Eutanásia

Tal e qual.
Isto não devia ser discutido ou decidido pelo povo.

O governo devia fazer um levantamento junto dos profissionais de saúde credenciados : Médicos, terapeutas, enfermeiros e casos específicos: familiares de doentes paliativos e próprios doentes. Uma coisa à séria que, bem feito, iria gastar-se menos ou o mesmo dinheiro que um referendo.

Mas o referendo parecendo que não é "mais fácil", sempre se pode vetar alegando ter sido feito junto de uma população que pouco ou nada percebe do assunto. [:D]

Pra um lado ou pra o outro, não faltam opiniões de "profissionais credenciados", filósofos e pavões da intelectualidade.
O parlamento, é feito por partidos, que é suposto representarem as classes sociais e os seus interesses económicos: proletariado, classe média assalariada e burguesia exploradora. Nenhum deputado se pode arvorar em "representante das consciências dos eleitores que o elegeram", que nem sequer sabe quem são.
Em última análise, a solução que resta é mesmo o referendo. "Ah, e tal, mas isso é ficar na mão de analfabetos e ignorantes, sem preparação nenhuma pra pensar e escolher nestas coisas". Pois será, mas em democracia não existe nenhuma "reflexão iluminada" que valha mais que a expressão da vontade popular.
Senão era fácil: era só seleccionar os maiores QIs em cada especialidade, e eles é que decidiam tudo, sem eleições, parlamentos nem outros "luxos".

Simples, a partir do momento em que aborto é permitido, a eutanasia também o deveria ser.

Ainda por cima sou eu, a decidir pela minha própria vida.

O problema é que isso não é a realidade. Se fosse assim tão simples poderias cometer suicídio.

O problema é que também envolve terceiros na decisão.

Sou a favor.

E até me parece um discussão um bocado desnecessária e algo hipócrita porque, ainda que de forma dissimulada, ela é praticada nos hospitais. Gradualmente aumenta-se a dose de morfina e a pessoa fica-se como um passarinho.

Percebo o que dizes porque também conheço o meio. Mas aí entendo mais como ortotanásia/paliativos. Na verdade a pessoa não morre com a morfina, a morfina só potencia o que já existe de forma "natural".

Sou a favor... de um referendo! Temo que se venha a abrir uma "caixa de pandora"!

Vou fazer um paralelismo "disparatado" para se perceber o meu receio... agora que vou a caminhar rapidamente para velho!

A homossexualidade foi proibida;
A dada altura tolerada;
Depois perfeitamente aceite;
No momento presente já é "bem" e até incentivada;
A continuar assim... ainda se torna obrigatória!!!

Pra um lado ou pra o outro, não faltam opiniões de "profissionais credenciados", filósofos e pavões da intelectualidade.
O parlamento, é feito por partidos, que é suposto representarem as classes sociais e os seus interesses económicos: proletariado, classe média assalariada e burguesia exploradora. Nenhum deputado se pode arvorar em "representante das consciências dos eleitores que o elegeram", que nem sequer sabe quem são.
Em última análise, a solução que resta é mesmo o referendo. "Ah, e tal, mas isso é ficar na mão de analfabetos e ignorantes, sem preparação nenhuma pra pensar e escolher nestas coisas". Pois será, mas em democracia não existe nenhuma "reflexão iluminada" que valha mais que a expressão da vontade popular.
Senão era fácil: era só seleccionar os maiores QIs em cada especialidade, e eles é que decidiam tudo, sem eleições, parlamentos nem outros "luxos".

Nesse caso, porque não se submetem à apreciação popular diversas versões da constituição e por referendo ser eleita a que tiver mais votos?

Quantos portugueses efectivamente tiveram voz ou opinião no mais elevado documento legal da nação?

Sou a favor... de um referendo! Temo que se venha a abrir uma "caixa de pandora"!

Vou fazer um paralelismo "disparatado" para se perceber o meu receio... agora que vou a caminhar rapidamente para velho!

A homossexualidade foi proibida;
A dada altura tolerada;
Depois perfeitamente aceite;
No momento presente já é "bem" e até incentivada;
A continuar assim... ainda se torna obrigatória!!!

Tens receio que te obriguem a ser gay? Ou de não viver tempo suficiente para chegar a esse dia? [:D]

parece-me inevitável que vá ser aprovada e se torne legal

parece-me inevitável que depois ser legal a mentalidade da sociedade evolua de forma a que se torne socialmente obrigatória

ou seja o doente estando incapacitado e dependente de terceiros ache que a sua obrigação moral, para não ser um peso para a sociedade e para quem cuida dele, é pedir para morrer

hoje aprova-se o direito à eutanásia, amanhã a eutanásia será uma obrigação moral desses doentes, aqueles que a não pedirem serão vistos como cobardes que não se importam de ser um peso para a sociedade e para a sua família

e repetindo o que já foi dito em tempos, os cuidados paliativos em portugal são muito fracos, apenas uma pequena minoria da população tem acesso a eles.

