evoluçao dos travões

Não foi só o sistema de travagem que evoluiu. Nos anos 80 já muitos automóveis usavam o sistema de travões de disco às 4 rodas, e esse sistema (com mais ou menos evoluções, como é o caso da introdução de discos ventilados, ranhurados, perfurados, ferodo de melhor qualidade, etc) tem-se mantido.

A verdadeira evolução está para mim a nível das suspensões, que permitiram aos carros terem uma aderência e poder de travagem muito maior.

Última edição:
Foi só só o sistema de travagem que evoluiu. Nos anos 80 já muitos automóveis usavam o sistema de travões de disco às 4 rodas, e esse sistema (com mais ou menos evoluções, como é o caso da introdução de discos ventilados, ranhurados, perfurados, ferodo de melhor qualidade, etc) tem-se mantido.

A verdadeira evolução está para mim a nível das suspensões, que permitiram aos carros terem uma aderência e poder de travagem muito maior.

E pneus [;)]

O Ford é 4 tambores, o Lexus é 4 discos, ventilados à frente, + ABS e outros sistemas auxiliares de segurança...

Nos anos 90 bastava 5 anos e já se notava uma grande evolução.

Os carros desportivos para além de melhores suspensões e travões também têm maior largura de pneu, o que ajuda. :)

Última edição:
Carros modernos devem ser substancialmente melhores, agora com a proliferação do ESP e dos pneus largos e de baixo perfil.

Um segmento C ou D actual deve andar na casa dos 120 pés / 36 metros em bom piso.

Mas isto é sobretudo uma questão de aderência e não de travões. O sistema de travagem só se torna significativo a altas velocidades ou em travagens repetidas, porque com os travões frios e a velocidades baixas-moderadas qualquer carro já há muito tempo que tem poder de travagem suficiente para bloquear as rodas.

Da mesma forma que se os carros estão cada vez melhores em travagens também estarão seguramente em velocidade em curva, pelos mesmos motivos.

Última edição:
Carros modernos devem ser substancialmente melhores, agora com a proliferação do ESP e dos pneus largos e de baixo perfil.

Um segmento C ou D actual deve andar na casa dos 120 pés / 36 metros em bom piso.

A 120kmh, os "best in class" do segmento C são o BMW 123d com 50metros, o Astra J 2.0cdti com 50,4m e Honda Civic 1.8 com 51 respectivamente

No segmento D, o melhor é o Insignia 2.0cdti aut, com 49,7m. http://www.km77.com/00/bmw/3/2012/prestaciones-motor-diesel.asp

Última edição:
O Insignia surpreende muito positivamente, grande resultado.

A evolução tem sido notória.

Sobre Discos às 4 pouco me interessa, o meu tem tambor atrás e trava muito bem.

Não foi só o sistema de travagem que evoluiu. Nos anos 80 já muitos automóveis usavam o sistema de travões de disco às 4 rodas, e esse sistema (com mais ou menos evoluções, como é o caso da introdução de discos ventilados, ranhurados, perfurados, ferodo de melhor qualidade, etc) tem-se mantido.

A suspensões também acho que não evoluíram grande coisa desde 98, por ex. o 106 Gti que aparece no vídeo tem uma suspensão perfeitamente actual comparada com os gti da actualidade.
Não acho que tenha existido grandes evoluções desde então, o único ponto onde se evoluiu foi na gestão da travagem hoje os softwares que gerem por ex. os ABS são mais eficientes.

P.S. O que é Ferodo de melhor qualidade?

A suspensões também acho que não evoluíram grande coisa desde 98, por ex. o 106 Gti que aparece no vídeo tem uma suspensão perfeitamente actual comparada com os gti da actualidade.
Não acho que tenha existido grandes evoluções desde então, o único ponto onde se evoluiu foi na gestão da travagem hoje os softwares que gerem por ex. os ABS são mais eficientes.
Os chassis actuais são muito mais rígidos o que facilita muito o trabalho da suspensão. E depois há a electrónica que evoluiu a passos largos, e hoje em dia quase todos os parâmetros da dinâmica de um veículo são monitorizados pelo ESP.

O Ford é 4 tambores, o Lexus é 4 discos, ventilados à frente, + ABS e outros sistemas auxiliares de segurança...

Nos anos 90 bastava 5 anos e já se notava uma grande evolução.

Os carros desportivos para além de melhores suspensões e travões também têm maior largura de pneu, o que ajuda. :)

Não são os discos ventilados do Lexus que o fazem parar mais depressa, os disco ventilados só tornam o sistema mais resistente a fadiga numa travagem com os discos frios o caso de serem ventilados é igual ao litro.

Engraçado que eu não noto grande evolução dos anos 90 para os dias de hoje, o meu Clio dos anos 90 tinha um sistema de travagem igual ao Clio actual, discos ventilados a frente e tambores atrás, a única diferença é o ABS.
Se o Clio dos 90 não tinha ABS nem pneus tão largos mas em contra partida pesava menos 300 Kg, por isso a nível de distancias de travagem coisa não deve fazer grande diferença.

Voltar
Superior