Euromilhões

Aproveitando este tópico e porque não surpreendentemente não consigo encontrar nada na Internet a não ser a teoria parva de que um conjunto de amigos que aposte no euromilhões constitui uma sociedade não formal (ou que raio) e tem que pagar IRC sobre um eventual prémio, coloco a questão:

2 amigos dividem um boletim sendo que só um deles o submete. Ganham um prémio superior aos 5k. Pagam imposto de selo. Para o amigo do jogador poder receber metade do prémio líquido total, tem que haver uma transferência em dinheiro para poder passar debaixo da mesa, certo?

Cmps.

Aproveitando este tópico e porque não surpreendentemente não consigo encontrar nada na Internet a não ser a teoria parva de que um conjunto de amigos que aposte no euromilhões constitui uma sociedade não formal (ou que raio) e tem que pagar IRC sobre um eventual prémio, coloco a questão:

2 amigos dividem um boletim sendo que só um deles o submete. Ganham um prémio superior aos 5k. Pagam imposto de selo. Para o amigo do jogador poder receber metade do prémio líquido total, tem que haver uma transferência em dinheiro para poder passar debaixo da mesa, certo?

Cmps.

IRC ou IRS?

Para além do imposto de selo paga-se IRS sobre o prémio?!

Quanto a "partilhas" não sei como funciona a nível legal.
Se já se paga imposto de selo não faz sentido pagar mais quando se divide com alguém.

As doações como funcionam fiscalmente?

Não, mas (!) pode-se pagar IRC - se fosse uma sociedade (...) mas (...) um tipo de sociedade civil.

Quando recebe o valor já vem deduzido o imposto de selo.

O prémio só é atribuído a uma pessoa.

Se for uma doação, não se coloca essa questão. Visto que tal é feito por vontade de quem a faz (óbvio) - não existe na verdade nenhuma "sociedade" ou não se cumpre com "a palavra".

Então, sendo assim,depois podia-se (!) considerar que existe alguma sociedade - mesmo que irregular, e aí já se podia colocar essa questão, de pagar IRC?

Tanta confusão por 5 mil euros... o titular depois lá envia os 2.5k ( se quiser ).

Se for uma transferência de tipo 5M - a titulo de doação, vai ter que pagar imposto, julgo - é muito dinheiro e a conta fica logo sinalizada. Será assim?.

Se for considerado "sociedade" também.

Doação de 2.5k também teria, mas são peaners, como diz o outro.

Será assim? Não pesco nada de impostos. Uma vez até pensei nisso. Ganhar 100M e andar a doar 2M para este, 2M para aquele, 5 para outro, etc...

O Estado ganhava assim dinheiro, com a minha boa vontade? :|

IRC como foi dito não pagam, o que pagam é o imposto de selo de 20%.

IRS tambem não pagam.

Em relação a divisão de prémios, pelo que li a pouco tempo fazes uma doação tens de preencher um documento qualquer e não paga imposto, se por exemplo investires em imóveis quem receber a tua herança também não paga imposto sobre eles, o unico imposto que pagam é em mais valias no caso de venda, li a pouco tempo um artigo que falava sobre esta situação, deixa ver se encontro.

EDIT:

Aqui está o artigo: https://www.dinheirovivo.pt/economi...medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle

Só fala entre familiares, entre "socios" não fala nada.

Última edição:
[h=2]Aposta de 12,5 € vale jackpot de quase 49 milhões LIQUIDOS[/h]

Aposta de 12,5 € vale jackpot de 61 milhões

Estado fica com 12,2 milhões do prémio registado em Carnaxide, Oeiras.

O boletim do Euromilhões com a chave vencedora do jackpot de 61 milhões de euros foi registado em Carnaxide (Oeiras).

Foram 12,5 euros, correspondentes a cinco apostas simples, para ganhar cerca de 48,8 milhões.

De janeiro a outubro, segundo a Santa Casa, o Estado já arrecadou 62,5 milhões de euros com o Imposto do Selo e só neste prémio fica com 12,2 milhões.

Com o vencedor desta terça-feira, Portugal passa a ter 63 euromilionários, que arrecadaram um total de 1,8 mil milhões desde outubro de 2004.

O distrito do Porto, com 16 totalistas, é onde existem mais excêntricos.

Na papelaria Pisa-Papéis, em Carnaxide, onde o boletim foi registado, o dia foi preenchido com muitos clientes curiosos.

"Espero que o prémio atraia mais pessoas, pois ajuda ao negócio.

Os clientes quando cá chegam perguntam logo se sei quem é que ganhou", contou ao CM a proprietária Anabela Rentez, de 48 anos, satisfeita por entregar um prémio tão elevado: "Já tinha dado raspadinhas, mas nunca um como este. É uma história para depois contar."

"Se tivesse ganho o prémio, ajudava a família", disse ao CM Luísa Brito, uma das clientes .

O mesmo prometeu Filomena Peres: "Eu desaparecia mas apoiava os mais próximos."

http://www.cmjornal.pt/sociedade/det...e_MaisNoticias

Se me saisse este dinheiro o mais certo era morrer na estrada ao volante dum carro desportivo caro qualquer.

Felizmente ou infelizmente nunca jogo, a probabilidade de sair é tão pequena que não vale a pena.​

E já está no máximo! [:cool:]

EM190.jpg

Acho muito mais justo haver 190 prémios de 1 milhão e já faziam pelo menos muita gente feliz.

Com 1 milhão não se é "rico"... compra-se uma casa, dois carritos... e pouco sobra, mas pelo menos fica-se com tudo pago.

Ora bem, é o que eu digo muitas vezes! Para quê esse devaneio de ganhar 190 milhões, uma só pessoa?? Para além do exagero é o facto de uma pessoa que ganhe isso nunca mais terá sossego na vida, pelo menos no local onde mora. Vê-se forçada a mudar radicalmente de vida e local de residência, quer queira quer não queira! :sh)

Voltar
Superior