o minimo do bom sendo indicaria que primeiro deviamos implementar uma rede de cuidados paliativos minimamente aceitável, só depois deviamos pensar se legalizariamos a eutanasia

não tendo criado essa rede de cuidados paliativos antes de aprovar a eutanásia será muito mais dificil depois criar essa rede depois, a opção politica será pela escolha mais economica, propor ao doente para pedir para morrer
até porque para quem tem dinheiro, terá acesso aos cuidados paliativos, os ricos viverão o seu final de vida com cuidados paliativos que lhes aliviarão muito os sofrimentos, os pobres terão a opção de escolher entre pedir para morrer ou sofrerem

mas por cá gostamos de por o carro à frente dos bois

GNReUMM.jpg

gostamos de ver o mesmo empenho em debater sobre como criar uma rede de cuidados paliativos

Última edição:
Confesso ter entrado aqui com a ideia que até iria ler algumas coisas de jeito e que as pessoas estariam minimamente informadas acerca do que se trata a eutanásia e especialmente da forma como será feito...

Vejo que a maioria é desinformada e que acha que a minima doenca é logo matar, ouvi dizer que a ser aprovado o governo vai comecar a dar mocas aprovadas por eles para que as pessoas sempre que vejam alguém a tossir na rua, lhe deem com uma bragastada de forma a ele(a) ir com os porcos.

A sério, se isto nao fosse um assunto tao sério e que envolve muita gente que nao tem qualquer tipo de esperanca de viver uma vida digna e que a unica coisa que estao é a espera da morte, por alguns comentários aqui (e nao só) poderia ser tornado numa piada bem boa.

E a piada é?...

A piada é a hipocrisia do nosso país perante estes temas, então.
Areia para os olhos e um tema para escamotear os problemas realmente importantes do nosso país. Isto é dar doces aos jornalistas.

Sim, como disseste e muito bem, a eutanásia em casos extremos já é quase que assistida.

Os velhos colocados de lado para morrer e muitos deles sozinhos em casa, sem família e cuidados (porque também não têm família ou voz para pedir ajuda). Sobre isso não há referendos.

Não gostava que houvesse um referendo sobre este tema.

E se calhar é e será sempre.

As pessoas tem o direito de poder escolher se querem ou nao viver, ou agora porque eu tenho a sorte de estar bem de saúde tenho o direito de me atirar de uma ponte e ir com os porcos mas aquela pessoa que está a sofrer numa cama de hospital com doenca terminal já nao tem o direito de escolher continuar a viver ou nao porque tem o azar de nao conseguir sair dali?

É preferivel deixar as pessoas escolherem o seu destino, permitir que digam adeus aos seus entes queridos de forma digna e sensata do que estarem alí em constante sofrimento e a fazer outros sofrer.

A estarmos a falar de alguém que esteja comprovadamente consciente e que esteja ciente daquilo que está a fazer, tem todo o direito de escolher.

As pessoas tem o direito de poder escolher se querem ou nao viver, ou agora porque eu tenho a sorte de estar bem de saúde tenho o direito de me atirar de uma ponte e ir com os porcos mas aquela pessoa que está a sofrer numa cama de hospital com doenca terminal já nao tem o direito de escolher continuar a viver ou nao porque tem o azar de nao conseguir sair dali?

É preferivel deixar as pessoas escolherem o seu destino, permitir que digam adeus aos seus entes queridos de forma digna e sensata do que estarem alí em constante sofrimento e a fazer outros sofrer.

A estarmos a falar de alguém que esteja comprovadamente consciente e que esteja ciente daquilo que está a fazer, tem todo o direito de escolher.

Estás a dizer que alguém que esteja em constante sofrimento é alguém que está consciente do que está a fazer? :confused:

E queres que profissionais de saúde atestem isso? Os psiquiatras que conheço, e que serão os médicos chamados a atestarem isso, têm muitas dúvidas. [;)]

O problema não é tão simples como possa parecer.

É que sinceramente, se está ciente daquilo que está a fazer, não está assim tão necessitado para morrer.

Isto vai mesmo além do que possas imaginar.

Estás a dizer que alguém que esteja em constante sofrimento é alguém que está consciente do que está a fazer? :confused:

E queres que profissionais de saúde atestem isso? Os psiquiatras que conheço, e que serão os médicos chamados a atestarem isso, têm muitas dúvidas. [;)]

O problema não é tão simples como possa parecer.

Estás a dizer que alguém que tenha uma doenca terminal e que seja mais do que comprovado que a unica coisa que está a espera é do dia da morte, nao pode estar consciente e conscientemente pedir para morrer?

Ás vezes leio alguns comentários e parece que acham que eutanasia é para aquelas pessoas que estao com uma dor de cabeca e dizem "Quero morrer" e já está alguém lá com o tal bastao aprovado pelo governo por trás e tau!!!
Se nao der tempo de acabar a frase dá direito a bonus.

Voltar
Superior