recorrer às sandochas com material comprado nos supermarchés.

Back