Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Foi só só o sistema de travagem que evoluiu. Nos anos 80 já muitos automóveis usavam o sistema de travões de disco às 4 rodas, e esse sistema (com mais ou menos evoluções, como é o caso da introdução de discos ventilados, ranhurados, perfurados, ferodo de melhor qualidade, etc) tem-se mantido.
A verdadeira evolução está para mim a nível das suspensões, que permitiram aos carros terem uma aderência e poder de travagem muito maior.
Os carros desportivos para além de melhores suspensões e travões também têm maior largura de pneu, o que ajuda.![]()
Carros modernos devem ser substancialmente melhores, agora com a proliferação do ESP e dos pneus largos e de baixo perfil.
Um segmento C ou D actual deve andar na casa dos 120 pés / 36 metros em bom piso.
Não foi só o sistema de travagem que evoluiu. Nos anos 80 já muitos automóveis usavam o sistema de travões de disco às 4 rodas, e esse sistema (com mais ou menos evoluções, como é o caso da introdução de discos ventilados, ranhurados, perfurados, ferodo de melhor qualidade, etc) tem-se mantido.
A verdadeira evolução está para mim a nível das suspensões, que permitiram aos carros terem uma aderência e poder de travagem muito maior.
mas o 106 de 98 faz menos.é pelo peso?
E pneus []
P.S. O que é Ferodo de melhor qualidade?
Os chassis actuais são muito mais rígidos o que facilita muito o trabalho da suspensão. E depois há a electrónica que evoluiu a passos largos, e hoje em dia quase todos os parâmetros da dinâmica de um veículo são monitorizados pelo ESP.A suspensões também acho que não evoluíram grande coisa desde 98, por ex. o 106 Gti que aparece no vídeo tem uma suspensão perfeitamente actual comparada com os gti da actualidade.
Não acho que tenha existido grandes evoluções desde então, o único ponto onde se evoluiu foi na gestão da travagem hoje os softwares que gerem por ex. os ABS são mais eficientes.
O Ford é 4 tambores, o Lexus é 4 discos, ventilados à frente, + ABS e outros sistemas auxiliares de segurança...
Nos anos 90 bastava 5 anos e já se notava uma grande evolução.
Os carros desportivos para além de melhores suspensões e travões também têm maior largura de pneu, o que ajuda.![]()